Cadela + gata

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Polainas9
Membro Veterano
Registado: quarta set 23, 2009 5:27 pm

sexta mai 06, 2011 2:59 am

Boas pessoal, o que se passa é que ando com alguma ansiedade sobre o facto de ir adquirir uma linda Boxer e ter em casa uma gata rafeira (que adoptei) com 8 meses.

Não faço a mínima do que irá acontecer com a chegada da cadela a casa. Julgo que seja uma questão de hábito até... isto porque quando mudei um dos terrários das minhas cobras para a sala (antes estava num quarto à qual a gata não tem acesso) a reacção da gata foi ficar muito assustada e não saía da frente do terrário e a "bufar" para ele que quase me arranhou quando lhe toquei. Mas isto passado 1 dia já tava na boa... ainda hoje ela por vezes mete-se a tocar com a pata no vidro, mas sem stresses.

Os maiores problemas é que maior parte do tempo situo-me na sala (onde está a caixa de areia, comida e água da gata) e estava a ponderar colocar a cadela nos primeiros tempos (pelo menos enquanto estiver fora de casa) no meu quarto. Só que o problema é que a gata tá habituada a dormir comigo no quarto e até gosta mais de dormir lá que na sala.

Tendo em conta que os Boxers são muito brincalhões e que a minha gata é uma maluca da cabeça (não pára de brincar e mandar-se a tudo com intenções de brincar) e por vezes na brincadeira magoa.

O meu receio é como deverei fazer a adaptação das 2 pequenas. A Boxer só chega no início de Junho cá a casa e já pedi a uma colega minha que tem uma Bulldog Francês com cerca de 2 mesitos para vir cá a casa com ela, para eu ver qual é a reacção da gata... acham que a reacção que ela tiver perante a Bulldog Francês será idêntica à quando ver a Boxer (mesmo tendo em conta que a boxer virá um pouco maior)?

Se me poderem ajudar em como devo de fazer esta ambientação entre as duas agradeço IMENSO. Porque adoro a gata (é como se fosse minha filha) e a Boxer é como se já fosse também, até porque sempre quis ter um(a).
0.1.0 - Pantherophis Guttatus Ghost
0.0.1 - Python Regius Normal
0.1.0 - Lampropeltis Triangulum Sinaloae
1.0.0 - Morelia Bredli
1.2.0 - Corallus Hortulanus
ZeFe
Membro Veterano
Registado: terça dez 21, 2010 11:07 am

sexta mai 06, 2011 9:36 am

O que fiz no meu caso foi:

Quando chegar com a cadela a casa, deixe que seja a gata a vir conhecer a cadela, calmamente e sem grande alarmes, das 2, 1. Ou a gata desata a bufar e a eriçar-se e desaparece ou cheira e vai-se embora sem interesse.

Era importante não mudar muito as rotinas da gata, ela era a dona da casa e convém que se vão mudando as coisas com calma e progressivamente.

Depois de um periodo de habituação, se elas se derem bem vai ser uma loucura em casa com correrias a torto e a direito, é importante habituar a cadela a parar quando voçê o indicar, os boxers nunca sabem quando a brincadeira acabou e podem ser as unhas da gata a decidir que já acabou da pior maneira.

Depois é uma questão de as manter debaixo de olho porque os boxers são um bocado brutos e os gatos não são muito amigos de carinhos forçados.

Se fosse a si, nos 1ºs tempos só as deixava juntas sob a sua supervisão.
Como já disse, a gata pode não achar grande graça às pilhas duracell da trombuda e se sentir encurralada lá vai unha.

Assim de repente, acho que é isto.
<strong>
<p><u>NOTA: A probabilidade do que foi escrito acima ser ironia &eacute; alta...</u></p>
</strong>
<p><strong></strong></p>
<p>"<strong>Esterilize a Rata!!!! "</strong>&nbsp;&nbsp; by Ponky. </p>
<p><strong>"A &uacute;nica criatura do sexo feminino que me poderia fazer ir para o outro lado &eacute; a Nicole das Pussycat Dolls..."</strong>&nbsp; By Vandocasmm</p>
<p>&nbsp;&Agrave;s vezes a virar frangos com o ( entretanto corrido)&nbsp;Terugkeren e o (dentro em breve corrido)&nbsp;xPauloSantos.</p>
<p>&nbsp;</p>
Tweenie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 26, 2008 5:18 pm

sexta mai 06, 2011 10:39 am

Concordo plenamente com forista Zefe.

