ajudem-me! cão mal comportado

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

saraac
Membro Júnior
Registado: domingo dez 27, 2009 12:50 am

domingo mai 01, 2011 10:30 pm

olaa a todos, eu um dia antes da passagem de ano adoptei uma cadelinha. tem agora seis meses. mas o problema q sempre teve é q faz xixi em todo o lado! desde pequena. quando veio para ca ainda nao podia ir a rua e eu compreendia apes da repreeder, e tentar q ela fizesse no jornal. ate hoje, ainda nao perdeu a mania de fazer no chao, em todo o lado. e por vezes come as suas fezes. nao sei q fazer mais, tambem ja experimentei umas gotas q pelo o olfacto eles habituam-se a ir fazer ao sitio, mas ela em vez de fazer la, lambe as gotas q pus no jornal. quando vai a rua nao faz nada, chega a casa e faz onde quer e bem lhe apetece. ajudem-me, o que devo fazer??
beijinhos
FeelingNerD
Membro Veterano
Registado: sexta out 30, 2009 6:01 pm

domingo mai 01, 2011 11:12 pm

Pode experimentar meter algo desagradável (repelentes próprios, molho muito picante, etc) mas comestivel nas fezes quando vir que está para o fazer.

De qualquer forma leia este tópico, pode haver problemas a resolver por trás disso. http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=75563

Quanto aos xixis e cocós, veja o 4º comentário nesta página e leia esses tópicos de casos semelhantes e repletos de dicas:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... c&start=30
"Breaking apart all this love in my heart,
Close my eyes and move to the back of my mind, where feelings mean nothing.."
Netherwing
Membro Veterano
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

domingo mai 01, 2011 11:36 pm

o treino basico de higiene não é nada de transcendental e ainda vai muito a tempo de ser feito com sucesso.

crie rotinas com cadela.

se ela for de pequeno porte tenha em mente que as idas à rua devem ser mais frequentes e menos espaçadas.

ao levantar leve-a à rua... sempre sensivelmente à mesma hora.

divida a dose diaria de ração em duas doses... coloque a ração e deixe-a terminar, após a refeição mais uma ida à rua.

Faça a cadela associar a rua... o passeio com a dona, a momentos dedescontração... leve um biscoito ou bolachinha, brinque com ela, crie laços e acima de tudo aproveite as saidas para a socializar com pessoas e animais.

Trela sempre :)

o treino de higiene é um processo que pode ser mais ou menos longo conforme o animal e dependendo também da dedicação do dono/a.

Depois de adquirido fica para a vida e pode relaxar!!

boa sorte e bom treino.
An ye harm none, do what ye will
Netherwing
Membro Veterano
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

domingo mai 01, 2011 11:46 pm

em relação a repreender a cadela ....

se for a posteriori não vai ter qualquer efeito, os cães não associam "crime e castigo" a menos que seja no exacto momento do acto.

ou seja, se a vir a fazer dentro de casa pode e deve na hora repreender verbalmente, ralhar... ela vai perceber aos poucos que não deve fazer em casa.

o primeiro ano... ano e meio é a prova de fogo de qualquer dono... seja coerente no treino, rotineira ( os cães amam rotinas ) , seja persistente e vai resultar!! :)
An ye harm none, do what ye will
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

segunda mai 02, 2011 10:25 am

E a repreensão na hora, seja como for, fará com que o cão não faça na sua presença, vai fazer onde você não está... o que é mau, porque quer que faça à trela na rua consigo ao lado... por isso vai-se apertar e fazer apenas em casa à solta numa divisão onde você não está.

