duvidas sobre instintos
Moderador: mcerqueira
-
- Membro
- Registado: quarta abr 15, 2009 11:42 am
Ola pessoal hoje foi um dia muito triste pois tenho um pastor alemao,e ele hoje atacou a minha irma morde-lhe não mão,nem sei como lidar com esta situação,ele tens dois anos e nunca mordeu ninguem..
ela abraçou o cão e colocou a cara perto do fucinho dele,axo que nao gostou de algo,pois ela ja teve varias vezes com ele mas tambem sei que ela nao entra na matinha dele pois o lider sou eu,não sei o que lhe possa ter passado pela cabeça,ela adora animais e agora diz que nao quer ver mais caes perto dela também nao sei como lidar com isso,que ela volte a ganhar confiança nos cachorros,espero encontrar aqui alguma ajuda que ja tenha passado ou que entenda mais do que eu nesta materia...
obrigado e comprimentos...
ela abraçou o cão e colocou a cara perto do fucinho dele,axo que nao gostou de algo,pois ela ja teve varias vezes com ele mas tambem sei que ela nao entra na matinha dele pois o lider sou eu,não sei o que lhe possa ter passado pela cabeça,ela adora animais e agora diz que nao quer ver mais caes perto dela também nao sei como lidar com isso,que ela volte a ganhar confiança nos cachorros,espero encontrar aqui alguma ajuda que ja tenha passado ou que entenda mais do que eu nesta materia...
obrigado e comprimentos...
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am
Olá,
Ela não entra na matilha dele porque não é cão, é pessoa, e você controla os recursos, logo é o lider...
O que vai ser importante para que a possamos ajudar não é estas questões de quem manda em quem, mas o que aconteceu concretamente.
Contar a sequência de eventos que levaram ao sucedido...
Se a sua irmã ficou com marca... como é a marca...
Se foi só uma dentada ou várias...
Saber se ele estava a comer alguma coisa...
Se defende a comida ou outra coisa qualquer...
Se já alguma vez rosnou a alguém nalguma situação...
Se no vet rosna ou tenta morder quando é agarrado ou leva vacinas...
Se tem algum problema de saúde recentemente...
Um apanhado geral de como é o cão, sem interpretações suas disso, os factos exactamente como eles são.
Os cães não mordem sem mostrar sinais comunicativos de desconforto previamente... a não ser que estes já tenham sido ignorados repetidamente e a situação de desconforto manteve-se, tendo ele feito o que só podia fazer a seguir a isso... morder.
Ela não entra na matilha dele porque não é cão, é pessoa, e você controla os recursos, logo é o lider...
O que vai ser importante para que a possamos ajudar não é estas questões de quem manda em quem, mas o que aconteceu concretamente.
Contar a sequência de eventos que levaram ao sucedido...
Se a sua irmã ficou com marca... como é a marca...
Se foi só uma dentada ou várias...
Saber se ele estava a comer alguma coisa...
Se defende a comida ou outra coisa qualquer...
Se já alguma vez rosnou a alguém nalguma situação...
Se no vet rosna ou tenta morder quando é agarrado ou leva vacinas...
Se tem algum problema de saúde recentemente...
Um apanhado geral de como é o cão, sem interpretações suas disso, os factos exactamente como eles são.
Os cães não mordem sem mostrar sinais comunicativos de desconforto previamente... a não ser que estes já tenham sido ignorados repetidamente e a situação de desconforto manteve-se, tendo ele feito o que só podia fazer a seguir a isso... morder.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong> </p>
Ou entao pode ser tambem uma questao de afecto.. O cao pode estar muito ligado a si e ao ver outra pessoa a entrar em casa pode (para a defender e á sua casa) tentar mostrar que está ali, que nao vai deixar fazer nada de mal.
É pá.... NUNCA mas NUNQUINHA mesmo se deve colocar o rosto perto do focinho de um cão com que não se tenha plena confiança... não sei que idade tem a sua irmã mas se é uma criança devia ter-lhe sido ensinado isso, sorte que a dentada foi na mão e não no rosto.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
O problema é que uma enorme percentagem de pessoas, não sabe interpretar esses sinais...doglover80 Escreveu:

Dinodane, subscrevo na íntegra a tua opinião. Eu aqui em casa faço o que quero à minha cadela, uma das coisas que faço muitas vezes, é agarrar no focinho e dar um "beijo" na penca ou na beiça, no entanto não permito que a minha filha o faça. Chamem o que quiserem, eu chamo prevenção, porque os acidentes acontecem.
