Ração Intrigante....

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

pastorius
Membro
Registado: quinta out 09, 2003 12:47 pm

sexta dez 19, 2003 10:25 am

Bom dia Kathleen.De facto também não compro ração de "supermercado" mas já analisou os valores nutricionais da Purina-Proplan?É que esta ração não se vende em qualquer local.Poderá estar a confundir com uma outra que tem embalagem semelhante mas chama-se One e esta sim disponivel em qualquer supermercado.Mais uma vez indico que a Proplan e após as análise que fiz de comida 1-12 meses sem duvida a mais rica em nutrientes.Para além disso não noto apetite excessivo nem ainda excesso de peso se bem que ainda é um gatinho de 6 meses.De qualquer forma cada caso é um caso....
Ninita2
Membro Veterano
Registado: domingo out 19, 2003 1:55 pm

sexta dez 19, 2003 1:31 pm

Obrigada a todos pelas respostas :D , e em especial aos membros casadeanaval e kathleen por me terem explicado o motivo pelo qual não devemos variar a ração. Não tinha pensado nos problemas gastroentestinais e de facto assim tornar-se-ía mais fácil o diagnóstico. Quanto aos meus bichanos gostarem tanto desta Purina estou desconfiada :? nunca os vi comer assim, alguma coisa aquela comida deve têr a mais :roll: Bom, quando acabar volto à RC.

E já agora, variar dentro da mesma marca de comida então também não é aconselhável, certo? Devo dar sempre a mesma ração RC? É que eu costumo comprar light, indoors ou hair&skin.....

Beijocas a todos :D
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

sexta dez 19, 2003 2:46 pm

Olá

Eu posso ter induzido em erro. A Purina tem duas gamas, uma de supermercado e uma gama de loja de animais e vet que é superior. A Purina não é uma má ração è há gatos que a adoram, deve é analisar a composição e ver se é ou não adequada.
Deve ambém dar uma ração adequada aos gatos que tem. Se tem gatos adultos castrados, pode ser aconselhável ração de gatos castrados ou light, ou indoor.

Não deve variar muito nem mesmo dentro da mesma ração. mas pode de x em x tempo mudar da hair & Skin para a Indoor por exemplo. O problemático é dar um dia uma e outro dia outra.

Beijokas
Kathleen
carlapinheiro
Membro Veterano
Registado: segunda set 09, 2002 9:43 am

sexta dez 19, 2003 3:07 pm

Já pensou na possibilidade de eles pedirem mais comida, por esta não ter todos os nutrientes a que eles estão habituados com outras rações?

Não percebo nada disto, só que me lembrei desta possibilidade, já que a Becas comia em muito maior quantidade as Whiskas Gatinhos e agora com a VetCat da Royal Canin, come menor quantidade e não mia tanto... ;) :o

Será isso?
Kathleen
Membro Veterano
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

sexta dez 19, 2003 3:41 pm

Olá

Carla, o que se passa com a sua gatinha, é ue as rações de supermercado, como é o caso da Wiskas não são tão ricas em nutrientes, como tal o gato tenm de comer muito mais para não ter fome. Enquanto que as rações como A Purina Pro Plan, Eukanuba, Royal Cannin e Hills são rações mais equilibradas, como tal os gatos têm necessidade de comer muito menos. Por isso é que muitas vezes dizemos que não fica assim tão caro comprar rações melhores pois eles comem muito menos ;)

Beijokas
Kathleen
carlapinheiro
Membro Veterano

sexta dez 19, 2003 3:50 pm

Ora nem mais Kathleen, bem me parecia.
Pelo menos, com a Becas foi assim, em pequenina comia Whiskas, depois da esterilização e só depois de fazer 6 meses, é que comecei a comprar Royal Canin e a controlar a quantidade. Come muito menos e com uns "baguinhos" já se cala :lol: :lol:

Penso que se passa o mesmo com os animais da Ninita2... ;) ;)
Ninita2
Membro Veterano

sexta dez 19, 2003 5:36 pm

Pois, parece que sim tadinhos! Parecem uns tontos a comer :oops: Bem, de volta à RC, e desta vez sem escapadelas ;) De facto, com esta comida ía saír-me bem mais cara a alimentação dos bichanos, a comerem que nem uns aspiradores!!! :o

Beijocas :D
carlapinheiro
Membro Veterano

sexta dez 19, 2003 5:48 pm

Feitas as contas, (já para não falar em qualidade)... comprar comida de supermercados ou de vet, é quase o mesmo preço...

