10 Ninhadas nos últimos 5 meses!!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Terugkeren
Membro Veterano
Registado: terça nov 30, 2010 2:58 pm

quarta abr 27, 2011 9:51 am

Há coisa que realmente fogem à minha compreensão. Ontem pedi uma lista de criadores de determinada raça ao CPC e aparece lá um criador que nos últimos 5 meses registou 10 ninhadas só dessa raça em concreto. Ora como é fisicamente impossível a mesma cadela ter mais do que uma ninhada há menos de 5 meses, este criador teve pelo menos 10 cadelas a parir nos últimos 5 meses, e outras tantas eventualmente terá que pariram há mais de 5 meses ou ainda vão parir. Uma autêntica produção pecuária, portanto. São cadelas, mas bem podiam ser porcas.
Não me admira portanto que, face a pessoas como esta que cria cachorros em serie como se de uma produção pecuária se tratasse, depois exista na cabeça das pessoas a ideia de que os criadores querem é fazer dinheiro. São estes multiplicadores de cães que estragam as conversas moralizantes de muita gente e deitam por terra o trabalho de muitos criadores sérios e que verdadeiramente amam os seus cães e não os lucros que lhes geram.
E nesta raça em concreto, as 10 ninhadas são o record, mas existem mais ‘criadores’ com números elevados de ninhadas. A saber, um com 7 ninhadas, um com 6 ninhadas, dois com quatro ninhadas e um com 3. Tudo isto APENAS há menos de 5 meses, nem imagino se fosse uma lista do último ano ou dos últimos 2 anos. Já adivinharam portanto que é uma raça muito popular entre criadeiros, e como até se cria num cantinho da marquise ou da cozinha, o verdadeiro maná de multiplicadores. Uma tristeza para a raça em questão e para a criação séria.
E estamos a falar de ninhadas registadas e com LOP, por isso muita atenção amigos.
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quarta abr 27, 2011 10:07 am

Eu vou fazer uma pergunta de completa ignorante nestas " andanças" de CPC:
E o próprio CPC não poderia / deveria fazer, nesse campo, um regulamento específico? Do género de estabelecer um numero limite de ninhadas anuais, por criador?
Sei que o registo das ninhadas é uma das receitas mas alguma ética tambem fica bem .
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta abr 27, 2011 10:08 am

Yorkies?

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

dinodane
Membro Veterano

quarta abr 27, 2011 10:08 am

nicasxi Escreveu:Eu vou fazer uma pergunta de completa ignorante nestas " andanças" de CPC:
E o próprio CPC não poderia / deveria fazer, nesse campo, um regulamento específico? Do género de estabelecer um numero limite de ninhadas anuais, por criador?
Sei que o registo das ninhadas é uma das receitas mas alguma ética tambem fica bem .
Existe um número limite por cadela.

nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quarta abr 27, 2011 10:13 am

dinodane Escreveu:
Existe um número limite por cadela.
Sim, isso eu sabia.
Mas se houvesse um numero limite de ninhadas por criador, implicaria por si um numero limitado de cadelas.
Sinceramente , um criador com 10 cadelas ou mais , faz disso um modo de vida. Na minha óptica teria que estar obrigado a outras entidades que não o Clube.
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
ralmar
Membro
Registado: terça mar 22, 2011 12:41 am

quarta abr 27, 2011 10:22 am

É por isso que existem Criadores e existem "vendedores".
Esse è claramente um vendedor porque vive á custa dos cães.
Um criador a sério não vive dos cães, tem uma dedicação autêntica aos seus, e não os submete a estas condições degradantes.
MrDarling
Membro Júnior
Registado: sábado abr 23, 2011 7:45 pm

quarta abr 27, 2011 10:28 am

Então como é que é? Podemos confiar, ou não, no CPC? Pelos vistos, o Lop
(é assim que se diz?) é assim tão importante? Calhando, mais vale comprar nas lojas, não? Se puderem elucidar, agradeço.
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

quarta abr 27, 2011 10:38 am

MrDarling Escreveu:Então como é que é? Podemos confiar, ou não, no CPC? Pelos vistos, o Lop
(é assim que se diz?) é assim tão importante? Calhando, mais vale comprar nas lojas, não? Se puderem elucidar, agradeço.
Obviamente que não.
As lojas são por norma, o expoente máximo da exploração animal, da venda de cães tipo grossistas, e o caso referido neste tópico, acredito piamente, que seja um dos que alimenta o negócio das lojas.

