duvidas sobre instintos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Tosh
Membro
Registado: domingo out 10, 2010 10:11 pm

quinta mai 12, 2011 1:11 am

Podemos amar muito os nossos amigos de 4 patas mas não nos devemos esquecer de que são cães e existem atitudes inesperadas.

O meu Marley que como carinhosamente lhe chamamos é o "Pomposo das festinhas", ele adora festas, até se lambe :oops: (literalmente). Mas no outro dia estava com ele numa esplanada, ele sentado ao meu lado, atrelado, um senhor aproximou-se e tocou-lhe sem darmos conta, ele assustou-se de tal forma que conseguiu partir a coleira :x Fiquei fula, o sr não tinha que tocar no cão, e depois viu-me aflita e ainda me disse para eu deixar o cão em paz. Imaginem! O meu cão a fugir esplanada fora e ele queria que eu o deixasse. Agora também digo, estranhei muito, o Marley adora festas, delira, a dona torce o nariz mas ele adora. Um episódio como aquele nunca me tinha acontecido.

Eu nesse dia só me apetecia ser eu a morder naquele senhor, fiquei mesmo fula, mas nunca esperei que o Marley fizesse tal coisa e se assustasse ao ponto de partir a coleira.

Agora cada vez que alguém se mete com ele na rua faço olhar de má e as pessoas desistem, por um pagam todos e ninguém mexe no meu cão! :wink:
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

quinta mai 12, 2011 8:35 am

TheOne Escreveu:Rosnar não é aceitável, pelo menos regularmente só porque "não gosta de certas coisas", e ficar "todo contente" também não é aceitável, nenhum dos meus cães fica "todo maluco" quando me vê, ou aos membros da família, tem uma demonstração de alegria moderada, e espera que o/a dono/a vá ter com ela (cadela) para receber os afagos. Excitação a mais é indesejável e sinal de vários comportamentos reprováveis, nomeadamente de dominância. (sim já sei que o nosso amigo doglover vem já contrariar o que estou a dizer, mas é esta a minha opinião) :wink:
Pois de facto concordo com quase tudo o que diz, concordo em relação a não agarrar os cães de qualquer maneira, em não deixar que tenha comportamentos eufóricos, mas são decorrentes da excitação do momento e não de dominância no meu entender... peço desculpa.
Basta dar acesso à coisa desejada (por exemplo festas e atenção) apenas quando se comporta de forma contida e adequada.

Não concordo de forma nenhuma em que se extingam sinais cimunicativos de desconforto, entre os quais rosnar... o rosnar deve ser mantido, ajuda-nos a treinar o cão, o que se deve é perceber quando rosna e porquê e mudar a atitude do cão perante esse estimulo, associando a algo positivo o estimulo que provoca desconforto, através da desensibilização ou contra-condicionamento.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

quinta mai 12, 2011 9:58 pm

doglover80 Escreveu:
TheOne Escreveu:Rosnar não é aceitável, pelo menos regularmente só porque "não gosta de certas coisas", e ficar "todo contente" também não é aceitável, nenhum dos meus cães fica "todo maluco" quando me vê, ou aos membros da família, tem uma demonstração de alegria moderada, e espera que o/a dono/a vá ter com ela (cadela) para receber os afagos. Excitação a mais é indesejável e sinal de vários comportamentos reprováveis, nomeadamente de dominância. (sim já sei que o nosso amigo doglover vem já contrariar o que estou a dizer, mas é esta a minha opinião) :wink:
Pois de facto concordo com quase tudo o que diz, concordo em relação a não agarrar os cães de qualquer maneira, em não deixar que tenha comportamentos eufóricos, mas são decorrentes da excitação do momento e não de dominância no meu entender... peço desculpa.
Basta dar acesso à coisa desejada (por exemplo festas e atenção) apenas quando se comporta de forma contida e adequada.

