ementa diaria porquinhos india

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
MSSR
Membro
Registado: quinta set 30, 2010 2:37 pm

quarta mai 18, 2011 9:09 am

Obrigada pelos detalhes - ela aumentou muito bem mesmo, vamos la ver como corre com as minhas. Eu começo a achar que elas não estavam muito bem alimentadas, até porque estranham a maior parte dos alimentos, além de não estarem habituadas a estar com as pessoas, são super assustadas, nem sequer pedem comida!!!!

Espero conseguir po-las em forma. Não vou conseguir pesar com essa precisão que fez pq nao tenho balança digital, mas vou continuar a controlar o peso e vou dando noticias
MSSR
Membro

quarta mai 18, 2011 10:09 am

Aproveito para perguntar - em relação ao feno, quando eu comprei para as minhas, mostraram-me uma variedade de feno com petalas de rosa e outra com petalas de girassol. Eu comprei o feno normal, muito verdinho, mas normal. Existe alguma vantagem nestes fenos com petalas?

(reparei agora, nas fotos dos porquinhos da pessoa que me vendeu as minhas porquinhas, que se ve o feno tipo palha, mais amarelo do que verde - isso não é muito bom, pois não?)
sofassis
Membro
Registado: sexta set 24, 2010 8:35 am

quarta mai 18, 2011 10:50 am

também não posso falar muito mas pelo que tenho lido, o feno simples e verdinho é o melhor, aliás, os meus porquitos são muito selectivos no feno. Uma vez fui comprar feno e só havia um mais amarelado e áspero mas como era da mesma marca do que eu costumo comprar, resolvi trazer 2 sacos. Na altura ainda só eram 2 porquinhos e 1 saco de feno costumava durar cerca de 3 semanas, coisa para lá coisa para cá. pois quando abri o saco do feno amarelado, durou mais de um mês e acabou por ir para o lixo quase tanto como eles comiam pois eles tiravam-no do suporte para o chão e não o comiam acabando por fazer xixi nele!
Quanto ás balanças digitais, não sei qual é a sua disponibilidade financeira mas a minha foi baratucha, custou à volta de 12€.
martaldf
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2005 10:17 pm
Contacto:

quarta mai 18, 2011 12:55 pm

Acontece-me o mesmo. Sacos com feno muito seco elas nao comem. Deixei de comprar os sacos maiores de feno - apesar de sair mais em conta - porque metade era desperdicio (dinheiro ao lixo no fundo)...

Ca em casa com 3 porquinhas da india vao 500gr por semana.

A parte das petalas etc para mim eh marketing, nao vejo vantagem nenhuma naquilo....

Fez bem em comprar o feno verdinho :)
Quando comprar tente sempre verificar o verde, o cheiro - se cheirar demasiado a cha nao sera grande coisa, e eventualmente se tem bichinhos (ja me aconteceu ver uns micro bichinhos em feno).
<p>**martaF**
as minhas porquinhas: <a href="http://piggietalk.blogspot.com">http://piggietalk.blogspot.com</a></p>
MSSR
Membro

quarta mai 18, 2011 2:00 pm

Eu optei por comprar o normal mas bem verdinho, o que tem petalas custava quase 3x mais do que o normal, achei um bocado exagerado, mas se realmente for essencial tb se compra, agora se não serve para nada, não vale a pena estar a gastar dinheiro mal gasto. O saco que eu comprei diz que tem 750/850gr. Não comprei um saco maior pq nao tinha noção do que elas comiam e como percebo alguma coisa de fenos (de alguns anos metida no meio dos cavalos) sei que acaba por se estragar, etc, estando muito tempo aberto e a mexer-se dele.

Elas tem comido muito bem este feno, mas o que elas gostam mesmo é quando eu as levo na casinha delas e ponho no jardim, dentro da cerquinha provisoria que fiz - vão logo as duas para a beira da casinha comer erva - parece sp que não comem há dias tal é a velocidade com que devoram a erva fresquinha!!!
sofassis
Membro
Registado: sexta set 24, 2010 8:35 am

quarta mai 18, 2011 2:53 pm

MSSR Escreveu:o que elas gostam mesmo é quando eu as levo na casinha delas e ponho no jardim, dentro da cerquinha provisoria que fiz - vão logo as duas para a beira da casinha comer erva - parece sp que não comem há dias tal é a velocidade com que devoram a erva fresquinha!!!

