Cão comunitário - Cartaz para divulgação do conceito

Pedidos de ajuda, de animais, entre outros devem ser feitos neste fórum. Aqui reflecte-se também sobre a adopção, o abandono e possíveis contributos para lutar contra este flagelo.

Moderador: mcerqueira

tiabela
Membro Veterano
Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm

sábado mai 07, 2011 9:13 pm

Tassebem Escreveu:Poderá não estar (e até poderá estar) totalmente protegido. Em princípio, terá mimos, porque não? E deve ser-lhe proporcionado um abrigo, sim.

O óptimo é inimigo do bom, Tiabela.
Ok, mas não faz o meu género. mas nunca iria denunciar uma situação dessas, desde que não incomodasse as minhas cadelas.

Note-se que estou a pensar num animal comunitário na zona da minha residência. Na minha rua as pessoas são pouco receptivas a essas coisas e mesmo assim às vezes já olham de lado os cães com dono, nem todas claro está
tiabela
Membro Veterano

sábado mai 07, 2011 9:16 pm

Aqui há um tempo, foi aberto um tópico com um link duma história duma pessoa que no Brasil (acho eu) protegia muitos cães de rua, que lhes proporcionava comida, vacinas, abrigo etc etc. Claro que achei bonito mas inviável c+a para a nossa terrinha. Não me lembro onde o tópico foi aberto
PERAPADO2
Membro Veterano
Registado: segunda mai 02, 2011 7:24 am

sábado mai 07, 2011 9:25 pm

Já andei à procura desse tópico mas não o encontrei. Bem interessante, por sinal.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sábado mai 07, 2011 9:39 pm

PERAPADO2 Escreveu:Já andei à procura desse tópico mas não o encontrei. Bem interessante, por sinal.
Está na página 2, se não posso dar-lhes um lar, dou-lhes um tecto.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sábado mai 07, 2011 9:43 pm

Pois na Damaia já houve, que me lembre, cinco cães comunitários em duas ruas próximas durante pelo menos três anos. E ali não é um sítio que se distinga pelos amigos dos animais...

Mas as pessoas deixaram-se cativar pela simpatia dos canitos e aos poucos foram aderindo. Acabaram por ser adoptados, com excepção de um, que morreu há pouco tempo, com o coração atabafado pelo excesso de gordura. Foi castrado há cerca de um ano e desde então não cessou de engordar: não havia quem não lhe desse latinhas do Minipreço, os meus chegaram a comer algumas delas porque o outro as largava onde calhava, de tão farto que andava. Mas enquanto foi vivo foi estimado e protegido.

Esse cão viveu, comeu e dormiu por cerca de oito anos na rua.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sábado mai 07, 2011 9:48 pm

Gordo como um texugo. Até a policia lhe devia dar latinhas.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
tiabela
Membro Veterano

sábado mai 07, 2011 9:48 pm

LuMaria Escreveu:
PERAPADO2 Escreveu:Já andei à procura desse tópico mas não o encontrei. Bem interessante, por sinal.
Está na página 2, se não posso dar-lhes um lar, dou-lhes um tecto.
Exactamente

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=88274

Realmente acho extraordinário, mas sinceramente acho que aqui não resultava
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sábado mai 07, 2011 10:04 pm

LuMaria Escreveu:Gordo como um texugo. Até a policia lhe devia dar latinhas.
E dava, havia pelo menos um agente que costumava parar à porta do Minipreço que o adorava. Algumas vezes o vi de latinha na mão "para o Chico Zé". :D
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
VascoV2
Membro Veterano
Registado: terça dez 14, 2010 10:08 pm
sábado mai 07, 2011 11:08 pm

tiabela Escreveu:Eu não era capaz ser uma das responsáveis dum cão comunitáio e sabê-lo em risco de ser atropelado, envenenado, etc. E no Inverno saber que o animal ficava à chuva e não o poder trazer para casa, pois não tenho espaço para ele
nem mais..sem falar dos que são atropelados, maltratados e entram em lutas com outros cães ou ataacam pessoas...a historia do caozinho gordo que comia latinhas dadas pelo zé policia é muito gira, mas em termos de contos de fadas..quem vive na realidade sabe vomo esses comunitarios realmente funcionam..a maioria ao primeiro sinal de problema assobia para o lado
<strong>As verdadeiras conquistas, as &uacute;nicas de que nunca nos arrependemos, s&atilde;o aquelas que fazemos contra a ignor&acirc;ncia </strong>
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

sábado mai 07, 2011 11:22 pm

Eu acho piada como um nome diferente dá outro ar à situação: trata-se de um cão vadio que permanece numa rua porque algumas pessoas o alimentam. Por ali fica, umas pessoas acham bem, outras acham mal, ninguém limpa a porcaria que faz o que é engraçado que ninguém se chateie com isso, dorme onde calha, mas se chamarmos o bonito nome de "cão comunitário" já é diferente de cão da rua que dão comida e por aqui ficou...

Também acho curioso como há tantas histórias perfeitas destas que acontecem. É que cães sem dono a permanecer num local porque são alimentados, isso é o que não falta mas o que já vi não tinha nada de perfeito. E vizinhos unidos por um animal na rua, então é mesmo extraordinário!
E a disporem-se a ter gastos, responsabilidade civil, etc, fantástico! Quando sabemos que tanta gente recusa tirar licença do seu próprio cão!

