Furão - Custos

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
SimaoPGS
Membro Júnior
Registado: quarta abr 27, 2011 1:52 am

quarta abr 27, 2011 2:35 am

Boas :D

Ora bem, eu estou a pensar adquirir um furão, mas primeiro tenho que fazer contas à vida pois sou um estudante universitário e como tal a minha carteira anda sempre apertada.
Queria então perguntar a quem possui um, quais são os gastos por mês mais ou menos ao manter um animal destes? Por quanto vos fica andar a comprar por exemplo comida e o resto que achem indispensavel.
Quando adquirir um vou tambem castrá-lo/esterilizá-la. Por quanto fica isso?

O meu obrigado desde já :D
Ziddane
Membro Júnior
Registado: sexta abr 22, 2011 11:26 pm

quarta abr 27, 2011 2:45 am

ora depende de muito. Segundo me informei (ainda nao tenho) o mau e ao inicio(100€ de gaiola, 80€ furão, mais brinquedos, litter, transportadora, trela, peitoral, "urinol"). Depois (pelo menos no meu veterinario) duas vacinas, uma aos 2 meses outra aos 3, 25€ cada uma. Castraçao 100€ nos furos e 150€ nas furas. e depois ha um procedimento chamado remoçao de glandulas anais que na minha opiniao e desnecessario (e nao so na minha) que custa cerca de 80€. Passo a explicar isto das glandulas anais: elas produzem parte do cheiro caracteristico. Contudo mesmo que as remova o cheiro continua pois tambem e sintetizado na pele. Apenas é atenuado. Depois ha a vacina da raiva se for corajoso para ir viajar com ele.

Nao pense que o furão fica bem sem brinquedos. Tudo o que eu disse vai ser preciso mais cedo ou mais tarde. Inclusive a trela para se o quiser levar a passear a praia quando nao ha muita gente la ou nas primeiras horas da manha. Lembre-se que nao e um cao. Nao ignore as vacinas tambem. Se ainda nao esta pronto faça um fundo poupança antes de trazer o animal para o pe de si. E leia o "Ferrets for Dummies". Conselho de amigo. (e-book na net)

quanto as despesas mensais, ficam-lhe por menos de 15/20€ se for esperto.
SimaoPGS
Membro Júnior

quarta abr 27, 2011 3:07 am

Muito obrigado por toda a info :)

Pois, pelo que estou a ver, os custos iniciais são muito elevados para o que posso suportar de momento. Furão+gaiola+castração+vacinas+utensilios fica por mais de 300euros. Sei tambem disso dos brinquedos. Li que eles ficam deprimidos se não brincarmos com eles e podem até morrer. Os brinquedos a maior parte vão ser feitos em casa por isso não devo gastar muito dinheiro nisto. Li em algum lado que eles gostam muito de brincar com materiais tipo esponja.
Vou ter que começar a fazer um poupança :D
Quanto ao manter o animal parece que as despesas não são assim tão elevadas, consigo perfeitamente mantê-lo com o dinheiro que recebo mensalmente.
Quanto à remoção de glandulas anais, pelo que andei a ler, o cheiro destes animais é principalmente proveniente da gordura presente no pêlo. Logo, a meu ver isso tambem não me parece necessário.
Por acaso moro em frente à praia, por isso sou capaz de o levar a passear algumas vezes. Mas apenas quando estiver vazia porque tenho medo principalmente de eles serem proibidos como animais de estimação.

Resumindo, parece que vou ter que esperar muito tempo e juntar muitos trocos para poder ter um :(

Mais um vez, obrigado por toda a info e pelas dicas :)
SimaoPGS
Membro Júnior

quarta abr 27, 2011 1:47 pm

Zidanne, tens a certeza quanto a esse preço pela castração? Num outro fórum disseram-me que esta fica por 25euros.
Ziddane
Membro Júnior

quarta abr 27, 2011 2:11 pm

ha vets e vets. O meu é um vet mediano e ja faz este preço. O melhor vet exotico em portugal faz te a modica quantia de 225€ :D Rui Patricio acho eu.

acredito que haja por 25€ mas nao devem garantir a saude dos vossos bebes tao bem.

