Ter um cão pela primeira vez

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

quarta mai 04, 2011 9:12 pm

Os perdigueiros são lindos, doces e meigos.Adoro a raça e são muito bons com crianças mas não é de todo cão para apartamento, estão sempre a mexer, precisam de muito espaço e são um bocado destrambelhados e dados a fugir.
Mas é um cão que gosto imenso, tem uns olhos do mais lindo que há.
Os epagneul quanto a mim são mais calmos e ao contrário dos perdigueiros, já tiveram uma grande moda como cão de companhia.
Tem uma grande tendencia para engordar quando não fazem exercicio.
É claro que estamos a falar de animais puros, se os cães de que fala são cruzados ou seja rafeiros, podem não ter nada destas caracteristicas!

É por isso que se queremos um dado tipo de cão, se fazemos questão de que seja assim ou assado, o melhor é comprar um bom exemplar da raça que escolhemos.

Veja bem se os cães dos seus amigos são animais usados na caça. Cães de caça são infelizes em apartamento porque ficam ansiosos e dão cabo de tudo.

Por acaso tenho visto que todos os epagneul que aparecem para venda em cirador, é tudo virado para caça!
sofiaabreulopes
Membro Veterano
Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*

quinta mai 05, 2011 8:16 am

moslie Escreveu:Os perdigueiros são lindos, doces e meigos.Adoro a raça e são muito bons com crianças mas não é de todo cão para apartamento, estão sempre a mexer, precisam de muito espaço e são um bocado destrambelhados e dados a fugir.
Mas é um cão que gosto imenso, tem uns olhos do mais lindo que há.
Os epagneul quanto a mim são mais calmos e ao contrário dos perdigueiros, já tiveram uma grande moda como cão de companhia.
Tem uma grande tendencia para engordar quando não fazem exercicio.
É claro que estamos a falar de animais puros, se os cães de que fala são cruzados ou seja rafeiros, podem não ter nada destas caracteristicas!

É por isso que se queremos um dado tipo de cão, se fazemos questão de que seja assim ou assado, o melhor é comprar um bom exemplar da raça que escolhemos.

Veja bem se os cães dos seus amigos são animais usados na caça. Cães de caça são infelizes em apartamento porque ficam ansiosos e dão cabo de tudo.

Por acaso tenho visto que todos os epagneul que aparecem para venda em cirador, é tudo virado para caça
!
tenho um amigo que tem um puro, que foi abandonado pelo ex-dono, que é um doce, hiper meigo com crianças, e que se dá em apartamento perfeitamente - nem uma asneira - a não ser roubo dos bifes do jantar e de um queijo da serra inteirinho :?
A única coisa que tiveram de fazer, foi uma emigração forçada dos piriquitos para casa da mãe - ele tinha a mania que havia de fazer dos passaritos amiguinhos :lol:
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, &ldquo;Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There&rsquo;s not one name left for me.&rdquo;</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&ldquo;I&rsquo;ve left you &rsquo;til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I&rsquo;ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!&rdquo;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>&nbsp;
</p>
<p>&nbsp;</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta mai 05, 2011 11:37 am

Porque não opta por um cão pequeno ?
Há raças positivamente de companhia - como o bichon (nas vs variedades -maltês, frisé,etc.) que são pequenos e são para ter em casa.

Se quiser adoptar veja ,pex :
http://adopta-me.org/animal.php?sid=6d4 ... =-2&size=0
ou
http://adopta-me.org/animal.php?sid=4e2 ... e=0&row=10
Estes cães tem a vantagem de ter treino doméstico (estão habituados a estar em casa) e precisarem.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Pitia
Membro Júnior
Registado: terça mai 03, 2011 10:47 am

quinta mai 05, 2011 12:34 pm

Olá,
Eu acho é que uma raça pequena não se dará bem a dormir numa casota na rua.
Tal como disse são raças "de casa", para estar e dormir dentro de casa.
E eu dormir têm de ser no terraço, numa casota com boas condiçoes.
Assim acho que uma raça um pouco maior seria melhor.
JoanaAlmeida
Membro Veterano
Registado: sábado fev 27, 2010 3:42 pm

quinta mai 05, 2011 3:17 pm

Pitia Escreveu:Olá,
Eu acho é que uma raça pequena não se dará bem a dormir numa casota na rua.
Tal como disse são raças "de casa", para estar e dormir dentro de casa.
E eu dormir têm de ser no terraço, numa casota com boas condiçoes.
Assim acho que uma raça um pouco maior seria melhor.
Só espero sinceramente que não seja mais um animal que vá acabar por ficar "esquecido" no terraço...como acontece com muitos!

E espero que todos os conselhos que lhe têm vindo a dar não se revelem infrutíferos.