Uma é mais barata, mas dura menos e não tem tantos nutrientes, a outra é mais cara, mas dura bastante e é mais completa ;) ;)
Kathleen
Membro Veterano

sexta dez 19, 2003 6:21 pm

Olá

Já para não falarmos das prováveis vantagens em relação a contas de veterinário por doenças causadas pelas más rações ;)

beijokas
kathleen
sararp
Membro Veterano
Registado: quarta jul 03, 2002 11:01 pm
Localização: 1 cão Serra da Estrela, 1 gata, 3 tartarugas, 3 coelhos anões

sábado dez 20, 2003 11:18 pm

Agora estou confusa... os meus gatos comem proplan e adoram. Comem super bem , comem muito, enfim nota-se que gostam da ração. A par disso estão óptimos ao nível do pelo e de saude. Os vets gabam-nos e disseram para continuar com a ração. Já experimentei outras e eles não comem tão bem e o pelo também perde brilho e suavidade. Agora pergunto, afinal é compatível o gostar mais e fazer melhor? É que por tudo o que tenho lido parece que quando os gatos gostam muito é porque a ração não é de boa qualidade e quando comem muito é porque não tem os nutrientes adequados. Mas os meus gostam muito, comem muito e parecem-me bem... devo mesmo continuar com esta ração?
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

domingo dez 21, 2003 1:31 am

Se comem bem, estão saudáveis, o pêlo e a pele estão bonitos e os vets aprovam... então, para quê mudar? ;)
carlapinheiro
Membro Veterano

domingo dez 21, 2003 11:49 am

sararp Escreveu: Agora estou confusa... os meus gatos comem proplan e adoram. Comem super bem , comem muito, enfim nota-se que gostam da ração. A par disso estão óptimos ao nível do pelo e de saude. Os vets gabam-nos e disseram para continuar com a ração. Já experimentei outras e eles não comem tão bem e o pelo também perde brilho e suavidade. Agora pergunto, afinal é compatível o gostar mais e fazer melhor? É que por tudo o que tenho lido parece que quando os gatos gostam muito é porque a ração não é de boa qualidade e quando comem muito é porque não tem os nutrientes adequados. Mas os meus gostam muito, comem muito e parecem-me bem... devo mesmo continuar com esta ração?
Se os vet recomendam...quem somos nós para dizer o contrário?
A questão aqui é mesmo de gosto... Por exemplo, a Becas adora as saquetas das Whiskas, e só come uma de 2 em 2 meses... (era o meu truque para lhe dar o desparasitante ;) ;) ;) ), no entanto, gosta da de borrego e não toca na de aves....
É como digo, se eles estão saudáveis, os vets recomendam e eles adoram... que mais quer? :lol: :lol:

Também há que referir que nem todas as marcas que encontramos nos super e hipermercados, são iguais...obviamente!!!
Ninita2
Membro Veterano

domingo dez 21, 2003 2:41 pm

Pois é, eu bem queria comparar a composição das rações mas deitei fora o pacote :? mas ainda hei-de comparar, para vêr se existe uma discrepância assim tão grande, provavelmente nos níveis de gordura. É que quando compro ração assim que chego a casa tiro dos sacos e ponho em caixas bem fechadas, pois se deixar nos sacos as pestes atacam-nos, fazem um buraco e vão-se servindo à vontade :evil: Já me fizeram isto mais de uma vez..... :? geralmente aproveitam quando estamos a dormir ou quando saímos. Os vossos também são assim pestes?

Beijocas e Boas Festas :D
Kathleen
Membro Veterano

segunda dez 22, 2003 9:32 am

Olá

O facto dos gatos gostarem não significa que a ração seja má. Desde que a Amélia começou a comer a ração da Royal Cannin de persa que devora a comida e a Emília se eu deixasse em vez da Kitten comia da de persa, deve ser mais apetitosa.

A Purina Proplan é a gama superior da Purina e do que tenho lido é uma boa ração.

Beijokas
kathleen
Responder

Voltar para “Gatos”