Cão comunitário - Cartaz para divulgação do conceito

Pedidos de ajuda, de animais, entre outros devem ser feitos neste fórum. Aqui reflecte-se também sobre a adopção, o abandono e possíveis contributos para lutar contra este flagelo.

Moderador: mcerqueira

Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

domingo mai 08, 2011 9:47 am

doglover80 Escreveu:E eu que há anos que me irrito por viver num país onde para ser bom dono de cão basta que o cão tenha água e casota disponivel 24h por dia e mais nada... agora estou escandalizado por ver os defensores dos mesmos defender essa mesma ideia... vamos longe vamos... estamos a ir onde os responsáveis politicos nos querem levar... :evil:
Mais uma vez, ninguém aqui defendeu essa ideia.

O que está a fazer é distorcer o que é dito, e isso chama-se desonestidade.

Se pensa com isso convencer alguém da sua razão, é melhor mudar de táctica, pois o resultado será exactamente o contrário daquele que pretende.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

domingo mai 08, 2011 11:02 am

Tassebem Escreveu:
doglover80 Escreveu:E eu que há anos que me irrito por viver num país onde para ser bom dono de cão basta que o cão tenha água e casota disponivel 24h por dia e mais nada... agora estou escandalizado por ver os defensores dos mesmos defender essa mesma ideia... vamos longe vamos... estamos a ir onde os responsáveis politicos nos querem levar... :evil:
Mais uma vez, ninguém aqui defendeu essa ideia.

O que está a fazer é distorcer o que é dito, e isso chama-se desonestidade.

Se pensa com isso convencer alguém da sua razão, é melhor mudar de táctica, pois o resultado será exactamente o contrário daquele que pretende.
Tassebem, sugiro que leia todos as minhas intervenções na arca e conclua que nem sou desonesto comigo próprio nem com os outros, defendo apenas ideias, não conhecia o conceito e não me parece bem, não me parece uma solução séria e isenta de perigos.

Mas posso estar a perceber alguma coisa mal e não quero estar a distorcer nada... por isso esclareça-me:

O cão vai estar na rua certo?

Vai ter um abrigo, água e comida colocada pela comunidade?

Vai ao vet sempre que necessário?

Vai ter estimulação mental?

Vai passar horas de qualidade no lar das pessoas da comunidade?

Vai ficar recolhido do frio e das tempestades de inverno?

Vai estar protegido de pessoas maldosas?

Vai sempre ser evitada qualquer situação de confronto com outro cão à trela?

Vai ser assegurado que nenhum miúdo vai importunar o cão no seu abrigo?

Caso esse cão seja classificado como perigoso o que acontesse?

Volto a dizer a ideia é boa se a considerarmos apenas para espaços vedados onde residam ou estejam várias pessoas, como lares, escolas, institutos, etc, mas na rua?! Acabará por correr mal com consequências principalmente para o cão.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

domingo mai 08, 2011 12:10 pm

Como já disse atrás, os cães comunitários, animais forçados a errar pelos centros urbanos devido ao abandono a que foram votados por alguém que não esteve para, não pôde ou não quis encarregar-se deles, não são ideia nova. Toda a vida os vi por aqui e por além, uns em melhores condições do que outros, uns mais protegidos do que outros, mas sempre os houve. As formas como são protegidos por um núcleo que se interessa por eles também varia muito, consoante as condições económicas e sociais locais.

Também em tempos defendi que esses animais deviam ser sempre recolhidos nos canis associativos, mas à medida que os fui conhecendo e contactando com associações, fui mudando de opinião. Entre manter um animal num canto de uma rua que o recebe bem, onde ele se liga às pessoas que dele tratam e que com ele convivem e onde tem liberdade, e enclausurá-lo num canil fechado ou prendê-lo à corrente num terreno qualquer porque não há dinheiro para construir canis ou comprar casotas, para já não falar de outros procedimentos, acho preferível a primeira forma. Os canis associativos devem ser, na minha opinião, o último recurso para um animal abandonado e que esteja em risco.

Perigos e riscos todos os animais correm, tenham dono ou não tenham. E para estarem nas mãos de muitos donos, mais valia a rua. Quando comunitários, correm mais alguns, é certo. As cidades não foram feitas para animais em liberdade pelas ruas - e não estou a falar dos problemas sanitários, pois estes competem a quem os cria, e não são os cães, comunitários ou não, os maiores responsáveis pela sujidade citadina. Fora e dentro de casa.

