Controlar excitação

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

quarta mai 04, 2011 2:21 pm

Olá :D

Há pouco tempo adoptei uma cadela que é um doce, meiga, cheia de vontade de aprender (aprendeu vários "truques" em poucos dias), de temperamento calmo mas viva como um cachorrinho (terá um ano de idade), brinca muito connosco e com os seus brinquedos.

Durante o dia sou "puppy sitter" de um cachorro de poucos meses, que deve ter um terço do peso dela, a adora incondicionalmente e segue para todo o lado.

O problema é que há sempre um ou dois momentos por dia em que a brincadeira deles se torna bruta demais. Eles perseguem-se, lutam, mordem, sempre a brincar na boa durante uma hora, mas depois chega a um ponto em que a cadela fica excitada demais e começa a morder com mais força, magoando o pequenito que se vem abrigar nos meus pés.

Eu tento controlá-la com um "NÃO" e uma palmada à segunda ou terceira, mas ela começa a morder-me a mão, a querer brincar mas magoando. Não consegue controlar o seu estado de excitação, então morde e magoa. Mas não há mais nenhuma situação em que seja assim.

Quando intervenho na brincadeira antes, separando-os e sentando-me no meio, com palavras e gestos calmos, consigo que sosseguem. Mas se deixo passar este "ponto" na cadela ela fica impossível, demasiado agitada para parar logo.

O que devo corrigir na minha postura ao repreende-la?
Ou, há algo que possa fazer para evitar que chegue a este ponto?

Foto dos terroristas para mostrar a diferença de tamanhos... a cadela não é propriamente grande, mas o cachorro é minúsculo.
Ah, são a Pitucha e o 'Tufa ;)
Imagem
Tremelga
Membro Veterano
Registado: sexta mar 25, 2011 10:04 am

quarta mai 04, 2011 3:09 pm

marianamar Escreveu:Eu tento controlá-la com um "NÃO" e uma palmada à segunda ou terceira, mas ela começa a morder-me a mão, a querer brincar mas magoando.
Eu ri a ler esta frase!!!!!!!! :lol: :lol: :lol: :lol:

Não sei dar-lhe conselhos para essa situação, lamento!!!!!!!!
marianamar
Membro Veterano

quarta mai 04, 2011 3:13 pm

Tremelga, riste porque?... :o
Desculpa, não apanhei a piada...

Queria com isso dizer que não lhe dou logo uma palmada, só se ela ignora o "não"... E que quando ela morde se vê que não é com intenção de magoar, mas de brincar. Mas não consegue controlar-se por estar muito agitada.
Tremelga
Membro Veterano

quarta mai 04, 2011 3:19 pm

Ri pela reacção da cadela!!!!!!!! :lol: :lol: :lol: :lol:
marianamar
Membro Veterano

quarta mai 04, 2011 3:24 pm

Pois... também me dava vontade de rir no início, até ela fazer isso ao meu irmão de nove anos. Ela não aleija a sério, não faz sangue nem pisa nem nada... mas ainda magoa e assusta, e o garoto já tem um trauma com cães desde que foi perseguido pelo Labrador do vizinho... e se fosse uma criança mais pequenina?

Ela tem mesmo de aprender a corrigir essa atitude :/
Tremelga
Membro Veterano

quarta mai 04, 2011 3:41 pm

Quando ela morder com força demais, cante-lhe esta:

http://www.youtube.com/watch?v=daLVBzSTr8M

(desculpe, não resisti!!!!!!!! :lol: :lol: :lol: :lol: )
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quarta mai 04, 2011 3:42 pm

Se não gosta de ver o cachorro a ganir por a cadela o ter magoado, não deixe as brincadeiras chegarem a esse ponto crítico. Quando começarem a acelerar demais, distraia-os com um biscoito, uma actividade diferente, simplesmente chamando-os pelo nome, qualquer coisa.

Essas brincadeiras têm um papel fundamental no amadurecimento do cachorro e não se deve impedi-las. Ela morde com mais força? O cachorro queixa-se e ambos aprendem: uma a moderar a mordida, o outro a fazê-lo igualmente, pois aprende no coiro o que dói uma dentada. E moderar a mordida é uma das coisas mais importantes que os cachorros têm de aprender.

Desde que não haja sangue, deixe-os brincar, mesmo que demasiado à bruta para o seu gosto de... humana.

Esta é a minha opinião, mais nada. Mas é também aquilo que faço nesses casos.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
marianamar
Membro Veterano

quarta mai 04, 2011 3:53 pm

Sim LuluB, concordo que as brincadeiras são boas para os dois. Acho que o maior problema não é tanto a cadela magoar o cachorro nas brincadeiras... quando o faz ele esconde-se atrás do sofá ou atrás de mim, tem a sua maneira de dizer "chega".

O meu problema é ela morder-nos as mãos quando está excitada.
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quarta mai 04, 2011 4:15 pm

Sendo ela ainda cachorra, é natural que o faça, levada pela excitação da brincadeira. Ensine-a como tantas vezes aqui se tem dito: retire as mãos e diga "Não", depois, como ela vai insistir, mande-a por alguns minutos para uma sala em que fique sozinha até se acalmar.

E acima de tudo não lhe dê oportunidade a morder-lhe as mãos pondo-lhas ao alcance. Há muitas maneiras de lidar com um cão excitado, estude quais as melhores para a sua cadela.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
marianamar
Membro Veterano

quarta mai 04, 2011 4:21 pm

Retirar as mãos, "Não", castigo.

Vou tentar, obrigada!
Oportunidades não faltarão :D
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

quarta mai 04, 2011 7:18 pm

Olá,

Redireccione, quando as coisas começam a ficar demasiado brutas pegue numas recompensas de comida, e nesta situação tem mesmo de ser comida, para mudar o foco do cão, e comece a pedir sentas, ou fique parada a olhar para elas e quando elas tiverem sentadas ou paradas a olhar para si recompense.

Chame-as mostre que tem comida e faça isso, passado uns dias já será suficiente chamar. É também importante que não o faça só quando as coisas já azedaram, faça-o antes, se brincam uma hora, por volta dos 45 minutos, mesmo que ainda estejam a brincar normalmente faça isto com a comida.

Bons treinos!
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

quarta mai 04, 2011 7:21 pm

Quando ela começar a abusar diga não e feche-a por minutos na casa de banho.
Rápidamente ela vai aprender, ainda não vi um cão que não se desse bem com este método!
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

quarta mai 04, 2011 7:39 pm

moslie Escreveu:Quando ela começar a abusar diga não e feche-a por minutos na casa de banho.
Rápidamente ela vai aprender, ainda não vi um cão que não se desse bem com este método!
opção número dois...

Só não acho que seja a número um porque convém não criar uma associação negativa com os cachorros que vão lá para casa... ela até está a ser simpática com esse, brinca com ele... e tal...
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
marianamar
Membro Veterano

quarta mai 04, 2011 7:53 pm

Ela fica super calma quando lhe pego ao colo de barriga para cima fazendo festas na barriga. Quando está sozinha e se "passa dos carretos" basta pegar-lhe assim que sossega em segundos.

Mas realmente quando está como o pequenito não resulta pois ele vem pra cima dele todo tolo, desafiando-a. Amanhã volto a experimentar os dois métodos, um há-de resultar ;)
Responder

Voltar para “Cães”