Vão-me perdoar mas a ideia de um animal a viver na rua mas protegido por uma designação pomposa realmente não me entusiasma.
Acho até uma grande hipocrisia ter uma data de protectores que são os responsáveis e tudo mas pô-lo em casa, tá quieto!

O que admiro, por que sei que eu nunca o faria, é a coragem de alguém assumir uma responsabilidade destas.

Vejamos: quem daqui ficaria responsável perante a lei de um animal que passa o dia sózinho em liberdade, na via pública? Quem poria o seu nome no chip?
E não é preciso ser sózinho, mesmo com outras pessoas?...
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sábado mai 07, 2011 11:31 pm

Ó Moslie, desculpe lá, mas parece mesmo um disco rachado... :roll:
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

domingo mai 08, 2011 8:41 am

Tassebem Escreveu:Mas quem é que falou em rafeiros perigosos à solta na rua? :o

Também acho curioso o enfoque nos «rafeiros»... ou talvez não.

Quanto à minha resposta ao seu post, tem alguma coisa a dizer?
Olhe, não quero ofender de maneira nenhuma, não é para isso que participo neste fórum, mas o que parece é que ficou um pouco melindrado por se ter deparado com algumas pessoas que discordam do conceito, e não uma aceitação e divulgação imediata. Você não pode assegurar que um cão que está numa rua se mantenha nela 24h por dia, não pode assegurar que um cão que é alimentado não procure outras fontes de alimento, não pode assegurar que esses cães não incomodem outros que vão na trela, aliás até pode ser o da trela a ser agressivo para outros cães e haver uma briga com ferimentos, apenas porque um está solto na rua e não há maneira de manter uma distância segura... não podemos responsabilizar o dono do cão à trela, porque este já tomou as precauções que lhe competia para evitar esta situação. Não se pode evitar que o cão seja atropelado, que seja agredido por pessoas que não gostam de cães, que não os querem na sua rua, não se pode evitar que haja um contra-senso e dois pesos e duas medidas neste conceito onde um controlo exagerado é pedido aos donos e pouco controlo é pedido à comunidade.
E quanto mais defendem os pontos de vista e os argumentos desta ideia mais ficam a descoberto os problemas e potenciais perigos da mesma, o cão é um animal doméstico, que deve estar inserido numa família, aprove-se em AR a esterilização obrigatória de todos os cães, à excepção de quem quer fazer criação, tendo para isso regras a cumprir e o problema desaparece.
Claro que os responsáveis políticos aprovaram por unanimidade, retira a responsabilidade das autoridades e reduz a despesa com a solução deste problema. Claro que as autoridades não querem recolher cães, nem esterilizá-los, nem multar por ser dono irresponsável, custa dinheiro e tempo, causa conflitos e os cães são um assunto de menor importância.
Mas alerto os defensores desta ideia para o facto de vivermos num país onde os alunos transitam de ano com ou sem aproveitamento escolar, onde os policias perseguem criminosos com carros de policia sem seguro e em caso de acidente são responsabilizados pelo seu arranjo, onde se fazem mais cesarianas que os restantes países embora hajam muitos riscos, neste país faz-se o que é aceite pela sociedade e o que parece bem... não se faz o que está bem, o que é eticamente e racionalmente correcto, não se aplicam soluções definitivas, o que interessa são os dados estatísticos e o que está à superfície.

Em relação a este assunto esta é a minha opinião, desejo as maiores felicidades a quem tem um cão comunitário, mas eu nunca terei um.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

domingo mai 08, 2011 9:06 am

Não, doglover80, não fiquei melindrada, só exprimi a minha surpresa. E aceito que haja pessoas que discordem do conceito, mas não que, depois de esclarecidas, continuem a bater nas mesmas teclas já gastas.

Por isso não vou responder aos seus argumentos; lá está, já foram rebatidos.

Não quererá ter um cão comunitário – pois bem, está no seu pleníssimo direito. Mas pode ser que um dia, perante uma realidade mais generalizada e protegida, venha a mudar de opinião.

Obrigada pelos votos.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
VascoV2
Membro Veterano
Registado: terça dez 14, 2010 10:08 pm
domingo mai 08, 2011 9:12 am

Imagem

Cão comunitário...tem uma casinha e comida...qualquer mal intencionado pode envenenar a mesma ou ser roubada e a cadela atacada por outros animais com fome.Pode ser atropelada, pode ser maltratada, abusada
<strong>As verdadeiras conquistas, as &uacute;nicas de que nunca nos arrependemos, s&atilde;o aquelas que fazemos contra a ignor&acirc;ncia </strong>
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

domingo mai 08, 2011 9:20 am

E eu que há anos que me irrito por viver num país onde para ser bom dono de cão basta que o cão tenha água e casota disponivel 24h por dia e mais nada... agora estou escandalizado por ver os defensores dos mesmos defender essa mesma ideia... vamos longe vamos... estamos a ir onde os responsáveis politicos nos querem levar... :evil:
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Pedidos e outros tópicos”