Não concordo de forma nenhuma em que se extingam sinais cimunicativos de desconforto, entre os quais rosnar... o rosnar deve ser mantido, ajuda-nos a treinar o cão, o que se deve é perceber quando rosna e porquê e mudar a atitude do cão perante esse estimulo, associando a algo positivo o estimulo que provoca desconforto, através da desensibilização ou contra-condicionamento.
Doglover, chamemos o que quisermos, o resultado final é o mesmo :wink:

Muitos dos sinais comunicativos, como o rosnar, quando refere que "se deve é perceber quando rosna e porquê e mudar a atitude do cão perante esse estimulo", está a ir de encontro ao que eu estou a dizer. Isto é, quando eu digo que não é admissível e o Doglover diz que se deve mudar, então é porque não é aceitável, certo? O que talvez seja divergente é o modo como actuamos para mudar esse comportamento, acho que é mais aí que estamos em desacordo, porque de resto, rosnar não :wink:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
doglover80
Membro Veterano

quinta mai 12, 2011 10:24 pm

Mais ou menos, queremos ambos que o cão deixe de rosnar, claro, mas eu não me importo que ele rosne sempre que se sentir desconfortável e enquanto se sentir desconfortável com essa coisa... eu coloco-o confortável e assim deixa de rosnar... o rosnar em si é bom na minha opinião.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
TheOne
Membro Veterano

quinta mai 12, 2011 10:43 pm

doglover80 Escreveu:Mais ou menos, queremos ambos que o cão deixe de rosnar, claro, mas eu não me importo que ele rosne sempre que se sentir desconfortável e enquanto se sentir desconfortável com essa coisa... eu coloco-o confortável e assim deixa de rosnar... o rosnar em si é bom na minha opinião.
Doglover, não é bem assim. Imagine que um cão rosna a uma criança porque está no sofá, e a criança se senta junto a ele. O cão rosna porque o sofá "é dele", e o que é que faz? Põe o cão confortável? Não me parece. O que eu faria era precisamente o contrário, tirava o cão do sofá e acabou-se as rosnadelas, ele não manda, o sofá não é dele.
Piores são aqueles que não rosnam, mordem logo... :roll:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
luisabelha
Membro
Registado: quarta abr 15, 2009 11:42 am

sexta mai 13, 2011 7:49 pm

estou de acordo tambem um cão deve rosnar é uma forma mais facil de nos avisar que esta descontente, mas caes são o nosso melhor amigo mas são caes o meu rex é bastante desconfiado isso nunca poderei mudar piorou des que andou desaparecido o que eu posso fazer? axo que nada ele simplesmente nao confia em certas pessoas ,é como nos quando fazemos amigos nao confiamos neles logo, eu ja o vi rosnar a certas pessoas e depois que aconteceu isto,na rua mais ninguem mexe nele só se responsabilizar por tal, em casa muita gente mexe nele ate agora nao houve problema mas gente que ele conhece claro, ele mesmo fora de casa se porta bem como ja tinha dito o vetrenario fica surpreendido de tao bom comportamento...
so tenho uma duvida ele quando esta comigo axo que o desconfiar dele aumenta um pouco tipo axo que fica mais protector achao que alguma forma de tentar mudar esse comportamento dele?
comps!
Teffie
Membro Veterano
Registado: sexta mai 11, 2007 5:51 pm

sexta mai 13, 2011 8:02 pm

ovcharka Escreveu:
dinodane Escreveu:§« p§Ò.... NUNCA mas NUNQUINHA mesmo se deve colocar o rosto perto do focinho de um c§Ôo com que n§Ôo se tenha plena confian§Ùa.
1 biliao de vezes de acordo :!:
Tamb¨¦m concordo!
TheOne
Membro Veterano

sexta mai 13, 2011 9:42 pm

luisabelha Escreveu:estou de acordo tambem um cão deve rosnar é uma forma mais facil de nos avisar que esta descontente, mas caes são o nosso melhor amigo mas são caes o meu rex é bastante desconfiado isso nunca poderei mudar piorou des que andou desaparecido o que eu posso fazer? axo que nada ele simplesmente nao confia em certas pessoas ,é como nos quando fazemos amigos nao confiamos neles logo, eu ja o vi rosnar a certas pessoas e depois que aconteceu isto,na rua mais ninguem mexe nele só se responsabilizar por tal, em casa muita gente mexe nele ate agora nao houve problema mas gente que ele conhece claro, ele mesmo fora de casa se porta bem como ja tinha dito o vetrenario fica surpreendido de tao bom comportamento...
so tenho uma duvida ele quando esta comigo axo que o desconfiar dele aumenta um pouco tipo axo que fica mais protector achao que alguma forma de tentar mudar esse comportamento dele?
comps!

