Medo de trovoada

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
godita
Membro Veterano
Registado: sexta out 07, 2005 8:06 pm

sexta abr 22, 2011 12:26 am

Pelo que me foi contado, a Kika sempre viveu na rua amarrada a uma arvore e sem abrigo nenhum, ora perante este cenário achei (mal) que estava imunizada contra medos. Enganei-me redondamente, sempre que chove é praticamente impossivel ela sair a rua, apenas vem se for ao colo, mas mal faz xi xi, volta a correr para casa como louca. Mas o pior nem é isso, há tempos houve uma grande trovoada por aqui e ela simplesmente desapareceu, chamamos e procuramos pela casa toda, sabiamos que ela estava em casa, porque os portões estavam fechados e chovia imenso, logo ela não vai à rua, demos com ela aninhada debaixo de uma prateleira da despensa a tremer de medo completamente aterrorizada. Foi complicado acalmá-la, achei que ela ia desmaiar de medo, peguei-lhe ao colo, embrulhei-a, acalmei-a, mas fiquei aflita, porque nunca tinha visto nada assim,. A mafalda tem medo de foguetes e esconde-se dentro de casa, mas não fica em pânico.
O meu receio é se trovojar e não estivermos em casa. Agora sempre que começa a chover, penso logo que não podec trovojar antes de eu chegar a casa.
Não sei o que fazer, tenho mesmo receio que lhe aconteça alguma coisa, ela já deve ter levedo com muita chuva e trovões em cima, não consigo perceber mas estou preocupada.
Desculpem o tamanho mas de certeza que deve haver alguem com um problema oparecido :cry:
Boa Páscoa :wink:
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sexta abr 22, 2011 2:14 am

A maior parte dos cães tem medo de trovoadas, mesmo sem terem levado com uma "em cima"... Agora imagine o terror de um ser completamente exposto, a ver relâmpagos por todo o lado, preso, sem poder esconder-se ou fugir, com o barulho aterrorizante (até para muitas pessoas) e a chuva a cair-lhe em cima... Não cria imunidade, cria é uma verdadeira fobia, que poderá ser atenuada mas dificilmente ultrapassada.

Tente arranjar-lhe um abrigo em que a Kika se sinta segura, com coisas com o seu cheiro e que ela associe à sua presença - tive um cão que se escondia debaixo da cadeira favorita do meu pai, mesmo não estando ele em casa... - e, se for possível, deixe o rádio ligado, ou a tv, ou música. Feche as janelas de forma a minimizar o ruído e a luz dos relâmpagos. Estando em casa, não impeça que ela se esconda, mas faça-lhe companhia, afague-a... eu costumo cantar para os meus animais, eles não se importam com desafinações nem com falta de rimas ;)

Infelizmente nem sempre podemos estar em casa quando o tempo piora, e nem sempre as trovoadas são previsíveis. A sua cadela teve uma vida difícil, e só muito carinho e atenção a poderão ajudar a ultrapassar os traumas.
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Osafi
Membro
Registado: quarta jun 09, 2010 9:19 am

sexta abr 22, 2011 10:10 am

A minha cadela também tem medo da trovoada, mas em vez de se esconder ladra cada vez que ouve um trovão...

O problema é que isso cria problemas de coração aos donos :twisted:
Cada vez que ela ladra cada um dá um pulo no sofá :roll:

O que podemos fazer quanto a este medo?

O problema é que ela agora também ladra cada vez que ouve passar um avião.

Mas eu não sei porque é que ela começou a fazer isto agora :? Ela vai fazer 5 anos e só começou a fazer isto à um ano :roll:
kika2010
Registado: domingo fev 06, 2011 11:28 am

sexta abr 29, 2011 11:08 pm

a minha kika tb tem mt medo de trovoadas ja fugiu do jardim á custa disto..qd é a noite deixo a luz acesa axo k acalma pk nao da tanto pela luz dos relampagos!
Brininha
Membro
Registado: quinta fev 10, 2011 9:01 pm

sábado abr 30, 2011 10:25 am

Eu sei que é um tópico de cães mas o meu gato quando há foguetes ou trovoada mete-se por baixo da cama e treme por todos os lados e fica apático. se eu mexer nele, ele não me vê, nem olha para mim sequer, estava completamente apático. (aconteceu 2 vezes) Conlusão: estava a ter uma convulsão (silenciosa)
Penso que pode acontecer o mesmo com os cães
Responder

Voltar para “Cães”