Pedido de ajuda e sugestões para gatinha em Castelo Branco

Pedidos de ajuda, de animais, entre outros devem ser feitos neste fórum. Aqui reflecte-se também sobre a adopção, o abandono e possíveis contributos para lutar contra este flagelo.

Moderador: mcerqueira

Responder
yonisia
Membro
Registado: segunda out 18, 2010 4:53 pm
Localização: O meu gatito Artur, o cão dos meus pais, Puto-P. ...na memória e no ♥, a Pyu,o Piri e o Roli.

segunda mai 02, 2011 7:36 pm

Olá!Vim passar uns tempos a casa de familiares em Castelo Branco,entre outros sitios nas redondezas.
Detectei na semana passada, que na zona onde se faz a feira de C.B. ao pé do parque de estacionamento, anda uma gatinha que não tem mais de 6 meses.É meiguinha,preta e branca, e nas noites que venho dormir a CB, a 1ª coisa que faço é deixar-lhe comida, que ela devora.
Tenho andado com o coração partido,pois pelas chatices da vida não posso mesmo ficar com ela. :cry:
Hoje entrei em contacto com a APAAE, a asociação protectora de animais errantes aqui da cidade, e eles felizmente aceitam a gatinha...mas não fazem recolhas e serei eu que a terei de entregar.
mas agora fiquei a pensar....como e que ou levar a gatinha até eles?
Hoje vou ver se ela se deixa pegar ao colo,mas daí ela aceitar entrar num carro!
O ideal era ter uma transportadora comigo ou uma caixa....Amanhã também voltarei a contactar a associação a perguntar se eles têm forma de me emprestar uma caixa,mas nã sei porque, não tenho muita fé nisso.
Alguém tem ideias?Ideias para a apanhar sem ser muito traumatizante, ou uma forma segura de a levar no carro?
Ou, alguém é de Castelo Branco e tem a possibilidade de me vir ajudar?
Só cá estou até ao fim da semana :(
Help.
Pequebrado
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2008 11:13 pm

segunda mai 02, 2011 10:13 pm

Tente na associação, se recolhem gatos devem ter transportadoras.
Uma armadilha seria melhor mas caso não haja usa-se o que há...
Peça uma emprestada.
Coloque-a onde a gata costuma estar, tape-a com algo grande e escuro - manta, toalhão de banho - deixa a porta aberta e coloque lá dentro peixe cozido quente ou frango cozido ou assado quente.
Tem que ter paciência para a gatinha entrar e tem também de ser rápida a fechar a porta - assim que tiver a transportadora treine em casa.
Verifique como se fecha a porta para o conseguir fazer bem quando for a sério.
É que se a gatuxa conseguir sair vais ser mais complicado enganá-la 2ª vez.
Não é impossível mas demora mais tempo a conquistá-la de novo.
Boa sorte.
<p><strong>Ajude A Ajudar </strong><a href="http://ospeludosdamelinha.blogspot.com/ ... ot.com/</a> </p>
<p><strong>s&oacute; sei que nada sei </strong><a href="http://coisasparadizer.blogspot.com/">h ... om/</a></p>
yonisia
Membro
Localização: O meu gatito Artur, o cão dos meus pais, Puto-P. ...na memória e no ♥, a Pyu,o Piri e o Roli.

terça mai 03, 2011 12:30 pm

Pois, mas precisamente, eles recebem os bichinhos, mas não os vão buscar,daí a minha dúvida em eles me emprestarem caixa ou armadilha.
Em ultimo recurso,sendo ela meiguinha vai no meu carro e distrai-o-a com uma latinha de atum,o percurso da feira até à associação não é assim enorme, o meu medo é se por qualquer razão ela entra em pânico.Mas também não queria mete-la no porta bagagens :p
Ela é muito dócil,e ontem incusive peguei nela por uns momentos.
Achei uma caixa de carão bem grande na rua...vamos ver o que conseguirei fazer.
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

terça mai 03, 2011 3:00 pm

Yonisia, não é nada boa ideia levar no carro um gato não devidamente acondicionado, de mais a mais não sabendo se ela não se assusta...

Se a associação não o fizer, veja se algum vizinho ou alguém conhecido lhe pode emprestar uma transportadora.

Por vezes, eles até são muito meiguinhos, mas entrarem «na boa» numa transportadora e deixarem-se fechar já é outra história...

Muito boa sorte. :)
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
yonisia
Membro

terça mai 03, 2011 7:08 pm

Eu aqui não conheço ninguém, e o familiar cuja casa onde estou "hospedada", passa dia todo fora, por isso não me pode ajudar.
Amanhã passo na associação dos animais errantes,(em vez de telefonar) para lhes expor o caso com mais detalhe, e quem sabe daí possa vir alguém de lá comigo
:roll:
Pequebrado
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2008 11:13 pm

terça mai 03, 2011 11:04 pm

Boa ideia, mas mesmo que não a possam ajudar peça-lhes emprestada uma transportadora grandinha... :wink:
<p><strong>Ajude A Ajudar </strong><a href="http://ospeludosdamelinha.blogspot.com/ ... ot.com/</a> </p>
<p><strong>s&oacute; sei que nada sei </strong><a href="http://coisasparadizer.blogspot.com/">h ... om/</a></p>
Wentty
Membro Veterano
Registado: domingo fev 17, 2008 1:00 am

quarta mai 04, 2011 12:56 am

Partilho da mesma opinião da Pequebrado , por mais meiguinha que ela lhe pareça no chão, ao tentar pegar nela e coloca-la numa transportadora poderá tornar-se algo perigoso para si. Um gato assanhado é complicado.
Andar com um gato solto num carro... não aconselho, até porque ela poderá fugir-lhe e ficaria perdida em território que não conhece.

Eu capturei as gatinhas de rua para esterilização da maneira que a Pequebrado estava a referir, são gatas meigas que ronronam aos meus pes mas pegar ou colocar numa transportadora? está quieta. Portanto como não tinha armadilha, peguei numa transportadora relativamente grande coloquei comida no fundo, vários dias sem fazer qualquer captura para elas começarem a ganhar confiança e entrarem... quando finalmente puseram as 4 patas dentro da transportadora, já foste =) .

Não sei se direi bem, mas convém ser uma transportadora que a abrigue a colocar as 4 patas lá dentro, se tiver só 2 a captura é muito mais difícil porque facilmente vira-se e foge, pelo menos com as minhas donzelas daqui passou-se exactamente isso, com as 4 patas dentro correu bem.

Ah, convém fazer a captura numa altura pouca movimentada, qualquer barulho a assusta e pode dificultar a sua acção.

Certamente haverá alguém conhecido que tenha uma transportadora que a empreste.

Boa sorte!
Responder

Voltar para “Pedidos e outros tópicos”