LuluB, como não tenho FB, não me tinha apercebido disso, mas, de qualquer forma, aqui está um mail que recebi hoje da organização e que reproduzo abaixo:
«AJUDE-NOS A DIVULGAR.
Em anexo: Folheto que poderá imprimir e colar na sua área de residência.
Grupo no Facebook:
http://www.facebook.com/home.php?sk=gro ... 00042&ap=1
Evento no Facebook:
http://www.facebook.com/home.php?sk=gro ... 8927461265
Oeiras, mais à frente, não pode ter políticas de "protecção animal" tão retrógradas.
Oeiras, mais à frente – não pode abater
Oeiras, marca o ritmo – tem que esterilizar
Oeiras, projecta – tem que ter um canil decente
Oeiras, inova – deve promover a adopção em vez de optar pelo abate
Oeiras, mais à frente tem que ser também pelos direitos dos animais!
Há cerca de um ano que um grupo de munícipes do concelho de Oeiras, integrado no Grupo da Campanha Nacional de Esterilização de Cães e Gatos Abandonados, tem empreendido esforços no sentido de negociar com a autarquia de Oeiras um vasto programa, para a promoção do bem-estar animal neste concelho.
Foram várias as propostas que o grupo apresentou à autarquia, mostrando-se sempre disponível, quer para conversar, quer para actuar em associação com a edilidade, no intuito de melhorar as condições de vida dos animais do Concelho e, principalmente, daqueles que têm o azar de passar pelas instalações do Canil Municipal, em Paço de Arcos, instalações essas que funcionam provisoriamente, desde sempre, no edifício do antigo matadouro municipal.
No canil municipal de Oeiras continua a ser praticado o abate de animais de forma indiscriminada, os gatos que ali entram não possuem sequer um espaço próprio, ficando em frente aos cães. No canil municipal revelam, frequentemente, indisponibilidade para formalizar as adopções dos animais recolhidos pelo canil municipal, obrigando-os, muitas vezes, a permanências superiores às exigidas por lei. A entrada de cidadãos é barrada ao interior do canil, não podemos, portanto, fotografar os animais para promover a sua adopção, proporcionando-lhes assim uma oportunidade de vida, a Câmara Municipal de Oeiras prefere optar pelo abate.
O Grupo conseguiu apenas duas reuniões com o Vereador responsável por esta área, em que foram feitas inúmeras promessas de cooperação, entre o Grupo e a Câmara Municipal de Oeiras, promessas que, infelizmente, ainda não vimos concretizadas por razões que desconhecemos.»
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke