abc

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
deinhac
Membro Veterano
Registado: quinta jan 16, 2003 11:09 am

domingo dez 21, 2003 4:34 pm

Tukita Escreveu: Há muito tempo que não venho a este tópico mas se ele ainda for sobre casacos de peles, quero divulgar o que li numa revista há algum tempo:
:evil: :evil: :evil:

"A moda volta a falar em acessórios e casacos forrados a pele. E na luxúria lasciva que elas inspiram, quais troféus de guerra :evil: A maioria dos designers trazem-nas para as suas colecções e a estação enche-se de um exotismo luxuoso. Desfilaram nas passareles Versace, Tod's, Dolce & Gabanna, Fendi, Roberto Cavalli e Michael Kors para Celinde, entre outros, e regressam envoltas num fascínio quase inacessível. É hora de tirar o casaco de peles do armário ou reciclar as versões mais antigas das avós.

O Fascínio do Pêlo(fascínio do quê :!: :?: )

Sempre cobiçámos as peles dos animais. Elas simbolizam o luxo, a conquista e o poder.
Animais, peles, pêlo: troféus de frivolidade. Corolárias do nosso desejo de posse e conquista, da vontade primária de dominar a natureza pela força, as peles são um fascínio ancestral. O roubo impiedoso da beleza dos outros. E o fascínio sobe quando se fala de peles exóticas. Anna Molinari e Miuccia Prada desfilaram em casacos de chinchila, a Loewe casacos em pêlo de gato lippi, Christian Loboutin forrou os seus acessórios a pele de pónei com estampado de leopardo. O vison, o clássico, esteve em quase todas as passerelles, as de Tom Ford, para Gucci e Yves Saint Laurent, a de Michael Kors para Celine ou a de Jean Paul Gaultier. É o mais perto que se consegue estar da imortalidade(de quem?)."

Vogue Portugal, nº13 - Novembro 2003

De facto, Tukita, esse artigo é revoltantemente instigador de dondoncas, para pensarem que estao um "must", com uma serie de animais mortos em cima delas... :evil: :x :evil:

Só sinto é desprezo por tanta vaidade...

Já agora, vi na Tv a campanha dos famosos organizada pela Animal e fiquei muito agradada com o que vi (com a campanha, que achei muito digna e interessante, nao com as imagens dos animais a sofrer, isto perseguiu-me durante uns tempos na cabeça :( )
A todos os que dizem mal da Animal, eu normalmente nao intervenho muito, porque nao conheço essa instituição o suficiente para defenfer ou criticar...mas desta vez, e sobre esta campanha, digo que achei fantastica e dou os meus parabens ao Migue Moutinho! :)
veganinha
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 3:56 pm
Localização: 1 collie, 2 rafeiritos, 8 gatos, 1 cadela arraçada de épagneul

domingo dez 21, 2003 7:11 pm

[quote=rita_feria]

Será mesmo possível comparar o sistema nervoso de um porco ao de uma alface? Sem se perceber e sem entramos na biologia de cada um, não será possível compreender que têm níveis de sofrimento e angustia completamente diferentes? Ou será que nós e as plantas temos os mesmo sentimentos? Não estou a falar de racionalidade mas de sensações.
[/quote]

Concoro com a deinhac mas faço uma ressalva ao comentário da Rita que penso ter sido mal interpretado.
Ela não disse que uma alface sente o mesmo que um porco. Lêm com atenção e cocordo com ela quando diz que nós Homens que estamos no topo da cadeia alimentar já desiquilibramos completamente a Natureza exactamente por pensarmos "é a cadeia natural" ou o "ciclo natural" :? :?
Por favor temos que tomar consciência das nossas atitudes relativamente a todos os ecossistemas.
O Homem é o maior predador do planeta!!!
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo dez 21, 2003 7:51 pm

Eu sou totalmente contra o uso de peles de animais mortos para esse fim.
E não tenho dúvidas que é pura toleima e vaidade que faz certa gente usar esse tipo de roupa.

Agora, acho que se um animal é morto para a nossa alimentação ou por controlo do excesso de população desse animal ou morto por qualquer outro motivo sério, então deve-se aproveitar tudo o que o animal pode dar.

É respeito pela morte do animal.
Pe, não se compreende que quando houve a crise das vacas loucas e centenas foram mortas em Inglaterra, que não se aproveitassem as peles.
Isto eu acho vergonhoso.Acho falta de respeito.

Mas pronto, não sou, nem vou ser vegetariana.

Limito-me a achar que devemos consumir menos carne, menos peixe, menos açucares, menos gorduras, enfim, devemos consumir menos.

Acho que se matamos há que o fazer com respeito.

Matar por pura vaidade ?
Não é cruel, é estúpido !
É de atrasado mental (deviam ser extintos - os estúpidos).

