O que os Filandeses devem saber sobre Portugal

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
VascoV2
Membro Veterano
Registado: terça dez 14, 2010 10:08 pm
domingo mai 08, 2011 8:20 am

Chamarrita Escreveu:
Tassebem Escreveu:Discordo, Chamarrita, chico-espertismo, nacional ou individual, é querer passar a perna ao outro. Não foi esse o nosso pecado.

de certa forma... também foi.
exactamente..os roubos dos subsidios da UE foi um exemplo assustador do chico espertismo..ainda o ano passado falava com amigos meus com propriedades no alentejo e eles contavam a vergonha de pessoas que andam há 10 anos, SIM 10 ANOS a fazer cursos de hotelaria, de gestão agricola, etc, a serem pagos para os fazerem e sem arranjarem trabalho...pior ainda, estão-se a cagar para aproveitamente..e não é um ou dois, são centenas de labregos chico espertos...
OS tipos que sacam casas á conta do nosso dinheiro...os ciganos que recebem casas e milhares de euros de subsidios por sderem pobres e que se andam a pavonear em mercedes e bmw, com as assistentes sociais cheias de medo de os denuncviar...os politicos ricos que nem porcos e seus familiares com empresas a cobrar 100000 euros por algo que custa 5... edepois fazem um vidio paspalho a querer sabe-se lá o qu~e fazer á finl^ªandia com essas afirtmações porque em 1940 quando eles estavam em guerra mandamos umas latas de sardinha e umas samarras alentejanas... d
<strong>As verdadeiras conquistas, as &uacute;nicas de que nunca nos arrependemos, s&atilde;o aquelas que fazemos contra a ignor&acirc;ncia </strong>
mjoaocunha
Membro Veterano
Registado: domingo jul 06, 2008 10:55 pm

domingo mai 08, 2011 9:08 am

Vi o video e a única leitura q vejo é esta: Fizémos muita coisa, fomos fantásticos, etc, etc, mas e agora....?
De fantásticos a lutadores conseguimos ficar na ***, a grande diferença é q aqueles a quem nós mand´smos ajuda progrediram, evoluiram e nós...andámos para trás.
O video quer dar uma bofetada de luva branca à Finlândia pela ajuda q lhes demos em 1944, mas não o vejo de forma positiva, pelo contrário, vejo sim q nos gabamos de um passado, enquanto no presente temos uma classe politica de caca e q não sabemos q rumo tomar.
Mais não é q uma cobrança: matámos a vossa fome, agora ajudem cá o zé povinho.
Nunca aceitei a ideia de dar com uma mão e a seguir cobrar com a outra e atirar à cara.
O video em si está bem elaborado, mas francamente esperava melhor.
Não concordo com a postura finlandesa, mas não era este video q me faria mudar de ideias.
No fundo este video mostra uma triste realidade: é q passámos de um povo bestial para um povinho....
<p><strong>Adopte um&nbsp;animal do canil, ter&aacute; um amigo para toda a vida.</strong></p>
<p>Antes de adoptar pondere se tem condi&ccedil;&otilde;es para o fazer.</p>
<p><a href="http://www.espacito4patas.com">www.espacito4patas.com</a></p>
<p><a href="http://espacito4patas.com/forum/index.p ... d"></a></p>
VascoV2
Membro Veterano
Registado: terça dez 14, 2010 10:08 pm
domingo mai 08, 2011 9:13 am

matámos a fome´á finlândia ? o curioso é que mandámos roupas velha e furadas e conservas rançosas...acabei e me informar..que prato :lol: espero bem que não vejam isto...
<strong>As verdadeiras conquistas, as &uacute;nicas de que nunca nos arrependemos, s&atilde;o aquelas que fazemos contra a ignor&acirc;ncia </strong>
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

domingo mai 08, 2011 7:02 pm

As estórias que andamos a tentar impingir aos finlandeses...

Os fenícios, os gregos, os romanos, os vândalos, os suevos e os visigodos passaram por cá e por inúmeros outros lugares.

Se 20% da população luxemburguesa é de origem portuguesa, se Paris é a segunda cidade com maior número de portugueses, se existem mais portugueses fora do país do que em Portugal, isso é motivo de orgulho porque...?

Nós não inventámos nem a "maritime compass" (seja lá isso o que for) nem sequer o astrolábio. A descoberta foi árabe e aperfeiçoada por um judeu espanhol chamado Abraão Zacuto.

Também não inventámos o canhão de carregar pela culatra.

A vela latina foi inventada pelos árabes.

A salga do peixe é usada em diversas partes do mundo desde tempos imemoriais porque se tratava de uma forma eficaz de preservar o pescado.

A tecnologia da Via Verde foi criada na Noruega.

Se somos o país com menor número de patentes em todo o mundo isso é, na verdade, algo negativo.

Arigato não é uma palavra de origem portuguesa. Tem origem numa outra palavra japonesa: arigatai.

Existem palavras japonesas que tiveram origem no português? Sim, bastantes: "botan" (botão), ou "bôru" (bolo), por exemplo.

O decreto de abolição da escravatura é de 1761 (e não de 1751) e aboliu a escravatura apenas em solo português. Em meados do século XIX ainda andávamos a assinar tratados em que prometíamos pôr fim ao tráfico de escravos a sul do Equador. Chegámos mesmo a permitir que os ingleses efectuassem buscas em navios de bandeira nacional.

Praticamente todas as culturas com forte presença do porco na sua culinária comem "o porco todo" e têm pratos com as entranhas do bicho.

Napoleão não falhou as três invasões de Portugal. A primeira foi bem sucedida e provocou a fuga da Corte para o Brasil.

Nessa altura, Portugal nem sequer tinha um exército organizado para fazer face aos invasores.