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido
"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
-
- Membro
Pois eu entendo a minha irma tem 21 anos já lhe disse que um cão tem que ser visto como tal,não como pessoas,o afecto dele por mim é muito mesmo,ele por vezes rosna não a mim nem aos donos quando não gosta de certas coisas,o sucedido aconteceu num parque não em casa,pois ele não vive com nós mas sim com a namorada mas eu tenho muito contacto com ele,tendo sido eu que lhe ensinei ele quando me vê fica maluco penso eu todo contente...
só acho que ele tem instintos e isso o levou a tal coisa,algo não estava bem e ele comunicou daquela maneira...
outra coisa que pode ser importante mas não se é que ele teve desaparecido durante 8 dias acho de dês de ai ficou mais desconfiado ate pode ter algo a ver não?
muito obrigado pessoal!
só acho que ele tem instintos e isso o levou a tal coisa,algo não estava bem e ele comunicou daquela maneira...
outra coisa que pode ser importante mas não se é que ele teve desaparecido durante 8 dias acho de dês de ai ficou mais desconfiado ate pode ter algo a ver não?
muito obrigado pessoal!
Por isso mesmo é que eu torço sempre o nariz quando dizem que confiam a 100% no cão, frequentemente as pessoas se esquecem que um cão é um cão. Não quero com isso dizer que os cães vão do nada, desatar a matar pessoas porque "enlouquecem", como frequentemente dizem quando há um ataque de um cão a uma pessoa, especialmente se for de uma raça considerada PP, então aí é demais, mas a mordida é uma forma de comunicação dos cães, é como um "chega para lá", e se a nossa posição de líder está bem definida para com o cão, o mesmo não se passa com o cão e terceiros, ou crianças.DomSOne Escreveu:Um dos grandes problemas em pessoas mordidas é mesmo esse, não saberem interpretar os sinais, pois o cão nunca morde sem antes dar sinal... E o que fazes com a tua cadela acho que qualquer dono faz e pelo menos aqui em casa além de mim só fazem isso as pessoas que são mesmo de casa e mesmo assim sempre com a minha presença e pessoas de fora nem na minha presença e tal como você também lhe chamo prevençãoTheOne Escreveu:O problema é que uma enorme percentagem de pessoas, não sabe interpretar esses sinais...doglover80 Escreveu:
Os cães não mordem sem mostrar sinais comunicativos de desconforto previamente... a não ser que estes já tenham sido ignorados repetidamente e a situação de desconforto manteve-se, tendo ele feito o que só podia fazer a seguir a isso... morder.![]()
Dinodane, subscrevo na íntegra a tua opinião. Eu aqui em casa faço o que quero à minha cadela, uma das coisas que faço muitas vezes, é agarrar no focinho e dar um "beijo" na penca ou na beiça, no entanto não permito que a minha filha o faça. Chamem o que quiserem, eu chamo prevenção, porque os acidentes acontecem.
De qualquer modo já li que a pessoa a quem ele mordeu tem 21 anos... além de ter idade para ter juízo e não chegar a cara a um cão que não é seu, acho que o cão necessita de algum treino, isto não é admissível:
Rosnar não é aceitável, pelo menos regularmente só porque "não gosta de certas coisas", e ficar "todo contente" também não é aceitável, nenhum dos meus cães fica "todo maluco" quando me vê, ou aos membros da família, tem uma demonstração de alegria moderada, e espera que o/a dono/a vá ter com ela (cadela) para receber os afagos. Excitação a mais é indesejável e sinal de vários comportamentos reprováveis, nomeadamente de dominância. (sim já sei que o nosso amigo doglover vem já contrariar o que estou a dizer, mas é esta a minha opinião)luisabelha Escreveu: ele por vezes rosna(...) quando não gosta de certas coisas.
(...)ele quando me vê fica maluco penso eu todo contente... (...)

"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido
Quando a minha mãe foi comprar a rot ao criador .(11 anos )
Vieram na nossa direcção dois machos e uma fêmea. Eu fique gelado de medo porque era cães enormes, e ainda não havia essa lei dos cães ppp.
A minha mãe foi de uma inconsciência total ajoelhou se e deu um abraço aos cães todos e beijos nos focinhos.
Os donos ficaram perplexos, os cães não reagiram.
Disseram nunca ninguém se atreveu a fazer tal coisa.
Todos os meses visitávamos a senhora, mas os cães estavam fechados.
Podia ter sido um caos.