Looool, parecem os meus! de início tinham muito medo quando os punha no jardim, agora, correm o jardim todo e devoram a relva. acho que vou começar a deixá-los lá mais vezes, assim deixo de precisar de cortar a relva :twisted:
MSSR
Membro

quinta mai 19, 2011 11:27 am

As minhas ficam com muito medo lá fora (mas dentro de casa tb ainda têm medo de tudo), então só ficam mesmo a beira da casinha delas mas a devorar a erva, se lhes tiro a casinha andam a correr encostadas à rede e param num sitio onde a erva esteja mais alta para se esconderem. :D
martaldf
Membro Veterano
Contacto:

quinta mai 19, 2011 11:30 am

Porquinhas sortudas!

Eu nao tenho quintal, mas vou plantar umas ervas proprias para as meninas devorarem :)

Cuidado com os porquinhos que se conseguem meter nos lugares mais improvaveis. Tudo o que seja buraco ou esconderijo, la vao eles. E por vezes o tamanho engana.
<p>**martaF**
as minhas porquinhas: <a href="http://piggietalk.blogspot.com">http://piggietalk.blogspot.com</a></p>
anioska
Membro Veterano
Registado: sexta fev 19, 2010 3:16 pm
Localização: Anny e Max(Cocker Spaniel Inglês), Donny e Jamaica (PDI) e Pudim (coelho anão)

quinta mai 19, 2011 11:53 am

Comigo, quer dizer, com os meus porcalhotes tem corrido tudo bem.Exploram o que querem, mas nunca se meteram em alhadas.O jardim ainda é grande (para eles), e não é vedado, um dos lados dá para a rua.Não é que os gajos andam sempre só na zona interior?Nunca foram para o lado proibido.Às vezes perdem-se é dentro de uma arrumação nas traseiras, mas não há perigo.

Tive foi um acidente com o Donny há uns 3 anos.Num lado da parede junto ao relvado havia um buraco bastante profundo.Mas nem sabia que lá estava, pois estava dissimulado (a parede era oca).
Não foi preciso procurar muito, ele começou a guinchar.
Foi o cabo dos trabalhos para o tirar de lá.O meu braço não chegava lá ao fundo e o do meu marido era demasiado grosso.
Esgadanhei-me toda com os nervos, inventá-mos mil objectos, e nada.
De repente deparei-me com uma rede daquelas das piscinas elá consegui pescar o meu rico porquinho.
MSSR
Membro

quinta mai 19, 2011 2:22 pm

eu improvisei uma mini vedação com uma rede que tinha la em casa, e assim elas nao saem lá de dentro. mas só as posso por lá fora quando eu tb estou, porque tenho medo que venha algum gato (eu não tenho, mas de vez em quando passa algum por cima do muro) e vá lá meter-se com elas.
Para resolver isto, o meu marido está a fazer uma estrutura com rede a volta e tb em cima, para elas poderem estar la fora mais algum tempo.

Mas é verdade, elas enfiam-se em tudo o que é buraco ou semelhante - um destes dias foram as 2 passear (em fila) para a sala e depois de analisarem o que havia por lá enfiaram-se dentro de uma caixa de cartoa de um brinquedo do meu filho. De repente ninguem as via e qd arrastei a caixa p ver se elas estavam atras, senti a caixa pesada e la estavam elas :wink:
martaldf
Membro Veterano
Contacto:

quinta mai 19, 2011 2:27 pm

Lol, eh verdade, eles andam em filinha! Eh lindo de ver. E enquanto caminham fazem um som caracteristico.
Mas quando estao ah vontade eh cada um para o seu lado!
Pelo menos ca em casa eh assim...

Nao se deixe enganar! Eles podem ser timidos mas sao muito curiosos! E espertos para o que lhes interessa.

A vedacao eh boa ideia.
<p>**martaF**
MSSR
Membro

quinta mai 19, 2011 2:33 pm

Lol, eh verdade, eles andam em filinha! Eh lindo de ver. E enquanto caminham fazem um som caracteristico.
Sim, fazem um som muito giro mas baixinho :D

Como foi a primeira vez que entraram na sala não se separaram, mas na divisão onde estão já anda cada uma para o seu lado.

