Melanoma canino

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Vizsla! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Sussu

Responder
love4animals
Mensagens: 9
Registado: quarta mar 02, 2011 9:50 pm

terça abr 26, 2011 11:30 pm

Cara Sussu,

Agradeço o post acerca do esclarecimento contudo não aceito que a raça Vizsla seja predisposta a isto.
Ou pelo menos apresente-me os dados de onde retirou esta conclusão, os números, os país e região onde possa haver maior incidência.

Tenho Vizslas á muitos anos e nunca nenhum dos meus nem tão pouco dos meus amigos (também dedicados a esta raça e espalhados pelo mundo) tiveram uma situação destas.

Agradeço
omegaaa
Membro Veterano
Mensagens: 406
Registado: segunda fev 14, 2011 1:32 pm
Localização: dois dogues alemães, duas whippets, uma yorkshire terrier, ratazanas, três gatas, cobras, dois furõe

quarta abr 27, 2011 3:29 am

por acaso tinha ideia de que os cães mais predispostos a este tipo de tumor seriam cães claro com elevado nivel de despigmentação... estou errada?
love4animals
Mensagens: 9
Registado: quarta mar 02, 2011 9:50 pm

quarta abr 27, 2011 11:23 am

O Vizsla não tem qualquer predisposição a este tipo de melanoma e desafio a Cristiane Lima (sussu) a colocar aqui estudos e casos que o provem.

Acho lamentável e grave que alguêm possa escrever sobre isto numa determinada raça sem conhecimento acerca do assunto independentemente de ser ou não veterinária.

Tenho Vizslas á quase 20 anos, conheço imensamente e profundamente esta raça, tenho amigos em toda a parte do mundo dedicados toda uma vida a esta raça e acredite que é a primeira vez que ouço alguêm concluir sobre isto, o que acho bastante grave.

Volto então a colocar a questão, cara Sussu continuo á espera de estudos sobre algo que diz ser uma predisposição numa raça - os Vizslas e que quanto a mim é totalmente errado e absurdo.
love4animals
Mensagens: 9
Registado: quarta mar 02, 2011 9:50 pm

quarta abr 27, 2011 11:32 am

Cara Sussu, acrescento e como sabe, a raça Vizsla é extremamente recente no Brasil.

Desafio-a a publicar aqui esses estudos relativamente aos cães de raça Vizsla que diz ter observado no Brasil, bem como o livro onde retirou as conclusões do seu post acima.

Os Vizslas no Brasil são recentes, provêm de uma "mistura" de várias linhagens sul americanas e norte americanas.

Caso tenha observado de facto em alguns Vizslas no Brasil este melanoma isso não significa de todo que a raça seja predisposta ao mesmo, mas sim que o mesmo poderá ocorrer devido a cruzamentos de linhagens errados por exemplo.

Fico então a aguardar pelo estudo/livro bem como as observações a esses casos especificos.

Caso entenda envie uma mensagem privada com o nome de cada animal que observou para que eu possa estudar a sua linhagem.

Caso não tenha a certeza acerca desta situação agradeço que retire este post que levará muitos a pensarem erradamente sobre problemas que não existem de todo nesta raça.
love4animals
Mensagens: 9
Registado: quarta mar 02, 2011 9:50 pm

terça jun 14, 2011 11:30 am

Cara Sussu,

Os autores do livro que referenciou são veterinários no UK, como sabe o UK está a enfrentar sérios problemas ligados aos cães de pura raça. Sabe porquê?
Não só porque os criadores do UK vivem fechados ao mundo da canicultura internacional e como tal a consaguinidade no UK é uma anormalidade. Mais, no UK cruzam-se os progenitores pelo animal que está na "moda" nesse ano, ou seja por exemplo na raça Vizsla não existe uma preservação da raça nem se consegue uma tipologia da mesma. Só para lhe dar um exemplo, não existe no UK 2 Vizslas com o mesmo "tipo de cabeça"!
Visite uma monografica da raça ou mesmo o Crufts. Aliás desafio-a a levar o seu cão até um destes shows.

O Vizsla top no Uk nestes ultimos 5 anos já cruzou pelo menos 100 vezes, sabe quantificar quanto é isto em cachorros e o perigo que isto significa para uma raça numa ilha fechada?

Fale pessoalmente com os melhores criadores do UK de Vizslas e veja a preocupação acerca deste assunto.

Com isto não estou sequer a admitir que exista melanoma canino na raça Vizsla no Uk, ou em caso de poder existir são casos especificos que têm que ser estudados aprofundadamente.

Já agora faça referência ao número na página no livro onde leu o que este autor escreveu acerca da raça Vizsla e a sua predesposição ao melanoma!!!

Cara Sussu, você disse que observou in loco, Vizslas nos EUA e Brasil com melanoma, pode ser mais especifica? Ou seja, apresente o nome dos cães para que se possa estudar a sua ascendência, bem como o local onde vivem!
É a partir daqui que se faz um estudo e se poderá eventualmente avançar com hipoteses e não através de certezas como as que pretendeu através do seu post inicial...

Para veterinária, tenha mais cuidado nestes pormenores...
Responder

Voltar para “Vizsla”