Se nao possuem o caroco vão a uma faculdade de medicina veterinaria. Eles tao sempre a procura de cobaias. Sao supervisionados pelos professores e conseguem o trabalho quasi gratis :D
SimaoPGS
Membro Júnior

quarta abr 27, 2011 2:59 pm

Pois, tambem pensei na relação preço/qualidade do serviço. Sempre é preferivel dar mais dinheiro mas ter a certeza que ficou um trabalho bem feito.
Não sabia disso de aceitarem cobaias nas faculdades, é uma coisa a ver :D
miguelabm
Membro Veterano
Registado: sábado set 29, 2007 7:43 pm

quarta abr 27, 2011 3:03 pm

As coisas não são assim tão simples.
O furão é um animal ilegal em Portugal...pode haver veterinários que se recusem a atender ;)
SimaoPGS
Membro Júnior

quarta abr 27, 2011 3:06 pm

Sim, eu tenho noção disso. Por isso que antes de comprar um furão vou às clinicas perto de casa para saber quais estão dispostas a fazê-lo ;)
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

quarta abr 27, 2011 3:48 pm

Pode encontrar informações credíveis sobre furões aqui:

http://www.legalizacaofurao.webs.com
CataPetLover
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2011 12:53 pm
Bianca, Bernardo e Minnie Francisca - RIP

quarta abr 27, 2011 7:01 pm

Podem-me esclarecer só uma coisa: porque é que os furões são ilegais em Portugal?
Catarina Lopes

TUDO SOBRE PORQUINHOS DA ÍNDIA:

http://tudo-sobre-porquinhos-da-india.blogspot.com/
mafia69
Membro Veterano
Registado: domingo mai 16, 2004 10:32 am

quarta abr 27, 2011 7:06 pm

CataPetLover Escreveu:Podem-me esclarecer só uma coisa: porque é que os furões são ilegais em Portugal?
Tem a ver com a caça.
Ziddane
Membro Júnior

quarta abr 27, 2011 7:45 pm

os furoes sao ilegais pois a caça com estes nao deixa escapatoria aos coelhos. é infalível. Como animal de estimaçao ate podem ser aceites mas como nem um governo estavel temos, so nos resta esperar.

Os veterinarios tratam quase sempre. Questao de honra profissional. Um medico tem de salvar a vida a um psicopata se assim for necessario. Um advogado tem de defender um assassino sem escrupulos se for ordenado pelo estado ou pela ordem dos advogados. Mas mais superficialmente, um veterinario so vai chamar a policia se vir o bicho mal tratado. Se ele esta feliz, bem tratado e tem um dono que o mima entao ha tipo 97% de veterinarios que nao se importam com isso. Mas estupidos ha em todo o lado.

Experimenta uma faculdade.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta abr 27, 2011 9:58 pm

mafia69 Escreveu:
CataPetLover Escreveu:Podem-me esclarecer só uma coisa: porque é que os furões são ilegais em Portugal?
Tem a ver com a caça.
E não só: protecção de uma espécie autóctone em vias de extinção, o toirão (do qual o furão é uma sub-espécie domesticada) com o qual furões abandonados ou fugidos podem hibridizar, condenando ainda mais a espécie selvagem.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Popcorn13
Membro Veterano
Registado: quarta mar 03, 2010 11:40 am

quarta abr 27, 2011 10:54 pm

Ziddane eu tenho uma menina e tem TUDO do bom e do melhor, mais do que muitos bebés humanos que para aí andam :oops: mas não gasto 15/20€ mensais. Gastei cerca de uns 600€ de inicio mas por exemplo 5 kg's de comer que me custaram 23€ deram para 6 meses!! a nível de vet ela já foi implantada pelo dr. rui patricio e paguei 120€ por implante + hemograma mas fora estes cuidados extras por muitos brinquedos que lhe compre nunca gasto acima de uns 7/8 € (EXCEPTUANDO meses que encomendo ração vinda de espanha entre outras brincadeirinhas em que perco a cabeça :oops: :lol: ) Quanto à esterilização / castração, nunca feitas antes dos 8 meses e nunca feitas por vet's mais baratos que PODEM OU NÃO ser mais inexperientes. Atenção que eu foquei bem que podem ou não ter tanta experiencia como o desejado para os nossos furanitos. Visite o sub forum da arca que lá tem imensas informações.
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

quinta abr 28, 2011 1:04 am

Nas vossas contas, NÃO ESQUEÇAM que é importante legalizarem-no junto do ICNB e para isso, precisam de pagar salvo erro, 50€ no primeiro ano e uma verba inferior (que não recordo agora) nos anos seguintes.

Depois não se queixem se ele vos for retirado e nem esqueçam que ficam sem defesa nenhuma, caso seja confiscado por fiscais ligados a actividades cinegéticas (caça).

E NUNCA os levem para zonas susceptíveis de serem suspeitos de andarem a caçar.
Responder

Voltar para “Exóticos”