A Tweenie (gata rafeira) já tinha 8 anos quando a Kyara (labradora) veio cá pra casa com 2 meses e meio. Ora cheirou, fez 1 ar de "que raio é esta coisa enorme e com pêlo? Gato não é"... depois foi-se embora e vinha ver por curiosidade. A gata não dorme com a Kyara e nem é a paixão assoberbada,lol, mas dão-se e convivem bem. A Kyara às vezes corre atrás dela e chateia-a, mas a Tweenie corre, salta po bordo da janela e não liga ou dá patadas mas sempre foi no ar. Em cachorra, não ficavam as duas sozinhas e juntas na mm sala, mas adulta, já as deixei ficar, seguem a vida delas na boa. A Kyara faz asneirolas e a Tweenie goza.lol
Não alterei a rotina da Tweenie: ela come primeiro, é escovada 1º, é festas 1º, ela entende que continua a rainha da casa,até ganhou + liberdade ao sair + po jardim, e começou a ganhar + confiança com as pessoas como os meus pais, até já lhes pede comida e festas. Aceitou a Kyara por ser outra espécie e ser grande. Se fosse gato, tava feito.lol

Jocas caninas e felinas
mfpuscas
Membro Veterano
Registado: quarta jan 19, 2011 4:29 pm

sexta mai 06, 2011 5:56 pm

Tambem tenho uma gata já com 10 anos e vou ter um boxer ainda cachorro. e essa questao tambem me preocupa devido ao feitiozinho dela :evil:
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

sexta mai 06, 2011 8:08 pm

Pois eu vou lidar com a situação oposta... tenho uma cadela rafeira, jovem e vivaça, e vou receber em breve um gatinho macho, bebé. Espero que corra bem!
FeelingNerD
Membro Veterano
Registado: sexta out 30, 2009 6:01 pm

sexta mai 06, 2011 9:54 pm

Tenho uma situação proxima dum gato ja com uns boons anos, e passou a viver com uma boxer e outra cadela. Com a outra cadela está tudo bem porque essa não lhe liga nenhuma, mas a boxer quer brincar, e vai atrás dele e tenta agarrar lhe a cauda, não lhe faz mal, mas quer brincar e o gato que não acha piada, as vezes arranha e manda patadas. No entanto por vezes dormem encostados um ao outro, mas é bem capaz de acordar e ao aperceber se que estava a dormir com a cadela até lhe bater, enfim. :roll:
"Breaking apart all this love in my heart,
Close my eyes and move to the back of my mind, where feelings mean nothing.."
Polainas9
Membro Veterano

segunda mai 16, 2011 11:32 pm

Pessoal, a canina chegou ontem, mas a apresentação entre ambas não correu lá muito bem.

A minha gata ta bue stressada. Para ela tar um pouco mais descansada tenho de ter a cadela presa no quarto e mesmo assim quando ela late, a gata fica logo meia assustada.

O problema é que ao fazer isto fico com a cadela sempre a latir porque tá no quarto sozinha.

Já aproximei-as com muita calma uma da outra, já se cheiraram, mas mesmo assim a gata, cada vez que a cadela está na mesma parte da casa que a gata, a gata não para. Fica SUPER assustada e se tivermos com ela ao colo e a cadela se chegar perto de nós, a gata até nos arranha a tentar fugir.

Preciso de ajuda.... :(

EDIT: esqueci-me de referir: eu vivo num apartamento. :oops:
1.0.0 - Morelia Bredli
ZeFe
Membro Veterano
Registado: terça dez 21, 2010 11:07 am

segunda mai 16, 2011 11:38 pm

Não sei se vive sozinho ( nem tenho nada a ver com isso... :lol: ) Mas tente com que as 2 estejam sempre com companhia. Os boxers bebes , normalmente quando adormcem da canseira da brincadeira, ficam mesmo k.o. , se calhar é esse o momento de colocar a gata na mesma divisão, com a sua presença claro.
A partir do momento que a gata se habitue à presença, acalma.

Como nada é infalivel, há uma hipótese, pequena mas real, de a gata nunca tolerar a cadela. Agora tem uns meses de trabalho e sensibilidade pela frente. Não retire a atenção a nenhuma das duas, não forçe a gata a fazer nada e não permita que a cadela persiga a gata.

