Encontrei Tartaruga

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
BMuirgen
Membro Júnior
Registado: sexta mar 26, 2010 1:20 am

segunda mai 09, 2011 1:48 am

Boa noite

Vim agora de despejar o lixo e encontrei uma "prenda".
No chão, ao lado dos contentores, estava uma tartaruga dentro de um daqueles aquários de plástico que parecem uma ilha com uma palmeira.
O aquário estava nojento, a tartaruga também, tudo coberto de uma gosma verde. Colado ao aquário estava um papel que dizia "Dá-se a quem quizer".
Confesso que ainda pensei que fosse uma brincadeira, mas não vi ninguém por perto e tive pena de deixar o bicho ali.

Em resumo, trouxe a tartaruga para casa, o aquário já foi fora porque deitava um cheiro horrivel a podre.
Estive perto de 1h a lavar a desgraçada da tartaruga até sair toda a gosma verde (um cheiro nauseabundo, um aspecto horrivel).

Agora tenho-a dentro de um alguidar de cozinha (não tenho mais nada em casa, mas pelo menos está limpa).

É aqui que preciso da vossa ajuda: não faço ideia das necessidades de um bicho destes.
Eu até não me importo de ficar com ela, parece-me um bicho simpático.

Vou por aqui as duas fotografias que lhe consegui tirar, de forma a que me possam dar algumas dicas sobre como a manter:
- O que come?
- Que tamanho de aquário lhe devo comprar?
- Tem alguma necessidade especial?
- Será que tem de ir ao veterinário?

Preciso mesmo da vossa ajuda, pois nunca tive tartarugas, nem conheço quem as tenha e tirar informação net é confuso porque não sei sequer que espécie de tartaruga é.

Se me puderem ajudar, agradeço muito.
Cumprimentos

Imagem

Imagem
Marceloqa
Membro Júnior
Registado: sexta abr 22, 2011 2:16 pm

segunda mai 09, 2011 9:52 am

Nao sou mt experiente, mas pareçe uma tartaruga corcunda do missisipi.

Procura care sheets. Tem la todas as respostas.
miguelabm
Membro Veterano
Registado: sábado set 29, 2007 7:43 pm

segunda mai 09, 2011 12:04 pm

Parece-me que j+a apresenta algum piramidismo :?
StealthSnake
Membro Veterano
Registado: terça fev 23, 2010 4:00 pm
Faces rosadas
Piranha, Tritões, Cães, Aves,
Etc...

segunda mai 09, 2011 1:47 pm

Há gente neste mundo que só merecia era uma chumbada na tola.

Adiante, parabéns por ter dado outra oportunidade ao animal.

O que posso aconselhar por agora é:

- Aquário (se houver o problema do dinheiro, basta uma caixa de arrumações dos chineses, ou aki ou ikea).O tamanho é que conta, grande é sempre o melhor.

- Lâmpada Repti-Glo 5.0. Emite radiação UVB para ajudar a fixar o cálcio. É obrigatório, principalmente num animal num estado desses.

- Plataforma seca para ela subir e apanhar luz, mas de maneira que não fuja do aquário. Para fazer uma, basta usar a imaginação, fica ao critério de cada um. Basta que aguente com o bicho.

- Termóstato ( veja a litragem do aquário e compre um tendo em conta a relação 1watt/litro).

- Diria um filtro, mas basta umas mudas frequentes de água e essa despesa pode ser adiada por um tempo.

- Alimentação base - Sticks tartaruga bebé (Sera, Exo Terra,...)

Isto deve ficar a rondar tudo nos seus 50 euros, talvez um pouco menos. Mas dar-lhe-à as melhores condições por agora, visto que a desgraçada nunca as teve.

Tente postar fotos mais detalhadas para vermos melhor o animal. Entretanto se descobrir o antigo dono, aconselho a fazer queixa. Esse tipo de gente sem responsabilidade e bom senso nenhum, deve ser punida.

