criação de mandarim

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
ivanjr
Registado: segunda jun 09, 2003 2:20 pm

segunda dez 15, 2003 5:15 pm

:D pessoal estou muito contente com os meu mandarins pois eles estam indo de vento e popa ja esta na 4 cria e estou com uma duvida pois isso não prejudica eles pois mal acaba os filhotes sair do ninho ela ja e eles mal começam a comer sozinho e ela ja começa a pór novamente, foram 04 crias uma a tras da outra isso não tem problema para eles ela ja esta com 06 filhotes e fa esta começando a empenar os filhotes apos eles começarem a voar o que eu devo fazer deixo ela por novamente ou tiro a casinha para ela não por ou o que eu devo fazer deixo ela colocar ovo novamente. obrigado e ate mais e um feliz natal e um ano novo............. :D :D :D :D
vald
Membro Veterano
Registado: quinta out 23, 2003 7:15 pm

segunda dez 15, 2003 6:51 pm

Não sei se percebi a sua questão!

A dúvida que coloca relaciona-se com o número de ninhadas seguidas. Se for esta a sua questão devo dizer que estas nunca devem ser mais de três por ano, pois assim não só tira aves de melhor qualidade como poupa os progenitores do desgaste que acarreta chocar os ovos e cuidar das crias.
Quanto a altura do ano para criação, aconselho o inicio da Primavera até ao fim do Outono, evitando sempre que possível o Inverno.

Evitar as posturas por vezes torna-se difícil, mesmo quando tiramos os ninhos eles continuam a pôr nos comedouros e no chão, mas no entanto tente…

Um bem-haja
ivanjr

terça dez 16, 2003 2:53 pm

:D Caro colega agradeço a atenção do amigo, realmente isso acontece pois antes deles comecarem essa nova cria eu tinha retirado o ninho mas ela pos no chão como o colega disse, como fasso para eles darem um tempo para não prejudicar eles, pois ela cria direto ja foi 04 crias uma atras da outra, os filhotinhos ja estam grandes e empenados mas ainda não comecaram a sair da casinha. oque devo fazer assim que eles sairem tiro a casa e não coloco mais e se ela começar a por ovo de novo ai coloca a casa e deixo eles criarem novamente. espero contar com a ajuda do pessoal para sanar minhas duvidas.............. :D :D
vald
Membro Veterano

quinta dez 18, 2003 12:22 am

Caro Ivanjr:

Para lhe dar uma solução temos de avaliar a situação:

Dimensão da gaiola?

Quando põe no chão, constroem ou tentam construir algum ninho?

Temperatura a que estão expostos?

Dá-lhe alguma papa de criação?

Tipo de alimentação?

Faço estas perguntas porque muitas das vezes a resolução deste problema está numa das questões atrás referidas, mas por vezes o instinto destas adoráveis aves é tão forte que não se encontram soluções.

Só uma questão que foge ao contexto deste tema (se não leva a mal): Você não é Português?

Um bem haja
ivanjr

quinta dez 18, 2003 5:11 pm

:lol: Sou do brasil e quando ao ambiente que eles estam normal,e quantoa a aliementação eles comen mistura para passaros exoticos e dou farinhada aquela amarela e contem ovo e dou espinafre diariamente para eles e coloco uma pedra de calcio tambem. minha duvida é que eles estam criando direto, e que onde ou moro agora é começo do verão, o que devo fazer posso deixar eles ciarem novamente.
vald
Membro Veterano

sexta dez 19, 2003 12:31 pm

Continuo sem saber se eles estão num viveiro ou gaiola, sem tem sempre material disponível para fazer o ninho e se a papa contem algum aditivo que estimule a reprodução.
Mas o problema também pode advir do tipo de clima a que estão sujeitos, se for isso tente pedir uma opinião a criadores da sua zona, certamente eles terão solução. Pois como de saber aqui em Portugal temos 4 estações bem definidas e com amplitudes térmicas elevadas, que influenciam o ritmo biológico das aves o que torna as coisas mais fáceis.

Caso encontre solução por outro meio diga, pois eu também não sei tudo.

Um bem-haja e um Feliz Natal.
de_manic
Registado: domingo dez 29, 2002 12:52 am
Localização: caturras, mandarins, rolas, pardais de java, 2 gatos
Contacto:

domingo dez 21, 2003 3:49 pm

ivanjr

Separa o casal em gaiolas distintas para descansarem destes periodos de criação.
BocaJrs1
Membro
Registado: terça nov 18, 2003 1:02 pm

segunda dez 22, 2003 3:22 pm

ivanjr Escreveu: D pessoal estou muito contente com os meu mandarins pois eles estam indo de vento e popa ja esta na 4 cria e estou com uma duvida pois isso não prejudica eles pois mal acaba os filhotes sair do ninho ela ja e eles mal começam a comer sozinho e ela ja começa a pór novamente, foram 04 crias uma a tras da outra isso não tem problema para eles ???
Qual problema da-lhe com força e quando tiveres muitos fazes um arroz de mandarim k é uma delicia 8) 8)
Responder

Voltar para “Aves”