O Primeiro Gato

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

terça mai 03, 2011 7:31 pm

Bem, na verdade é o segundo. Mas desde a morte do meu gato preto de infância, o Luna, nunca mais tive outro gato. Foi o meu único gato e considero-me uma "dog person".

A sogra já tinha dois gatos, quando o ano passado lhe aparece uma fêmea vadia. A gata estava com o cio, acasalou com um dos machos da casa e foi ficando por lá. A sogra guardou um gatinho e "desfez-se" dos outros. Este ano voltou a acontecer o mesmo... e parece que desta vez o gatinho vem para nossa casa.

Sim, já estamos fartos de falar à senhora na importância de castrar os gatos, esterilizar a gata, ou ambos... mas são outros tempos, outras ideias... Não conseguimos mesmo convence-la de que é o melhor a fazer.

Entretanto, em breve terei um gato em mãos e quero estar preparada :D
É um tabby amarelo, o homem acha lindo, eu por acaso até detesto a cor... mas bicho é bicho, é sempre mais um membro da família.

Ainda não conseguimos perceber se é macho ou fêmea, mas será castrado/esterilizado de qualquer maneira.

Cá em casa já há uma cadela, uma carrada de ratazanas domésticas, patos, galinhas, garnizos, e em breve um coelho. Quero ver se o gato se lembra de ir aos pintos... ou aos ratinhos.

Enfim, ainda não tenho perguntas porque ainda não sei o suficiente para as fazer... mas vou começar a leitura e voltar com dúvidas. Se entretanto alguém tiver conselhos a dar, agradecia imenso!...

É que não percebo mesmo nada de gatos :oops:
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

terça mai 03, 2011 8:13 pm

bem, vai lendo o fórum dos gatos, regista-te no Felinus e rodeia-te de livros... :D Sendo amarelinho, a probabilidade de ser macho é grande. Menos de 30% dos gatos amarelos são fêmeas. Por acaso também não era cor que apreciasse em gatos, embora adore amarelo, mas hoje em dia gosto das cores todas! Claro que nada bate uma tricolor :twisted:, mas os amarelinhos também são um encanto.

Criado desde pequenito com esses bichos, é normal que se adapte e se dê bem. Enquanto é pequeno, terás de o proteger das ratz; quando for maior, poderá acontecer que o instinto seja mais forte que ele, sobretudo em relação às aves... mas é uma questão de as protegeres, afinal uma ratazana também se consolaria com um passarito, não é? 8)

Uma das coisas óptimas dos gatos é que rapidamente nos treinam e ensinam, por isso não terás de te preocupar muito com o modo de lidar com ele. :lol:

Mas cá estaremos para te ajudar no que for preciso! Vais apaixonar-te... :D
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
marianamar
Membro Veterano

terça mai 03, 2011 8:24 pm

Tricolor também é a minha cor favorita nos gatos, mais ou menos empatada com tabby cinzento claro, que adoro. Se for macho são boas notícias, a castração dos machos é mais barata :oops:

Vou procurar esse fórum e registar-me, obrigada ;)
Para já tenho andado a ver os artigos "oficiais" aqui da Arca, mais um ou dois posts aqui no fórum... Ainda dei uma olhadela na biblioteca cá de casa mas no meio dos livros sobre cães e ratz não achei nada sobre gatos xD

Ui... Essa apetência por aves será um problema grave... é que os patos, galinhas etc apesar de estarem no meu quintal não são meus, mas da senhoria, que não há-de achar piada nenhuma...

Bem, ainda falta um bom bocado para saber se vai ser um problema sequer, depois vejo como o resolver x)

Obrigada!
Chamarrita
Membro Veterano
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

terça mai 03, 2011 9:07 pm

marianamar Escreveu: Ui... Essa apetência por aves será um problema grave... é que os patos, galinhas etc apesar de estarem no meu quintal não são meus, mas da senhoria, que não há-de achar piada nenhuma...

Bem, ainda falta um bom bocado para saber se vai ser um problema sequer, depois vejo como o resolver x)

Obrigada!
Ah, pensei que se tratasse de aves pequenas! Sendo patos e galinhas, não há problema. Pelo menos os meus gatos de rua nunca atacaram nenhuma dessas aves, nem sequer frangos ou pintainhos. E são vários. Os de casa, acho que fugiriam de uma galinha ou de um pato furioso... e ainda para mais sendo um só... naa! Gato é bicho esperto! :lol:
Chamarrita
Membro Veterano

terça mai 03, 2011 9:26 pm

marianamar Escreveu:Tricolor também é a minha cor favorita nos gatos, mais ou menos empatada com tabby cinzento claro, que adoro. Se for macho são boas notícias, a castração dos machos é mais barata :oops:
Mas também pode ser menina! a fiar-me nas probabilidades é que fiquei com a Joaninha, a minha "loirinha" de olhos cor de mel. Tive um colega que "criava" gatinhos amarelos :roll: (tinha uma gata amarela, e fechava-a na garagem com o gato amarelo do vizinho... :oops: ), e que andava sempre a impingir-me um: ai que são tão lindos, e meiguinhos, e saudáveis, os meus gatinhos amarelos!". Seria a última ninhada da gata-mãe, e queria por força que eu ficasse com um. Então eu, armada aos cágados, disse-lhe sim mas apenas se fosse uma menina! O tempo passou, a gata estava a parir no 25 de Abril (de 2008) e o resultado foram duas meninas e um cachopo... lá me "tramei" com as estatísticas! Rendida, pedi-lhe apenas que escolhesse a mais pespineta e comilona. Veio para minha casa com apenas 7 semanas, mas já completamente autónoma, a comer ração e a usar a caixinha de areia. Era feiosita... toda orelhas, com cara de macaquinha. :lol: Foi a única que teve levar duas suturas quando fez a OVH, intradérmica e externa, porque era uma verdadeira "gafanhota". Continua a comer muiiiito bem, e estava quase obesa, quando viemos para o campo. Agora, com 3 anos, está uma gata grande e linda, ainda cheiinha, mas mais musculosa do que badocha e é muito, muito doce. Adora ser espremida e beijocada, é muito maricas e horrorosa para tratamentos, muito loira mas sabe abrir portas com ferrolho... :twisted: Ah, é um encanto, a minha Joaninha! :D e é maria-rapaz!

E nome para o pimpolho/ pimpolha, já pensaste? ;)
FeelingNerD
Membro Veterano
Registado: sexta out 30, 2009 6:01 pm

terça mai 03, 2011 9:32 pm

Vindo bebé deve conseguir habitua-lo ao resto da bicharada.
A mia veio cá para casa com 2 anos e nunca tive que fazer nada porque ela simplesmente não liga aos meus degus. Tanto que uma vez ela estava junto da gaiola e o zane que é um rapaz todo extrovertido foi logo para junto do focinho dela, ela muito incomodada afastou se um pouco da gaiola e pos se de costas para lá. :oops:
"Breaking apart all this love in my heart,
Close my eyes and move to the back of my mind, where feelings mean nothing.."
marianamar
Membro Veterano

terça mai 03, 2011 10:04 pm

Ah óptimo! :D
A ideia é tentar ter o gato dentro de casa a maior parte do tempo, mas também não vou proibir passeios, até porque o lado da casa para onde pode sair é o quintal, e para trás dele são campos onde costumo passear os cães, nada de estradas ;)

Seja menino ou menina será bem vindo/a!...

Ahah parece mesmo engraçada a Joaninha! Gosto de gatos maricas e beijoqueiros. Acho-me uma "pessoa de cães" porque gosto de bichos dependentes... estou neste momento a escrever no portátil toda torcida porque sua excelência a cadela está a dormir toda enroladinha ao meu lado, quase em cima de mim. E eu gosto xD

Estou curiosa para ver como vai ficar o gatito...
A mãe é branca, de pelo liso, com um olho azul e outro verde e o rabo mais curto que o normal. O pai, o Eddie, é um gatão enorme, preto com gravata branca e olhos verdes, de pêlo comprido e muita "personalidade". Acha-se o rei da casa e já chegou a tirar um bife inteiro do meu prato e fugir com ele pela janela :roll:

O Chicharrito, o filhote que ficou da primeira ninhada é uma cópia quase perfeita do pai, mas mais lamechas, aprendeu a conquistar os seus bocados de bife fazendo-se muito fofinho.

Esta já é uma foto de Agosto, agora o filho está do mesmo tamanho do pai. As expressões da foto continuam perfeitas, o pai mauzão e o filho fofinho xD
Imagem
Apesar da diferença de cor achamos que o gatito é mesmo filho do Eddie, os irmãos eram pretos ou brancos... E o Eddie tinha um irmão de ninhada amarelinho.
Chamarrita
Membro Veterano

terça mai 03, 2011 10:14 pm

bem, com preto e branco é difícil adivinhar que cores irão sair, mas pelos vistos o gene vermelho é o comandante! :D Ah, ah, chama-lhe Ernesto! (ai se o Eliel lê isto...) ... ou então Gramsci (desculpa, foi mais forte que eu!).
:lol:
Os gatos habitualmente são mais dependentes e totós que as fêmeas. Mas podes já ir aprendendo que, com gatos, não há regra sem excepção, e todos adoram ser excepcionais! 8)
Chamarrita
Membro Veterano

terça mai 03, 2011 10:20 pm

que liiiindos!!! o pai é mesmo um gatarrão, mas o Chicharrito é LINDÍSSIMO e tem mesmo ar de mimalhão!

pois, a minha Joaninha tb teve de conquistar o seu lugar, já havia mais 3 gatos além dela, e a minha "sargenta" é a rainha egocêntrica. Quem "cuidou" da Joaninha foi o Kyikoo, ela chegou a mamar nele ao ponto de lhe provocar uma mastite :roll: e ainda hoje é o seu grande amigo e "paizão". :)
marianamar
Membro Veterano

terça mai 03, 2011 10:26 pm

Pois, os três gatos da casa da sogra (o pai Eddie, o filho Chicharrito e o "tio" siamês Jotitinha) são todos muito diferentes. A gata (de nome... Gata) é semi-selvagem, mas já começa a instalar-se pelos sofás e permitir uma festinha.