Continuo sem perceber porque afirma que o cão pode estar dentro de casa, mas terá que dormir na rua...será que tem medo que ele ressone? Ou que sofra de sonambulismo? É que um cão a dormir não incomoda ninguém, porque é que não lhe pode proporcionar algum conforto mais, para além de uma casota fria nas noites de Inverno? Vai com certeza chegar o dia em que se "esquece" de lhe abrir a porta de manhã...e lá acaba por ficar o animal confinado ao terraço por tempo indefinido. É sempre assim...e acredite que já vi isto acontecer! Os meus vizinhos tinham um sharp ei que passava os dias na varanda, abandonado e esquecido, triste e apático...pobre animal...
A meu ver não existem cães para ter em casa e cães para ter na rua...embora existam alguns que sofrem mais caso sejam privados do contacto e do conforto do que outros. Existem também pessoas com alguma sensibilidade para ter e estimar animais e outras que nem por isso...
Se fosse adquirir mais do que um cão, ainda compreendia, pois acabavam por se entreter e fazer companhia um ao outro, mesmo na rua, agora assim, parece-me muito triste mesmo...até porque se está mesmo a ver que o terraço vai passar a ser a nova casa do animal! Enfim...

Isto é só a minha humilde opinião...não me soltem as feras! :roll:
<strong><strong><strong><strong>"Chegar&aacute; o dia em que os homens conhecer&atilde;o o &iacute;ntimo dos animais e nesse dia, um crime contra um animal ser&aacute; considerado um crime contra a Humanidade." </strong></strong></strong></strong>
Pitia
Membro Júnior

quinta mai 05, 2011 3:44 pm

Por mim pode estar descansada que não lhe solto feras nenhumas até porque ainda não tenho cãozinho nem outro animal capaz de fazer essas maldades.
A sua opinião é tão válida como todas as outras, concordando-se ou não com a mesma.
Já percebi que como em tudo na vida as opiniões divergem o que até é bom, significa que vemos a realidade de forma diferente.
Temos é que ter a capacidade para perceber que para chegar a um lugar existem caminhos diferentes, e por isso optamos por um ou outro. O que não signifique que os façamos com a mesma boa vontade do que os outros.
Neste caso a realidade é ter um animal, tratá-lo bem e proporcionar-lhe uma vida feliz e digna e isso ele terá concerteza, mesmo que a dormir na rua, numa bela casota e num grande terraço. Só não lhe chamo quintal porque não é terra, porque se fosse na minha aldeia era mesmo isso.
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quinta mai 05, 2011 3:48 pm

JoanaAlmeida Escreveu:...
Isto é só a minha humilde opinião...não me soltem as feras! :roll:
Cá por mim, não lhe solto feras nenhumas, pois estou totalmente de acordo consigo.

Porque acho que o cão é mesmo para ficar relegado para o terraço, onde a criança da família, que tanto ganharia com o convívio com o animal, lhe irá fazer uma festa de vez em quando, para depois ir a correr desinfectar as mãozinhas na casa-de-banho.

Enfim, é a mentalidade que há, cimentada pela ignorância e séculos de maus tratos aos animais.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

quinta mai 05, 2011 3:59 pm

JoanaAlmeida Escreveu: Continuo sem perceber porque afirma que o cão pode estar dentro de casa, mas terá que dormir na rua..
Joana,

Essa questão também a coloquei lá atrás mas a Pitia preferiu não responder directamente e eu respeito, claro.

Mas mais à frente disse:
Pitia Escreveu: Sempre vivi em ambiente rural e aí cães dormem em canis/casota.
Pitia
Membro Júnior

quinta mai 05, 2011 4:11 pm

Olá,
Mas eu respondi, mas vou ser mais clara: quando se discutiu ter ou não ter um cão, o meu excelentissimo, colocou a condição. Eu tinha outras condições. Eu cedi ele tambem. Conclusão: Ok vamos ter um cão mas ele dormirá na rua.
Será que por aqui ninguém tem um cão a dormir na rua, na casota?
Moram todos na cidade em apartamentos.
Ninguém vive na bela da aldeia e da terrinha?
Ninguém tem cães de guarda?
Quem caça (não interessa discutir se são ou não a favor da caça) têm os cães onde?
Acham que dormem todos em casa?
Ninguem conhece realidades felizes assim?
Fui à Aspa e tenho a certeza de que qualquer daqueles cãezinhos troca o seu canil pela minha casa (pequena) e pelo meu terraço (grande).
Respeito todas as opiniões e modos de ver diferentes ,agora não sou nenhum monstrinho que resolve ter um cão para lhe tratar da saude. Nem eu nem ninguem.
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quinta mai 05, 2011 4:22 pm

Eu ainda não percebi, juro que não, onde está o grande drama de um cão dormir numa casota, num terraço.
Não consigo ver onde é que por esse simples facto alguem se torna mau dono.
Actualmente sou péssima dona. Os meus estão a dormir na garagem, num colchão, com mantas ( tomara algum sem abrigo )...mas na garagem....
Continuo a brincar com eles, continuo a fazer caminhadas com eles, a minha filha continua a passar horas e horas com eles.... mas eles dormem na garagem... :cry: :cry: :cry:
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quinta mai 05, 2011 4:22 pm

