Ajuda com pardal

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
pacoo
Membro Veterano
Registado: quarta out 14, 2009 5:00 pm

domingo mai 08, 2011 3:57 pm

luna_popas Escreveu:Pacco, eu para dar de comer, usava a parte de trás de um fósfero. Se ele não quiser comer, experimente pressionar na parte de trás do bico. Os meus, da primeira vez que lhes dei de comer teve de ser assim, as seguintes já abriam o bico.
Quando eles começaram a crescer, comecei por introduzir novos alimentos, como a mistura para canários, verduras, e pão (que eles adoravam).
Antes de os soltar, para ter a certeza de que se adaptavam, comecei por esconder alimentos pela casa, para que eles a pudessem procurar, tal como irá acontecer na natureza.
Por enquanto acho que ele ainda é pequenino para conseguir comer as sementes sozinho. Pode adicionar por exemplo pão, mas triturado, à papa.
obrigada. essa ideia de esconder os alimentos pela casa é mesmo de génio :wink: e que tipo de alimentos é que escondia?

pois, eu para lhe ter dado comer (e foi pouquinho) tive de lhe abrir o bico mas tenho medo de lho partir :? ele já está numa gaiola, meti um bocadinho de maçã e sementes no chão a ver se bicava alguma coisa. meti-o ao solzinho, já pia e tudo! :D

Imagem
luna_popas
Membro Júnior
Registado: terça set 05, 2006 5:04 pm
Localização: Popas, Bia, Mini, Daisy, Leão, Lassie, Rex, Iris, Lua

domingo mai 08, 2011 4:04 pm

Escondia pão e alpista, o que resultava melhor. Por vezes fruta, mas não adiantava de muito.

Agora, nesta fase, não adianta muito por-lhe sementes porque ele ainda não consegue descasca-las sozinho.
Não precisa de lhe abrir o bico. Eu com o fósforo, pressionava na parte amarela, e eles abriam logo o bico, pois, essa parte é mais sensível.

E já agora, ele está muito bem instalado :)
pacoo
Membro Veterano

domingo mai 08, 2011 4:14 pm

luna_popas Escreveu:Escondia pão e alpista, o que resultava melhor. Por vezes fruta, mas não adiantava de muito.

Agora, nesta fase, não adianta muito por-lhe sementes porque ele ainda não consegue descasca-las sozinho.
Não precisa de lhe abrir o bico. Eu com o fósforo, pressionava na parte amarela, e eles abriam logo o bico, pois, essa parte é mais sensível.

E já agora, ele está muito bem instalado :)
obrigada. eu desde que me lembro sempre tive pardais, mas coitados, como eu era pequena passado algum tempo morriam... Neste estou mesmo a tentar remediar a situação. Já comprei a papa, vou tentar dar-lhe comida com o fósforo. Tem a caminha forrada e meti um poleiro perto do 'ninho' dele para se habituar.

Mas tenho uma duvida, eu meti-o agora ao pé da janela e ele pia muito e aproveita o sol. Vieram uns pássaros lá ter com ele e não sei se eram os pais. Não sei se hei-de soltá-lo ou não... Aqui na minha rua existem muitos gatos e ele ainda não voa muito bem... o que faria? soltava-o para ir ter com os pais ou ficava com ele? :?
luna_popas
Membro Júnior
Registado: terça set 05, 2006 5:04 pm
Localização: Popas, Bia, Mini, Daisy, Leão, Lassie, Rex, Iris, Lua

domingo mai 08, 2011 4:30 pm

Experimente colocar a gaiola lá fora, pendurada numa árvore ou isso. Se forem os pais, eles vão lá ter com ele vão tentar dar-lhe de comer. Fique a vigiar por causa dos gatos e isso. Se forem realmente os pais, acho que deve soltá-lo...
pacoo
Membro Veterano

domingo mai 08, 2011 4:35 pm

luna_popas Escreveu:Experimente colocar a gaiola lá fora, pendurada numa árvore ou isso. Se forem os pais, eles vão lá ter com ele vão tentar dar-lhe de comer. Fique a vigiar por causa dos gatos e isso. Se forem realmente os pais, acho que deve soltá-lo...
ele está na parte de fora da janela. Ainda não vi nenhum lá a ir dar-lhe de comer mas provavelmente será porque têm medo de mim. pois vamos ver como corre a situação... alimento-o e continuou a colocá-lo na parte de fora da janela (menos á noite) talvez assim os pais continuem a saber que é ele e quando ele tiver mais forte solto-o... bem ainda não sei, é uma situação muito complicada :(
fUmiguinha
Membro Veterano
Registado: quinta out 28, 2004 2:35 am

segunda mai 09, 2011 2:40 am

Esse pardalito é muito pequeno para ser solto na rua. Teria que se assegurar que ele voaria como deve ser, coisa que duvido muito.

