Quando aqui há dias uma intervenção num tópico apontava para que um veterinário alertara para os perigos das vacinas, vieram-me à mente opiniões no mesmo sentido que li há tempos num forum estrangeiro.
Disso dei conta nesse tópico, já que me pareceu um assunto de interesse, mas realmente a adesão dos foristas foi limitada.
Entretanto, e "com a pulga atrás da orelha", resolvi pesquisar sobre o assun to e encontrei um site que, na minha opinião, vale a pena ler, uma vez que defende posturas pouco comuns sobre esse e outros assuntos.
Aqui fica o link, para quem estiver interessado.
http://homeovet.eresmas.com
Boas Festas a todos
José Carlos
Vacinas, prós e contras - uma visão contra a corrente.
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm
Olá José Carlos
Admito perfeitamente que a admissão de vacinas possa ter efeitos secundários. POrém a questão é saber qual a natureza e frequência desses efeitos secundários e qual a percentagem relativa , ou frequência relativa se quiseres,do seu surgimento. A avaliação da importancia de uma medida como a vacinação deve ser feita em termos de custo/benefício ,ou se quiseres prós e contras, comparativamente com o seu custo de oportunidade, ou se quiseres a relação custo/benefício da (s) alternativas.No caso presente ,ainda não vi nenhum estudo científico ,amplamente reconhecido pela comunidade científica , que ateste uma política alternativa á vacinação tal como ela é feita.
Um abraço
Admito perfeitamente que a admissão de vacinas possa ter efeitos secundários. POrém a questão é saber qual a natureza e frequência desses efeitos secundários e qual a percentagem relativa , ou frequência relativa se quiseres,do seu surgimento. A avaliação da importancia de uma medida como a vacinação deve ser feita em termos de custo/benefício ,ou se quiseres prós e contras, comparativamente com o seu custo de oportunidade, ou se quiseres a relação custo/benefício da (s) alternativas.No caso presente ,ainda não vi nenhum estudo científico ,amplamente reconhecido pela comunidade científica , que ateste uma política alternativa á vacinação tal como ela é feita.
Um abraço
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
dentro das opiniões que tenho ouvido a alguns vets, nenhuma vacina é 100%. pelo menos para os gato. posso perguntar-me - então porque administrá-las? provavelmente, sem elas, a probabilidade de ocorrerem as doenças seria maior. no que respeita à vacina da raiva, foi-me completamente desanconselhada por uma vet, uma vez que os custos eram superiores aos benefícios. tem razão? não sei.
Viva.boerboelfan Escreveu: Olá José Carlos
Um abraço
Tenho exactamente a mesma opinião que tu, embora (como em todfos os temas) mantenha a mente aberta a outras formas de abordar os vários problemas.
Se viste o site com algum cuidado, verás que nele se aponta vária bibliografia e estudos, se não científicos, pelo menos feitos por pessoas qualificadas.
Daí o interesse que pensei que o tema podia ter aqui no forum, visto haver, ao que julgo, pessoas com formação científica nesta área, cuja opinião poderia contrapôr-se aos argumentos que são vertidos pela autora do site.
Já agora, a foto sempre entrou?
Um abraço
José Carlos