CÃO NUM ARBUSTO - O que fazer?

Pedidos de ajuda, de animais, entre outros devem ser feitos neste fórum. Aqui reflecte-se também sobre a adopção, o abandono e possíveis contributos para lutar contra este flagelo.

Moderador: mcerqueira

Responder
KavakoSilva
Membro Veterano
Registado: quinta fev 17, 2011 10:02 am

sábado abr 23, 2011 10:37 pm

Boa noite,

Ao passear, há pouco, um dos meus cães, ele descobriu um cão escondido num arbusto. O cão é de porte pequeno e rosna quando nos aproximamos.

O que se pode fazer num caso destes? Existe alguma associação que o possa recolher? É em Lisboa.

Obrigado.
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sábado abr 23, 2011 10:48 pm

Infelizmente, não me parece que haja muito a fazer, KavakoSilva. A não ser que tenha (ou arranje) forma de o atrair e de o manter em lugar seguro até se perceber melhor a situação do cão (se está perdido, abandonado...).

Há tempos também encontrei uma cadela a vaguear no meio da rua, à noite, já tarde. As associações estavam fechadas (e, mesmo que estivessem abertas, sabemos que estão lotadas). Com alguma dificuldade, consegui que a cadela entrasse no carro, internei-a por essa noite num hospital veterinário (onde se viu que não tinha chip) e, no dia seguinte, fui levá-la a um espaço de acolhimento.

Esta foi a solução que encontrei, poderá haver outras (uma garagem própria ou de um amigo, por exemplo).

Mas também já me deparei com cães que pareciam estar abandonados e não consegui que viessem comigo... lá seguiram o seu caminho e a sua sorte. :roll:
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
KavakoSilva
Membro Veterano

sábado abr 23, 2011 10:59 pm

Este refugiou-se no arbusto e rosna quando me aproximo (sozinho ou com os meus cães). Se o meu cão não tivesse dado por ele nunca o teria visto - está mesmo dentro do arbusto, que tem muitos ramos e é muito denso. Tenho medo que ele me morda se tentar meter lá as mãos. Estou a pensar pôr-lhe lá comida e água ao pé. Talvez esteja doente, pois treme um bocado. Obrigado pela sua resposta.
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sábado abr 23, 2011 11:05 pm

Pois, eu esqueci-me de dizer que a cadela revelou-se muito mansa, apesar de medrosa, e que consegui atraí-la para dentro do carro com comida.
Meter lá as mãos talvez não seja, de facto, uma boa ideia.
Acho boa a ideia de lhe pôr lá comida e água, para já.
Custa um bocado não podermos fazer mais em alguns casos, mas é mesmo assim…
Não tem que agradecer. Boa sorte para o cãozito, e oxalá possa fazer alguma coisa por ele.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
KavakoSilva
Membro Veterano

domingo abr 24, 2011 11:22 am

Ele não tocou na comida que lhe deixei lá ontem, o que reforça a ideia de que pode estar doente ou ter sido atropelado - o local onde está fica a 10m de uma estrada muito movimentada. Já fui comprar umas luvas grossas para o apanhar e levar ao veterinário.
Tassebem
Membro Veterano

domingo abr 24, 2011 11:29 am

KavakoSilva, tente primeiro "cativá-lo" com algo muito apetitoso e cheiroso, como um pedaço de frango assado, por exemplo. Pobre bicho, não deve mesmo estar bem.

Muito boa sorte.
Pequebrado
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2008 11:13 pm

domingo abr 24, 2011 8:06 pm

Se foi atropelado e está ferido deve estar mesmo muito assustado.
Daí reagir dessa maneira.
Não tem ninguém, familiar ou amigo, que lhe possa dar uma ajuda?
Boa sorte e parabéns pela sua iniciativa.
<p><strong>Ajude A Ajudar </strong><a href="http://ospeludosdamelinha.blogspot.com/ ... ot.com/</a> </p>
<p><strong>s&oacute; sei que nada sei </strong><a href="http://coisasparadizer.blogspot.com/">h ... om/</a></p>
KavakoSilva
Membro Veterano

terça abr 26, 2011 12:20 am

Domingo, logo após ter escrito a minha mensagem anterior, fui, com a ajuda de uma amiga, tentar apanhar o cão. Abri um "túnel" por entre as ervas e os ramos do arbusto, e quando pus as mãos para alcançar o cão, ele recuou e fugiu por outro "túnel", que nós nem tínhamos visto, de tão denso que é o matagal, e em poucos segundos já se encontrava a cerca de 150m, tendo fugido por uma ciclopista que ali existe. Não vi nenhum ferimento no cão, nem coxeava ao fugir. Espero que fosse apenas medo, o que ele tinha.

O cão não está no site encontra-me.org.
seal
Membro Veterano
Registado: terça jan 06, 2004 9:34 am

terça abr 26, 2011 10:49 am

Isto passou-se onde?
O cão era de que cor?
Pelas 24h de sábado, andava 1 senhora à procura da cadela dela que fugiu ali na zona de Sete Rios/Furnas. Era de porte pequeno e maioritariamente branca.
KavakoSilva
Membro Veterano

terça abr 26, 2011 12:39 pm

O cão era castanho claro/beje. Era parecido com este, mas com o pêlo curto:

http://www.encontra-me.org/anuncio/13446

Já era velhote, pelos pêlos brancos que tinha no focinho. Não sei se era cão ou cadela.

Por mp envio-lhe a localização.
Pequebrado
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2008 11:13 pm

terça abr 26, 2011 2:09 pm

Oxalá que seja o mesmo...
<p><strong>Ajude A Ajudar </strong><a href="http://ospeludosdamelinha.blogspot.com/ ... ot.com/</a> </p>
<p><strong>s&oacute; sei que nada sei </strong><a href="http://coisasparadizer.blogspot.com/">h ... om/</a></p>
Tassebem
Membro Veterano

sábado abr 30, 2011 2:56 pm

KavakoSilva Escreveu:Domingo, logo após ter escrito a minha mensagem anterior, fui, com a ajuda de uma amiga, tentar apanhar o cão. Abri um "túnel" por entre as ervas e os ramos do arbusto, e quando pus as mãos para alcançar o cão, ele recuou e fugiu por outro "túnel", que nós nem tínhamos visto, de tão denso que é o matagal, e em poucos segundos já se encontrava a cerca de 150m, tendo fugido por uma ciclopista que ali existe. Não vi nenhum ferimento no cão, nem coxeava ao fugir. Espero que fosse apenas medo, o que ele tinha.

O cão não está no site encontra-me.org.
KavakoSilva, lamento. Como disse antes, nem sempre eles colaboram, o medo fala mais alto... é uma pena.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
VascoV2
Membro Veterano
Registado: terça dez 14, 2010 10:08 pm
domingo mai 01, 2011 10:17 am

curioso. :o
<strong>As verdadeiras conquistas, as &uacute;nicas de que nunca nos arrependemos, s&atilde;o aquelas que fazemos contra a ignor&acirc;ncia </strong>
Responder

Voltar para “Pedidos e outros tópicos”