Boa sorte, se me lembrar de mais alguma coisa, digo.
<strong>
<p><u>NOTA: A probabilidade do que foi escrito acima ser ironia &eacute; alta...</u></p>
</strong>
<p><strong></strong></p>
<p>"<strong>Esterilize a Rata!!!! "</strong>&nbsp;&nbsp; by Ponky. </p>
<p><strong>"A &uacute;nica criatura do sexo feminino que me poderia fazer ir para o outro lado &eacute; a Nicole das Pussycat Dolls..."</strong>&nbsp; By Vandocasmm</p>
<p>&nbsp;&Agrave;s vezes a virar frangos com o ( entretanto corrido)&nbsp;Terugkeren e o (dentro em breve corrido)&nbsp;xPauloSantos.</p>
<p>&nbsp;</p>
Polainas9
Membro Veterano

terça mai 17, 2011 7:52 am

ZeFe Escreveu:Não sei se vive sozinho ( nem tenho nada a ver com isso... :lol: ) Mas tente com que as 2 estejam sempre com companhia. Os boxers bebes , normalmente quando adormcem da canseira da brincadeira, ficam mesmo k.o. , se calhar é esse o momento de colocar a gata na mesma divisão, com a sua presença claro.
A partir do momento que a gata se habitue à presença, acalma.

Como nada é infalivel, há uma hipótese, pequena mas real, de a gata nunca tolerar a cadela. Agora tem uns meses de trabalho e sensibilidade pela frente. Não retire a atenção a nenhuma das duas, não forçe a gata a fazer nada e não permita que a cadela persiga a gata.

Boa sorte, se me lembrar de mais alguma coisa, digo.
Vivo sozinho, mas costumo ter cá a minha namorada quase sempre. E tenho feito isso de estarem sempre os 2 com companhia, mas mesmo assim quando a cadela se aproxima de quem tem a gata ao colo, ela fica cheia de medo. E enquanto a cadela tá solta pela casa (que a gata já percebe quando) a gata não para descansada e anda sempre cheia de medo que nem dorme.

O meu problema é que depois ao prender a cadela no quarto, ela fica a ganir e a uivar. Porque segundo o que me parece, apesar de ela estar cá à 2 dias, ela já se apegou imenso a mim, até porque vá para onde eu for, ela vem sempre atrás de mim (a não ser que esteja a brincar)

Na primeira noite, que a cadela vinha super cansada, passou cerce de 2/3 horas a dormir e a gata até esteve perto dela deitada, mas sempre desconfiada e nunca fechou o olho. E de vez em quando ia com a pata para lhe "bater", tendo eu de ralhar com ela e estar sempre por perto da cadela para evitar.

Não queria que a gata ficasse "sentida" comigo, por agora nem poder ir dormir comigo para o quarto (coisa que ela tá habituada desde que chegou cá a casa).

Mais alguma sugestão para eu conseguir melhores resultados? :?
1.0.0 - Morelia Bredli
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

terça mai 17, 2011 8:56 am

Polainas9 Escreveu:Pessoal, a canina chegou ontem, mas a apresentação entre ambas não correu lá muito bem.

A minha gata ta bue stressada. Para ela tar um pouco mais descansada tenho de ter a cadela presa no quarto e mesmo assim quando ela late, a gata fica logo meia assustada.

O problema é que ao fazer isto fico com a cadela sempre a latir porque tá no quarto sozinha.

Já aproximei-as com muita calma uma da outra, já se cheiraram, mas mesmo assim a gata, cada vez que a cadela está na mesma parte da casa que a gata, a gata não para. Fica SUPER assustada e se tivermos com ela ao colo e a cadela se chegar perto de nós, a gata até nos arranha a tentar fugir.

Preciso de ajuda.... :(

EDIT: esqueci-me de referir: eu vivo num apartamento. :oops:
Errado errado errado... Jamais se deve forçar uma aproximação entre cão e gato, é meio caminho andado para que tudo corra mal...

Deixa a cadela e a gata em paz, a gata sabe-se refugiar, elas com o tempo vão-se habituar, mas JAMAIS forces a aproximação, com ou sem calma.

Não interfiras, só se uma delas tentar atacar a outra é que deves dar uma ordem rápida para as afastar, mas pelo que li, isso não deve acontecer, pois a gata põe-se sempre na defensiva, e isso é bom. Deixa que a gata se habitue ao cheiro da cadela, quanto muito separa-as quando sem supervisão, mas quando estiveres em casa, deixa-as à solta para se conhecerem.

É normal que a gata a queira observar de longe, possivelmente do cimo de um armário, é normal e desejável que assim seja. :wink:

Edit: cuidado com esse comportamento da cadela, isso cheira-me a uma ansiedade muito grande, não desejável e muito problemática de futuro.
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça mai 17, 2011 12:41 pm

Dê-lhes tempo.... não force, supervisione sempre, tenha o cuidado de manter as unhas da gata curtas.
Na pior das hipóteses a gata vai acabar por ignorar o cachorro, na melhor tem aí um par de amigos para a vida.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

FeelingNerD
Membro Veterano
Registado: sexta out 30, 2009 6:01 pm

terça mai 17, 2011 1:23 pm

Polainas9 Escreveu:por agora nem poder ir dormir comigo para o quarto (coisa que ela tá habituada desde que chegou cá a casa).
Evite isto, tente manter a rotina dela, senão vai associar que já não pode faze-lo por agora haver a cadela.
"Breaking apart all this love in my heart,
Close my eyes and move to the back of my mind, where feelings mean nothing.."
Polainas9
Membro Veterano

terça mai 17, 2011 5:21 pm

Pois malta, o problema é que a gata de vez em quando vai para investir na cadela e a cadela já por 2 vezes latiu para a gata (ao qual eu repreendi logo com um "NÃO" forte)

É difícil não interferir, uma vez que tenho receio de que uma delas se magoe.

