O FMI e a crise nas nossas vidas

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
Pinfinhas
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2010 12:56 pm

quarta abr 27, 2011 8:02 am

É mais uma medida. O Fundo Monetário Internacional está a pressionar para que seja retirado o subsídio de férias aos reformados.

Com esta medida haveria uma poupança de 1,6 mil milhões de euros na Segurança Social e na Caixa Geral de Aposentações.

Reformados e funcionários públicos mais uma vez na berlinda, é mais do mesmo, quem paga os disparates e os erros dos governantes são sempre os mesmos.
Terugkeren
Membro Veterano
Registado: terça nov 30, 2010 2:58 pm

quarta abr 27, 2011 8:12 am

Pinfinhas Escreveu:É mais uma medida. O Fundo Monetário Internacional está a pressionar para que seja retirado o subsídio de férias aos reformados.

Com esta medida haveria uma poupança de 1,6 mil milhões de euros na Segurança Social e na Caixa Geral de Aposentações.

Reformados e funcionários públicos mais uma vez na berlinda, é mais do mesmo, quem paga os disparates e os erros dos governantes são sempre os mesmos.
O Estado só pode cortar nas despesas do Estado, mas como sempre corta naquelas onde não devia e deixa intocáveis as mordomias e todo o despesismo da classe política e sua clientela.
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

quarta abr 27, 2011 12:16 pm

Já se estava a ver não é? Estas medidas não são propriamente uma surpresa...
Pinfinhas
Membro Veterano

quarta abr 27, 2011 12:29 pm

O Governo espanhol pretende que as grandes empresas com mais de 500 trabalhadores, com lucros nos últimos dois anos e que, apesar disso, realizem despedimentos colectivos que afectem operários com mais de 50 anos compensem o Estado.

O objectivo - reflectido numa emenda ao projecto de lei da reforma das políticas activas de emprego - é que as empresas realizem um «contributo económico» ao Tesouro Público para compensar o impacto que as perdas de emprego terão no sistema da Segurança Social.

Em causa estão Expedientes de Regulação de Emprego (ERE) - usados em Espanha para despedimentos colectivos - que afectem trabalhadores com mais de 50 anos em grandes empresas com lucros.

O contributo financeiro das empresas seria destinado, segundo a proposta do PSOE - partido no Governo - a financiar «total ou parcialmente» políticas activas de emprego para os trabalhadores mais velhos.

Para calcular o montante em causa serão considerados factores como o valor dos subsídios de desemprego afectados pelos ERE.

Haverá uma escala determinada também em função do número de trabalhadores da empresa e do número de trabalhadores afectados pelo ERE.

Esta medida parece-me a mim ser para evitar que os empregadores se aproveitem da crise para despedir. Em Portugal tenta-se fomentar o despedimento baixando as indemnizações para o ridículo proposto de 21 dias de salário (não tenho bem a certeza) num tecto máximo de 12 meses.
Será que se consegue perceber alguma coisa desta politica portuguesa????
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quarta abr 27, 2011 1:39 pm

Ora esse é precisamente um dos pontos que eu não entendo.
O FMI, a tal Troika ou lá como se chama isso, apresenta um pacote de medidas que Portugal terá de cumprir. Uma das medidas é o despedimento massivo na função publica ( embora isso seja negado pelo governo mas a história de outras intervenções dos tais FMIs assim o confirma, infelizmente).
Então, pergunto eu, em que é que isso vai diminuir a despesa publica? Estes funcionários deixam de receber de um lado, mas recebem na mesma noutro...
Não seria mais eficaz acabar com os carros topo de gama para o ministro, a esposa do ministro , a empregada do ministro que vai levar as criancinhas do ministro à escola ( perdão, ao colégio ), a redução em 50% dos salários dos gestores publicos ( que mesmo assim ficavam com um salário muito acima da média ), cortar definitivamente benesses tais como : cartões de crédito ilimitado, pagos pelo estado, contas telefónicas ( uso pessoal, lógico ), familiares de governantes com direito a casa, mesa e roupa lavada a expensas do estado,etc, etc...
Porque diabo é que se começa sempre ao contrário: de baixo para cima? :evil:
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

