O Primeiro Gato

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

quinta mai 19, 2011 5:14 pm

Fomos hoje visitar o Jeremias, já anda, já mia como um gato grande, está gordinho e giríssimo, o pêlo é médio/longo com certeza :)

Mas há um problema: está carregado de pulgas! :|
Dá uma pena, pulgas grandes e gordas num bichinho tão canino... Este ano os insectos estão demais e a mãe fez o "ninho" num palheiro, não há-de ter ajudado muito... Mas não me parece grande ideia mudá-lo de sítio, ela pode não gostar e lembrar-se de o esconder. Já tem sido bem tolerante, uma gata tão esquiva e "semi-domesticada", deixar-nos mexer no seu bebé sem problemas!

(Aquando da primeira ninhada ela nem deixava chegar perto do Chicharrito.)

A sogra pediu-nos conselho em relação ao desparasitante a usar pros gatos mas eu não faço ideia... só conheço dos cães! O vet tinha mandado pipetas pros gatos todos há pouco tempo mas já deve ter acabado o prazo do efeito, e ninguém se consegue lembrar de que marca eram... Bom, se for preciso ligo pra lá a perguntar!

E o bichinho tão pequenino, que se pode fazer?
Ainda nem está desmamado, não pode levar já com uma pipeta pois não??
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quinta mai 19, 2011 5:55 pm

não, não pode levar pipeta. Mas podes humedecer uma toalha com alcool envolver o Jeremias durante alguns segundos, que as pulgas ficam atordoadas e caem. No entanto fala com o vet, pode ser que já possam ser "pulverizados"...
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
marianamar
Membro Veterano

quinta mai 19, 2011 6:04 pm

Vou experimentar essa técnica e perguntar o vet o que lhe posso meter já... o problema é que agora só voltamos a casa dos sogros no sábado. Mas vou falar com o irmão do homem a ver se ele pode experimentar isso entretanto!
Chamarrita
Membro Veterano
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quinta mai 19, 2011 6:11 pm

mas tem de ser um contacto mesmo breve, para não molhar o gatinho nem o intoxicar! se calhar é melhor falares primeiro com o vet, se o jeremias já tem mais de 4 semanas, deve poder pulverizar-se, digo eu. E o local também.
marianamar
Membro Veterano

quinta mai 19, 2011 8:28 pm

Pulverizar um palheiro... não estou a ver como isso pode ser feito com sucesso :/
Sim, vou ver qual o melhor método a usar!
Chamarrita
Membro Veterano

quinta mai 19, 2011 8:37 pm

LOL, não é o palheiro todo. Só o "ninho".
marianamar
Membro Veterano

quinta mai 19, 2011 9:40 pm

Pois xD
Só que ainda assim é um ninho rodeado de palha por todos os lados... posso tentar mas duvido que resulte!
marianamar
Membro Veterano

sábado mai 21, 2011 10:17 pm

Bem, hoje voltei a casa da sogra e fui espreitar o Jeremias... e temos um grande problema :/

A mãe voltou a entrar no cio (já? é normal?), os gatões da casa rodeiam-na, ela está receptiva a eles mas super stressada connosco, não nos deixa chegar perto do bebé. Saí de lá toda arranhada e sem conseguir fazer nada em relação às pulgas do pequenino. Voltamos lá amanhã ou segunda, pode ser que esteja mais calma...

Mas estamos mesmo sem saber o que fazer... Os sogros estão fartos das ninhadas mas também não querem esterilizar, já mais de uma vez falaram em "largar a gata por aí". Se estivesse empregada esterilizava eu a gata do meu bolso... mas assim, já o gatito vai ser com muito sacrifício.
Falei com a sogra e consegui pelo menos um acordo: vou contactar uma associação para ver se podem ajudar a divulgar a adopção da gata (ela apareceu por lá e foi ficando, mas como já perceberam nem nome tem...), ou conseguir um preço melhor na esterilização ou um apadrinhamento...

