Porque não se deve ter um Pit bull

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo mai 08, 2011 7:12 pm

Numa escola americana - Osbourne High - os alunos foram obrigados a fazer uma redação com este título.
Penny Eims resolveu responder no Dog News Examiner :

http://www.examiner.com/dogs-in-nationa ... ll-part-ii

"Pit bulls podem ser perigosos se confinados a uma vida frustante, presos a uma corrente.
O mesmo acontece com um Labrador.
Pit bulls podem ser perigosos se não castrados ou se andarem à solta, sem controle.
O mesmo acontece com um Golden Retriever.
Pit bulls podem ser perigosos se não forem treinados ou sociabilizados.
O mesmo acontece com um pointer.
Pit bulls podem ser perigosos se encorajados a portarem-se mal - favorecendo o mau comportamento e ignorando o bom.
O mesmo acontece a Dogue Alemão.
Pit bulls podem ser perigosos se não tiverem atenção e exercício.
O mesmo acontece a um Pastor Alemão.
Pit bulls podem ser perigosos se deixados com crianças sem supervisão.
O mesmo acontece com um cocker spaniel.
Pit bulls podem ser perigosos se maltratados ou espancados.
O mesmo acontece com um Chihuahua."

Achei o texto interessante não apenas por denunciar o racismo imposto às raça potencialmente perigosas, mas também por apontar com acerto, os pontos que são fulcrais no crescimento de um cão equilibrado.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
pacoo
Membro Veterano
Registado: quarta out 14, 2009 5:00 pm

domingo mai 08, 2011 7:15 pm

está mesmo bom concordo com tudo o que o texto diz. Toda a gente que tem opinião contrária deveria lê-lo. :twisted: obrigada por partilhar aisd. :)
Depp
Membro Veterano
Registado: quarta mar 09, 2011 9:37 am

domingo mai 08, 2011 7:21 pm

Boa resposta! :)
Assim se cala um professor :)
Depp - o melhor rafeiro do mundo :)

http://deppdog4ever.blogspot.com/
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

domingo mai 08, 2011 7:23 pm

aisd Escreveu:(...).
Pit bulls podem ser perigosos se não castrados ou se andarem à solta, sem controle.
(...)
.
Em todo o texto só não concordo com esta afirmação.
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
PauloB2519
Membro
Registado: domingo abr 24, 2011 9:28 pm

domingo mai 08, 2011 7:27 pm

Poderiam-me explicar para que serve castrar um cao? É que nao sei o isso é.
aisd
Membro Veterano
periquito FALCANITO

domingo mai 08, 2011 8:00 pm

Eu suponho que a frase relativa à castração é para cães que andam na rua sem supervisão e que o objectivo é evitar lutas entre cães...

Também não concordo, mas não quis disvirtuar o texto eliminando as partes com que não concordo totalmente.
Pex, também não concordo com a necessidade de treinos.
Embora concorde, caso o dono não tenha tempo ou disponibilidade para estudar e treinar obediência básica com o seu cão.

No conjunto, considero o texto uma mais-valia, por desmistificar certos preconceitos e chamar a atenção para este simples truísmo : o cão é o que o dono faz dele.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Tosh
Membro
Registado: domingo out 10, 2010 10:11 pm

quinta mai 12, 2011 12:50 am

Igualdade entre raças :lol: :lol:

Gostei do texto, calou o professor :lol: :lol: [/i]
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

quinta mai 12, 2011 11:41 pm

aisd Escreveu:Eu suponho que a frase relativa à castração é para cães que andam na rua sem supervisão e que o objectivo é evitar lutas entre cães...

Também não concordo, mas não quis disvirtuar o texto eliminando as partes com que não concordo totalmente.
Pex, também não concordo com a necessidade de treinos.
Embora concorde, caso o dono não tenha tempo ou disponibilidade para estudar e treinar obediência básica com o seu cão.