Em relação à ansiedade da cadela, de facto já me apercebi um bocado de que ela é ansiosa, como é que posso/devo de corrigir isso?

Enquanto elas tão as 2 na mesma divisão da casa, é praticamente impossível eu conseguir estar minimamente "descansado", uma vez que a cadela não pára (algo que é mesmo da raça, segundo sei). E a gata por vezes em vez de fugir da cadela, fica quieta no sítio e põe-se em posição de investida, o que me preocupa IMENSO, porque ela não tem as unhas cortadas. (já sei que as tenho de cortar).

Em relação à situação da noite, é me quase impossível deixar a gata ficar o quarto comigo, porque para isso a cadela tem de ficar presa na varanda e ela não se cala de maneira alguma, o que não pode acontecer, vistos que depois os vizinhos vêm reclamar e tenho receio que tenha de tirar a cadela de cá, situação que já se sucedeu aqui neste prédio.

Preciso de ajuda malta...
1.0.0 - Morelia Bredli
bonekxita
Membro Veterano
Registado: quarta mar 03, 2010 6:07 pm

quarta mai 18, 2011 10:25 am

e para começar por a trela na cadela? assim senta-se no sofa a agarrar na trela e sempre limita a area que a cadela consegue atingir.

uma perg, a cadela quando tenta interagir com a gata é com agressividade ou é só por que quer brincadeira? é que sendo só brincadeira, mesmo que ela corra na direcção da gata não lhe vai fazer mal e o mais certo é a gata optar por saltar para cima de um sitio que a cadela não chegue.

uma coisa que eu fiz na minha casa foi por uma daquelas cancelas de bebes numa das divisões, as gatas passam, mas os cães não, assim as gatas tem um sitio ao inicio que é só delas que podem estar à vontade sem estar stressadas e ao mesmo tempo quando querem podem vir "visitar" a população canina.

desculpe a quantidade de opções diferentes, mas pronto são ideias, a ver se alguma resulta.

quanto ao facto de ela ser demasiado dependente ela fica a chorar quando sai de casa ou por exemplo quando toma banho e ela fica sozinha?
Polainas9
Membro Veterano

quarta mai 18, 2011 11:27 am

bonekxita Escreveu:e para começar por a trela na cadela? assim senta-se no sofa a agarrar na trela e sempre limita a area que a cadela consegue atingir.

uma perg, a cadela quando tenta interagir com a gata é com agressividade ou é só por que quer brincadeira? é que sendo só brincadeira, mesmo que ela corra na direcção da gata não lhe vai fazer mal e o mais certo é a gata optar por saltar para cima de um sitio que a cadela não chegue.

uma coisa que eu fiz na minha casa foi por uma daquelas cancelas de bebes numa das divisões, as gatas passam, mas os cães não, assim as gatas tem um sitio ao inicio que é só delas que podem estar à vontade sem estar stressadas e ao mesmo tempo quando querem podem vir "visitar" a população canina.

desculpe a quantidade de opções diferentes, mas pronto são ideias, a ver se alguma resulta.

quanto ao facto de ela ser demasiado dependente ela fica a chorar quando sai de casa ou por exemplo quando toma banho e ela fica sozinha?
Em relação a cena da trela, fiz quando a cadela entrou pela 1ª vez na casa, e nem me lembrei de fazer isso novamente, cada vez que ela tivesse na sala com a gata. Mas ela também gosta de tar a roer a trela. =X

A maneira como a cadela tenta interagir com a gata é um bocado duvidosa, até porque ela já por 2 vezes ladrou para a gata, por isso não sei se ela quando vai a correr atrás da gata, se é para morder ou só brincar, até porque paro logo a corrida assim que ela arranca.

Essa ideia da cancela já me tinha passado pela cabeça, mas não tenho como fazer isso aqui em casa.

Em relação à dependência da cadela, ela por vezes eu deixo-a no quarto e ela nem ladra nem nada. Mas outras vezes é do pior (principalmente à noite, apesar de eu deixar a luz do quarto ligada e o radio a dar música).
1.0.0 - Morelia Bredli
Responder

Voltar para “Cães”