Boa sorte, qualquer dúvida é só dizer.
Eu que pensava "porcaria de porco tresanda". Heis que entrou o Johnny na minha vida e tudo isso mudou.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda mai 09, 2011 2:25 pm

É pá, pobre animal... :roll:

Siga os conselhos do stealthsnake. Agora que o tempo quente se avizinha poderá prescindir do aquecedor (termostato) para a água, mas quando vier o tempo frio vai precisar. A lâmpada de UV ou a exposição solar é essencial.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

segunda mai 09, 2011 3:27 pm

BMuirgen Escreveu:Imagem

Imagem
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Daddycool
Membro Veterano
Registado: domingo set 19, 2010 3:59 pm

segunda mai 09, 2011 4:48 pm

É quase de certeza uma falsa corcunda do mississipi.

Bela atitude a tua.
vitor22
Membro Veterano
Registado: sexta jul 30, 2010 12:28 pm

segunda mai 09, 2011 8:04 pm

Bem, so eu e que nao tenho sorte destas, nao me importava nada de ter sido eu a encontra-la.

Boa sorte com ela, lê muito sobre ela e se puderes vai a um veterinario de repteis para ver como esta a sua saude.
"A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana." ( Charles Darwin )
FeelingNerD
Membro Veterano
Registado: sexta out 30, 2009 6:01 pm

segunda mai 09, 2011 8:33 pm

Isso não é dar, é abandonar, bestas.

Elogio a sua atitude mas pondere bem e leia, pois esses monstrinhos vão prós 20-25cm, exigem aquários grandes e filtros bem potentes em adultas. Se vir que pode não ter condições para a manter em adulta, procure quem a queira. Boa sorte.
"Breaking apart all this love in my heart,
Close my eyes and move to the back of my mind, where feelings mean nothing.."
BMuirgen
Membro Júnior
Registado: sexta mar 26, 2010 1:20 am

segunda mai 09, 2011 8:42 pm

Muitíssimo obrigada a todos, em especial ao StealthSnake.

Só agora cheguei a casa e vi os posts, entretanto quando saí do trabalho passei no hipermercado a ver se encontrava qualquer coisa.

Não tive muita sorte, mas comprei:
- uns sticks para tartarugas da marca Dr. Wu
- camarões (que dizem para dar como mimo)
- uma tartaruga de calcio para por dentro da água

Espero não ter feito nenhuma asneira...

Agora não faço ideia é a quantidade que devo dar, ela está esgalgada com fome, mas tenho medo de dar demais e ela ficar doente..

Quanto ao aquário, realmente vou optar pela caixa de arrumação, porque os preços dos aquários são muito fora do meu orçamento....
A plataforma não me tinha lembrado, mas vou arranjar-lhe algo para ela se empoleirar.

Dúvidas:
- a lampada compro numa loja de animais?? Devo deixá-la sempre acesa ou apago de noite?
- o termostato é para a água ficar morna? Também ligo e desligo ou fica sempre ligado? E qual é a temperatura?
- acham que a tartaruga pode estar doente? Já liguei aos meus vets, mas eles não percebem nada de tartarugas e aconselharam-me a levá-la à faculdade de veterinária a uma consulta de animais exóticos. O problema é que agora só tenho dinheiro no final do mês...

Desde já muito obrigada por toda a vossa ajuda.
Cumprimentos
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça mai 10, 2011 10:17 am

a lampada compro numa loja de animais??
Procure uma ReptiGlo 5.0 ou similar numa petshop ou numa grande superfície, o Continente tem.
Devo deixá-la sempre acesa ou apago de noite?
Deve simular o ciclo dia / noite.
o termostato é para a água ficar morna? Também ligo e desligo ou fica sempre ligado? E qual é a temperatura?
O termostato serve para aquecer a água sim. Deve regulá-lo para 24º. Fica sempre ligado porque liga e desliga automaticamente, ou seja, sempre que a temperatura baixar volta a ligar até atingir a temperatura estipulada. Se comprar um próprio para aquários, tenha em atenção que enquanto estiver ligado tem de estar sempre submerso (pode ser instalado na horizontal) e que deve arranjar uma barreira para que a tartaruga não se encoste a ele e queime. No meu aquaterrário tenho uma lousa de xisto para esse efeito.
acham que a tartaruga pode estar doente?
Sinceramente não lhe sei dizer. Alguém observou acima que parece ter piramidismo (deformação da carapaça) mas essa condição não se trata no vet e é devida ás más condições que teve até agora, nomeadamente falta de UV e fraca fixação de cálcio, má alimentação. É uma situação irreversível mas que pode ser travada se lhe começar agora a dar as condições ideais para viver.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”