Há n tópicos acerca disto aqui procure-os...
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
saraac
Membro Júnior

segunda mai 02, 2011 12:20 pm

muito obrigado a todos, vou tentar q resulte. quanto aos cocós, ela só come quando nao estou a ver, deparo-me sempre só com a marca no chao ou só metade.

eu tenho mais outra cadela, c cerca de 6 anos, e ela esta habituada, a quando esta aflita e nao pode ir a rua, fazer numa toalhita q esta no chao a fazer lugar de jornal. a mais nova vai la cheirar, mas nunca faz. sera por causa de ter o cheiro da outra?

vi q uma soluçao era limpar os sitios onde ela faz com algo c odor forte e nunca com detergente pois contém amoniaco. alguem sabe de alguma coisa q resulte?
sofiaabreulopes
Membro Veterano
Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*

segunda mai 02, 2011 12:24 pm

saraac Escreveu:muito obrigado a todos, vou tentar q resulte. quanto aos cocós, ela só come quando nao estou a ver, deparo-me sempre só com a marca no chao ou só metade.

eu tenho mais outra cadela, c cerca de 6 anos, e ela esta habituada, a quando esta aflita e nao pode ir a rua, fazer numa toalhita q esta no chao a fazer lugar de jornal. a mais nova vai la cheirar, mas nunca faz. sera por causa de ter o cheiro da outra?

vi q uma soluçao era limpar os sitios onde ela faz com algo c odor forte e nunca com detergente pois contém amoniaco. alguem sabe de alguma coisa q resulte?
vinagre
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, &ldquo;Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There&rsquo;s not one name left for me.&rdquo;</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&ldquo;I&rsquo;ve left you &rsquo;til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I&rsquo;ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!&rdquo;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>&nbsp;
</p>
<p>&nbsp;</p>
saraac
Membro Júnior

segunda mai 02, 2011 1:00 pm

obrigado!
danielcastro
Registado: segunda mai 02, 2011 4:24 pm

segunda mai 02, 2011 5:13 pm

ela comer o coco deve se ao strss !!!

Como ja aqui o disseram as rotinas sao importantes como o passeio tambem o é
Habituar o animal a um passeio diario no caso de ela ser de pequeno porte 30 minutos se for grande 1 hora por dia em caminhada.
vai verificar que o comportamento dela se altera de um dia para o outro com esta rotina

A repreensão deve se tentar dar no momento em que ela o faz, quando nao estiver presente deve aproximar ela do xixi ou coco (nao nessecita de esfregar o focinho como o velho mito diz ) e ralhar com ela mostrando se chateada.
Isto deve ser todas as vezes que ela o fizer não pode haver exepçoes so porque voce esta mais cansada ou nao lhe apetece perder tempo eles nao conseguem distinguir isso.

quando ela fizer xixi na rua deve promover esse comportamento com um mimo.
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

segunda mai 02, 2011 6:53 pm

danielcastro Escreveu:ela comer o coco deve se ao strss !!!

Habituar o animal a um passeio diario no caso de ela ser de pequeno porte 30 minutos se for grande 1 hora por dia em caminhada.
vai verificar que o comportamento dela se altera de um dia para o outro com esta rotina

A repreensão deve se tentar dar no momento em que ela o faz, quando nao estiver presente deve aproximar ela do xixi ou coco (nao nessecita de esfregar o focinho como o velho mito diz ) e ralhar com ela mostrando se chateada.
Isto deve ser todas as vezes que ela o fizer não pode haver exepçoes so porque voce esta mais cansada ou nao lhe apetece perder tempo eles nao conseguem distinguir isso.

A coprofagia deve-se ao stress? :o Um só passeio por dia, de meia hora se o cão for pequeno, de uma hora se for grande? :o Mostrar-lhe os cocós e os xixis de todas as vezes que o animal os fizer e ralhar-lhe? :o

Ó Daniel, e se antes de debitar conselhos se informasse um bocado sobre cães e seu treino? :twisted:
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda mai 02, 2011 9:27 pm

...

.
Disparate. Na maioria dos casos comem por acharem as fezes apetecíveis, por vício ou mania.

