Ter um cão pela primeira vez

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Ponky
Membro Veterano
Registado: sexta jan 25, 2008 2:44 pm

quinta mai 05, 2011 4:38 pm

JoanaAlmeida Escreveu: ...Vai com certeza chegar o dia em que se "esquece" de lhe abrir a porta de manhã...e lá acaba por ficar o animal confinado ao terraço por tempo indefinido. É sempre assim...e acredite que já vi isto acontecer! ....
tem mesmo a certeza que é sempre assim?

É que eu levanto-me todos os dias as 6.30 da manha, já la vai para 8 anos e todos os dias abro a porta, seja de manha ou a noite :wink:
<p><strong><a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt"></a></strong><strong><u></u></strong></p>
<p>&nbsp;" Ai se eu pudesse..." by Sofiaabreulopes :P</p>
sofiaabreulopes
Membro Veterano
Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*

quinta mai 05, 2011 5:19 pm

Ponky Escreveu:
JoanaAlmeida Escreveu: ...Vai com certeza chegar o dia em que se "esquece" de lhe abrir a porta de manhã...e lá acaba por ficar o animal confinado ao terraço por tempo indefinido. É sempre assim...e acredite que já vi isto acontecer! ....

É que eu levanto-me todos os dias as 6.30 da manha, já la vai para 8 anos e todos os dias abro a porta, seja de manha ou a noite :wink:
mas tu és tu - única!
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, &ldquo;Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There&rsquo;s not one name left for me.&rdquo;</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&ldquo;I&rsquo;ve left you &rsquo;til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I&rsquo;ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!&rdquo;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>&nbsp;
</p>
<p>&nbsp;</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta mai 05, 2011 5:58 pm

Lamento, mas tenho de concordar com a JoanaAlmeida.
Existe o entusiasmo inicial e, durante algum tempo, brinca-se e convive-se com o cão - mas o tempo passa, logo, logo, é inverno, o cão deixa de ser novidade e para lá fica, ninguém lhe liga...

Aqui, há um golden retriever, tal qual o que contei.
Ladra imenso às pessoas que passam na rua - por atenção, acho eu.
Nunca vi ninguém com ele - é confrangedor.

Depois, essa de lá na provincia...- lá na provincia prendem-se os cães com corrente de 1/2 metro, alimentam-se com restos, deixam-se morrer porque não vão ao vet (nunca), os homens passam a noite nas tabernas ou nos cafés.
É isto que quer ?
É isto que são exemplos de civilidade ?

Deve-se definir para que se quer um cão.
Um cão de guarda ou de caça ou de criadores até compreendo que fiquem na rua - são animais de trabalho.
Agora um cão de companhia é para estar em casa.

O meu cunhado, que era caçador, tinha os cães de caça em canis, mas o Bunta, que era de companhia, estava em casa.
É difícil de perceber ?
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
JoanaAlmeida
Membro Veterano
Registado: sábado fev 27, 2010 3:42 pm

quinta mai 05, 2011 7:34 pm

Ponky Escreveu:

Obviamente que estava a generalizar, e falei com base em casos concretos...como referi anteriormente, aqui mesmo ao meu lado havia um sharp ei que passava dias a fio confinado a uma varanda, entre outras situações que soube de casos idênticos...para que querem estas pessoas os animais? Pois é, eles crescem, os miúdos deixam de lhes achar tanta piada...deixam de ter aquele ar fofo de cachorro...mas continuam os nossos mais fieis amigos!
Faz-me confusão e pronto...uma cama, nem que seja na cozinha, por exemplo...sempre é mais acolheder....digo eu... :roll:
<strong><strong><strong><strong>"Chegar&aacute; o dia em que os homens conhecer&atilde;o o &iacute;ntimo dos animais e nesse dia, um crime contra um animal ser&aacute; considerado um crime contra a Humanidade." </strong></strong></strong></strong>
JoanaAlmeida
Membro Veterano

quinta mai 05, 2011 7:38 pm

aisd Escreveu:Lamento, mas tenho de concordar com a JoanaAlmeida.
Existe o entusiasmo inicial e, durante algum tempo, brinca-se e convive-se com o cão - mas o tempo passa, logo, logo, é inverno, o cão deixa de ser novidade e para lá fica, ninguém lhe liga...

Aqui, há um golden retriever, tal qual o que contei.
Ladra imenso às pessoas que passam na rua - por atenção, acho eu.
Nunca vi ninguém com ele - é confrangedor.

Depois, essa de lá na provincia...- lá na provincia prendem-se os cães com corrente de 1/2 metro, alimentam-se com restos, deixam-se morrer porque não vão ao vet (nunca), os homens passam a noite nas tabernas ou nos cafés.
É isto que quer ?
É isto que são exemplos de civilidade ?

Deve-se definir para que se quer um cão.
Um cão de guarda ou de caça ou de criadores até compreendo que fiquem na rua - são animais de trabalho.
Agora um cão de companhia é para estar em casa.

