Com que idade?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
HugoF9
Membro
Registado: quarta mar 23, 2011 3:13 pm

segunda abr 25, 2011 5:17 pm

Ola, chegou-me aos ouvidos á pouco tempo, o meu pai a perguntar-me se eu queria um gato, e sim eu gostava de adoptar um pequenito, Um colega dele de trabalho teve uma ninhada, e nem que por sorte ele tem 3 machos pretos, eu quero um pretinho...
Mas, a minha pergunta é com que idade eu posso ir busca-lo para minha casa? Eles nasceram no dia dos meus anos :) No passado dia 18 de Abril...
Obrigado.
luna_popas
Membro Júnior
Registado: terça set 05, 2006 5:04 pm
Localização: Popas, Bia, Mini, Daisy, Leão, Lassie, Rex, Iris, Lua

segunda abr 25, 2011 5:48 pm

Pode ir buscá-lo quando ele já estiver desmamado e apto a comer alimentos sólidos, isto é, com cerca de 6/8 semanas.
Lu74
Membro Júnior
Registado: sexta dez 03, 2010 10:55 pm

segunda abr 25, 2011 10:47 pm

Na minha opinião, os gatinhos deveriam ser entregues apenas quando completam as 12 semanas. Esta é a situação ideal a meu ver.

Com 6/8 semanas normalmente estão a começar a comer ração e ainda nem todos estão completamente desmamados. Precisam da mãe e dos irmãos para aprenderem a ir ao caixote da areia, a agir a ser gatos, a dosear a força das dentadas nas brincadeiras com os irmãos, socialização, etc.

Acho um pouco precoce ir buscar um gatinho tão cedo, ainda sem a primovacinação que normalmente só é a partir das 8 semanas.

Entendo que a ansiedade seja muita mas para o seu bem e do gatinho, tente esperar mais um pouco. Vai ver que compensa.

Eu também vou ter uma gatinha que nasceu a 17 de Abril e só a vou buscar depois de completar as 12 semanas, por mais que me custe esperar até lá. Nem as criadoras ma entregam antes disso, cumprem à regra as 12 semanas antes de entregarem os bebés às suas novas famílias.
Lu
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

terça abr 26, 2011 12:45 pm

O ideal será aos 3 meses caso isso não seja possivel, não antes dos 2 meses preferencialmente.
Alex
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça abr 26, 2011 9:06 pm

Olá,
Estou numa situação semelhante tirando o facto de os gatinhos terem nascido no monte de uma gata mansinha que esta unicamente habituada a ração. Qual o tempo ideal para os separar da mãe? É que nestes casos só vão saber o que é a caixa de areia na nossa casa :D A minha ideia é pegar nele e vet com ele para vacinar, desparasitar... E depois alguma paciencia para ensinar coisas de casa.

Alexandra
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quarta abr 27, 2011 12:58 am

os gatinhos vão quase instintivamente à caixa de areia. Se é uma gata "do monte", apesar de meiga, os filhotes podem ser algo "bravitos" no início, mas isso é tudo medo, é só uma questão de paciência. Nunca devem ser retirados antes das 6 semanas, quando já ingerem sólidos e são relativamente autónomos. Eu defendo a ração e a comida húmida para bebés, diariamente, para evitar a desidratação e o excessivo consumo de água, que pode vir a ser prejudicial aos rins mais tarde. Muitos brinquedos são essenciais, mas coisas simples, rolhas, bolinhas, cordas. Também deve habituá-los a cortar as unhitas desde cedo, se não quer fios puxados, e um arranhador, que deve ser colocado num local central e nunca escondido. é essencial ter abertura de espírito para uma nova decoração da casa. :lol: Também é preferível um wc fechado a um aberto, pode retirar a porta no início, mas depois deve ensiná-lo a ir lá. Inicialmente não querem entrar, mas saem, rapidamente aprendem. A vacinação deve iniciar-se às 8/9 semanas, a deparasitação interna e externa, às 6. Boa sorte com o pequenino!
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Responder

Voltar para “Gatos”