Opinião sobre decisão difícil a tomar (displasia da anca)

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Bouledogue Francês! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: AnaPonei

Responder
petsy
Membro
Registado: sábado mai 30, 2009 6:16 pm

terça abr 26, 2011 2:33 pm

Amigos, gostava de saber a vossa opinião sobre uma decisão que tenho de tomar em relação ao meu Bull-E.

Acontece que já por 2 vezes que o Bull-E em brincadeiras normais no exterior (corridas, cambalhotas na relva, brincadeiras c outros cães, etc) aparentemente se magoou e começou a coxear no dia a seguir, inclusive deixando de conseguir subir escadas ou até mmo para o sofá.

A última vez foi este Domingo e hoje já está melhor, mas mmo assim levámos-o à Veterinária por precaução. Para além de lhe receitar um anti-inflamatório, a vet disse que devíamos pensar em fazer um teste de despistagem a displasia da anca, porque não acha normal ele magoar-se assim com tanta facilidade.

O meu dilema é decidir se vale a pena correr o risco de uma anestesia para fazer este despiste, ou se será preferível aguardar até haver sintomas mais concretos. :? Qual é a vossa opinião?
Triciclista
Membro
Registado: quinta jul 17, 2008 5:33 pm

quinta abr 28, 2011 1:45 pm

Olá :)

A minha Vicky também, há cerca de três ou quatro semanas, começou a coxear da pata traseira, e apesar de correr, o que me deixava intrigada, andava coxita, ou seja, com a perna levantada. Não era sempre, mas com bastante regularidade. Leveia-a ao meu vet e fizeram-lhe um raio-x, sem anestesia. Foram precisas 3 pessoas para a imobilizar. A médica diagnosticou-lhe uma ligeira displasia, fez um tratamneto de 3 dias com antinflamatório intravenoso e receitou-lhe uns comprimidos para as articulações, que tomará durante três meses.
A sugestão da Dinodane, procurei uma 2.ª opinião, pois ela disse-me que seria mt dificil diagnosticar displasia sem pôr a bichoca a dormir e na verdade neste segundo vet ele disse-me que ela apenas tinha uma inflamação e que até é comum nestes cães, devido a terem uma musculatura muito desenvolvida. A verdade é que ela melhorou, não tem coxeado, e está bem.

Isto tudo para lhe sugerir o que a Dino me sugeriu, procure uma 2.ª opinião, não perde nada e eu percebo, a anestesia também me assusta. :)
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta abr 28, 2011 2:39 pm

Na minha opinião vale sim. O diagnóstico precoce é importante no combate à doença e na prevenção do agravamento da condição... se tem confiança na sua vet avance para o exame, de resto o cão não leva uma anestesia geral completa como se de uma cirurgia se tratasse, é apenas sedado (como se faz com certos canitos difíceis para as tosquias, por exemplo) para permitir a distensão total das pernas e se ver claramente o estado do encaixe do fémur. Não é nenhum bicho de sete cabeças, é uma sedação ligeira.
Pode sempre também perguntar ao criador a sua opinião, se o cão for efectivamente displásico é do interesse do criador conhecer esse facto, porque a condição é hereditária...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

petsy
Membro

quinta abr 28, 2011 4:44 pm

Mto obrigado pelo vosso feedback! :)

Acho que em 1º lugar vou seguir o conselho de procurar uma 2ª opinião porque não tenho uma confiança cega na actual veterinária, depois mediante essa 2ª opinião logo decido.

Dinodane: quer dizer então que essa sedação é completamente diferente da anestesia geral, certo? pergunto isto porque li em vários sítios que os bulldogs são particularmente susceptíveis a complicações com anestesias e que só devem ser aplicadas quando estritamente necessário, mas nesses artigos não explicavam a diferença entre anestesia e sedação!
dinodane
Membro Veterano

sexta abr 29, 2011 5:20 pm

Não é "completamente diferente" na medida em que o animal tem mesmo de ficar inconsciente, mas não é tão profunda e de recobro mais lento que uma anestesia geral.
Milhares de boules e bulldogs (nomeadamente reprodutores de criação ética) fazem o pennhip sem qualquer complicação...

petsy
Membro

sábado abr 30, 2011 10:04 am

Ok, muito obrigado pelo esclarecimento! :)
dinodane
Membro Veterano

quarta mai 11, 2011 6:27 pm

Então, como correu?

Responder

Voltar para “Bouledogue Francês”