Na quase totalidade dos casos que vi e acompanhei, a protecção desses animais saldou-se sempre na sua adopção. Umas vezes foram gradualmente adoptados pelos moradores que deles cuidavam ou por outros à volta, outras foram-no por pessoas alheias à comunidade, mas por estas captadas para a adopção.

Resumindo, a realidade dos cães comunitários existe. Reconhecê-la e apoiá-la nada mais é do que "dar um reforço positivo" (Doglover, estou a meter-me consigo! :lol: ) àquilo que é feito de maneira anárquica e muitas vezes lesiva dos interesses da comunidade e do próprio animal.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

domingo mai 08, 2011 12:28 pm

LuluB Escreveu:Resumindo, a realidade dos cães comunitários existe. Reconhecê-la e apoiá-la nada mais é do que "dar um reforço positivo" (Doglover, estou a meter-me consigo! :lol: ) àquilo que é feito de maneira anárquica e muitas vezes lesiva dos interesses da comunidade e do próprio animal.
:lol: :lol: :lol: Sim talvez a maior distinção entre os defensores do treino positivo e os restantes é o controlo dos reforços, eu não reforço comportamentos que não quero ver reproduzidos... e estou sempre muito atento a isso :wink: :wink:
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

domingo mai 08, 2011 1:27 pm

Dizer que um cão está num canto da rua ou que é muito sossegado e não sai dali não é resposta á pergunta: como se mantem um animal à solta no espaço público, restrito a uma rua.

Dizer que ele dorme numa oficina daquela rua, não responde à questão: onde dorme o animal, instala-se uma casota em via pública? E o que acontece se o animal fica territorial com o seu espaço, que é o que costuma acontecer?

Dizer que as outras ruas também estão sujas, ou que os cães vadios não são os que sujam mais, não responde à questão se são os responsáveis legais dos cães comunitários a ir todos os dias limpar o que o cão fez na rua (esta pago pago para ver).

Dizer que os cães da rua são mais educados que os com dono (são é mais habituados a andar na rua) não responde á questão o que fazer com o relacionamento com os animais com dono que seguem à trela, nem como impedir que depois toda a gente solte o seu cão, porque afinal o comunitário anda solto.

Reconhecer que há ruas onde os animais ficam e são alimentados por algumas pessoas é apenas reconhecer que nessa rua há animais sem casa que são
alimentados. Se lhes chamam comunitários ou outro nome...
Do que eu vi, antes pelo contrário, as pessoas não se sentem levadas a levar o cão para casa porque eles "está bem, tem comida, tem casota e tudo..".

Quem define numa rua que a partir de um dado momento, há um cão que pertence legalmente a alguém mas que vive na rua? pergunta-se aos outros moradores o que acham?

E se surge outro cão na rua, o que fazem os beneméritos donos comunitários? Chamam o canil, expulsam o intruso, empreendem uma bem sucedida campanha relâmpago de adopção ou ficam com 2 comunitários?
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

domingo mai 08, 2011 1:39 pm

Moslie, respondi a todas as questões baseadas na minha experiência, que é sobejamente positiva. Inventa problemas que nunca aconteceram. A esses problemas não posso dar resposta. E a partir do momento em que me consideram mentirosa, recuso-me a partilhar seja que informação fôr. Já nem ponho fotos. Não vale de todo a pena.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
LuMaria
Membro Veterano

domingo mai 08, 2011 1:42 pm

Se lesse o que escrevi, veria que eram 2 animais. Viveram 3 anos nestes moldes. Certamente se fossem fonte de problemas não teriam vivido assim 3 anos.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
moslie
Membro Veterano

domingo mai 08, 2011 1:54 pm

Prever as situações que podem de facto acontecer não é inventar problemas.
É mais sensato que as pessoas comprometerem-se legalmente numa situação que pode fácilmente dar muita chatice.

Quando no fórum das adopções uma forista já estava disposta a registar um errante que nem sociável é e eu a alertei para o risco que isso implica estando o animal na rua, se bem me lembro ninguém discordou do que eu disse, pelo contrário, concordaram.