Não, não há nada a fazer, pelo menos enquanto tiver essa visão humanizada de um cão :roll:

doglover80
Membro Veterano

sexta mai 13, 2011 10:06 pm

TheOne Escreveu:
doglover80 Escreveu:Mais ou menos, queremos ambos que o cão deixe de rosnar, claro, mas eu não me importo que ele rosne sempre que se sentir desconfortável e enquanto se sentir desconfortável com essa coisa... eu coloco-o confortável e assim deixa de rosnar... o rosnar em si é bom na minha opinião.
Doglover, não é bem assim. Imagine que um cão rosna a uma criança porque está no sofá, e a criança se senta junto a ele. O cão rosna porque o sofá "é dele", e o que é que faz? Põe o cão confortável? Não me parece. O que eu faria era precisamente o contrário, tirava o cão do sofá e acabou-se as rosnadelas, ele não manda, o sofá não é dele.
É precisamente ai que nós discordamos, você parte logo do principio que estão numa disputa e isso alimenta todas as soluções que pode ter para o problema.
O cão não rosna porque o sofá é dele, o cão rosna porque o sofá é confortável ou porque não se sente confortável junto de crianças... se rosna noutros sitios com a aproximação de uma criança, então é a segunda hipotese... nesse caso temos de fazer uma associação positiva às crianças e sim ponho o cão confortável, é isso mesmo que faço. Eu quero que ele se sinta confortável no sofá ou não... se me apetecer mandá-lo para fora do sofá porque as visitas precisam de espaço mando, se não for preciso pode ficar, desde que não incomode as visitas.
Os que não rosnam são os que o rosnar não resultou... ou foi suprimido (à la Cesar Millan)...
TheOne
Membro Veterano

sexta mai 13, 2011 10:11 pm

doglover80 Escreveu:
TheOne Escreveu:
É precisamente ai que nós discordamos, você parte logo do principio que estão numa disputa e isso alimenta todas as soluções que pode ter para o problema.
O cão não rosna porque o sofá é dele, o cão rosna porque o sofá é confortável ou porque não se sente confortável junto de crianças... se rosna noutros sitios com a aproximação de uma criança, então é a segunda hipotese... nesse caso temos de fazer uma associação positiva às crianças e sim ponho o cão confortável, é isso mesmo que faço. Eu quero que ele se sinta confortável no sofá ou não... se me apetecer mandá-lo para fora do sofá porque as visitas precisam de espaço mando, se não for preciso pode ficar, desde que não incomode as visitas.
Os que não rosnam são os que o rosnar não resultou... ou foi suprimido (à la Cesar Millan)...
Já lhe ocorreu que pode não ser suprimido, pode apenas ser um cão educado que sabe como agir quando o dono solicita um determinado comportamento?

Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

sexta mai 13, 2011 10:18 pm

doglover80 Escreveu:
O cão não rosna porque o sofá é dele, o cão rosna porque o sofá é confortável ou porque não se sente confortável junto de crianças...
Se rosna porque o sofá é confortável é porque quer continuar confortável no sofá e não quer que a criança lhe ocupe o sofá, não deixa de ser uma disputa por algo confortável.
doglover80
Membro Veterano

sexta mai 13, 2011 10:18 pm

Estava a responder-lhe ao que disse dos que mordem logo, se têm comportamento adequado não é desses que falo...

Se um cão morde sem avisar é estranho... não terá sido a primeira vez que se mostrou desconfortável com essa situação, e terá rosnado sem efeito... e antes fez outras coisas como: olhar para o lado, cheirar o chão, olhar em volta, meter o rabo entre as pernas, frasir os olhos, lamber a boca, ficar estático e respirar muito rapidamente... dependendo das situações.
TheOne
Membro Veterano

sexta mai 13, 2011 10:32 pm

doglover80 Escreveu:Estava a responder-lhe ao que disse dos que mordem logo, se têm comportamento adequado não é desses que falo...