Devemos ser conscientes dos nossos actos.
Sempre suspeitei que a cabeça da Cinha Jardim só serve para fazer penteados...não se passa nada lá dentro.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
deinhac
Membro Veterano

domingo dez 21, 2003 8:20 pm

Aisd, eu concordo em linhas gerais com o que pensas... mas olha que estás a chamar de estupido quem usa peles por vaidade, não estás a aceitar a maneira de viver de certas pessoas, e isso pode ser aqui visto como uma atitude extremista da tua parte! Os vegans que falaram aqui foram acusados de extremistas quando criticaram quem come carne!... os carnivoros já podem criticar os que usam peles??? Em que ficamos, afinal?
Tu consideras que é uma futilidade usar peles, os vegans consideram uma futilidade isso + comer carne...
Desculpa, nao é nada pessoal contra ti, mas se há direitos para uns de se indignarem, tambem deve haver direitos para os outros que têm filosofias de vida diferentes...
Compreendes onde quero chegar? :?
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

domingo dez 21, 2003 10:53 pm

deinhac Escreveu: Tu consideras que é uma futilidade usar peles, os vegans consideram uma futilidade isso + comer carne...
Curioso... os vegans que conheço, já os "apanhei" com botas e cintos de cabedal. Dizem que há poucas alternativa... Bolas, o que há mais é calçado sintético.

Só queria deixar aqui a minha opinião acerca do uso de peles.
Há que destinguir 2 situações completamentes diferentes a meu ver:

1- O uso de peles de animais selvagens, muitos deles em perigo de extinção é a unica situação que consigo encaixar neste tópico.
É completamente reprovável. Matar um animal apenas por causa da sua pele é inconcebíbel hoje em dia. Há legislação que controla o trafico de peles de animais selvagens.

2- O uso de peles de animais domésticos destinados á alimentação.
99,9% das pessoas usam este tipo de peles Quer em calçado, cintos, casacos, braceletes de relógios, etc.. Acho perfeitamente legítimo. Já que um animal é abatido para a nossa alimentação, que tudo o que puder ser aproveitado o seja. Como referiu a aisd, acaba por ser respeito pelo animal.
Os indios das pradarias respeitavam o bisonte e TUDO era aproveitado, inclusive os ossos. Era o respeito pela vida que tinham tirado e o respeito pela dádiva da natureza. Não havia o luxo do desperdício.
Nesta sociedade ocidental em que vivemos é que existe o conceito de lixo. Todas as sociedades que dependiam da natureza sempre tiveram a reciclagem em conta.

Atenção que não estou a defender a industria de cortumes. O cromio utilizado no sector é altamente poluente.
A curtimenta de peles artesanal não poluente caiu completamente em desuso.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda dez 22, 2003 8:33 am

O Fang deu a resposta que eu gostaria de ter dado.

Eu não ataco ninguém, apenas tenho este preconceito - pior que a crueldade, é a estupidez.
Tira-me do sério.

De resto tenho respeito por todas as convicções, desde que alicerçadas em algum raciocínio e reflexão.
Mas percebo o que a Deinhac quer dizer...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
deinhac
Membro Veterano

segunda dez 22, 2003 10:35 am

fang Escreveu:
Curioso... os vegans que conheço, já os "apanhei" com botas e cintos de cabedal.
Essas pessoas nao sao vegans, entao ;)
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

segunda dez 22, 2003 3:14 pm

deinhac Escreveu:
fang Escreveu:
Curioso... os vegans que conheço, já os "apanhei" com botas e cintos de cabedal.
Essas pessoas nao sao vegans, entao ;)
Pois... provavelmente não são. Talvez apenas vegetarianos.
Mas pelo menos aceitam-me e respeitam-me como omnívoro. ;)
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
topdown
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2003 8:23 pm

segunda dez 22, 2003 11:10 pm

CasadeAnaval Escreveu:
minidiogo Escreveu: Olá Rute!

Concordo contigo quem deve de pagar é quem os mata e nao quem os compra.

Adeus
mini
Vão-me desculpar mas não concordo. A matança continua somente porque existe quem compra:Assim, são igualmente culpados. As peles artificiais hoje em dia são virtualmente idênticas, daí que não há justificação a não ser uma vaidade estúpida para as comprar verdadeiras.
Não é assim tão linear. Por vezes quem mata são povos autócones, com poucos meios de subsistência e desenraizados das formas de vida modernas. Há organizações que têm programas de reeducação das populações, em que lhes são ensinadas outras formas de sobrevivência/vivência (acontece o mesmo às populações que vivem do cultivo de cannabis, papoilas,...). Estes programas contribuirão, num futuro próximo, para a redução das mortes de animais selvagens.

Assim, nem todos os que matam são realmente culpados... (atendendo a que a culpa é um acto interiorizado e que pressupõe consciência).

É verdade que a matança continua porque há quem compre. Bem, também é verdade que há muitas pessoas pouco informadas (porque não se interessam, porque não têm a formação para entender, porque a forma como a informação chega não é adequada,...). Sim, porque as peles não são só usadas pela «nata da sociedade». Formação/educação não é sinónimo de dinheiro...
O uso de peles ainda está conotado com a riqueza exterior. No fundo é como o ouro... só tem o valor que lhes atribuimos, de resto não passa de um pedaço de metal.
É na verdade, o valor que atribuimos às peles dos animais que permite o duo matança/compra. Mais uma vez é a economia que determina o destino dos animais. E quem é responsável pela economia? O HOMEM.
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”