Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
EgO24
Membro Veterano
Registado: terça abr 06, 2010 11:59 pm

quarta mai 11, 2011 5:42 pm

Boa tarde,

Bem, na segunda o Avatar foi castrado, e na altura que o fui buscar esqueci-me completamente de perguntar ao vet o seguinte: "É necessário alterar a ração do Avatar para ração para gatos castrados?" .. Bem, como não perguntei ao vet, pergunto a vocês. :P

Actualmente come Arden Grange Salmão.
Cumprimentos,

Joao Reis
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta mai 11, 2011 6:25 pm

É melhor, alguns animais castrados têm propensão a ganhar peso.
Faça a transição gradualmente.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

ChipMix
Membro
Registado: domingo jan 09, 2011 12:47 am

quarta mai 11, 2011 6:43 pm

Seria conveniente fazer a alteração para uma ração para gatos castrados.
EgO24
Membro Veterano

quarta mai 11, 2011 6:50 pm

dinodane Escreveu:É melhor, alguns animais castrados têm propensão a ganhar peso.
Dino, então a única razão pela qual se deve alterar é por uma questão de "elegancia"?!

Se for somente por isso, prefiro esperar um pouco e ver a reacção do Avatar, controlando o seu peso com frequência, se entretanto ganhar mais de 1,5Kg, trocarei de ração.

Estou a pensar de forma errada? Existe mais alguma razão pela qual não deva continuar com a actual alimentação?
Cumprimentos,

Joao Reis
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quarta mai 11, 2011 7:09 pm

a mudança de ração é mesmo para evitar a tendência para a obesidade. Mas se o gato for bastante activo e não engordar com a ração actual, não vejo motivo para mudanças. Se o gato já era preguiçoso antes da castração, é mais provável que engorde, pois não há testosterona a dar-lhes "genica". :lol:
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
marianovo
Membro
Registado: sábado jan 22, 2011 10:47 pm

quarta mai 11, 2011 8:07 pm

Tambem era uma duvida que tinha, mas a raçao para gatos esterelizados é so baixa em calorias nao é?
Se for um gato energetico, sempre a correr, brincar, vai ter necessidade de abastecer mais vezes ao longo do dia nao?

O huky quando foi castrado tinha 5meses e 3.700kg
A semana passada 8 meses e 3.700kg
Esta exactamente com o mesmo peso, nem pra cima nem pra baixo!
Lucci
Membro Veterano
Registado: quarta jan 19, 2011 5:58 pm

quinta mai 12, 2011 8:24 am

o Guilherme e a Kika, ambos castrados/ esterelizados comem Arden Grange Chicken!! ( não vão à bola com o salmão)!!, foram à "faca" em Novembro passado, até agora não engordaram por ai! estão elegantemente em forma!!!

Acho que com uma alimentação regrada, se consegue que eles não fiquem bolinhas de gordura!!!

os meus correm muito, não são gatos de estarem no sofa a dormir, com excepção de qdo a dona lá esta a preguiçar!!!
Garfield2010
Membro Veterano
Registado: quarta abr 14, 2010 12:03 pm
Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...

quinta mai 12, 2011 9:44 am

EgO24 Escreveu:
dinodane Escreveu:É melhor, alguns animais castrados têm propensão a ganhar peso.
Dino, então a única razão pela qual se deve alterar é por uma questão de "elegancia"?!

Se for somente por isso, prefiro esperar um pouco e ver a reacção do Avatar, controlando o seu peso com frequência, se entretanto ganhar mais de 1,5Kg, trocarei de ração.

Estou a pensar de forma errada? Existe mais alguma razão pela qual não deva continuar com a actual alimentação?
Eu também dou Arden Grange mas Light. Por vezes misturo com a de Salmão ou Chicken (também AG) para variar um pouco mas eles preferem mesmo a Light.
<p>"Os c&atilde;es podem vir quando s&atilde;o chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p>&nbsp;Mary Bly </p>
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

quinta mai 12, 2011 3:41 pm

Chamarrita Escreveu:a mudança de ração é mesmo para evitar a tendência para a obesidade. Mas se o gato for bastante activo e não engordar com a ração actual, não vejo motivo para mudanças. Se o gato já era preguiçoso antes da castração, é mais provável que engorde, pois não há testosterona a dar-lhes "genica". :lol:
Sou da mesma opinião!

