Ajuda/Dicas na escolha de um Bosque

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

PauloL
Registado: quarta mai 18, 2011 9:35 pm

quinta mai 19, 2011 9:28 pm

Boas noites a todos os membros deste fórum.
Apesar do meu gosto por felinos, em casa sempre demos (deram) prioridade os cães.
Agora, estou tentado a ter um gato além de gostar, é o que mais se aplica neste momento no meu quotidiano, pois são mais independentes que os cães.
Tenho um gosto em particular por animais independentes, doces e meigos, pelo que li os (Bosque) além de magníficos e de uma beleza extrema, são os que mais me fascinam. Depois de algumas pesquisas, leitura e estudo nada melhor que pedir ajuda a quem é experiente no assunto.
Preciso de dicas.
Abraço
MmeMorgana
Membro Veterano
Registado: terça ago 24, 2010 10:06 pm
Localização: O amor da minha vida: Parfait Bleu's MADONNA DEL SETTIMOCIELO (Natassja)-PER e 33

quinta mai 19, 2011 9:58 pm

O que é que quer saber em particular sobre os Bosques Da Noruega?

Posso dizer-lhe desde já, que são independientes e muito aventureros (precisam mesmo dum jardim e árvores para serem felizes) Mas tambem demanda muita atenção e cuidados, nomeadamente no cuidado do pelo (escova e pente diarios, como os Persas) portanto vai precissar de dedicar um tempinho diario a higiene do animal. Costumam apresentar alguns problemas de saúde ( os machos adultos são bastante grandes e musculados e as doenças cardiacas são sempre um risco).

Fora disso, o melhor é contactar a algum gatil dedicado a criação de Bosques da Noruega para mais informações (por exemplo o gatil Gabriel's Place de Lisboa).

Pense muito bem se tem tempo e paciencia para atender ás necessidades desta raça e só depois pense em levar o bichinho a casa, as vezes não e só a beleza o que conta.

Boa sorte na escolha.
We had to get rid of the kids; the cat was allergic.
AnaNuno
Membro Veterano
Registado: terça abr 05, 2011 10:42 pm
Localização: Blue Velvet - Bosques da Noruega, Freyja - Bosques da Noruega, Vili - Bosques da Noruega, Noah - Bo

quinta mai 19, 2011 10:03 pm

Morgana apenas gostaria de rectificar algo que disse, olhe que os Bosque são gatos na sua maioria bastante saudáveis... Como são oriundos de florestas desenvolveram muitas imunidades para poderem sobreviver. Os Persas sim, são gatos mais frágeis.
MarisaV
Membro Veterano
Registado: sábado dez 18, 2010 2:21 am

quinta mai 19, 2011 10:19 pm

Boa noite,

Tenho 2 Bosques da Noruega, com quase 7 meses, no que puder ajudar relativamente a questões que tenha, esteja a vontade :D
Aqui tem 1 link, de um criador, com algumas caracteristicas e cuidados a ter com a raça: http://shadoweyescats.com.sapo.pt/obosque.html e tem io link da Arca:
http://arcadenoe.sapo.pt/raca/bosques_da_noruega/278

Relativamente a doenças, são gatos bastante saudáveis!
As doenças cardiacas, são mais comuns sim, nos Maine Coon, por serem uma raça gigante... muito maiores e pesados que os Bosques. Mas não quer dizer que não possa acontecer, daí ser importante que os gatos estejam testados e avaliar os ascendentes. Ah, não posso concordar no artigo da Arca que fala do PKD (rim policistico) quanto é uma doença que maioritariamente só atinge a raça persa e as raças que dela descendem, como os ragdoll e os sagrados da birmânia.

Quanto a cuidados, na altura de muda de pêlo é conveniente escovar todos os dias, mas no resto do ano basta 1x/2x por semana.
Regra geral, o tipo de pêlo que possuem não dá origem a muitos nós (eventualmente podem aparecer debaixo das axilas e do colar).
Contrariamente ao que foi dito, é um gato que se adapta igualmente bem quer tenha acesso ao exterior ou seja apenas gato de interior. Claro que, se for buscar um gatinho que no criador passa imenso tempo no exterior será necessária alguma adaptação.