E de facto é um bom exemplo de um possivel comunitário: está sempre no mesmo local, já lhe arranjaram cama fixa e tudo (num local que eu acho abusivo pôr ali agasalhos mas enfim), é alimentado por várias pessoas, é desparasitado, planeia-se castrá-lo.

Se bem me lembro, já começa a ser territorial em relação ao seu canto. Que é em plena via pública.

Prever as situações com base em conhecimento e experiência do que é o comportamento animal não é inventar. Ignorar e achar que é tudo muito fácil porque se gosta muito e se tem muita pena é que é irresponsabilidade.
LuMaria
Membro Veterano

domingo mai 08, 2011 1:57 pm

moslie, para mim the end of discussion.
O facto de dar como exemplo um animal não castrado e territorial, mostra que não percebeu nada do conceito que se tenta mostrar.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo mai 08, 2011 4:46 pm

Na minha rua há um gato comunitário... toda a gente tem latinhas no Lidl na caixa do correio... toda a gente vai ao lugar comprar fiambre... toda a gente lhe compra um croquete ou uma chamuça no café... fizeram-lhe uma caminha num cantinho cujas mantas geralmente metem nojo. Quando ele é atacado por um cão ou outros gatos que já esteve internado duas vezes ou quando a coriza volta em força, sobra sempre para a mesma. :?

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

domingo mai 08, 2011 6:08 pm

Falando tambem na 1ª pessoa:
Aqui tambem há um cão " comunitário". Toda a gente o protegia, todos lhe davam comer , todos achavam piada... até ao dia em que matou as galinhas do sargento, pisou a horta da D.Alice e se foi tomar de razões com os cães do sr Barata da mercearia. Aí o cão passou a ser o cão de ninguem.Continuam a alimentá-lo, continuam a achar-lhe piada mas até agora ninguem se chegou à frente para pagar as galinhas ao sargento, para ajudar a D.Alice a plantar novamente a horta ou para ajudar o sr Barata a pagar a conta no veterinário.
E ainda pergunto eu:
Porque raio tenho eu de , cada vez que quero sair com o meu cão, levá-lo preso e açaimado, enquanto aquele anda ali , solto e com os dentinhos bem á mostra? Porque tenho de andar quase sempre à luta com a porra do cão para o afastar do meu?Porque porra tenho eu de aguentar com o tal cão " comunitário" ? :evil:
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
LuMaria
Membro Veterano

domingo mai 08, 2011 6:39 pm

É fácil nicas. Chama o canil.
moslie
Membro Veterano

domingo mai 08, 2011 7:21 pm

Se eu contar que cheguei a ver pessoas a querer sair do prédio com um cão de grande porte mal humorado e não podiam porque os dois comunitários estavam do lado de fora a ladrar e a atirar-se à porta ainda dizem que é má vontade!
E depois era sempre os não donos que eram maus e não gostavam de animais.

Se aquilo fosse comigo não duvidem que chamava o canil.

Eu já não podia ver os cães de um lado para o outro e volta e meia ladravam às pessoas, se alguém os enxotava viravam-se. Eram completamente donos da rua! Depois dos "donos" se terem pirado, desapareceram porque havia alguém que os recolhia de tempos a tempos. Apareceram outra vez, muito mal tratados, um deles com um problema na pele. Não sei que descaminho levaram mas uns meses depois de terem ficado desamparados, e quando já toda a gente estava farta de os ver ir ao lixo (houve quem desse comida e eles rosnavam), desapareceram de vez.
E para que vejam que naquela rua até não havia má vontade, ouvi várias pessoas a lamentar a situação dos animais. Se fosse noutro sitio o canil tinha sido chamado mais cedo.
PERAPADO2
Membro Veterano
Registado: segunda mai 02, 2011 7:24 am

domingo mai 08, 2011 7:27 pm

Parabéns Moslie, pela sua experiência de vida e pelas histórias que tem sempre para contar. Ele são episódios passados com vizinhos, primos, tios, amigos portugueses, amigos estrangeiros... Sim senhora, parabéns!
PERAPADO2
Membro Veterano
Registado: segunda mai 02, 2011 7:24 am

domingo mai 08, 2011 7:27 pm

LuMaria Escreveu:É fácil nicas. Chama o canil.
Ironia pura e simples.
Responder

Voltar para “Pedidos e outros tópicos”