Dado que não tem a menor experiência com aves, deve é contactar o centro de recuperação mais perto da sua casa e entregá-lo a pessoas que estão habituadas a tratar desse tipo de animal para que tenha reais chances de sobrevivência e devolução à natureza.

Até lá, o melhor forma para dar comida a um pardal são as seringas para insulina (sem agulha, obviamente) e os "pauzinhos" de plástico daqueles de mexer o café. Encosta a seringa na ponta do bico e deixa cair pequenos pingos de papa (papa mais líquida do que espessa para começar). Assim que o passarinho perceber que aquela "novidade" é comida geralmente abre o bico todo para pedir comida. Isso nem sempre acontece no primeiro dia. Alguns preferem papa para cria (da amarela) outros preferem papa insectívora (ambas compram-se em qualquer loja de animais).

A gaiola deverá todas as faces tapadas com um pano (menos uma) para evitar que o pardal ande a esvoaçar dentro da gaiola em stress, dando assim cabo das penas.

Boa sorte!
<p>"Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez s&oacute; porque podia fazer muito pouco." Edmund Burke&nbsp;</p>
<p><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://www.facebook.com/blogdosbichos"> ... chos</a><a href="http://www.facebook.com/pages/Blog-dos- ... 5"></a></p>
<p>&nbsp;</p>
pacoo
Membro Veterano

segunda mai 09, 2011 8:02 am

obrigada a todos. Apesar dos meus esforços eu encontrei-o morto no ninho dele... :cry: eu tinha poucas esperanças visto que um pardal em cativeiro é muito complicado mas eu fiz tudo que estava ao meu alcance e para ser sincera não sei porque é que ele morreu. Ele comia mas pouco, talvez tenha sido por causa disso... Tinha o ninho quentinho até meti uma botija de água quente por baixo da gaiola. Eu só queria saber se alguém me soubesse responder: se em vez de ter sido um pardal tivesse comprado um periquito para criar á mão ele morria assim? os periquitos são mais resistentes? obrigada :?
pacoo
Membro Veterano

segunda mai 09, 2011 5:55 pm

sarina Escreveu:Tenho muita pena. :cry: Mas fez tudo certinho para lhe dar uma oportunidade.

Os periquitos são praticamente animais domésticos hoje em dia e pode, de facto, ter um ainda novinho sem grandes problemas, desde que lhe assegure tudo de que ele necessite. Eu trouxe para casa um há muito tempo sem saber o sexo e o dito cujo afeiçoou-se imenso a pessoas, mesmo depois de ter um companheiro (afinal era uma ela) e de procriar.

Não se esqueça de que um periquito pode durar até 16 anos, portanto é algo a ter em consideração caso opte por ter um. E penso que são mais felizes com outro, embora não seja obrigatório.
obrigada pela resposta :) como vêm aí as férias eu estava a pensar em ter um ou dois periquitos bebes visto que assim tenho mais tempo para os alimentar... vamos ver tenho de falar com os meus pais mas por acaso era uma experiência que gostava de experimentar. :D
Zahn
Membro Veterano
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

segunda mai 09, 2011 9:12 pm

Se não tem experiência com aves, não parta de imediato para aves bebés e alimentação à mão. Arranje um ou dois periquitos jovens e habitue-os a si, domestique-os com o tempo. É mais fácil se for só um.

Quando "dominar" as aves adultas, um dia mais tarde pode ambicionar criar à mão depois de feita a pesquisa necessária.
pacoo
Membro Veterano

segunda mai 09, 2011 9:28 pm

Zahn Escreveu:Se não tem experiência com aves, não parta de imediato para aves bebés e alimentação à mão. Arranje um ou dois periquitos jovens e habitue-os a si, domestique-os com o tempo. É mais fácil se for só um.

Quando "dominar" as aves adultas, um dia mais tarde pode ambicionar criar à mão depois de feita a pesquisa necessária.
pois estive a pensar e se calhar é mesmo isso que faço. tem ideias de como domestica-los? :?
Terugkeren
Membro Veterano
Registado: terça nov 30, 2010 2:58 pm

terça mai 10, 2011 9:52 am

Alguns preferem papa para cria (da amarela) outros preferem papa insectívora (ambas compram-se em qualquer loja de animais).
Também há os que preferem comprar papa específica para criação manual de aves, e que existe de várias marcas e para diversos tipos de aves. ;)

