Tópico de discussão: O que fazer em situações repentinas
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 31, 2008 2:39 pm
Abri este tópico para vos falar, e pedir a opinião de todos, de situações urgentes, como a seguinte:
Imaginem que a meio da noite encontram um gatinho bebé na rua e decidem trazê-lo para casa.
Partindo do princípio que não tem comida para gatos júnior em casa, que alimento deveremos dar?
Como devemos reagir nestas situações? Onde colocar o gatinho, o que fazer, quando não temos oportunidade de ir comprar coisas?
Obrigada!
Imaginem que a meio da noite encontram um gatinho bebé na rua e decidem trazê-lo para casa.
Partindo do princípio que não tem comida para gatos júnior em casa, que alimento deveremos dar?
Como devemos reagir nestas situações? Onde colocar o gatinho, o que fazer, quando não temos oportunidade de ir comprar coisas?
Obrigada!
<p> </p>
<p> </p>
<p>Só poderás ecrever sobre um gato, quando conviveres com um.</p>
<p>Só poderás escrever sobre um Dogue Alemão, quando fores completamente babado por um
</p>
<p> </p>
<p>Só poderás escrever sobre um Dogue Alemão, quando fores completamente babado por um

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo nov 08, 2009 11:05 am
Pretita;
Chico;
Sushi
Se me acontecesse a mim, dependendo da idade do gato claro, se fosse mesmo bebé e ainda não comesse, dirigia-me ao Hospital veterinário do Baixo Vouga que fica a 30 km de onde vivo, está aberto 24h e decerto que tinham o que fosse preciso.
Por acaso até já me aconteceu encontrar um gato a meio da noite, mas o gatito já comia, devia ter perto de 2 meses, é o Napoleão e ficou a minha sogra com ele!!
Por acaso até já me aconteceu encontrar um gato a meio da noite, mas o gatito já comia, devia ter perto de 2 meses, é o Napoleão e ficou a minha sogra com ele!!
<p><strong> "A grandeza de uma nação e o seu progresso moral podem ser avaliados pelo modo como os seus animais são tratados." -Mahatma Gandhi </strong></p>
<p><strong>Linha de apoio a União Zoofila: </strong><strong>760 501 015 - </strong><strong>(1 chamada = 1 dose de ração)</strong></p>
<strong>
<p class="title">Número Solidário Animais de Rua: Ligue 760 300 161 (€ 0,60 + IVA) e ajude-nos a ajudar!</p>
</strong>
<p><strong>Linha de apoio a União Zoofila: </strong><strong>760 501 015 - </strong><strong>(1 chamada = 1 dose de ração)</strong></p>
<strong>
<p class="title">Número Solidário Animais de Rua: Ligue 760 300 161 (€ 0,60 + IVA) e ajude-nos a ajudar!</p>
</strong>
-
- Membro Veterano
Claro, estava simplesmente a perguntar que tipo de alimentos poderão ser fornecidos a gatinhos júnior.
E também que cuidados devemos ter até esperar pela manhã seguinte para ir ao veterinário
E também que cuidados devemos ter até esperar pela manhã seguinte para ir ao veterinário

<p> </p>
<p> </p>
</p>
<p> </p>

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo nov 08, 2009 11:05 am
Pretita;
Chico;
Sushi
Acho que se o gato ainda não comer, e não haver outra alternativa, eu tentaria dar-lhe leite, de preferência magro e diluído em agua, sei que a lactose não é assimilada e poderá provocar diarreia, mas 1 ou 2 vezes não o mata e até poderia salvar-lhe a vida... biberão normalmente seria um problema, pois nem toda a gente os tem em casa, teria que improvisar algumacoisa, eu por acaso tenho 2 em stock para alguma eventualidade!! 

<p><strong> "A grandeza de uma nação e o seu progresso moral podem ser avaliados pelo modo como os seus animais são tratados." -Mahatma Gandhi </strong></p>
<strong>
</strong>
<strong>
</strong>
-
- Membro Veterano
e se já comer? 

