Cio, depois de Esterilizada??!!!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Lucci
Membro Veterano
Registado: quarta jan 19, 2011 5:58 pm

terça mar 29, 2011 9:27 am

Pessoal desculpem se parecer estranha e parva a minha pergunta mas realmente até para mim é dificil de compreender.

A minha gatinha , Kika, tem 11 meses, foi esterilizada cerca dos 6 meses, junto com o seu companheiro Gui, a recuperação foi óptima , tudo correu bem.

Só que agora tenho notado um comportamento no mínimo estranho da parte da gata, ela roça-se em tudo e todos, ( antes era uma gata que nem perto das visitas chegava) mia alto e com aquele miar que eu costumo chamar o miar sexy, quando lhe fazemos festas o raio da gata abre-se toda e adora as festinhas no fundo da barriguinha.
Na brincadeira disse ao meu marido que a gata estava com um Cio psicológico, mas o certo é que ela cada vez mais se esfrega em tudo, é móveis é no meu marido!( e não estou com ciumes :D )!!

Será excesso de mimo!??? de qualquer forma já marquei uma consulta no vet a ver o que ela me diz!!!

alguém com o caso parecido??

Desde já o meu obrigado.
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

terça mar 29, 2011 9:34 am

Explicaram o trabalham que iam fazer? Retiraram todos os órgãos reprodutivos ou apenas selaram.
Se o combinado era retirar por completo os orgãos reprodutivos então eu aconselharia a levar o animal a outro vet e mandar fazer uma Ecografia para confirmar o que foi feito. E a partir dai agir em conformidade.
A minha Suri tb já foi esterilizada e continua a roçar-se a tudo o que é portas e cantos, mas é mesmo dela, sempre fez.....
Agora miar alto como se tivesse em cio já é muito estranho :roll:
Lucci
Membro Veterano

terça mar 29, 2011 9:37 am

O combinado era retirar tudo!!

já marquei com outro vet, vamos lá ver!

Acho que é impressão minha, mas nunca fiando!
blue2
Membro Veterano
Registado: segunda mar 26, 2007 5:17 pm

terça mar 29, 2011 9:54 am

dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça mar 29, 2011 2:37 pm

Como já disseram, numa esterilização devem ser retirados todos os orgãos reprodutivos, útero e ovários. É no ovário que se produzem as hormonas que desencadeiam o cio portanto se restou algum tecido ovárico ou se só foi removido o útero, a gatinha não pode engravidar mas continua a ter os cios.
TSaphira
Membro Veterano
Registado: quinta out 16, 2008 8:33 am

terça mar 29, 2011 2:41 pm

A minha Brittany sofre do Sindoma do Ovario remanescente, o que no caso dela é mesmo um ovário que ela tem e que não foi encontrado...
Passo a explicar: quando a adoptei, foi-me dito que ela estava esterilizada, o que eu assumi como tendo sido removidos todos os orgãos reprodutores.
Passado uns tempos (uns largos meses) reparei que ela se andava a lamber muito na zona genital... estranhei e fui à vet... eco feita e ela tinha uma piómetra enorme... ou seja só foi selada...
Foi operada de urgência mas a vet só conseguiu descobrir o útero, que estav enorme dado a infecção, e um dos ovários... o outro ficou lá, o que lhe provoca cios de tempos a tempos.
<p>Bem hajam</p>
<p>Teresa</p>
<p>Cita&ccedil;&atilde;o: "Viver &eacute; a arte de sorrir quando a vida diz que n&atilde;o"</p>
Lucci
Membro Veterano

quinta mar 31, 2011 9:48 am

Bem a Kika foi ao vet ontem.

Foi feita uma citologia vaginal à menina, ela é óbvio que não gostou e a minha mimalha pela primeira vez mordeu a assistente!!! Menina má! :lol:

Vamos esperar pelo resultado, entretanto sábado irá ao vet novamente para recolher urina, visto que ontem quando lá cheguei ela já tinha ido à casinha!!!!

a Vet reconhece os sintomas de cio, mas ela pede demasiadas festas na zona da barriga, o que segundo ela poderá indicar também algum desconforto, ou bolas de pêlo ou alguma infecção urinária pequenina! Como mais vale prevenir que remediar, sábado vai fazer xixi pro copinho !!!!! ( tou a brincar é claro)

Obrigado pelos esclarecimentos pessoal.
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

quinta mar 31, 2011 1:29 pm

Quando souberes de mais alguma coisa, vai mantendo a malta informada :wink:
martasal
Membro Veterano
Registado: terça dez 22, 2009 6:48 pm
Localização: Nina, Tété e Ruca; mais os que vão aparecendo em condições especiais...

sexta abr 08, 2011 5:39 pm

E como está a sua gatinha? Já se sabe o que tem?
<p>Se os humanos t&ecirc;m Alma,os animais tamb&eacute;m t&ecirc;m Alma. Se os humanos t&ecirc;m Livre Arb&iacute;trio, os animais tamb&eacute;m o t&ecirc;m. Se n&atilde;o podermos saber isto com toda a certeza,ao menos poderemos dar-lhes o benef&iacute;cio da d&uacute;vida!&nbsp; </p>
<p>Marc Bekoff</p>
Lucci
Membro Veterano

segunda abr 11, 2011 8:31 am

Desculpem ao fim de semana quase não venho à net!