O LOP é de extrema importância para quem quer um cão de raça, mas a lista de Criadores é o início de um longo processo na escolha de um cão.

Para melhor esclarecimento, veja os primeiros tópicos aqui reunidos: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=53360
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
dinodane
Membro Veterano

quarta abr 27, 2011 10:39 am

A importÂncia do LOP: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=53369

A lista de criadores do CPC: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=53372

Como distinguir um criador ético de um sucateiro: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=53332

Porque razão NÃO SE COMPRAM CÃES E GATOS a lojas e intermediários: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=

Terugkeren
Membro Veterano

quarta abr 27, 2011 11:14 am

MrDarling Escreveu:Então como é que é? Podemos confiar, ou não, no CPC? Pelos vistos, o Lop
O CPC não dá referências de ninguém e para ter LOP basta ser filho de um cão e uma cadela com LOP. Não garante a honestidade do criador e nem a ética do mesmo.
A Lista do CPC é um ponto de partida para pesquisar criadores com ninhadas com LOP, e nada mais. É um ponto de partida, e portanto não um fim em si mesma.
A lista é portanto uma ajuda, e o facto de aparecer alguém com 10 ninhadas registadas, na minha óptica, é uma boa base para RISCAR esse criador da lista dos possíveis locais onde adquirir um cachorro....pontanto mais uma ajuda ;).
Já agora, para informação do Mr. Darling, alguém que tem 10 ninhadas é certamente um fornecedor de lojas de animais, portanto se for a uma loja é bem provável que esteja a adquirir cãe a destes "criadores". Os Cães das lojas não nascem lá, e se têm LOP os respectivos criadores podem muito bem estar na lista do CPC.

Dino,
Por acaso não são Yorkies, mas é dentro da mesma linha, são Chihuahuas ;)
ANdiesel
Membro Júnior
Registado: quinta dez 09, 2010 11:59 pm

quarta abr 27, 2011 11:50 am

Após vários comentários que tenho lido... Hoje decido manifestar-me...
Peço desculpa se me afastar um pouco do tema...
Ok. É consenso entre muitos que cães de lojas nunca. Até entendo o vosso ponto de vista e todos os argumentos por vocês apresentados.
No entanto, que seria desses cães se ninguém fosse comprar? Dizem vocês se ninguém comprar, eles deixam de ter... Ou não, digo eu...
Além disso, como se pode ver neste artigo, alguns "criadores" são ainda pior que lojas...
Eu comprei o meu pequeno numa loja, mas onde via o cão ser mimado, tiravam o cão do sitio onde estava, brincavam com ele, até beijos lhes davam. Sempre com ração royal canin, água limpa, e ao menor coco, já estava a ser retirado. Ah, e estava com o mano.
Já em criadores que procurei na altura, deixem que vos diga mas fiquei assustado com dois que visitei...
Enfim, só para reflectir um pouco...
Terugkeren
Membro Veterano

