Tassebem Escreveu:Mas quem é que falou em rafeiros perigosos à solta na rua?
Também acho curioso o enfoque nos «rafeiros»... ou talvez não.
Quanto à minha resposta ao seu post, tem alguma coisa a dizer?
Olhe, não quero ofender de maneira nenhuma, não é para isso que participo neste fórum, mas o que parece é que ficou um pouco melindrado por se ter deparado com algumas pessoas que discordam do conceito, e não uma aceitação e divulgação imediata. Você não pode assegurar que um cão que está numa rua se mantenha nela 24h por dia, não pode assegurar que um cão que é alimentado não procure outras fontes de alimento, não pode assegurar que esses cães não incomodem outros que vão na trela, aliás até pode ser o da trela a ser agressivo para outros cães e haver uma briga com ferimentos, apenas porque um está solto na rua e não há maneira de manter uma distância segura... não podemos responsabilizar o dono do cão à trela, porque este já tomou as precauções que lhe competia para evitar esta situação. Não se pode evitar que o cão seja atropelado, que seja agredido por pessoas que não gostam de cães, que não os querem na sua rua, não se pode evitar que haja um contra-senso e dois pesos e duas medidas neste conceito onde um controlo exagerado é pedido aos donos e pouco controlo é pedido à comunidade.
E quanto mais defendem os pontos de vista e os argumentos desta ideia mais ficam a descoberto os problemas e potenciais perigos da mesma, o cão é um animal doméstico, que deve estar inserido numa família, aprove-se em AR a esterilização obrigatória de todos os cães, à excepção de quem quer fazer criação, tendo para isso regras a cumprir e o problema desaparece.
Claro que os responsáveis políticos aprovaram por unanimidade, retira a responsabilidade das autoridades e reduz a despesa com a solução deste problema. Claro que as autoridades não querem recolher cães, nem esterilizá-los, nem multar por ser dono irresponsável, custa dinheiro e tempo, causa conflitos e os cães são um assunto de menor importância.
Mas alerto os defensores desta ideia para o facto de vivermos num país onde os alunos transitam de ano com ou sem aproveitamento escolar, onde os policias perseguem criminosos com carros de policia sem seguro e em caso de acidente são responsabilizados pelo seu arranjo, onde se fazem mais cesarianas que os restantes países embora hajam muitos riscos, neste país faz-se o que é aceite pela sociedade e o que parece bem... não se faz o que está bem, o que é eticamente e racionalmente correcto, não se aplicam soluções definitivas, o que interessa são os dados estatísticos e o que está à superfície.
Em relação a este assunto esta é a minha opinião, desejo as maiores felicidades a quem tem um cão comunitário, mas eu nunca terei um.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong> </p>