A Nucha foi resgatada com 13 anos, estava à porta do canil de Lisboa, e o seu dono queria a eutanásia, pois a Nucha, deitada e toda suja de fezes na sua transportadora de gato, estava paraplégica. Foi o dia da saída do Artie do canil, o setter de Marbella.
A discussão foi má pois o dono insistia na sua eutanásia, afinal de contas tinha uma outra Yorkie em casa, cachorra.
Lá se conseguiu e o diagnóstico da Nuchita foi uma hérnia cervical, do pior que há. Poderia andar e não mais voltar a andar.
Mas não fosse a Nuchita uma verdadeira Yorkie, a todos surpreendeu pela sua força interior, a médica que a assistiu refere a recuperação da Nuchita como um milagre, pois a coluna dela para além da hérnia estava num desastre.
Famosa na sua recuperação, mais famosa pelo seu temperamento, pois nada temia, afinal de contas era a Nuchita, a ciganita.
Colocada para adopção nada que me surpreendesse. Ninguém a desejava, pois afinal de contas era uma Yorkie, mas uma Yorkie senior e com os seus problemas de saúde.
A sua estadia em minha casa, após começar a andar e a rosnar, revelou-se um problema com o meu pinscher, a antipatia era mútua e nem sequer foi amizade do forum da Arca de Noé. Aí até perceberia.
Pedida FAT urgente, o silêncio foi mais que muito. Uma Yorkie, mas senior e cheia de maleitas.
Mas mais uma vez alguém provou o contrário e adoptou a Nuchita independentemente de ter mais que muitos cães.
Contra tudo e todos, viveu com qualidade de vida, andou, passeou, correu e mostrou o que é ser uma Yorkie a sério. Um milagre esta Nuchita.
Ana Boerboel, um sentido agradecimento por teres acolhido a ciganita Nuchita, adoptá-la sabendo do que poderia acontecer a qualquer momento. Afinal de contas a hérnia não a levou, o seu coraçãozito de quase dezasseis anos achou que era hora de descanso. Partiu num lar, partiu acompanhada por uma mão amiga, carinhosa e fiel, que cumpriu o prometido e que seria mamter a Nuchita até à hora da sua partida.
Obrigada Ana.
A ti Nuchita, que grande lição de vida para todos, nunca te esquecerei. Descansa em paz pequena ciganita.
Sim Nuchita...surpreendeste!