Pitia Escreveu:Olá,
Mas eu respondi, mas vou ser mais clara: quando se discutiu ter ou não ter um cão, o meu excelentissimo, colocou a condição. Eu tinha outras condições. Eu cedi ele tambem. Conclusão: Ok vamos ter um cão mas ele dormirá na rua.
Será que por aqui ninguém tem um cão a dormir na rua, na casota?
Moram todos na cidade em apartamentos.
Ninguém vive na bela da aldeia e da terrinha?
Ninguém tem cães de guarda?
Quem caça (não interessa discutir se são ou não a favor da caça) têm os cães onde?
Acham que dormem todos em casa?
Ninguem conhece realidades felizes assim?
Fui à Aspa e tenho a certeza de que qualquer daqueles cãezinhos troca o seu canil pela minha casa (pequena) e pelo meu terraço (grande).
Respeito todas as opiniões e modos de ver diferentes ,agora não sou nenhum monstrinho que resolve ter um cão para lhe tratar da saude. Nem eu nem ninguem.
De onde se conclui que ser claro logo de início é da maior importância para se receber o feed back conveniente e esclarecido.

E sim, há aqui quem viva no campo e tenha os cães a dormir dentro de casa.

Para além disso, em pequena eu também vivia no campo e os cães que tínhamos dormiam dentro de casa, isto há mais de cinquenta anos. E tínhamos vizinhos caçadores, dos quais uns tinham os cães em casotas e outros não. Havia também quem os tivesse para guarda e presos à corrente. Por tudo isto é que falei em mentalidades, pois cada época e cada meio tem a sua.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Pitia
Membro Júnior

quinta mai 05, 2011 4:25 pm

Penso que realmente as mãos da minha criança não são para aqui chamadas.
Sou uma pessoa da aldeia, da terrinha, e já mexi em mais "coco" do que alguns nunca pensaram imaginar.
É pena que haja pessoas estreita de ideias e que façam aquilo que mais detesto:
Rotular pessoas.
Ponky
Membro Veterano
Registado: sexta jan 25, 2008 2:44 pm

quinta mai 05, 2011 4:25 pm

Eu tenho 3 caes que habitam na parte exterior da minha casa, tem uma area de 70 metros quadrados para circularem e os devidos aposentos.

e?
<p><strong><a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt"></a></strong><strong><u></u></strong></p>
<p>&nbsp;" Ai se eu pudesse..." by Sofiaabreulopes :P</p>
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

quinta mai 05, 2011 4:26 pm

Ok, foi uma condição imposta pelo seu companheiro, não tinha percebido lá atrás quando disse que:
Pitia Escreveu:
Ter um cão foi uma decisão/acordo de e em familia, e por vezes é preciso estabelecer regras prévias entre as partes para que tudo corra bem.
Ainda assim acho que não se devem justificar no facto de alguém ter o cão nessas condições. Mas se é uma opção pensada e já está decidido as nossas opiniões não passam disso mesmo: opiniões.
JoanaAlmeida
Membro Veterano
Registado: sábado fev 27, 2010 3:42 pm

quinta mai 05, 2011 4:28 pm

Pitia Escreveu:Ol�,

Respeito todas as opini�es e modos de ver diferentes ,agora n�o sou nenhum monstrinho que resolve ter um c�o para lhe tratar da saude. Nem eu nem ninguem.
Não digo que seja o seu caso, mas acredite que não faltam por aí autenticos monstros que querem adoptar cães para os submeterem às maiores atrocidades que podemos imaginar... :roll:

Eu não quis fazer insinuações ofensivas, mas realmente estou a ter uma certa dificuldade em perceber o porquê de o cão ter que ficar no terraço...se tivesse algum argumento válido, talvez eu retirasse o que disse, mas assim sendo, o que afirma não faz grande sentido..."fica no terraço porque na aldeia onde cresci os cães dormiam na rua, em casotas, ao relento, ao frio, e muitos até fome passavam." Para mim isto é conversa fiada...a verdade é que já não vive na aldeia onde os cães não entravam em casa, onde eram privados do conforto e da convivência humana, a verdade é que nos dias que correm os animais são tratados como membros da família (ou deviam) e outra grande verdade é que a maioria das pessoas que adopta esse seu método, facilmente com o passar dos meses e dos anos acaba por se esquecer do propósito para o qual quis o cão, deixando-o a maioria do tempo confinado a esse local.
Acredito que o terraço seja grande e que tenha espaço suficiente para ele correr e brincar, mas não consigo conceber imagem mais triste do que um animal preso, privado do afecto da sua família. E vá por mim...se já está assim tão decidida, mais tarde ou mais cedo é o que vai acabar por acontecer...começa a passar lá as noites, quando der por ela, está lá o dia todo...
<strong><strong><strong><strong>"Chegar&aacute; o dia em que os homens conhecer&atilde;o o &iacute;ntimo dos animais e nesse dia, um crime contra um animal ser&aacute; considerado um crime contra a Humanidade." </strong></strong></strong></strong>
Responder

Voltar para “Cães”