O meu cunhado, que era caçador, tinha os cães de caça em canis, mas o Bunta, que era de companhia, estava em casa.
É difícil de perceber ?
Ora nem mais...!
E temos que compreender que 2 ou 3 cães na rua, num terraço ou numa garagem, é uma situação completamente diferente de 1 único cão sozinho fechado onde quer que seja...facilmente entrará em depressão!
Mas vá...não quero rotular ninguém e até podemos estar perante uma futura boa dona, simplesmente não entendo qual a necessidade de o cão ter que dormir lá fora...só porque foi esse o exemplo que teve na sua terra?
<strong><strong><strong><strong>"Chegar&aacute; o dia em que os homens conhecer&atilde;o o &iacute;ntimo dos animais e nesse dia, um crime contra um animal ser&aacute; considerado um crime contra a Humanidade." </strong></strong></strong></strong>
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quinta mai 05, 2011 7:54 pm

JoanaAlmeida Escreveu:...Mas vá...não quero rotular ninguém e até podemos estar perante uma futura boa dona, simplesmente não entendo qual a necessidade de o cão ter que dormir lá fora...só porque foi esse o exemplo que teve na sua terra?
A forista já explicou:
Pitia Escreveu:Olá,
Mas eu respondi, mas vou ser mais clara: quando se discutiu ter ou não ter um cão, o meu excelentissimo, colocou a condição. Eu tinha outras condições. Eu cedi ele tambem. Conclusão: Ok vamos ter um cão mas ele dormirá na rua. ...
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

quinta mai 05, 2011 8:03 pm

Não percebo esta embirração com o cão dormir em casa mas você é que sabe!
O que me parece, e desculpe se me engano, é que vocês não estão habituados a lidar com animais e o seu marido não vai deixar o cão estar nunca em casa!
Deixe ele começar a fazer xixi e cocó como decerto vai fazer e a roer coisas...

Vivi muitos anos na aldeia. A maneira como as pessoas da aldeia tratam os seus animais não serve de exemplo para ninguém.

Os meus cães eram de muito grandes e no inverno dormiam na cozinha. Não dormiam na sala porque largavam muito pêlo e porque quando se apanhavam sózinhos iam para cima dos sofás e pior, ressonavam como porcos e uma noite deram cabo de almofadas.

No estrangeiro tive pastores alemães que largam imenso pêlo e também dormiam na cozinha no inverno. E de dia os meus cães cirandavam por todo o lado.

Pensem bem em tudo o que um cão faz, a porcaria, os estragos, o barulho, porque um animal preso num terraço é muito triste.
JoanaAlmeida
Membro Veterano

quinta mai 05, 2011 9:28 pm

LuluB Escreveu:
JoanaAlmeida Escreveu:...Mas vá...não quero rotular ninguém e até podemos estar perante uma futura boa dona, simplesmente não entendo qual a necessidade de o cão ter que dormir lá fora...só porque foi esse o exemplo que teve na sua terra?
A forista já explicou:
Pitia Escreveu:Olá,
Mas eu respondi, mas vou ser mais clara: quando se discutiu ter ou não ter um cão, o meu excelentissimo, colocou a condição. Eu tinha outras condições. Eu cedi ele tambem. Conclusão: Ok vamos ter um cão mas ele dormirá na rua. ...

Pois...............ok dormirá na rua, porque sim... :roll:
Bem...boa sorte, é o que eu desejo!
claudiamendes
Membro
Registado: quinta nov 16, 2006 10:49 pm

quinta mai 05, 2011 10:16 pm

Olá!

Para ter um cão deverá trata-lo como membro da família, e ter consciência de que se não despender tempo com o animal e não lhe gastar as energias diariamente terá um cão entediado que fará patifarias em casa... embora todos façam uma coisinha ou outra principalmente em cachorros.

O cão tem que ser educado e socializado e isso também dá trabalho.

Os passeios de Inverno de madrugada e ao final da tarde em que já é noite, faça chuva ou trovoada são imprescindíveis...

Um cão dá-nos muito amor, e para mim vale todos esses cuidados, só tenho pena de não poder passar mais tempo com eles.

Se o ponto de partida é relegar o animal a dormir no terraço à que ponderar bem esta decisão.

Quando os meus cachorros vieram para casa ouve muitas noites sem dormir porque é normal que um cachorro chore devido à falta da mãe e dos irmãos bem como mudança de ambiente, e já deve saber, balde e esfregona sempre a postos.

E já agora um cão de guarda deve estar dentro de casa, sendo que se alguém tentar entrar este vai agir de surpresa, na rua está indefeso.

Temos um quintal grande, os meus cães dormem ambos em casa, agora mesmo estão nas suas caminhas refastelados, é um consolo olhar para eles :lol:
Tweenie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 26, 2008 5:18 pm

quinta mai 05, 2011 10:36 pm

Olá!