Relativamente ao pardal, uma ave dessas nem é muito dificil de alimentar e cuidar. O que acontece infelizmente também com frequencia é que algumas da aves que encontramos caídas dos ninhos foram aves 'expulsas' pelos próprios pais por não serem saudáveis ou aves que já atingiram o momento de sair do ninho mas por qualquer problema de saúde não conseguiram voar e seguir os pais. Por isso, mesmo quando se faz tudo bem em termos de alimentação e cuidados, não é raro algumas destas aves morrerem nas nossas mãos. Ma ou bem, você tentou, e isso importa.
fUmiguinha
Membro Veterano
Registado: quinta out 28, 2004 2:35 am

terça mai 10, 2011 11:42 am

A papa específica para criação à mão é de longe a mais indicada para aves muito bebés não só pq fica dissolve muito melhor evitando "engasgamentos" nas aves muito pequenas mas sobretudo pq evita distúrbios gastro-intestinais. Há de várias marcas e preços e nisto, tal como nos bebés humanos, há aves que se adaptam melhor a umas do que outas.
Contudo, não se encontra em todo o lado com tanta facilidade, daí ter sugerido as outras até pq a ave em questão já era grandota ;)

Tal como o Terugkeren disse criar um pardal não é difícil, porém muitos morrem exactamente pelos motivos que ele indicou, mas tb pq outros apresentam alguns traumatismos internos provocados pela queda do ninho e que para nós são invísiveis.

O importante é tentar sempre ajudar, mas quem não tem qualquer experiência e/ou tempo para lhes dar comida em intervalos curtos deve SEMPRE entregá-los no centro de recuperação de fauna silvestre mais perto de si ou directamente ou contactando o SEPNA.
<p>"Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez s&oacute; porque podia fazer muito pouco." Edmund Burke&nbsp;</p>
<p><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://www.facebook.com/blogdosbichos"> ... chos</a><a href="http://www.facebook.com/pages/Blog-dos- ... 5"></a></p>
<p>&nbsp;</p>
pacoo
Membro Veterano

terça mai 10, 2011 6:33 pm

pois os pardais podem ter doenças... eu já tenho três periquitos machos e não sou capaz de domestica-los? só uma duvida: eu supostamente tinha uma fêmea mas numa manhã fui lá espreitar e tinha a cera azul! Parecia que tinha uma especie de crosta a proteger a cera e a minha lógica foi que essa crosta caiu e revelou um macho. alguém sabe se isso é possivel? e se for, essa queda represena que ainda é novo e que posso tentar domestica-lo a ele?
Terugkeren
Membro Veterano
Registado: terça nov 30, 2010 2:58 pm

quarta mai 11, 2011 1:32 pm

pacoo Escreveu:pois os pardais podem ter doenças... eu já tenho três periquitos machos e não sou capaz de domestica-los? só uma duvida: eu supostamente tinha uma fêmea mas numa manhã fui lá espreitar e tinha a cera azul! Parecia que tinha uma especie de crosta a proteger a cera e a minha lógica foi que essa crosta caiu e revelou um macho. alguém sabe se isso é possivel? e se for, essa queda represena que ainda é novo e que posso tentar domestica-lo a ele?
Isso que diz não me parece normal. Os periquitos novos normalmente, dependendo da mutação e do sexo, têm a cera de uma cor rosada. À medida que crescem a cor da cera dos machos vai normalmente ficando mais rocha acabando depois por ficar num tom de azul (dependendo esse tom também em muitos casos da mutação em causa). Nas fêmeas a cera normalmente passa também por um tom de azul clarinho, e quando estão aptar a reproduzir fica castanha (havendo também aqui algumas variantes em função da mutação). Já muita gente ter aves com a cera azul clarinha e depoi verem essa cera começar a acastanhar e perceberem que têm uma fêmea. sO que nunca vi e nem ouvi contar é que uma ave já com cera castanha, decida de um dia para o outro deixar cair uma ‘protecção’ e venha a revelar que é macho!!! Se já é surpreendente a alteração da cor de f~emea para açor de macho, mais estranho ainda é que isso aconteça de um dia para o outro!
Não seria essa crosta um problema qualquer no bico, determinado por ácaros, algum fungo, uma ferida ou outra coisa qualquer no género? Como está a cera agora? Limpinha e perfeita? Qual é a cor dela exactamente…azul muito clarinho quase esbranquiçado ou azul bem pronunciado ?

Veja esta página, que me parece ser útil:
http://periquitos.ptfreehosting.com/ind ... &Itemid=28
pacoo
Membro Veterano

quarta mai 11, 2011 4:23 pm

Nesta foto era como estava: Imagem

E nesta é como está agora:Imagem

ele(a) é o mais branco(a)... :lol: não sei se dá para ver muito bem... ele agora está com a cera numa cor azul clara. :?
Responder

Voltar para “Aves”