Acho que não se deve mexer nos cães dos outros, pois não sabemos qual vai ser a reacção do animal
Vieram na nossa direcção dois machos e uma fêmea. Eu fique gelado de medo porque era cães enormes, e ainda não havia essa lei dos cães ppp.
A minha mãe foi de uma inconsciência total ajoelhou se e deu um abraço aos cães todos e beijos nos focinhos.
Os donos ficaram perplexos, os cães não reagiram.
Disseram nunca ninguém se atreveu a fazer tal coisa.
Todos os meses visitávamos a senhora, mas os cães estavam fechados.
Podia ter sido um caos.
Acho que não se deve mexer nos cães dos outros, pois não sabemos qual vai ser a reacção do animal
<p>"O sábio não é o homem que fornece as verdadeiras respostas; é o que formula as verdadeiras perguntas."
</p>
</p>
Fomos lá umas duas vezes antes de comprar a cadela, sempre vi os cães soltos, onde estavam os donos eles estavam também.
Pois deviam de ter bastante confiança o dono na altura era treinador de cães ,acho que de cavalos tb na GNR.
Pois deviam de ter bastante confiança o dono na altura era treinador de cães ,acho que de cavalos tb na GNR.
<p>"O sábio não é o homem que fornece as verdadeiras respostas; é o que formula as verdadeiras perguntas."
</p>
</p>
-
- Membro
Bom pessoal é coisas que concordo e outras que não e pelo visto fiz-m entender mal em certas partes,ele quando me ve fica exitado sim mas tb nao é todo maluco isso é uma forma de falar pelo que vejo é um comportamento aceitavel,simplesmente vem a correr ate mim e senta a dar o rabo e a ganir,isso penso que sera por nao me ver todos os dias,pois fui eu que lhe ensinei os conceitos basicos,eu sei que ele é um cão um pouco protetor,quanto ao rosnar ele nao rosna a toda a gente nem por tudo mas ja rosnou mas nao sempre,ele sabe tudo,é um cão muito meigo mesmo acreditem mesmo em casa ladra quando chega descolhecidos mas pode-se meter a confiança com ele,por isso eu colocar as minhas duvidas pois da maneira que o conheço ele nunca mordia ninguem se ele fosse um cão feroz nunca cololucava cá estas duvidas,mesmo quando ele vai ao vetrenario ele chegou a dizer que ele é muito calmo pois ele deita la na maca e nem mexe eles abrem a boca dele e metem la a pastinha nem rosnar nem nada parace um anjinho por isso eu tar a admirado com ele,ele obedece a tudo mesmo sendo outra pessoa a dar a ordem,(senta,deita,da a pata,sabe o não,busca)ordems basicas,mas o que é verdade e que aconteceu,eu penso que o erro é sempre dos humanos,a minha irma adora animais por isso ter feito aquilo,e no meu ver ele interpretou algo mal não sei,ele passou 8 dias desaparecido axo que se teve de defender ai se tornar mais desconfiado,pois antes eu pegava numa garrafa de agua e dava-lhe de beber na mão mas quando ele voltou e eu fiz isso ele afastou-se tava tipo com medo,eu penso assim não sei se estou correto mas ele não é uma cão feroz e meigo por isso eu não saber bem o que lhe ter passado pela cabeça....
obrigado a todos.
comprimentos
obrigado a todos.
comprimentos
Mais uma vez eu relembro o que disso o DomSOne, o cão deu sinais, vocês é que não os interpretaram correctamente.
Há outra hipótese, é a sua irmã tê-lo aleijado quando o agarrou, e ele em resposta à dor, mordeu.
No entanto isto são tudo especulações, ninguém lá estava para ver o que se passou, as suas descrições do comportamento do seu cão, não ajudam a clarificar que tipo de dono é e como é que o cão o vê, portanto resta-nos desejar que avise a sua irmã que há atitudes que não se têm com um cão, e prevenir para que o cão não repita a façanha, pois se isto acontecer com outra pessoa, pode não ter tanta "sorte" como agora, e poderá ver o seu cão em maus lençóis....
Há outra hipótese, é a sua irmã tê-lo aleijado quando o agarrou, e ele em resposta à dor, mordeu.
No entanto isto são tudo especulações, ninguém lá estava para ver o que se passou, as suas descrições do comportamento do seu cão, não ajudam a clarificar que tipo de dono é e como é que o cão o vê, portanto resta-nos desejar que avise a sua irmã que há atitudes que não se têm com um cão, e prevenir para que o cão não repita a façanha, pois se isto acontecer com outra pessoa, pode não ter tanta "sorte" como agora, e poderá ver o seu cão em maus lençóis....