Porque raio moradia = cão dormir cá fora em casotas?
Na aldeia ainda acontece sim, mas nem sempre, as mentes estão a evoluir.
Ah e porque raio cão grande ou gigante = viver apenas em moradia?
Um cão seja de raça ou não precisa de amor, atenção, tempo, paciência, cuidados de saúde/higiene e exercício adequado à raça ou ao seu peso e carácter...
Nos estrangeiros, gatos são usados para ajudar no tratamento de toxicodependentes etc. Os cães são usados para imensos serviços cívicos: salvação&busca, busca de drogas, cão-guia, apoio aos autistas, etc. Tudo isso para dizer que um cão não é um ser humano, nem um membro em si da família, um cão é um cão e FAZ parte da família a partir do momento em que se adquire um (seja comprado, adoptado, oferecido) é um compromisso para o resto da vida.
Abra a sua mente e deixe de lado as mentalidades da aldeia (cão preso no quintal, cão serve para guardar a casa, cão come de tudo,etc.) e algumas da cidade (cão pode ficar na varanda, cão é tratado como um ser humano, cão é um brinquedo urbano)...nem 8 nem 80...

Pondere bem.
Jocas caninas
Tosquias
Membro Júnior
Registado: sábado abr 02, 2011 6:38 pm

sábado mai 07, 2011 12:41 pm

Bom, eu para mim é uma birra que fazem: "Ah e tal, é cão, e cão dorme lá fora, porque senão durante a noite, caga e mija a casa toda e depois de manhã não há paciência". Se o seu filho fizer xixi ou cocó na cama porque se distrai também diz que não tem paciência e vai dormir lá fora ? Sinceramente...

É que um cão irá ser um novo membro, quase como um filho. Por exemplo, há cerca de 2 semanas adoptei uma cocker azul ruão e sim, são donodependentes. Amam Amam ser as nossas sombras e detestam ficar fechados e sozinhos. Assim, nunca consegui de noite fechar a minha cadela na varanda (que é enorme), porque fazia um barulho horrível. Então, soltei-a e deixei-a dormir no quarto da minha mãe e sabem que mais? Está em minha casa há 2 semanas e já sabe que quando tem vontade de fazer cocós e xixis e na varanda e vai até lá fazer, esteja ela onde estiver.

Por isso, sinceramente, não me parece que estejam muito preparados para um cão, seja ele de que tamanho e raça for, porque todos requerem muito trabalho.
Morrighan85
Membro
Registado: domingo mai 11, 2003 1:29 pm
Bóris - Boxer fofinho
Piri - Rafeirito lindo

sábado mai 07, 2011 1:19 pm

Eu não estou a ver sinceramente qual é o stress de ter um cão a dormir no quintal... É que não estou mesmo a ver qual é o problema...
Sempre tive cães, alguns dormiram sempre em casa, outros dormiram sempre na rua e nenhum foi infeliz por isso... Actualmente tenho um Boxer que dorme na rua embora deixemos a porta meio aberta, ele prefere o conforto do seu cobertor dentro da sua casota ate porque nem nunca tivemos que o mandar para la... (A não ser quando há fogo de artificio/foguetes e k nem vale a pena tentar porque o meu menino entra em pânico...)...
O dormir no quintal não é problema desde que o animal se sinta confortável, amado e lhe proporcionem os passeios diários que eles adoram!

Boa sorte
"Dogs are the protectors of our bodies while Cats are the protectors of our spirit!"
JoanaAlmeida
Membro Veterano

segunda mai 09, 2011 11:43 am

Morrighan85 Escreveu:Eu n�o estou a ver sinceramente qual � o stress de ter um c�o a dormir no quintal... � que n�o estou mesmo a ver qual � o problema...
Sempre tive c�es, alguns dormiram sempre em casa, outros dormiram sempre na rua e nenhum foi infeliz por isso... Actualmente tenho um Boxer que dorme na rua embora deixemos a porta meio aberta, ele prefere o conforto do seu cobertor dentro da sua casota ate porque nem nunca tivemos que o mandar para la... (A n�o ser quando h� fogo de artificio/foguetes e k nem vale a pena tentar porque o meu menino entra em p�nico...)...
O dormir no quintal n�o � problema desde que o animal se sinta confort�vel, amado e lhe proporcionem os passeios di�rios que eles adoram!

Boa sorte
Uma coisa é um cão dormir no exterior porque quer...embora tenha acesso ao interior da casa. Existem alguns que parecem preferir a terra, a casota fria, à cama e à mantinha, sim! Outra coisa é fechar um cão num terraço contra a sua vontade, quer faça sol ou chuva, quer chore, quer ladre, sozinho e privado durante grande parte do tempo do contacto com a família humana que tanto adora!
Responder

Voltar para “Cães”