Tenho uma entrevista de emprego na segunda. Se correr bem, a gata há-de ser uma das primeiras beneficiadas ;)
Chamarrita
Membro Veterano

sábado mai 21, 2011 10:40 pm

Convinha tirar de lá o gatito o mais depressa possível, os gatos que andam a cortejar a mãe podem fazer-lhe mal. É normal as gatas entrarem rapidamente no cio, sim, e ela própria começará a escorraçar o pequenito.

Quanto à gatita, tenho pena de estar tão lotada e ter tido recentemente uma morte por PIF. Posso é falar com o meu vet e saber se ele pode ajudar na OVH.
marianamar
Membro Veterano

sábado mai 21, 2011 10:59 pm

Acabei de enviar um e-mail à associação onde adoptei a minha cadela, para ver se através deles consigo um desconto na esterilização... Era mesmo brutal conseguir este emprego, entre tantas outras coisas boas, resolvia logo o problema da gata!

Pois Chama, foi o que pensei, mas não quis tirá-lo logo assim sem saber bem, ainda fazia asneira e depois não dava pra voltar atrás... Se concordas que é o melhor a fazer, amanhã ou segunda vamos "preparados" para o trazer.

Quanto às preparações... Ele nasceu dia 26 de Abril salvo erro... tem agora aprox. 26 dias. Devo comprar leite de substituição e alimentá-lo com um biberon ou será que já o bebe de um pires? Posso começar a introduzir patés ou será melhor a ração imediatamente, talvez amolecida no leite?
Chamarrita
Membro Veterano

sábado mai 21, 2011 11:16 pm

eu começaria pelo biberon, com leite de substituição. Se ele já tiver dentinhos, pode começar a comer a ração demolhada, mas até completar as 5 semanas, eu daria pelo menos uma boa refeição de leite, por dia. Também podes ir adicionando patê no biberon. Se ele não se adaptar, então sim, serve-o num pires (ou usa os teus dedos, ou uma colherinha...). Depois de comer, põe-no na caixinha de areia, mas ainda deve precisar de alguma estimulação, q podes fazer com um toalhete húmido. E desparasitar, é muito importante! interna, e externamente.

Pois, era bem bom que tudo corresse a contento! Espero que consigas, tens de pensar positivo. :)
marianamar
Membro Veterano

sábado mai 21, 2011 11:23 pm

Ok então, estando isso confirmado, amanhã passo pela loja de animais em Aveiro, que a local não tem nem o leite de substituição, nem o biberon...
E assim armados o iremos buscar!

Obrigada! Eu sou muito positiva :D
O estado das coisas é que anda muito negativo muahaha!
marianamar
Membro Veterano

domingo mai 22, 2011 4:38 pm

Bem, lá conseguimos "roubar" o bebé à mãe... partiu-me o coração, mas tinha de ser. Espero mesmo conseguir esterilizá-la brevemente!

Comprámos leite de substituição, ele bebe pela seringa e pelos meus dedos, mas taça está quieto. Também trouxemos uma ração de transição pra alimento sólido mas vou esperar um bocadinho até dar.

Está bastante calminho e é muito curioso o Mias :)

Ora tirando dúvidas... as partes intimas do bicho:
Imagem

A barriguinha... é um bocado mole, com a pele dependurada... não é cheia e firme como eu estava à espera. Isto quer dizer alguma coisa?? :?
Imagem

E claro, a fucita do Mias :)
Imagem
verissima
Membro
Registado: sábado mai 14, 2011 7:20 pm

domingo mai 22, 2011 4:44 pm

opah que olhinhos tão tristes!!! ele é tão lindo! há uns dias também tive que dar um gatinho igualzinho ao mias:(

Boa sorte para ele! que corra tudo bem...
marianamar
Membro Veterano

domingo mai 22, 2011 4:51 pm

Obrigada... ele devia era vir com livro de instruções, eu não sei bem o que é suposto fazer! Para já bebeu uma seringa de 1,0ml de leite (não quis insistir muito já já), explorou o espaço, fez um xixi e agora está a dormir...
Responder

Voltar para “Gatos”