Tenho 15 anos e monto a cavalo há 10. E foi precisamente há 10 anos, ao desvendar o deslumbrante mundo dos cavalos, que decidi que queria um para mim. Pedi aos meus pais e (como é mais que lógico!) a resposta foi “NÃOO!”. Mas fui pedindo, e pedindo, e pedindo… A paixão ia crescendo comigo. O “chegar ao topo é impossível” de que tanto se fala na arte equestre seduzia-me

De há uns tempos para cá, o meu pai prometeu-me um cavalo até ao final do ano. Chorei muito, foi uma surpresa para mim e não sustive o entusiasmo e emoção do momento. Estou agora à procura de um bom cavalo de desporto. Embora seja cautelosa e muito perfeccionista na minha escolha, o que pode e vai atrasar a decisão final, sei que está para breve e que tenho de me preparar o mais rápido possível para a chegada do meu bebé

Mas vamos ao que interessa. O meu cavalo terá de ficar “hospedado” numa das boxes do centro hípico onde tenho lições, o qual fica a 100km da minha casa. Sei que manter um cavalo no estábulo é o ideal para animais de competição, que despendam muita energia nos seus treinos. Por outro lado, os movimentos limitados podem estragar a vida dos cavalos que são menos exercitados. Acabam por desenvolver vícios de estábulo, alguns dos quais muito sérios (como a auto-mutilação, por exemplo!). Para mim, isto é lamentavelmente triste

Bem, o que vos queria perguntar, antes de mais, é: um cavalo de estábulo deve ser exercitado todos os dias? O pessoal do centro diz que, na sua maioria, não. Contudo, li em vários livros que o exercício físico diário é indispensável ao bem-estar de um cavalo nestas circunstâncias. Se a questão é a idade, posso dizer-vos que procuro um cavalo com idade compreendida entre 5 e 10 anos.
E porque é que isto me preocupa tanto? Preocupa-me tanto porque não vou poder montá-lo todos os dias. Nas semanas de testes, vou poder fazê-lo no máximo 2/3 vezes por semana. Mas o problema é facilmente resolvido se pedir a um dos meus amigos do centro, que são excelentes cavaleiros e vivem por lá, para se encarregarem de o trabalharem nos dias em que eu não posso.
A minha segunda, e não menos importante questão é: há algum modo de manter o cavalo entretido na boxe? Fiz uma pesquisa, e encontrei umas bolas coloridas que dizem ser bastante eficazes contra o stress. Mas, no dito site, não fazem encomendas para Portugal. Se souberem de algum site que o faça, ou de outros brinquedos que possam servir, por favor digam-me.
Desde já obrigado!