Xixi na taça da agua

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
B_U_B_A
Registado: sexta nov 26, 2004 3:17 pm

segunda mai 16, 2011 9:02 am

Bom dia,

Gostava se possivel que me tentassem ajudar na minha dúvida...

Tenho um gatinho com uns 4 anos aproximadamente, castrado.

Em Novembro passado, ele começou a ter uns comportamentos estranhos.
Sempre que saía da caixinha das necessidades, começava a lamber a pilinha.
Começou com este comportamento e após isso comecei a notar que ele estava dentro da caixinha e tava muito tempo pra fazer xixi..
Estes comportamentos começaram a ser mais visiveis, porque após aí o 3 dia, ja tentava fazer xixi sem ser na caixinha, e aí eu começei a reparar que ele nao andava bem...mas como nao tinha conhecimentos, pensei que fosse porque a caixinha pudesse estar com algum cheiro que ele nao se sentisse la bem dentro...

Bom....passados aí uns 5 dias, desde o 1º comportamento estranho que vi, uma madrugada, ouvi o Micha a miar (um miar completamente diferente do habitual) à porta do meu quarto.
Abri a porta e vi que ele nao estava bem, porque ao contrario do que costuma fazer, veio logo pra cima da cama, e ficou ali no fundo da cama a gemer com dores.
Fomos logo para o Vet de urgencia e a Veternaria verificou que se tratava de cristais na urina.
Esteve uma semana algaliado e a soro, e saíu (supostamente melhor..) e foi-lhe receitada uma ração propria para ajudar a dissolver os cristais da urina..

E agora é que vem a parte estranha...e ja pesquisei e não encontro nada que fale disto.

Ha coisa dumas 3 semanas para cá, começei a ver mais 1 comportamento estranho do Micha...que é e passo a citar....
Dou com ele, a fazer xixi, ao pé da taça da agua, e muitas vezes lá para dentro.

Voltei a pensar que pudesse ser da caixinha das necessidades, e optei por lhe mudar a areia com mais frequencia....(todas as semanas).
Mas a verdade é que mesmo mudando a areia, ele faz isto. Tanto faz dentro da caixinha como depois o vejo a fazer na taça da agua....

Não sei o que possa ser.
Cristais não me parece que seja, porque nao lhe mudei a raçao indicada pelo VET, e nao o vejo com dificuldade em urinar.

Alguem tem ideia do que possa ser isto?

Eu sei que parece 1 coisa parva...mas é a verdade...

Obrigado desde já e peço desculpa pelo texto longo....

Obrigado
Bruno
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda mai 16, 2011 9:28 am

Olá, Bruno, :)

Tenho um gato que teve sintomas muito semelhantes, tirando o xixi fora do WC e a parte da manifestação de dores, porque não chegou aí. Era uma infecção urinária que não passou só com os medicamentos e a ração específica, pois o Tassebem tinha, afinal, cálculos na bexiga, que era o que estava a impedir que a infecção passasse.

A mudança de comportamentos de higiene, nos gatos, é sempre indício de que algo não está bem, e não podemos deixar passar muito tempo antes de fazermos alguma coisa. Eu aconselhava-o vivamente a falar de novo com a veterinária e relatar-lhe o que se está a passar.

As melhoras do Micha.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
B_U_B_A
Registado: sexta nov 26, 2004 3:17 pm

segunda mai 16, 2011 9:38 am

Obrigado pela resposta.

Entretanto passou-me e esqueci-me de mencionar que da 1ª vez que comecei a ver que ele fazia xixi ao pé da taça da agua....fomos novamente ao Vet...e a Dra, receitou-lhe mais uns antibióticos....e a reação dela quando lhe contei a pripecia...foi que não sabia porque :(

Obg
Bruno
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda mai 16, 2011 9:52 am

No caso do Tassebem, como não passava, fizeram-se mais exames, e a ecografia confirmou a presença de cálculos na bexiga que tiveram de ser extraídos cirurgicamente e foram mandados para análise, para ver a composição e, a partir daí, se poder chegar a alguma conslusão sobre o que teria provocado a formação desses cálculos.

Não quer dizer que seja o caso do Micha, e oxalá não seja, mas eu insistia com a veterinária e, a partir da resposta dela logo via o que havia de fazer.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

segunda mai 16, 2011 11:58 am

há vets que me tiram do sério quando começam com respostas disparatadas. há 2 anos levei a rita a uma vet porque a achava magrinha. disse que era de ser velhota. no natal, levei-a a outra que me tem merecido confiança. disse quase a mesma coisa. fui a outro. a rita tem hipertiroidismo. se fosse na conversa, a gata ia ter um fim triste. e pode ter se não tiver saúde para o tratamento. mas sei o que a afecta.
com respostas "não sei", eu sabia que não punha lá mais os pés. os problemas urinários podem ser fatais
Responder

Voltar para “Gatos”