Quando se separam mesmo, passado um pouquinho começam com uns gritinhos, parece que estão a chamar uma pela outra.
CataPetLover
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2011 12:53 pm
Bianca, Bernardo e Minnie Francisca - RIP

quinta mai 19, 2011 5:32 pm

Quanto aos sons, os da minha porquinha descobri-os todos aqui :D:

http://os3porquinhos.tripod.com/sons.htm

Para mim foi uma grande ajuda, porque entendi o que ela estava a querer dizer... :wink:
Catarina Lopes

TUDO SOBRE PORQUINHOS DA ÍNDIA:

http://tudo-sobre-porquinhos-da-india.blogspot.com/
martaldf
Membro Veterano
Contacto:

quinta mai 19, 2011 5:44 pm

Elas tem sons muito parecidos, em que a linguagem corporal ajuda a distinguir.

Com as minhas ja identifiquei:
- Som enquanto caminham (baixinho e rouco, tipo motor de um barco)
- quando ouvem um som estranho ou que nao gostam (um trrrrr alto)
- pedinchar comida (cui incessante mas meigo)
- exigir comida (cui mega alto e incessante)
- incomodada porque as outras andam a rondar
- mariquice quando leva festas (guinchos tipo murmurios)
- incomodo quando leva festas atras (um rrr parecido com o ronronar de um gato)
- incomodo porque nao quer ser agarrada (guincho baixinho)
- panico porque acha que quer ser agarrada (guincho rouco)
- som do cio (um rrrrrr e um gingar do corpo tipo rumba!)
- bater com os dentes (tipo o abanar da cauda de uma cascavel)

mas nem todas usam todos.
So a Sookie se queixa quando pego nela, e e so a Miya da um guincho unico quando quer alguma coisa. A Toffee pedincha.
Cada uma delas tem um timbre diferente :)

E a linguagem corporal para os donos:
- levantar da cabeca brusco (ja chega de festas, para com isso)
- morder a camisola (poe-me no chao, quero ir para casa)

Linguagem corporal entre porquinhos:
- gingar o corpo (cio ou territorial)
- levantar da cabeca (disputa/competicao entre porquinhos)
- bicada (castigo/mordida ligeira de aviso entre porquinhos)
- comboio
- olhos esbugalhados e corpo imovel (medo, muito medo)
- deitado com pata esticada (confortavel)
- ficarem especados a olhar um para o outro (disputa)

e para ja foi o que me lembrei... hehehe

E voces?
<p>**martaF**
anioska
Membro Veterano
Registado: sexta fev 19, 2010 3:16 pm
Localização: Anny e Max(Cocker Spaniel Inglês), Donny e Jamaica (PDI) e Pudim (coelho anão)

sexta mai 20, 2011 10:09 am

Os meus nunca se separam!Só por distração, que são breves instantes.Especialmente no jardim.E o da frente é invariavelmente o Donny.Antes era o Donny que seguia sempre, mas sempre o Ruby.Até cheguei a pensar que o Donny não conseguisse andar sózinho, depois da morte do Ruby.

Quanto à linguagem, não sei descrever os sons como a Martaldf, mas acho que é a mesma coisa.Noto é diferenças de personalidade entre os dois.O Donny tornou-se ligeiramente mais meiguinho desde a morte do Ruby e está a melhorar (ao fim de velho!)

O Jamaica é extremamente tímido e medroso.Aqueles olhos parece que têm uma mola, mas quando está solto no jardim transforma-se.É extremamente meigo.Não dá dentadinhas nem para avisar que quer fazer pipi, já me fez nas pernas, nem para pedir que o deixe em paz.

Não são muito exigentes, mas já sabem que quando chego a casa é hora de recreio!
Também não os deixo sózinhos no jardim, mas quanto a gatos posso ficar descansada.A minha cadela Anny não deixa gato entrar e protege os porquinhos.Tem muitos ciumes deles, mas não deixa ninguém fazer mal.

E por falar em soltos em casa, alguém sabe como limpar as manchas do xixi dos mosaicos? :evil:
Responder

Voltar para “Exóticos”