Hello! Pois, é estranho, eu sou do fórum ali "ao lado", o dos mamíferos... mas após a tempestade desta noite, e tendo acordado cedo, fui lá fora e encontrei, a flutuar numa lata, uma salamandra. Temendo que estivesse morta, despejei rapidamente a água, e ela moveu-se, aparentando estar bem de saúde. Como tenho alguns gatos, e estavam muito curiosos - acabariam por matar a bichinha - coloquei-a no terrário dos caracóis, que tem terra, areia, plantas e bastante humidade.
Depois de lhe ter pegado com a mão nua e a ter salvaguardado, vim a correr à net porcurar informações... e já li que é extremamente tóxica.

Mas a sorte protege os audazes, e a ignorância é uma benção...

lavei as mãos depois de lhe pegar (apesar de só lhe ter pegado brevemente com as pontas de 3 dedos) e não houve azar.
Mas agora digam-me, O QUE É QUE EU FAÇO AO ANIMAL??? Não o quero em cativeiro, quero libertá-lo quanto antes, mas tem de ser longe dos gatos e no ambiente certo... onde? O que fazer? como? HELP!
Nota: não faço ideia como aqui veio parar, não tenho lagos nem nada assim ao pé de casa, a salamandra estava numa lata, num canteiro...
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!