Foi apenas graças a uma força expedicionária britânica que os franceses retiraram do país. Essa mesma força repeliu outras duas invasões e ajudou a reorganizar o exército português cujas unidades eram, em muitos casos, enquadradas por oficiais britânicos.

Se for verdade que o rendimento do rei de Portugal no séc. XVIII era 30 vezes superior ao do rei de Inglaterra isso apenas comprova a má gestão que foi feita da riqueza proveniente do Brasil enquanto a Inglaterra construía o seu império.

O Hóquei em Patins é popular em vários países que têm partilhado títulos com a selecção portuguesa, nomeadamente a Itália, a Espanha e a Argentina.

Temos a aliança mais antiga do mundo e levamo-la muito a sério. Os ingleses também.

Após as invasões francesas tornaram-se numa força ocupante e tentaram assumir o controlo do país.

No final do séc. XIX ameaçaram-nos com uma guerra se insistíssemos em unir as colónias de Angola e Moçambique.

A letra do nosso hino nacional continua a incitar os portugueses a pegar em armas e marchar contra os canhões britânicos.

Por mais que nos custe, não foi a manifestação dos portugueses que levou a Indonésia a abandonar Timor-Leste.

Por fim, a campanha de recolha de roupas e cereais realizada em 1940 só aconteceu porque Salazar quis apoiar um aliado da Alemanha Nazi que lutava contra as tropas comunistas de Estaline.

Esse aliado de Hitler era a Finlândia.

Não sei o que é mais preocupante, se a quantidade de pessoas que acreditam nestes mitos - semelhantes aos que pululavam nos livros de história do Estado Novo - se o facto de ser assinado por um organismo público, a Câmara de Cascais.
Em http://mrsteed2.blogspot.com/2011/05/as ... eed%29&m=1

Os comentários são interessantes, leiam-nos.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
KavakoSilva
Membro Veterano
Registado: quinta fev 17, 2011 10:02 am

domingo mai 08, 2011 7:09 pm

LuluB Escreveu:Só tenho pena que não se tivesse dito que fizemos a única revolução histórica em que não se derramou sangue
Como esta "Geração C" não é mais do que a JSD disfarçada com outro nome, não me admira que o 25 de Abril tenha sido "esquecido"...

A do hóquei-patins não se jogar em mais sítio nenhum do mundo deu para rir um bocado. O que não deu para rir foi termos levado as armas de fogo para o Japão. Fiquei sem perceber: isso foi bom ou mau?
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

domingo mai 08, 2011 7:20 pm

KavakoSilva Escreveu:O que não deu para rir foi termos levado as armas de fogo para o Japão. Fiquei sem perceber: isso foi bom ou mau?
Poderia ter sido bom, se os americanos não tivessem melhores armas de fogo quando obrigaram o Japão a abrir os seus portos, em meados do séc. XIX... e também não foi suficientemente bom para que pudessem defender os japoneses das bombas atómicas. Mas podia ter sido dada a informação de que os portugueses foram o primeiro povo ocidental com quem os japoneses estabeleceram relações comerciais - e o único, durante bastante tempo, por não evidenciar os costumes bárbaros dos outros. ;)
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
KavakoSilva
Membro Veterano

domingo mai 08, 2011 7:28 pm

O Japão, antes e durante a 2ª guerra mundial, praticou atrocidades incríveis.
Chamarrita
Membro Veterano
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

domingo mai 08, 2011 7:43 pm

Não houve povo com capacidade militar que não cometesse atrocidades.
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
KavakoSilva
Membro Veterano

domingo mai 08, 2011 7:52 pm

Tanta coisa com Portugal e o locutor nem consegue ler "Cascais" decentemente...
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

domingo mai 08, 2011 8:08 pm

Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
Chamarrita
Membro Veterano

domingo mai 08, 2011 8:15 pm

nicasxi Escreveu:E cá temos a resposta

http://www.youtube.com/watch?v=aBn7V29jFWs
Muito bom! 8) :lol:
ana-carla
Membro Veterano
Registado: sexta nov 14, 2003 12:16 pm

domingo mai 08, 2011 8:34 pm

Podemos não concordar com políticas levadas a cabo por políticos portugueses, políticos esses que muitos dizem não gostar mas o certo é que eles estão lá porque tiveram votos e pelas sondagens não serão assim tão maus pois continuamos a quere-los a governar este nosso país.
Não é o meu caso pois um governo como o do Sr Socrates dispenso.

O video português está bom, contém mta informação que mto português desconhece. A resposta finlandesa ao nosso video está fraca e para mim ficou àquem das minhas expectativas.
cockinhas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

domingo mai 08, 2011 9:03 pm

Obrigada, Nicas :wink: .
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

domingo mai 08, 2011 9:15 pm

Chamarrita Escreveu:

Muito bom! 8) :lol:
Por acaso! Não são todos os que se podem gabar de terem mulheres tão bonitas nem uma luso-finlandesa (ou será uma fino-portuguesa?) a vencer o Ídolos! :twisted:
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

domingo mai 08, 2011 10:41 pm

Nem sei bem o que dizer sobre isto :|

Por um lado, tenho orgulho no meu país sim, apesar de tudo.

Por outro lado... Esta mania de que somos muito bons, melhores que os outros, já fede. Já mete nojo mesmo. Baixinhos que somos, fizemos um vídeo que "cobra" um dívida antiga, e não muito grande, à Finlândia. Responderam-nos, não à altura, mas muito acima. Responderam com muita classe, sem entrar em comparações mesquinhas... porque não há não mesmo comparação possível entre as situações!

Bem, um deles respondeu-nos com menos classe...
http://www.youtube.com/watch?v=IYIrz6BLKzw
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”