quarta abr 27, 2011 11:58 am

ANdiesel Escreveu:Após vários comentários que tenho lido... Hoje decido manifestar-me...
Ok. É consenso entre muitos que cães de lojas nunca. Até entendo o vosso ponto de vista e todos os argumentos por vocês apresentados.
No entanto, que seria desses cães se ninguém fosse comprar? Dizem vocês se ninguém comprar, eles deixam de ter... Ou não, digo eu...
Além disso, como se pode ver neste artigo, alguns "criadores" são ainda pior que lojas...
Eu comprei o meu pequeno numa loja, mas onde via o cão ser mimado, tiravam o cão do sitio onde estava, brincavam com ele, até beijos lhes davam. Sempre com ração royal canin, água limpa, e ao menor coco, já estava a ser retirado. Ah, e estava com o mano.
Já em criadores que procurei na altura, deixem que vos diga mas fiquei assustado com dois que visitei...
Eu acho que algumas pessoas ainda não perceberam que os animais não nascem nas lojas de animais, e se lá estão obviamente que terão vindo de alguém que os criou em algum lugar. Em suma, os cães das lojas também vêm de criadores. O assunto resume-se portanto entre distinguir os criadores que criam por amor à raça dos que criam por amor ao dinheiro.
Em relação aos que criam por amor ao dinheiro e mantêm instalações pecuárias com ‘galinheiros’ para criação de cães, eles tanto vendem directamente ao público como fornecem lojas, por isso não há que pensar que quando se fala a comprar directamente ao criador se está a pensar nestes multiplicadores de cães. A questão é que os cães que encontra nas lojas são sempre deste tipo de criadores e não daqueles que criam por amor à raça e aos cães que têm. Por isso a frase completa será, nunca comprem cães provenientes de criadores da treta, seja comprados a estes directamente ou através de lojas de animais ou sites on-line.
ZeFe
Membro Veterano
Registado: terça dez 21, 2010 11:07 am

quarta abr 27, 2011 12:00 pm

ANdiesel Escreveu:Após vários comentários que tenho lido... Hoje decido manifestar-me...
Eu continuo com a minha convicção: Se não houver procura, a oferta acaba eventualmente. É assim com tudo e não muda com os animais em lojas.
O problema não é tanto a forma como são tratados nas lojas , até porque um cachorro é sempre fofinho e dá vontade de andar com ele ao colo e beijos.
O problema é de onde é que esse animal veio, o que já passou, quais as doenças futuras que carrega e o que aconteceu aos outros 60% que morrem no transporte se vier de uma P.Mill, esta última para responder à sua pergunta do que seria dos cães se ninguém os comprásse.

Quanto aos criadores, como em tudo, há bons, maus e pessimos, é uma questão de visitar vários e escolher os que respeitam a dignidade e necessidades da raça que criam, os outros ficam de parte.
<strong>
<p><u>NOTA: A probabilidade do que foi escrito acima ser ironia &eacute; alta...</u></p>
</strong>
<p><strong></strong></p>
<p>"<strong>Esterilize a Rata!!!! "</strong>&nbsp;&nbsp; by Ponky. </p>
<p><strong>"A &uacute;nica criatura do sexo feminino que me poderia fazer ir para o outro lado &eacute; a Nicole das Pussycat Dolls..."</strong>&nbsp; By Vandocasmm</p>
<p>&nbsp;&Agrave;s vezes a virar frangos com o ( entretanto corrido)&nbsp;Terugkeren e o (dentro em breve corrido)&nbsp;xPauloSantos.</p>
<p>&nbsp;</p>
ANdiesel
Membro Júnior
Registado: quinta dez 09, 2010 11:59 pm

quarta abr 27, 2011 12:10 pm

O meu cão comprado em loja, antes de comprar informei-me.
Pedi a lista de criadores à CPC. Fui ver na minha região que criador tinha ninhadas. Apenas uma. Liguei e informou em que pet tinha os cães.
Fui lá e feito que não sabia de nada, comcei a puxar e eis que chego à conclusão que tudo batia certo. Ou seja, o cão estava na pet mas vinha de criador sério e honesto. A senhora da loja antes da venda, quis informar-se da minha vida, a fim de saber quais as minhas condições para ter o animal.

Num outro criador, contactado por email, disse-me que podia passar lá em casa e se gostasse podia trazer no próprio dia, bastava levar o dinheiro.

Há de tudo lojas más e boas... Tal como os criadores....

Não podemos ser radicais a defender uma única causa!!!
dinodane
Membro Veterano

quarta abr 27, 2011 12:15 pm

Se ninguém os comprasse as puppy-mill fechavam e os criadeiros de vão de escada dedicavam-se à pesca, o que era EXCELENTE, mais que bom mesmo. :|
Quando há procura há negócio. Quando não há procura o negócio acaba. Assim de simples.

Responder

Voltar para “Cães”