Aliás, deixei de dar ração para esterilizados à minha Rita... estava a ficar magra demais! :o É verdade!!!
EgO24
Membro Veterano

quinta mai 12, 2011 7:34 pm

Obrigado a todos pelas respostas.

É que como existe esse tipo de ração especifica, ainda pensei que haveria algo realmente importante, mas parece que não.

O Avatar actualmente tem é que engordar, pois com as suas escapadelas diárias, fez com que emagrece-se bastante ..

Agora parece ter ficado mais calmo, se bem que a castração foi à pouco tempo, ja se nota que está mais caseiro. :P
Cumprimentos,

Joao Reis
Lya7
Membro
Registado: sábado jun 30, 2007 8:03 pm
Localização: Miró, o meu gato mais lindo que partilha aminha vida há 10 anos!
O pantufa do meu pai.
O kiwi da

quinta mai 12, 2011 8:37 pm

O Miró tem 10 anos e para aí 7kg :oops: ele é alto e comprido mas tem excesso de peso. Vai à rua e dá as suas voltas, o problema é que ele só come ração da purina, coelho, não come mais nada. tentei uma para gatos castrados que é caríssima mas ele não come e depois leva os dias a miar à nossa volta :oops:
<p>Lya </p>
Lu74
Membro Júnior
Registado: sexta dez 03, 2010 10:55 pm

quinta mai 12, 2011 10:04 pm

Na minha opinião depende de gato para gato, se é activo ou não, da ração que come (se tem mais ou menos gordura), etc.
Quando castrei o meu gato aos 7 meses e meio a vet aconselhou-me a mudar logo para uma ração da gama castrados mas eu não o fiz e até agora não me arrependi. Continuou a comer ração de gatinho até aos 11 meses e depois quando o saco acabou comprei a normal de adulto e fiz a transição gradual.

Ele ainda estava em fase de crescimento, é um gato muito activo e não está nada gordo. Vou vigiando o peso dele e só se vir que começa a ganhar peso a mais, aí sim mudo para a ração de castrados. Pode ser que nem seja preciso. E nas visitas ao vet peço sempre a opinião sobre o peso dele. Até agora está óptimo. :)

Até porque os Chartreux são uma raça grande, principalmente os machos, ficam bastante compridos e encorpados e não se pode confundir com obesidade. O Lestat fez hoje 1 aninho e está com 5,6 kg que é um peso perfeitamento normal para um macho desta raça. É um GATÃO mesmo. ;)
Lu
VascoV2
Membro Veterano
Registado: terça dez 14, 2010 10:08 pm
quinta mai 12, 2011 10:11 pm

EgO24 Escreveu:
Dino, então a única razão pela qual se deve alterar é por uma questão de "elegancia"?! ?
E todas as situações associadas à obesidade...
<strong>As verdadeiras conquistas, as &uacute;nicas de que nunca nos arrependemos, s&atilde;o aquelas que fazemos contra a ignor&acirc;ncia </strong>
joana_boris
Membro Veterano
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

quinta mai 12, 2011 10:52 pm

O meu gato perdeu peso com e após a cirurgia, que foi difícil de recuperar. Primeiro mudei logo para a ração da marca que ele comia (Hill's) mas para gatos castrados. Mal lhe pegava, comia pouco e perdeu mais umas gramas. No veterinário, tudo normal. Misturava a ração com a outra e escolhia os grãos da Adult e deixava os da Sterilized. Resultado, voltei a trocar para a ração de gatos adultos, desta vez da RC, pois entretanto já estávamos um bocado preocupados com a perda de peso do bicho e ele pegou muito bem nesta ração (que tem uns grãos grandes, que ele mastiga). Recuperou o peso anterior e está nos valores normais para a raça.

Apesar de tudo, peso-o de duas em duas semanas para controlar o pes dele.
Responder

Voltar para “Gatos”