No conjunto, considero o texto uma mais-valia, por desmistificar certos preconceitos e chamar a atenção para este simples truísmo : o cão é o que o dono faz dele.
"treinos" não é obrigatoriamente sinónimo de escola, eu "treino" os meus cães, toda a vida o fiz, e não é por isso que vou para uma escola :wink:

Adorei o texto :wink:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
TheOne
Membro Veterano

quinta mai 12, 2011 11:50 pm

Entristece-me saber que há escolas que incentivam este tipo de "comportamento", o da exclusão... :|
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
MOD666
Membro Júnior
Registado: quarta nov 10, 2010 11:50 pm

sexta mai 13, 2011 12:15 am

Boas

Tenho um colega que quer oferecer um pit mas ainda hoje no jornal vem uma notícia desencorajadora de um pit que atacou um bébé de 3 anos e o desfigurou colocando o entre a vida e a morte. Nessa mesma notícia todos confirmaram que o cão não era agressivo não tinha antecedentes de ataques mas o que é certo é que explodiu.
Tenho uma filha com 9 meses que adora brincar com as minhas cadelas mas tenho a noção que se alguma delas se passar devido a serem de baixa estatura, uma e outra cachorra que não farão grandes estragos ou melhor não colocaram em causa a vida da minha filhota.
Continuo tentanto a ter um mas o receio é enorme.
Tenho um colega que teve 1 que lhe foi oferecido e sempre foi um cão tranquilo e socializado inclusive ficava sozinho com mais dois gatos sem nunca ser agressivo para os mesmos, até que um dia o meu colega quando chegou tinha os gatos mortos e viu no cão uma agressividade que o mesmo nunca tinha demonstrado.
Por isso alguem têm um conselho ou uma experiência agradável para me encorajar?
AlexandreMqs
Membro Veterano
Registado: segunda dez 22, 2008 9:17 pm

sexta mai 13, 2011 12:23 am

Eu muito sinceramente não achei o texto nada de especial.
Acho que é estúpido fazer comparações de raças. Tudo depende da pessoa que tem o animal e da natureza do mesmo.
Fotografia de animais de estimação (o meu projecto)
Status -Pets Photography https://www.facebook.com/StatusPetsPhotography

TheOne
Membro Veterano

sexta mai 13, 2011 6:30 am

MOD666 Escreveu:Boas

Tenho um colega que quer oferecer um pit mas ainda hoje no jornal vem uma notícia desencorajadora de um pit que atacou um bébé de 3 anos e o desfigurou colocando o entre a vida e a morte. Nessa mesma notícia todos confirmaram que o cão não era agressivo não tinha antecedentes de ataques mas o que é certo é que explodiu.
Tenho uma filha com 9 meses que adora brincar com as minhas cadelas mas tenho a noção que se alguma delas se passar devido a serem de baixa estatura, uma e outra cachorra que não farão grandes estragos ou melhor não colocaram em causa a vida da minha filhota.
Continuo tentanto a ter um mas o receio é enorme.
Tenho um colega que teve 1 que lhe foi oferecido e sempre foi um cão tranquilo e socializado inclusive ficava sozinho com mais dois gatos sem nunca ser agressivo para os mesmos, até que um dia o meu colega quando chegou tinha os gatos mortos e viu no cão uma agressividade que o mesmo nunca tinha demonstrado.
Por isso alguem têm um conselho ou uma experiência agradável para me encorajar?
Pesquise, há MILHARES de exemplos de cães bem sociabilizados, e a ideia de que os cães "se passam" é retrograda e absurda. Aliás, cães que "se passam" há aos milhares, mas espante-se, rafeiros :o .

A pseudo história que conta no seu post a mim, não me diz nada, nem sequer me sensibiliza, pois o modo como conta o sucedido é à la Pasquim da Manhã, "o cão explodiu" e " viu no cão uma agressividade que o mesmo nunca tinha demonstrado" é sensacionalismo de algibeira... :roll:

Quer uma história demonstrativa do que valem as aparências? Tome lá que eu ofereço:
Era uma vez dois vizinhos. O primeiro vizinho comprou um coelhinho para os filhos. Os filhos do outro vizinho pediram um animal ao pai. Então o pai comprou um pastor alemão.