<p> </p>
<p> </p>
</p>
<p> </p>

-
- Membro Veterano
Muito obrigada, dinodane 

<p> </p>
<p> </p>
</p>
<p> </p>

Frango ou peixe cozido misturado com arroz.
Os meus tios quando havia ninhadas muito grandes de cães e era preciso ajudar a cadela, usavam uma mistura de:
leite gordo, gemas, uma colher sopa natas. Não sei a proporção nem sei se dá para gatinhos, mas ele nunca perdeu uma ninhada!
Tive gatos que recolhi muito pequenos mas já comiam, dávamos carne e peixe cortado aos bocadinhos e misturado com arroz. Não gosto de dar ração aos gatos.
Os meus tios quando havia ninhadas muito grandes de cães e era preciso ajudar a cadela, usavam uma mistura de:
leite gordo, gemas, uma colher sopa natas. Não sei a proporção nem sei se dá para gatinhos, mas ele nunca perdeu uma ninhada!
Tive gatos que recolhi muito pequenos mas já comiam, dávamos carne e peixe cortado aos bocadinhos e misturado com arroz. Não gosto de dar ração aos gatos.
-
- Membro Veterano
Isto claro, em situação de emergência
porque o melhor é levá-lo ao vet e pedir uma opinião, certo?

<p> </p>
<p> </p>
</p>
<p> </p>

Concham, um animal nessas circunstÂncias deve sempre ir ao vet para ser examinado e desparasitado, no entanto qualquer das opções aqui apresentadas é alimentação boa e recomendada. A tendência dos vets é sempre recomendar as rações comerciais mas há alternativas para alimentar os nossos animais de estimação e a comida natural é sempre superior à ração mais xpto que exista ao cimo da terra...CONCHAM Escreveu:Isto claro, em situação de emergênciaporque o melhor é levá-lo ao vet e pedir uma opinião, certo?
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
-
- Membro Veterano
Pois , sempre me fez um pouco confusão, pois dantes as pessoas davam restos aos seus animais, não haviam cá rações disto ou daquilo...
Mas não sei
Mas não sei

<p> </p>
<p> </p>
</p>
<p> </p>

-
- Membro Veterano
- Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)
Atenção, não vamos confundir restos com comida natural.
Assim como todos nós temos uma alimentação muito mais saúdavel se comermos produtos naturais como vegetais, carne, peixe, ovos, etc. em vez de produtos pré-fabricados, e aqui refiro-me àquelas sopas e massas em pó (e não só), que veêm em pacote, o mesmo se passa com os animas. Um pedaço de cerne ou peixe frescos e de qualidade são melhores do que a ração.´Já com os restos, é outra história, primeiro porque têm temperos e depois porque por norma os restos não são mais do que cascas, ossos, gorduras, etc., ou seja, são deficientes em termos nutritivos.
Tenho uma dúvida, é só a lactose presente no leite que faz mal aos gatos? Cá em casa tenho leite sem lactose porque o outro também me faz mal, se eu desse este leite aos gatinhos não lhes faria mal?
Assim como todos nós temos uma alimentação muito mais saúdavel se comermos produtos naturais como vegetais, carne, peixe, ovos, etc. em vez de produtos pré-fabricados, e aqui refiro-me àquelas sopas e massas em pó (e não só), que veêm em pacote, o mesmo se passa com os animas. Um pedaço de cerne ou peixe frescos e de qualidade são melhores do que a ração.´Já com os restos, é outra história, primeiro porque têm temperos e depois porque por norma os restos não são mais do que cascas, ossos, gorduras, etc., ou seja, são deficientes em termos nutritivos.
Tenho uma dúvida, é só a lactose presente no leite que faz mal aos gatos? Cá em casa tenho leite sem lactose porque o outro também me faz mal, se eu desse este leite aos gatinhos não lhes faria mal?
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
prevenir é melhor que remediar. Costumo ter sempre, de reserva, uma lata de leite em pó para gatinhos, duas ou 3 latinhas de comida para bebé (paté) ou a/d, algumas saquetas de amostras de ração baby de boa qualidade. Biberons agora não tenho, mas há sempre seringas e luvas de latex (depois de bem lavadas, para tirar aqueles pós), corta-se um dedo a uma luva, fazes um furinho na ponta e tens um biberon improvisado. Se houver pulgas e a criatura for muito pequenina, humedece-se uma toalha com álcool e embrulha-se o bebé por alguns instantes, as pulgas saem. E, em vez da botija de água quente, pode arranjar um saco, em tecido polar, por exemplo, enchê-lo com cereais, como arroz, e levar ao microondas 3 minutos, conserva mais o calor - dentro de uma caixa de cartão com mantinhas ou folhas de papel de cozinha em cima. Et voilá, manhã seguinte... vet! 

Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
ainda ontem fiz essa pergunta ao vet. O leite em pó pra gatinhos contém nutrientes que o leite de vaca sem lactose não tem. Ele até considera mais positivo dar desse leite para bebés em vez de suplementos, como nutriplus gel, mesmo em gatos adultos subnutridos.joana_boris Escreveu:
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
-
- Membro Júnior
- Registado: quinta set 06, 2007 6:17 pm
Gato-Chica;
Coelho-Tobias;
Tartarugas;
Rãs-RETF;
Pacman-Frog;
Peixes.
CONCHAM eu estive na situação que refere este verão.
Encontrei uma gatinha de manha que deveria ter nascido na noite anterior uma vez que se encontrava toda suja, com o cordão umbilical ainda e tinha vários irmãos mortos no quintal da vizinha ao lado.
No momento encontrava-me numa aldeia no norte do país em que a maioria das pessoas olhava para aquele animal e colocava-o dentro de um balde com água ( chegaram-me a dizer para o fazer). Não tinha net, e nunca tinha tido gatos! E sinceramente a primeira coisa em que pensei foi dar-lhe qualquer coisa para comer independentemente de fazer mal ao bem, no momento o que interessava era que comesse!
E dei-lhe leite de vaca! Por acaso tinha uma seringa em casa que me permitiu dar-lhe o leite na boca porque a gatinha nem sabia lamber!
Só depois liguei a um veterinário local (que quase nunca está no consultório) e me informei sobre o leite indicado para ela.
No meu caso estávamos no verão e estava bastante calor, bastou um paninho e uns peluches para o manter quente. Mas se for no inverno penso que a temperatura é um factor importante.
Também muito importante é a massagem genital que é necessário fazer antes e após as refeições. Basta um paninho húmido passar na zona genital para que eles urinem e defequem.
Quanto ao resto, penso que tem a ver com sorte, pois é difícil os gatinhos pequeninos resistirem assim.
Ah e no meu caso eu acordava de duas em duas horas, mesmo durante a noite para lhe dar de mamar.
Dormi com ela ao pé da cama e sempre que chorava eu acordava para lhe dar de comer. Acho que isso também é muito importante. Não o alimentar e depois deixar num outro compartimento da casa para não chatear toda a noite...
Desculpem o extenso texto mas achei importante deixar o testemunho do que fiz. (Com a Chica resultou, tenho uma linda gata com 9 meses =D)
Encontrei uma gatinha de manha que deveria ter nascido na noite anterior uma vez que se encontrava toda suja, com o cordão umbilical ainda e tinha vários irmãos mortos no quintal da vizinha ao lado.
No momento encontrava-me numa aldeia no norte do país em que a maioria das pessoas olhava para aquele animal e colocava-o dentro de um balde com água ( chegaram-me a dizer para o fazer). Não tinha net, e nunca tinha tido gatos! E sinceramente a primeira coisa em que pensei foi dar-lhe qualquer coisa para comer independentemente de fazer mal ao bem, no momento o que interessava era que comesse!
E dei-lhe leite de vaca! Por acaso tinha uma seringa em casa que me permitiu dar-lhe o leite na boca porque a gatinha nem sabia lamber!
Só depois liguei a um veterinário local (que quase nunca está no consultório) e me informei sobre o leite indicado para ela.
No meu caso estávamos no verão e estava bastante calor, bastou um paninho e uns peluches para o manter quente. Mas se for no inverno penso que a temperatura é um factor importante.
Também muito importante é a massagem genital que é necessário fazer antes e após as refeições. Basta um paninho húmido passar na zona genital para que eles urinem e defequem.
Quanto ao resto, penso que tem a ver com sorte, pois é difícil os gatinhos pequeninos resistirem assim.
Ah e no meu caso eu acordava de duas em duas horas, mesmo durante a noite para lhe dar de mamar.
Dormi com ela ao pé da cama e sempre que chorava eu acordava para lhe dar de comer. Acho que isso também é muito importante. Não o alimentar e depois deixar num outro compartimento da casa para não chatear toda a noite...
Desculpem o extenso texto mas achei importante deixar o testemunho do que fiz. (Com a Chica resultou, tenho uma linda gata com 9 meses =D)