dicas criação de codornizes

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
GoldPanther
Membro
Mensagens: 59
Registado: quinta mai 05, 2011 12:04 am

quinta mai 05, 2011 12:17 am

Boas! Á pouco tempo construi um viveiro mais ou menos com 14m quadrados para iniciar uma criação de codornizes ( um viveiro grandinho), comprei 16 codornizes, que sofreram um ataque de um forao e tive que recomeçar a criação. Quando recomecei a criação comprei 12 codornizes, mas ah cerca de uma semana morreram tres codornizes, uma em cada dia ( não poderam ser mortas por nenhum outro animal porque o viveiro agora esta impenetravel para qualquer predador), e também porque elas nao mostram qualquer sinal de ferimento ou luta, o viveiro tambem tem todas as condições, tem uma parte coberta e outra descoberta, bebedouro, comedouro, na parte coberta feno e arbustos e na parte descoberta também pus uns arbustos, tambem coloquei uma porquinha da india no viveiro pois tem mais espaço e disseram-me que afugenta as ratazanas e outros predadores, a porquinha da india não apresenta qualquer tipo de perigo ás codornizes, até se dao bem, e como já referi as codornizes mortas não apresentam ferimentos. Se alguma pessoa mais experiente em criação de codornizes possa-me dar umas "luzes" sobre a razao pela qual as codornizes morreram ou se não me devo preocupar porque talvez já tenham vindo doentes dos anteriores criadores. Também gostaria de saber se com as condições do meu viveiro conseguiria fazer com que as codornizes chocassem os ovos de forma natural, pois houve uma codorniz que pos tres ovos debaixo de um arbusto, só que nunca a :)
rafa07
Membro
Mensagens: 86
Registado: quinta mar 24, 2011 3:04 pm

quinta mai 05, 2011 5:42 pm

GoldPanther Escreveu:Boas! Á pouco tempo construi um viveiro mais ou menos com 14m quadrados para iniciar uma criação de codornizes ( um viveiro grandinho), comprei 16 codornizes, que sofreram um ataque de um forao e tive que recomeçar a criação. Quando recomecei a criação comprei 12 codornizes, mas ah cerca de uma semana morreram tres codornizes, uma em cada dia ( não poderam ser mortas por nenhum outro animal porque o viveiro agora esta impenetravel para qualquer predador), e também porque elas nao mostram qualquer sinal de ferimento ou luta, o viveiro tambem tem todas as condições, tem uma parte coberta e outra descoberta, bebedouro, comedouro, na parte coberta feno e arbustos e na parte descoberta também pus uns arbustos, tambem coloquei uma porquinha da india no viveiro pois tem mais espaço e disseram-me que afugenta as ratazanas e outros predadores, a porquinha da india não apresenta qualquer tipo de perigo ás codornizes, até se dao bem, e como já referi as codornizes mortas não apresentam ferimentos. Se alguma pessoa mais experiente em criação de codornizes possa-me dar umas "luzes" sobre a razao pela qual as codornizes morreram ou se não me devo preocupar porque talvez já tenham vindo doentes dos anteriores criadores. Também gostaria de saber se com as condições do meu viveiro conseguiria fazer com que as codornizes chocassem os ovos de forma natural, pois houve uma codorniz que pos tres ovos debaixo de um arbusto, só que nunca a :)
as codornizes estão sempre a por ovos por todo o lado e mts eles nao sao galados, o viveiro tem sombra? alimentas-a com o que? pode ser tbm alguma doença, procura comprar uma a uma e vais adicionando todas as semanas dps de ver se a que tens lá está saudavel.
GoldPanther
Membro
Mensagens: 59
Registado: quinta mai 05, 2011 12:04 am

quinta mai 05, 2011 11:58 pm

O viveiro tem sombra, alimentoas á base de uma ração especial para aves de caça (no saco diz loteII), muitas das lojas onde se vende a ração chamam-lhe ração para rolas, e consiste em milho partido (também há uma com milho inteiro), trigo, sementes difersas e outros cereais que agora não me lembro, também lhes dou alguns legumes como alface, couve, cenoura e as vezes fruta, pois disseram-me que lhes faz bem tambem comer este tipo de alimentos para alem da ração, mas não em escesso. Elas tambem comem as folhas dos arbustos que ponho lá e tambem comem fen... muito basicamente copmem tudo o que se poe la.A ideia de comprar uma a uma é boa, e muito provavelmente é o que vou fazer, porque assim tenho um maior controlo da saude das codornizes.
Obrigado pela resposta ;)
MFPJ
Membro Veterano
Mensagens: 604
Registado: domingo set 05, 2010 3:37 pm

sexta mai 06, 2011 4:18 pm

Ao comprar as codornizes tem que ter em atenção o estado em que elas se encontram.
Muitas vezes nas feiras encontram-se aves demasiado pequenas, magras, desidratadas e com asas partidas e infecções.
Elas morreram-lhe depois de 3dias após a compra? Se sim, muito provavelmente o problema já foi em sua casa, a codorniz é muito resistente.

Depois também há aves de diferentes linhagens, já comprei num sítio e todas eram muito fracas de postura, e em outras excelentes.
Arranje uma média de 4(não menos) fêmeas por macho, se menos eles esfolam-as de tanto as galarem.

Os cuidados básicos que lhes deve propporcionar são água limpa sempre, comida... pode dar a mistura de sementes que está a dar, mas deve também dar migalha de pintos(escolha uma que tenha 19% de proteína-o máximo que costumo encontrar) elas necessitam de muita proteína.

Em relação ao alojamento, são aves que conseguem viver em grande densidade. Contudo, quanto mais espaço tiverem melhor, principalmente "chão", altura não é muito importante pois normalmente só dão umas esvoaçadelas baixas.
Com a palha acho que isso vai ficar muito "porco", coloca antes um palmo de areia do rio, vai ver que fica mais higiénico e elas SUPERadoram tomar banho de areia, vão passar metade do dia nisso.
Os arbustos de que fala são desnecess´rios, a codorniz(doméstica) é muito mansa, e também não choca.
Quanto à zona exterior, faz-lhes bem apanhar Sol, mas reduza ao máximo as correntes de ar e humidade, isso pode matá-las facilmente, aliás, arrisco dizer que são os maiores perigos para elas.

Cumprimentos

P.S- Já agora, as codornizes são para postura, carne, estimação,... treino de cães?
MFPJ
Membro Veterano
Mensagens: 604
Registado: domingo set 05, 2010 3:37 pm

sexta mai 06, 2011 4:22 pm

Esqueci-me 8) , não coloque menos de 3 aves novas de uma vez, as já instaladas têm a péssima tendência de as picar a modos de arrancar carne.
GoldPanther
Membro
Mensagens: 59
Registado: quinta mai 05, 2011 12:04 am

sexta mai 06, 2011 8:01 pm

Postura e estimação.
Obrigado pelo post
Responder

Voltar para “Aves”