Seja qual for a razão e apesar de ser um hábito nojento para nós, não lhe prejudica a saúde e eventualmente deixará de o fazer.
Quando não assiste ao "crime" não serve de nada repreender, o animal só fica desorienrado e sem perceber a razão da reprimenda. Causa - efeito, é assim que a mente do cão funciona e é simples de entender.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

danielcastro

segunda mai 02, 2011 10:27 pm

LuluB Escreveu:

A coprofagia deve-se ao stress? :o Um só passeio por dia, de meia hora se o cão for pequeno, de uma hora se for grande? :o Mostrar-lhe os cocós e os xixis de todas as vezes que o animal os fizer e ralhar-lhe? :o

Ó Daniel, e se antes de debitar conselhos se informasse um bocado sobre cães e seu treino? :twisted:
Lulu e companhia por cortesia limite se a dar os conselhos que acha que deve dar e nao a criticar os outros nas ajudas que dão!!!!!
Poderei mostrar lhe meus cães em obediencia e vai verificar que as minhas ideologias nao estarão assim tão erradas

Houve alguem há uns anos atrás que disse qualquer coisa como :
o treino por recompensa é o melhor treino não deixa marcas psicologicas nos caes.
Isto na altura em que os cães eram ensinados a base de pancada nessa altura esse alguem era maluco hoje em dia prova se o contrario :evil:
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça mai 03, 2011 12:15 am

Ó amigo, você está equivocado porque isto é um fórum de discussão, onde se debatem ideias, opiniões e conhecimento, não é um site de venda de rações e serviços, portanto se discordo da sua teoria tenho todo o direito de postar, ok? :wink:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

danielcastro

terça mai 03, 2011 7:13 am

dinodane Escreveu:Ó amigo, você está equivocado porque isto é um fórum de discussão, onde se debatem ideias, opiniões e conhecimento, não é um site de venda de rações e serviços, portanto se discordo da sua teoria tenho todo o direito de postar, ok? :wink:
para sua analise :

http://www.hospvetprincipal.pt/coprofag.htm

e depois diga-me que não ha qualquer problema em ele comer o coco.
esse facto é um meio para o seu amigo comunicar consigo em que algo não esta certo com ele desde querer a sua companhia, ou algo mesmo de foro fisiologico.
Como pode verificar nas causas stress ou ansiedade por separação esta incluido.(Como nos dias de hoje e porque deve ser a situação da nossa amiga, todos nós saimos de manha para trabalhar e os nossos amigos ficam em casa)
Aquilo que sugeri com os passeios foi a companhia a sugestao de mimos porque na minha experiencia tem sido o bastante para isso parar de acontecer.

E como fui ensinado em que devemos testar "tudo" antes (isto em casos comportamentais,psicologicos )de partir para a agressao com medicamentos embora se deva consultar o seu veterinário

"Deverá sempre contactar o seu médico-veterinário assistente para a resolução da stuação.Indicações de leigos nãos erão as mais indicadas."

ps:como poderá ver não tentei vender nenhuma ração ou serviço neste tópico mas até o forneci gratuitamente ainda assim obrigada pela publicidade.
os nossos petsites são onde se dá a conhecer um pouco sobre nós e os nossos animais
FeelingNerD
Membro Veterano
Registado: sexta out 30, 2009 6:01 pm

terça mai 03, 2011 1:46 pm

Desculpe mas você foi corrigido porque disse, não que o stress poderia ser uma causa, mas que o stress era a causa.
Há cães que podem comer fezes por uma alimentação inadequada, vamos simplesmente atirar para o ar que é stress sem ver as outras possiveis causas? É que foi isso que você fez no seu primeiro comentário e se ninguem tivesse dito nada, a dona até podia acreditar nisso e a causa ser outra completamente diferente.

E já agora se não quer que os outros opinem quanto ao que você acha, então não está no sitio certo. Porque como você diz, a educação dada aos cães evoluiu, e provavelmente evoluiu com debate de ideias :roll:

E é normal que não concordem consigo porque os cães entendem causa-efeito. Se você lhe mostra as fezes e ralha, ele não vai associar fazer cocó aqui é mau, ele ou vai ficar simplesmente confuso ou vai associar que você fica chateado por ver as fezes dele. E muitas vezes é até dai que alguns cães começam a comer fezes, para as esconder.

E já agora cães mais pequenos precisam de menos exercício? Estranhíssimo, porque eu diria que um cão como um beagle precisa de muito mais exercício que um bouvier bernois ou um dogue alemão.
"Breaking apart all this love in my heart,
Close my eyes and move to the back of my mind, where feelings mean nothing.."
Responder

Voltar para “Cães”