Moro perto da rotunda acima mencionada e passo por lá muitas vezes.
Acontece que há meses, se não há anos, que na zona lateral da rotunda, que é de vegetação relativamente alta, via burros a pastar, certamente presos, e que ali permaneciam quer de noite quer de dia, independentemente das condições atmosféricas.
Fui à esquadra da zona perguntar o que podia fazer, onde me disseram que não podiam fazer nada, que conheciam a situação e que esta era muito problemática, apesar de já haver várias queixas feitas. A única sugestão que me fizeram foi contactar o canil municipal.
O certo é que, passado pouco tempo, os animais desaparaceram dali, e eu pensei que a situação estava resolvida.
De há umas duas semanas para cá, voltei a ver dois cavalos no local (chamo-lhes cavalos por facilidade de linguagem, uma vez que não sei se se trata de cavalos, mulas ou machos). Mas ontem passei lá às dez da noite e novamente, de regresso a casa, já de madrugada -- e lá estavam os animais, sempre à chuva!
Hoje liguei para o SEPNA, que me disse para tirar fotografias dos cavalos e enviar para lá num e-mail.
Vamos ver no que isto dá.
Alguém mais daqui da zona tem conhecimento da situação?
Equídeos na Rotunda do Vale de Chelas - Lisboa
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 02, 2008 11:13 pm
Há uns meses alguém abriu um tópico idêntico (não me lembro se foi aqui)...pelos vistos está tudo na mesma 

<p><strong>Ajude A Ajudar </strong><a href="http://ospeludosdamelinha.blogspot.com/ ... ot.com/</a> </p>
<p><strong>só sei que nada sei </strong><a href="http://coisasparadizer.blogspot.com/">h ... om/</a></p>
<p><strong>só sei que nada sei </strong><a href="http://coisasparadizer.blogspot.com/">h ... om/</a></p>
Sei que pode fazer confusão mas o gado passa muito tempo na rua mesmo de noite e à chuva e é mesmo assim. Vivi um ano na Terceira e as vacas passam o tempo todo no pasto, sendo que lá chove o tempo todo. E por vezes também há cavalos no pasto, chove, nevoeiro, e eles nem temtam se abrigar.
Eu venho de uma zona fria e achei estranho mas com temperatura normal, eles ficam bem.
E no Gerês os garranos também andam o tempo todo no campo e não se chateiam com isso. E ao contrário do que as pessoas pensam não são selvagens, tem dono! Andam é o tempo todo à solta, quando é preciso os donos vão buscar.
Se não estiver frio, os animais não se importam, a menos que estejam doentes ou sejam idosos. Antes estar na rua que presos num barracão.
O perigo é saltarem para uma estrada e já vi uma vez isso acontecer com cavalos, foi um pânico.
Não digo que esses animais estejam bem, não vi, mas gado é diferente, não é um cão ou gato, eles gostam mesmo de estar soltos e na rua. As vacas podem estar a chover melancias e elas a pastar na calma.
Eu venho de uma zona fria e achei estranho mas com temperatura normal, eles ficam bem.
E no Gerês os garranos também andam o tempo todo no campo e não se chateiam com isso. E ao contrário do que as pessoas pensam não são selvagens, tem dono! Andam é o tempo todo à solta, quando é preciso os donos vão buscar.
Se não estiver frio, os animais não se importam, a menos que estejam doentes ou sejam idosos. Antes estar na rua que presos num barracão.
O perigo é saltarem para uma estrada e já vi uma vez isso acontecer com cavalos, foi um pânico.
Não digo que esses animais estejam bem, não vi, mas gado é diferente, não é um cão ou gato, eles gostam mesmo de estar soltos e na rua. As vacas podem estar a chover melancias e elas a pastar na calma.
Acho que já li algures que os equídeos até precisam mesmo de andar ao pasto em certas alturas do ano, para criarem ou corresponderem a não sei que função digestiva.
E também há cães que adoram andar à chuva.
Já tive vários desses.
De qualquer das maneiras, não me parece que um baldio no meio da cidade seja o melhor dos sítios para ter cavalos a pasto...
E também há cães que adoram andar à chuva.

De qualquer das maneiras, não me parece que um baldio no meio da cidade seja o melhor dos sítios para ter cavalos a pasto...

<p>Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns e aqui já fui a LucNun.
</p>
<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.
</p>

<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.

Um baldio movimentadíssimo, diga-se de passagem. Nem sei como não se dão mais acidentes ali.
De qualquer das maneiras é giro que a CM andou a arranjar aquilo para ninguem atravessar a pé pela rotunda devido ao perigo e os cavalos passeiam-se por ali e parece que ninguem acha perigoso... enfim...

De qualquer das maneiras é giro que a CM andou a arranjar aquilo para ninguem atravessar a pé pela rotunda devido ao perigo e os cavalos passeiam-se por ali e parece que ninguem acha perigoso... enfim...

Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...
"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson
À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...
"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson
À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
Na Irlanda, sabem o que é que os miúdos dos bairros sociais tem ? Póneis.
São um problema enorme. Pastam nas rotundas, por vezes procuram comida nos caixotes do lixo, provocam acidentes. É a versão local dos pit's ...
O problema não são esses burros estarem ao ar livre, o problema é que todo o gado tem de estar vacinado e registado e identificado com chip e o gado dos ciganos (que deve ser o caso) está sempre ilegal. É muito posivel provocarem um acidente grave ou estarem doentes e não serem tratados.
São um problema enorme. Pastam nas rotundas, por vezes procuram comida nos caixotes do lixo, provocam acidentes. É a versão local dos pit's ...
O problema não são esses burros estarem ao ar livre, o problema é que todo o gado tem de estar vacinado e registado e identificado com chip e o gado dos ciganos (que deve ser o caso) está sempre ilegal. É muito posivel provocarem um acidente grave ou estarem doentes e não serem tratados.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta fev 17, 2011 10:02 am
Só vão fazer alguma coisa quando acontecer isto:
http://www.youtube.com/watch?v=2aaAMYUV ... verified=1
http://www.youtube.com/watch?v=2aaAMYUV ... verified=1
-
- Membro Veterano
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
Eu percebo muito pouco da vida dos animais no campo, na Terceira ou na Irlanda, mas não estamos a falar de animais em estado selvagem ou semi-selvagem, nem de animais que vivem em regime de alguma liberdade no campo.
Estes animais estão junto de uma rotunda extremamente movimentada praticamente no centro de Lisboa, estão presos e não são recolhidos à noite, como sempre vi que se faz com qualquer tipo de gado. Estando presos, mesmo que se queiram abrigar, não podem. Vir dizer que isto é normal já ultrapassa um bocadinho os limites, sinceramente.
Estes animais estão junto de uma rotunda extremamente movimentada praticamente no centro de Lisboa, estão presos e não são recolhidos à noite, como sempre vi que se faz com qualquer tipo de gado. Estando presos, mesmo que se queiram abrigar, não podem. Vir dizer que isto é normal já ultrapassa um bocadinho os limites, sinceramente.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Há uns anos havia vitelos a pastar em muitas rotundas na Terceira...
Os animais precisam ser recolhidos por condições climáticas extremas (não será o caso) ou medo que os roubem ou sejam atacados (também não é o caso).
Esses animais apesar de estarem na cidade são iguais aos do campo!
O problema não é esse gado estar ali de noite e dia, desde que tenha àgua, o problema é não haver controlo veterinário e poder fugir e ir para a estrada.
Façam queixa à policia, já uma vez apanhei um carneiro e outra vez uma cabra em vias movimentadas e foi um perigo.
Os animais precisam ser recolhidos por condições climáticas extremas (não será o caso) ou medo que os roubem ou sejam atacados (também não é o caso).
Esses animais apesar de estarem na cidade são iguais aos do campo!
O problema não é esse gado estar ali de noite e dia, desde que tenha àgua, o problema é não haver controlo veterinário e poder fugir e ir para a estrada.
Façam queixa à policia, já uma vez apanhei um carneiro e outra vez uma cabra em vias movimentadas e foi um perigo.
A minha mãe há uns anos embateu contra um cavalo que se encontrava solto e que atravessou a estrada de repente. O carro sofreu danos consideráveis mas o cavalo escapou com alguns arranhoes. O que é certo é que os ciganos que eram os donos dos vários cavalos que por ali andavam rapidamente se descartaram afirmando não conhecer de onde ou de quem eram os animais. Como é claro, ficou tudo em águas de bacalhau.
Os cavalos e burros que não tenham chip tem de ter documentos próprios para poder circular no nosso território (umas guias de circulação) e tem de estar vacinados por causa das doenças próprias da espécie.
Se a policia não liga a isto é porque parece que tem medo de chatear a ciganada ou então é porque não devem ter muito sitio para os recolher.
O Sepna é que é a entidade responsável. A GNR farta-se de apanhar burros e cavalos abandonados doentes nos campos o que é muito mau por causa das contaminações. Se não tem chip já sabem que é dos ciganos.
Se a policia não liga a isto é porque parece que tem medo de chatear a ciganada ou então é porque não devem ter muito sitio para os recolher.
O Sepna é que é a entidade responsável. A GNR farta-se de apanhar burros e cavalos abandonados doentes nos campos o que é muito mau por causa das contaminações. Se não tem chip já sabem que é dos ciganos.
-
- Membro Veterano
Nos dias a seguir a ter aberto este tópico, e certamente por coincidência, não voltei a ver os animais na dita rotunda.
Nos últimos dias não tenho passado por lá, mas agora ando sempre com a máquina fotográfica na mala.
Nos últimos dias não tenho passado por lá, mas agora ando sempre com a máquina fotográfica na mala.