Boas!!!
Já a algum tempo que tenho notado diferenças entre Dogues das diferentes cores! (vejo isso em exposições, como também entre irmãos)Não so fisicamente mas também em termos de personalidade/comportamento....
Existe alguma base nesta minha afirmação ou depende muito dos donos e da alimentação????
Se existirem realmente estas diferenças....quais são?
Abraços,
Arcanjo
As diferenças morfológicas entre Dogues Alemães.
Moderador: dinodane
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jul 11, 2002 10:29 pm
- Contacto:
Olá Arcanjo,Arcanjo Escreveu: Já a algum tempo que tenho notado diferenças entre Dogues das diferentes cores! (vejo isso em exposições, como também entre irmãos)Não so fisicamente mas também em termos de personalidade/comportamento....
Existe alguma base nesta minha afirmação ou depende muito dos donos e da alimentação????
Se existirem realmente estas diferenças....quais são?
Este tema dá pano para mangas (e compridas...). Também há grandes diferenças entre as pessoas de uma mesma raça.
Quanto ao fisico, podemos observar 2 linhas bem distintas, comuns a todas as cores: molossos e ligeiros (giria de dogueiro!).
Normalmente os molossos apresentam cranios grandes, chanfros largos e têm um aspecto geral mais forte. Mais abundantes na Europa.
Os ligeiros, têm cabeças mais estreitas, chanfros mais delgados o que dá um aspecto de focinho mais comprido, e um corpo mais esguio. Mais comuns nos EUA.
É por esta razão que a balança comercial de dogues alemães entre os EUA e a Europa é fortemente favorável á Europa. Os Americanos compram imensos dogues na Europa para introduzir sangue nas suas linhas de criação. O contrário não se verifica.
Entre irmãos, não é frequente esta diferença.
Também não me parece que a alimentação tenha alguma coisa haver com isto. É sobretudo uma questão genética.
Personalidade e comportamento.
Aqui acho que existe uma pouco de responsibilidade na forma como são educados. Conheço uma fera, com um temperamento (um pouco melhor que o do dono) e no entanto tem irmãos dóceis.
Também posso observar pelos meus, que muito do que eles são vem dos pais (já referi este assunto noutro tópico).
Neste capitulo acho que podemos estabelecer um paralelo com as pessoas (o que não deixa de ser igualmente difícil).
Voltando ao fisico e aspecto, há muita diferença entre cores.
O dourado é mais tipado. O Azul é (ou era) o menos tipado. Digo era, porque já começo a ver azuis bem tipados em França e Alemanha.
Por esta razão é que se fazem os cruzamentos entre negros e azuis: Para transportar algumas linhas mais bem definidas para o azul. Mas isso em Portugal não é permitido. (por enquanto).
Cumprimentos
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm
Nã, Arcanjo, o teu cão tem uma personalidade à parte. Como sabes até há cerca de 80 anos o DA não era exactamente nada parecido com uma flor de cheiro.
Tem a ver com o desenvolvimento da raça a partir dos anos 20 do seculo passado. Os americanos são os responsáveis pela elegância do dogue anglo-saxónico que há coisa de 20 anos era o predominante em Portugal. daí se usar mas a designação Grand Danois, que os britânicos até hoje usam por pirraça aos alemães aquando daquela célebre reunião com o Bodinius. O animal corpulento que conheces vem dos cruzamentos Franco-alemães.
Os ascendentes do Golias são na sua maioria de linhagem alemã, mas a ideia foi fazer um misto entre os belos monstros do Hans Gruebach e as elegantes andorinhas da Jean McStahl ( já falecida) sendo preciso ir mais além dos tetravôs para chegar à origem. .
Ainda tenho toda essa papelada no sotão da quinta, mas sinceramente, aquilo começou ainda eu era pequeno e nunca conseguirei passar tudo a computador.
Tem a ver com o desenvolvimento da raça a partir dos anos 20 do seculo passado. Os americanos são os responsáveis pela elegância do dogue anglo-saxónico que há coisa de 20 anos era o predominante em Portugal. daí se usar mas a designação Grand Danois, que os britânicos até hoje usam por pirraça aos alemães aquando daquela célebre reunião com o Bodinius. O animal corpulento que conheces vem dos cruzamentos Franco-alemães.
Os ascendentes do Golias são na sua maioria de linhagem alemã, mas a ideia foi fazer um misto entre os belos monstros do Hans Gruebach e as elegantes andorinhas da Jean McStahl ( já falecida) sendo preciso ir mais além dos tetravôs para chegar à origem. .
Ainda tenho toda essa papelada no sotão da quinta, mas sinceramente, aquilo começou ainda eu era pequeno e nunca conseguirei passar tudo a computador.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo dez 21, 2003 5:52 pm
- Localização: 14 gatos; 5 cães; 120 peixes; 1 iguana; 2 ratinhos sírios
ola ola
sendo eu uma mera "ignorante" no assunto comprada com o que acabei de ler só posso mesmo dar a minha opinião enquanto "mãe" de dois (por sinal até da mesma familia), tanto fisica como psicologicamente são bastante diferentes pois eu não sei como será o seu golias mas geralmente os nossos cães pecam pela falta de auto-confiaça....no meu caso é muito mais o altaje...mesmo macho mais velho do que o faruk aind pequinino (1 ano), é muito mais possante e confiante defendendo o que é dele com unhas e dents enquanto o tio só quando não tem outro remédio é que faz oque tem que ser feito, portanto muito mais pacifico.. fisicamente até a cabeça é diferente o crânio o cumprimento das orelhas...se calhar estou para aqui a dier "baboseiras".. mas sim acho que são bastante diferentes tanto que o faruk mais novo já é maior que o altaje (e são os dois imensos!!)...aqui lhe deixo o meu ponto de vista espero que lhe sirva de alguma coisa
até....
sendo eu uma mera "ignorante" no assunto comprada com o que acabei de ler só posso mesmo dar a minha opinião enquanto "mãe" de dois (por sinal até da mesma familia), tanto fisica como psicologicamente são bastante diferentes pois eu não sei como será o seu golias mas geralmente os nossos cães pecam pela falta de auto-confiaça....no meu caso é muito mais o altaje...mesmo macho mais velho do que o faruk aind pequinino (1 ano), é muito mais possante e confiante defendendo o que é dele com unhas e dents enquanto o tio só quando não tem outro remédio é que faz oque tem que ser feito, portanto muito mais pacifico.. fisicamente até a cabeça é diferente o crânio o cumprimento das orelhas...se calhar estou para aqui a dier "baboseiras".. mas sim acho que são bastante diferentes tanto que o faruk mais novo já é maior que o altaje (e são os dois imensos!!)...aqui lhe deixo o meu ponto de vista espero que lhe sirva de alguma coisa
até....