quarta abr 27, 2011 10:56 pm

« Se ouvir, esqueço, mas se vir, nunca mais esqueço » (Confúcio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
jofelix
Membro Veterano

quarta abr 27, 2011 11:01 pm

nicasxi Escreveu:Ora esse é precisamente um dos pontos que eu não entendo.
O FMI, a tal Troika ou lá como se chama isso, apresenta um pacote de medidas que Portugal terá de cumprir. Uma das medidas é o despedimento massivo na função publica ( embora isso seja negado pelo governo mas a história de outras intervenções dos tais FMIs assim o confirma, infelizmente).
Então, pergunto eu, em que é que isso vai diminuir a despesa publica? Estes funcionários deixam de receber de um lado, mas recebem na mesma noutro...
Não seria mais eficaz acabar com os carros topo de gama para o ministro, a esposa do ministro , a empregada do ministro que vai levar as criancinhas do ministro à escola ( perdão, ao colégio ), a redução em 50% dos salários dos gestores publicos ( que mesmo assim ficavam com um salário muito acima da média ), cortar definitivamente benesses tais como : cartões de crédito ilimitado, pagos pelo estado, contas telefónicas ( uso pessoal, lógico ), familiares de governantes com direito a casa, mesa e roupa lavada a expensas do estado,etc, etc...
Porque diabo é que se começa sempre ao contrário: de baixo para cima? :evil:
Há muitos licenciados, doutorados e outros, em situação de desemprego ou precários, que aceitariam de bom grado essas regalias... e capazes de fazer melhor, porque, pior e difícil...
« Se ouvir, esqueço, mas se vir, nunca mais esqueço » (Confúcio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quarta abr 27, 2011 11:22 pm

nicasxi Escreveu: Porque diabo é que se começa sempre ao contrário: de baixo para cima? :evil:
chama-se "democracia". "Demos", que significa o que está em baixo - e origina palavras como "demónio". Os representantes do povo são eleitos "de baixo para cima", ascendem ao poder vindos do nível mais baixo. É assim que funciona desde as revoluções liberais e a ascensão da burguesia... 8)
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
jofelix
Membro Veterano

quarta abr 27, 2011 11:33 pm

Chamarrita Escreveu:
nicasxi Escreveu: Porque diabo é que se começa sempre ao contrário: de baixo para cima? :evil:
chama-se "democracia". "Demos", que significa o que está em baixo - e origina palavras como "demónio". Os representantes do povo são eleitos "de baixo para cima", ascendem ao poder vindos do nível mais baixo. É assim que funciona desde as revoluções liberais e a ascensão da burguesia... 8)
Quer dizer que demos ao demo do Sócrates essa possibilidade, e ele aproveitou-a...e como cumpriu bem o papel de demo, vamos dar-lhe outra possibilidade. :twisted: :twisted: :evil: :evil:
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quarta abr 27, 2011 11:51 pm

sempre ouvi dizer "nunca peças a quem pediu, nunca sirvas a quem serviu" :twisted:
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
jofelix
Membro Veterano

quinta abr 28, 2011 12:00 am

Chamarrita Escreveu:sempre ouvi dizer "nunca peças a quem pediu, nunca sirvas a quem serviu" :twisted:
Muito menos "a quem se serve..."
Pinfinhas
Membro Veterano

quinta abr 28, 2011 7:05 am

"Uma das medidas é o despedimento massivo na função publica", e porquê??
Será porque os funcionários públicos não têm direito ao fundo de desemprego em caso de despedimento? E o que acontece a essas pessoas? Como vivem?
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

quinta abr 28, 2011 10:31 am

com a crise reduzi drasticamente o meu consumo (não que eu fosse consumista). E sinto-me muito melhor! Portanto com crise ou sem crise foi uma das melhores resoluções que tive até hoje.
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

quinta abr 28, 2011 10:53 am

Eu nunca fui rica... mas agora ascendi a malabarista profissional :lol:

Falando em Estado, o Estado voltou a adiar, pela terceira vez, a colocação dos poucos estágios profissionais que prometeu. Vai-se a ver são cancelados...

Eu só queria um trabalhito :oops:
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

quinta abr 28, 2011 11:04 am

Eu nunca fui rica... mas agora ascendi a malabarista profissional
:lol:
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”