Se um cão morde sem avisar é estranho... não terá sido a primeira vez que se mostrou desconfortável com essa situação, e terá rosnado sem efeito... e antes fez outras coisas como: olhar para o lado, cheirar o chão, olhar em volta, meter o rabo entre as pernas, frasir os olhos, lamber a boca, ficar estático e respirar muito rapidamente... dependendo das situações.
Atenção, quando disse "morde logo" não era sem pré aviso, claro que há que saber interpretar os sinais, estava a falar naqueles que não rosnam antes de morder, porque há os que avisam antes, portanto primeiro rosnam e só se isso não funcionar é que mordem, e há os que emitem sinais, uns mais discretos que outros, e mordem com mais ou menos rapidez. Muitos dos sinais que referiu, são sinais de cão que morde por medo. Há N razões para um cão morder, o medo e a insegurança são, para mim, os piores casos de resolver.

luisabelha
Membro
Registado: quarta abr 15, 2009 11:42 am

sábado mai 14, 2011 12:44 am

TheOne Escreveu:
luisabelha Escreveu:estou de acordo tambem um cão deve rosnar é uma forma mais facil de nos avisar que esta descontente, mas caes são o nosso melhor amigo mas são caes o meu rex é bastante desconfiado isso nunca poderei mudar piorou des que andou desaparecido o que eu posso fazer? axo que nada ele simplesmente nao confia em certas pessoas ,é como nos quando fazemos amigos nao confiamos neles logo, eu ja o vi rosnar a certas pessoas e depois que aconteceu isto,na rua mais ninguem mexe nele só se responsabilizar por tal, em casa muita gente mexe nele ate agora nao houve problema mas gente que ele conhece claro, ele mesmo fora de casa se porta bem como ja tinha dito o vetrenario fica surpreendido de tao bom comportamento...
comps!

Não, não há nada a fazer, pelo menos enquanto tiver essa visão humanizada de um cão :roll:
Não entendi amigo eu adoro o rex mas e sei que nao o posso ver como humanos pelo menos foi o que aprendi com livros e decomentarios, mas faço qualquer coisa para que ele se sinta bem mesmo mudar de ideia, se o problema é meu entao de ai umas dicas para mudar o meu conportamento? pois sei que na maior partes das vezes somos nos os culpados!
TheOne
Membro Veterano

sábado mai 14, 2011 10:59 am

luisabelha Escreveu:
TheOne Escreveu:
comps!

Não entendi amigo eu adoro o rex mas e sei que nao o posso ver como humanos pelo menos foi o que aprendi com livros e decomentarios, mas faço qualquer coisa para que ele se sinta bem mesmo mudar de ideia, se o problema é meu entao de ai umas dicas para mudar o meu conportamento? pois sei que na maior partes das vezes somos nos os culpados!
Entenda uma coisa, interpretar o comportamento do seu cão como "desconfiado" é já humanizar o cão. Provavelmente o que o seu cão demonstra, é medo, é um comportamento agressivo derivado ao medo e à insegurança, não é "desconfiar", quem desconfia são os humanos, é uma atitude racional.
Quando diz que na rua quem lhe mexer é à responsabilidade do próprio, está não só redondamente enganado, como a demonstrar muita irresponsabilidade perante a posse de um cão agressivo. Se você for na rua e uma criança se aproximar e o cão tiver o azar de morder, pode ter a certeza que está metido em graves sarilhos, inclusivamente a arriscar que o seu cão seja abatido, portanto pense bem quando diz que ele morde e quem quiser mexer, que é à sua responsabilidade, porque não é.

Se acha que o cão fica mais protector quando está junto a si, então garantidamente que o cão não o vê como líder, portanto, e perante a sua boa vontade, que se fica por aí, procure um treinador porque sozinho não vai lá...

Responder

Voltar para “Cães”