Esclarecimento acerca de LOP e registo

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

melzinha
Membro
Registado: quinta dez 18, 2003 12:52 pm

sábado dez 20, 2003 6:54 pm

Gostaria de saber (pois tenho a impressão q tal é possível) se uma ninhada nova, apesar de os pais não terem LOP, se pode ser registada (registo inicial). A ideia q tenho é q o LOP se adquire ao fim de 3 geraçãoes registadas. Estarei certa??????
O q me disseram é q a ninhada é avaliada para ver se são bons exemplares e q depois a posso registar (registo inicial)....
Desculpem a minha ignorância..

BOM NATAL E FELIZ ANO NOVO....
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

sábado dez 20, 2003 7:16 pm

Isso só será possível se:

a) forem de raça portuguesa

b) tiverem mais de 10 meses

O Livro de Origens Português (L.O.P.) encontra-se fechado desde 2000 a raças estrangeiras, pelo que é impossível registar cães sem ascendentes conhecidos (leia-se sem pedigree) que não de raça portuguesa.
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
melzinha
Membro
Registado: quinta dez 18, 2003 12:52 pm

sábado dez 20, 2003 7:27 pm

Obridada. Já li outro ponto do forum onde fiquei esclarecida e ainda com a convicção maior de q o LOP é um negócio q só serve para ganhar mais dinheiro com os animais.
Peço desculpa, não estou contra nenhum criador, até acho q é de louvar q existam criadores, pois têm uma experioência q serve de mais valia, mas continuo na opinião de q o LOP está feito para se vender cada vez mais caro....
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sábado dez 20, 2003 8:32 pm

melzinha Escreveu: Obridada. Já li outro ponto do forum onde fiquei esclarecida e ainda com a convicção maior de q o LOP é um negócio q só serve para ganhar mais dinheiro com os animais.
Peço desculpa, não estou contra nenhum criador, até acho q é de louvar q existam criadores, pois têm uma experioência q serve de mais valia, mas continuo na opinião de q o LOP está feito para se vender cada vez mais caro....
Talvez seja melhor informar-se antes de chegar a essa conclusão.Talvez seja melhor ler o tópico do Masters, que pensava exactamente como você e descobriu da pior maneira.

Paga por qualidade...se quer um cão barato, arrisca-se muito mais.

A diferença entre um BMW e um Renault Clio não é só o preço.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

sábado dez 20, 2003 9:46 pm

Melguinha, não ligue ao que estes senhores dizem...
O LOP é mesmo isso que diz... só mesmo uma desculpa esfarrapada para vender os cães mais caros. È isso mesmo... 8)
Ah! E outra coisa, as vacinas e as desparasitações também são uma grande desculpa para levantar o preço, tal como a boa comidinha.
Isabel
Release
Membro Júnior
Registado: terça dez 16, 2003 3:43 pm

sábado dez 20, 2003 9:54 pm

Será mesmo assim? eu comprei uma cadela com LOP a semana passada. Andei a ver em vários sítios. Alguns sem o LOP o preço até era mais elevado. O LOP é só uma segurança para se ter a certeza que é puro, sem isso nada nos garante que o seja.
RMarques
Membro Veterano
Registado: segunda abr 21, 2003 3:51 pm

domingo dez 21, 2003 11:46 am

O LOP é só uma segurança para se ter a certeza que é puro, sem isso nada nos garante que o seja.
Sim em príncipio seria assim se o sistema funcionasse, mas todos sabem que há aí belos rafeiros com LOP...
O c&atilde;o &eacute; um cavalheiro, eu espero ir para o c&eacute;u deles, n&atilde;o para o dos homens." (Mark Twain)
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo dez 21, 2003 12:01 pm

RMarques Escreveu:
O LOP é só uma segurança para se ter a certeza que é puro, sem isso nada nos garante que o seja.
Sim em príncipio seria assim se o sistema funcionasse, mas todos sabem que há aí belos rafeiros com LOP...
Infelizmente há. Também há que consiga chips e chip os cães e não os registe no SIRA porque compra-os a veterinários, existe quem engane nos impostos declarando o salário minimo e indo à praia de helicóptero...

Nada é perfeito. mas o que a Melzinha diz é o memso que o Mastrs dizia sobre o "lóbi" dos criadores que só querem ganhar dinheiro e agora vêm-se na contingência de ou gastar uma pipa de massa, ou, como nas palavras deles, abandonar o cão.

Eu até falo de outro tipo de abandono que nos esquecemos na arca. De cães que foram comprados baratucho e que como não correspondem às expectativas são abandonados.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Pedra
Membro Veterano

domingo dez 21, 2003 12:54 pm

RMarques Escreveu:
Se o controle de filiação por DNA fosse implementado de uma vez por todos, essas duvidas deixariam de existir.
Mas custa dinheiro, e como custa dinheiro e o pessoal quer é caes baratinhos, voltamos ao esquema da pescadinha de rabo na boca.
Isabel
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

domingo dez 21, 2003 1:00 pm

Penso que, em caso de dúvida sobre o pedigree de um cão, é possível cá em Portugal fazer o teste de ADN (suportado o custo pelo interessado). É correcto?

Cumprimentos

José Carlos
Pedra
Membro Veterano

domingo dez 21, 2003 1:08 pm

Esse custo pode ser suportado pelo criador. Tal como o microchip, para quem já os vende microchipados. Se é correcto? No meu ponto de vista, é.
Não preciso de fazer testes de Dna para eu saber quem são os pais dos meus cães. Pois eu sei muito bem quem são. No entanto, é sempre uma mais valia. E aqui, não há duvidas, nem hoje nem nunca.
È que as dúvidas são sempre dúvidas, carecem de provas, etc. Se essas dúvidas forem logo esclarecidas de inicio, passam a certezas.
Isabel
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

domingo dez 21, 2003 1:16 pm

Como de costume, a comunicação entre nós não prima pela clareza, Isabel. Entendeu-me mal ou eu não me expliquei be, o que para o caso vem a dar ao mesmo...

Quando perguntei se "era correcto" referia-me a se há realmente a possibilidade de comprovar por teste de ADN a paternidade de um determinado cão, isto em Portugal, claro.

Cumprimentos

José Carlos
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

domingo dez 21, 2003 1:18 pm

Obridada. Já li outro ponto do forum onde fiquei esclarecida e ainda com a convicção maior de q o LOP é um negócio q só serve para ganhar mais dinheiro com os animais.
Quer dizer que começou com rafeirinhos e como agora não os pode valorizar porque não têm LOP ou RI os outros só tem LOP por negócio?

Em bom português VÁ PASSEAR :evil: :evil: :evil:

O LOP é uma garantia de que o animal é puro, que tem ascendência conhecida. Não é uma garantia de qualidade... isso é o trabalho dos criadores que investiram em bom sangue e em cães com genealogia que garantam um bom trabalho... cruzar o mabeco da esquina e depois "ó tio, ó tio que os mauzões do cpc não me dão pedigree pra eu vender os mabequinhos mais caros no natal" e dizer que quem procura o LOP é só por negócio... NÃO HÁ PACHORRA :evil: :evil: :evil: :evil:
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
susanasaraiva
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2003 11:03 am
Localização: Juma;Shiva;Biggy;passaros e agora um porquinho da India
Contacto:

domingo dez 21, 2003 1:53 pm

Pedra Escreveu: Ah! E outra coisa, as vacinas e as desparasitações também são uma grande desculpa para levantar o preço, tal como a boa comidinha.
Isabel
Vacinas??? O que é isso??? ;)
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

domingo dez 21, 2003 2:11 pm

casadiscaes Escreveu:
O LOP é uma garantia de que o animal é puro, que tem ascendência conhecida. Não é uma garantia de qualidade... isso é o trabalho dos criadores que investiram em bom sangue e em cães com genealogia que garantam um bom trabalho...
È isto que uma grande maioria de compradores por ignorância desconhece. Pensam que um cachorro pelo facto de ter LOP é o supra sumo da raça.

Saudações
Responder

Voltar para “Cães”