Conversa entre vizinhos:

- Mas ele vai comer o meu coelho.
- Não, de forma alguma. O meu pastor é filhote. Vão crescer juntos e ser amigos vão ver.

E parece que o dono do cachorro tinha razão. Era normal ver o coelho no quintal do pastor e vice-versa. As crianças, felizes.

Eis que o dono do coelho foi passar o final de semana na praia com a família e o coelho ficou sozinho. Isso na sexta-feira. No domingo, de tardinha, o dono do pastor e a família estavam a comer, quando entra o pastor alemão na cozinha.

Trazia o coelho entre os dentes, todo imundo, arrebentado, sujo de terra e claro, morto.

Quase mataram o pastor.

- O vizinho sempre estava certo... E agora, meu Deus?
- E agora?

A primeira atitude foi bater e espancar o pastor, escorraçar o animal, para ver se ele aprendia um mínimo de civilidade e boa vizinhança.
Claro, só podia dar nisso. Mais algumas horas e os vizinhos iam chegar. E agora? Enquanto olhavam uns para os outros, o pastor lá fora ia rosnando, lambendo as pancadas e feridas.

-Já pensaram como vão ficar as crianças?

Não se sabe exactamente de quem foi a ideia, mas era infalível. Vamos dar um banho no coelho, pô-lo limpo, depois secamo-lo com o secador de cabelo e colocamo-lo na casinha dele no quintal.Como o coelho não estava muito desfeito, assim fizeram. Até perfume colocaram no falecido. Ficou lindo, parecia vivo, diziam as crianças. E lá foi colocado, com as pernas cruzadas, como convém a um coelho cardíaco.

Umas três horas depois eles ouvem os vizinhos chegar. Notam o berreiro e os gritos das crianças. Descobriram! Passados 5 minutos o dono do coelho veio bater a porta. Branco, aterrorizado , assustado. Parecia que tinha visto um fantasma.

- O que foi? Que cara é essa?
- O coelho... O coelho...
- O que tem o coelho?
- Morreu!
Todos:
- Morreu? Ainda hoje de tarde parecia tão bem...
- Morreu na sexta-feira!
- Na sexta?
- Foi. Antes de viajar as crianças enterraram-no no fundo do quintal!
Já agora o seu nick é inspirador :roll:

TheOne
Membro Veterano

sexta mai 13, 2011 6:32 am

AlexandreMqs Escreveu:Eu muito sinceramente não achei o texto nada de especial.
Acho que é estúpido fazer comparações de raças. Tudo depende da pessoa que tem o animal e da natureza do mesmo.
Não se estão a "comparar" raças, mas sim a demonstrar que não é só o pitbull que morde, não é só o pitbull que tem comportamentos agressivos, qualquer cão pode ter, "até" aqueles de raças à partida tidas como "dóceis", daí utilizarem o Golden, o Pastor Alemão, o Cocker, tudo raças consideradas meigas e indicadas para crianças.

Tudo o que é cão, pode morder.

Babaorum
Membro Veterano
Registado: domingo out 31, 2010 6:09 pm

sexta mai 13, 2011 6:43 am

Para mim tão idiota é quem diz que são monstros como quem diz que são todos muito bonzinhos :roll: Pit não é cão para qualquer pessoa e em vez de andarem com estas pinturas cor de rosa deviam preocupar-se em diminuir drasticamente o número de cães criados e entregar os cachorros só e apenas a pessoas escolhidas a dedo. No auge do entusiamo com os Rotts por cá, registavam-se 2000 e tal cães por ano (os não registados deviam ser outros tantos) enquanto que no seu país de origem criavam-se uns 400. É preciso falar do resultado? :roll:
aisd
Membro Veterano
periquito FALCANITO

sexta mai 13, 2011 6:45 am

Em relação à notícia do CM, ocorre-me perguntar : se fosse um Serra da Estrela ou outra raça, entenda-se) ou um SRD, era notícia ?

É que me parece que só vem no jornal porque se trata de um Pit...
Responder

Voltar para “Cães”