Sim o resultado das análises já veio!
Fez uma eco o sábado, pela eco vê-se que a esterilização foi bem feita, tudo retirado e bem concertadinho depois, como diz o vet, a citologia feita não apresenta qualquer sinal de hormonas, e as análises à urina não apresentam qualquer tipo de infecção!
Por conselho da vet vamos aguardar cerca de 1 mês, 1 mês e meio para ver se surgem novamente sintomas de cio!

O certo é que no dia em que foi ao vet, passou -lhe o cio!!! :roll:

o comportamento mudou logo, mal chegou a casa nada de roçar, miar desalmadamente, não levanta o rabo, nem se põe naquela posição própria do cio! enfim.... quis foi dar-me uma grande tanga a minha gatéfia!!!

Mas é claro que fiquei muito mais descansada, mas a batalha ainda não terminou mas pelo menos descansou um pouco os combatentes, que não dormiam à uns dias com a menina a miar à noite!!!!
rochabap
Registado: quarta mai 18, 2011 4:05 am

quarta mai 18, 2011 6:49 pm

Olá,

tenho uma gatinha com 7 anos que sofre exactamente do mesmo!!!!
Também foi operada e retiraram-lhe tudo! Aparentemente também está tudo bem excepto: as horas intermináveis a miar e a ansiedade de festas na barriga ;)

A explicação que me foi dada é de basta ter ficado uma célulazinha para lhe provocar o comportamento de uma gata com cio ainda que mais "soft"!

E graças à célulazinha ninguém dorme cá em casa; o irmão passou-se de vez com ela não a suportando nem em pensamentos e eu, tou quase a fugir de casa e a deixá-los aos dois para se (des)entenderem (mas com o frigorifico cheio) ;)
Mary83
Membro Veterano
Registado: sexta set 17, 2010 9:48 am

quinta mai 19, 2011 1:32 pm

A minha Tita também anda com uns comportamentos estranhos, encosta-se aos móveis levanta o rabo e começa a tremer com ele freneticametne, e se lhe paço a mão no lombo, quando chega ao fundo ela põe-se na pontinha das patas e levanta a cauda.
A vet disse que esse é o comportamenteo típico de um macho, que quando ela era pequena, devia ter visto os outros gatos que estavam com ela fazer isso, por isso adquiriu esse comportamento
<p><strong><u>Mary83</u></strong></p>
<p>Quanto mais conhe&ccedil;o o ser humano, mais gosto dos animais!</p>
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

quinta mai 19, 2011 2:38 pm

Acho essas situações muito estranhas... eu ainda aceito que exista alguns vestígios de cio, num tempo próximo a seguir à esterilização, mas depois de algum tempo, já não acho assim tão normal...

Eu já tive 5 gatas, e um gato... nenhum deles teve qualquer tipo de situação parecida com cio, após esterilizados... e a minha Rita e a Margarida foram ambas, esterilizadas com cio...

Não será apenas atitude de mimo? É que quando se faz festas aos gatos eles têm a tendência a levantar sempre o rabito, quando aceitam as festas com prazer.
rochabap
Registado: quarta mai 18, 2011 4:05 am

quinta mai 19, 2011 3:22 pm

O problema nem é bem "levantar o rabito" ou "roçar aqui e ali".....o problema é o miar 24h sobre 24h.....ela sofre e nós também!!!!

O que me explicaram (na primeira veterinária onde foi operada) é que por muito pouco que tenha ficado na esterelização (tipo uma célula) pode fazer desencadear o comportamento do cio!
Já tive uma segunda opinião de outro veterinário que diz que "eventualmente passava se fosse operada outra vez", coisa que confesso, não está nos meus planos!!!!
A terceira opinião (da actual veterinária) é que desde que os cios não sejam muito longos (para não provocar disturbios hormonais) tentar não fazer nada....
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

quinta mai 19, 2011 5:33 pm

:o :o

Mas que respostas tão estranhas... ainda por cima de vets!

Será que apenas lhe tiraram o útero e deixaram os ovários e por isso ela continua a ter cios?
Responder

Voltar para “Gatos”