LuMaria Escreveu:E por curiosidade, a dona não tem dinheiro para o adormecer pacificamente no veterinário habitual? Prefere deixá-lo no canil para ser abatido sabe-se lá como, no meio de estranhos? Para um animal obviamente estimado e educado é no minimo incompreensivel.
Bem...acho que mesmo no canil, apesar de não ser fácil a adopção destes animais devido à forma como foram rotulados, ainda existe uma hipótese de ser visto e posteriormente adoptado...
O canil do Porto é de abate e foi de lá que resgatamos o nosso querido Pete (pitbull tigrado), não sei se conheceram a história dele. As dificuldades foram imensas, as burocracias ainda mais...mas conseguimos! E se algum dia um veterinário municipal não deixar sair um cão de raça PP, quando se cumprem todos os requisitos por ele impostos, está a agir de má fé. Não existe legislação que obrigue o abate deste tipo de raças após entrada em Canil Municipal. Têm tanto direito a ser adoptados como qualquer outro animal que lá se encontre...os procedimentos para levar a cabo a adopção é que são mais que muitos, mas apenas temos que pôr mãos à obra, não desmotivar e pressionar.
Digo isto para mostrar a minha discordância relativamente ao que foi escrito...adormecê-lo no veterinário habitual não é solução...apesar de me causar repugnância a realidade que se vive nos canis, já milhares de animais tiveram uma segunda oportunidade por se encontrarem nesse tão conhecido corredor da morte...o canil será obviamente o último de todos os recursos, mas eutanasiá-lo também não me parece justo.
Sarina: espalhem cartazes em veterinários, cafés, supermercados...foi o que fizemos com o Pete e começamos a receber imensos telefonemas! Até que apareceu a pessoa certa...claro que é fundamental fazer uma triagem, pois nem tudo o que vem à rede é peixe, infelizmente.
Penso ser fundamental ter o cão vacinado e esterilizado antes de se proceder à adopção também...se a dona não tem possibilidades financeiras, criem um apelo no facebook, por exemplo, e tentem o melhor preço em alguma clínica veterinária. Publiquem o custo inerente aos cuidados veterinários e divulguem um nib para donativos. Graças a este método conseguimos sempre suportar as despesas que tivemos com o Pete, quer a nível de medicação (tem displasia da anca), quer de alojamento (hotel), alimentação, vacinas, etc.
As redes sociais funcionam muito bem nestes casos...e eu falo de experiência própria!
Resta-me desejar a maior sorte para este menino...é muito bonito realmente...e deixem-se de valorizar pormenores, o que importa é que se encontre alguém disposto a dar-lhe tudo aquilo a que tem direito e a proporcionar-lhe uma vida digna!
Muito boa sorte para este rapagão...

<strong><strong><strong><strong>"Chegará o dia em que os homens conhecerão o íntimo dos animais e nesse dia, um crime contra um animal será considerado um crime contra a Humanidade." </strong></strong></strong></strong>