Ahah acho que se fosse para "agradar" ao Eliel chamava-lhe outra coisa, Abril ou Maio, ou Pensador ou Pessoa. Na verdade até são nomes de que gosto :P

Mas acho que a escolha do nome vai ficar a cargo do homem... O resto da bicharada é minha, a cadela adoptou-me como "dona", então o gato já avisei, vai ficar a cargo dele! Já limpei muitos cocós e xixis, não podia deixar de partilhar o mimo :twisted:
Chamarrita
Membro Veterano

terça mai 03, 2011 11:08 pm

marianamar Escreveu: Mas acho que a escolha do nome vai ficar a cargo do homem... O resto da bicharada é minha, a cadela adoptou-me como "dona", então o gato já avisei, vai ficar a cargo dele! Já limpei muitos cocós e xixis, não podia deixar de partilhar o mimo :twisted:
quem vai escolher é o tipinho... 8)
marianamar
Membro Veterano

terça mai 03, 2011 11:21 pm

Quem será o dono, sim... mas quem limpa a asneirada dele, nem tanto, muahaha!
Chamarrita
Membro Veterano

terça mai 03, 2011 11:55 pm

já estou a imaginar a cena... o dono de pá e saquinho na mão de volta do caixote de areia, e o amarelinho refastelado no colo da dona, ronronando em adoração enquanto deita umas olhadelas de esguelha que dizem "limpa bem a minha casa de banho, servo..." :twisted: :lol:
marianamar
Membro Veterano

quarta mai 04, 2011 12:52 am

Depois mando uma fotografia da cena familiar 8)
Garfield2010
Membro Veterano
Registado: quarta abr 14, 2010 12:03 pm
Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...

quarta mai 04, 2011 8:13 am

Chamarrita Escreveu:bem, vai lendo o fórum dos gatos, regista-te no Felinus e rodeia-te de livros... :D Sendo amarelinho, a probabilidade de ser macho é grande. Menos de 30% dos gatos amarelos são fêmeas. Por acaso também não era cor que apreciasse em gatos, embora adore amarelo, mas hoje em dia gosto das cores todas! Claro que nada bate uma tricolor :twisted:, mas os amarelinhos também são um encanto.

Criado desde pequenito com esses bichos, é normal que se adapte e se dê bem. Enquanto é pequeno, terás de o proteger das ratz; quando for maior, poderá acontecer que o instinto seja mais forte que ele, sobretudo em relação às aves... mas é uma questão de as protegeres, afinal uma ratazana também se consolaria com um passarito, não é? 8)

Uma das coisas óptimas dos gatos é que rapidamente nos treinam e ensinam, por isso não terás de te preocupar muito com o modo de lidar com ele. :lol:

Mas cá estaremos para te ajudar no que for preciso! Vais apaixonar-te... :D
Eu tenho um amarelinho, veio para cá com 7 semanas e "adora" as minhas caturras :evil: , tenho de andar sempre de olho nele porque, se estão presas, trepa a gaiola que está quase encostada ao tecto, mas ele consegue lá chegar e, se estão soltas, tenho de fechar a porta e ter cuidado para que ele não se apanhe na mesma divisão que elas. A minha fêmea segue-lhe o exemplo mas inclina-se mais para a iguana e, no entanto, foi criada com aves desde o primeiro mês. O único que lhes é indiferente é mesmo o Oscar que, curiosamente, viveu na rua, deve ter comido muitos passaritos e, ao contrário do que previa, não lhes liga nenhuma, estejam presas ou soltas, no chão ou no ar e também nem olha para a iguana. Parte da personalidade dos animais, eu tenho gatos há quase 20 anos, alguns conviveram com porquinhos da índia, periquitos e iguanas soltos também, sem problemas, outros eram autênticos predadores.

Pessoalmente, adoro gatos amarelos, confesso.... e depois passei a adorar brancos, pretos, tricolores, cinzentos, listados.... Depois do primeito, torna-se um vício :lol: Mas eu sou definitivamente uma "cat person"....
<p>"Os c&atilde;es podem vir quando s&atilde;o chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p>&nbsp;Mary Bly </p>
Responder

Voltar para “Gatos”