São gatos que podem não gostar necessariamente de andar ou estar ao colo, mas gostam de muito mimo e atenção :D Gostam muito de trepar e por isso é essencial um bom arranhador; adoram brincar e são bastante atléticos.
Posso dizer, no meu caso pessoal que, os meus 2 meninos o Zeus e o Apollo são bastante diferentes:
- o Zeus é mais calmo e pachorrento :) é maior que o irmão (ja pesa 5kg), adora colinho e é o tipo de gato que deixa fazer tudo, rebola-se para ser escovado, etc;
- o Apollo é mais activo e brincalhão, não gosta muito de andar ao colo, mas adora dormir no colo e ao lado da minha cabeça na cama :lol: é mais elegante que o irmão (tem 4kg) e tem menos pêlo
Geralmente, as fêmeas da espécies são mais independentes do que os machos, que são mais meiguinhos e andam sempre de volta de nós... mas cada caso é um caso!
<p>Marisa </p>
<p><a href="http://www.sweetmykitchen.blogspot.com">www.sweetmykitchen.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
MarisaV
Membro Veterano

quinta mai 19, 2011 10:28 pm

E quanto a criadores...
Duante alguns meses pesquisei sobre a raça, sobre criadores, etc. Mandei emails, pedi informações e visitei diversos criadores.

Foi referido um criador em particular, o Gabriel´s Place, foi um dos que visitei.
Não ponho em causa que os gatos sejam lindos e sejam saudáveis, no entanto quando os visitámos não gostámos das condições em que os gatinhos estavam... não me vou alongar nesse sentido, a não ser que queira saber pormenores por MP, até porque deverá ser o sr a julgar as condições por si caso os decida visitar.
Se também quiser, posso indicar-lhe alguns dos criadores com quem estabeleci contacto e dos quais tenho boas referências.
<p>Marisa </p>
<p><a href="http://www.sweetmykitchen.blogspot.com">www.sweetmykitchen.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
PauloL
Registado: quarta mai 18, 2011 9:35 pm

quinta mai 19, 2011 10:51 pm

Morgana por norma nunca tomo decisões de ânimo leve, faço as coisas em consciência pois sei que um animal não é um “peluche” por isso decidi formalizar o meu registo num local onde poderei ser elucidado por pessoas experientes na “assunto”.

Quanto ao espaço, é coisa que não falta por aqui e se eles gostam de árvores também se arranja qualquer coisa nesse sentido para fazer um”playground” no jardim.

As vossas dicas estão a ser fantásticas, mas estão a deixar-me com um certo receio quanto às vezes que são necessárias para as escovagens e limpeza do pelo, o tempo é pouco.

Sem desmérito para a Ana e para a Morgana, mas os gatos da Marisa são lindíssimos, tomei a liberdade de ver as fotos e está de parabéns. Uns excelentes exemplares e muito dados à fotografia, eles são mesmo dados à foto? Ficam assim tão estáticos?

Marisa pelo que vejo é uma conhecedora da raça, não hesitarei em pedir a sua ajuda por MP (estou a seguir os seus links)
Até aqui, como já referi, a opção em casa eram os cães (dogue alemão/labrador/caniche toy) mas deixei de os ter e neste momento, e porque estou habituado a ter animais e para companhia, a opção pessoal iria para um gato.
Abraço
MarisaV
Membro Veterano

quinta mai 19, 2011 11:06 pm

PauloL Escreveu:
Sem desmérito para a Ana e para a Morgana, mas os gatos da Marisa são lindíssimos, tomei a liberdade de ver as fotos e está de parabéns. Uns excelentes exemplares e muito dados à fotografia, eles são mesmo dados à foto? Ficam assim tão estáticos?

Marisa pelo que vejo é uma conhecedora da raça, não hesitarei em pedir a sua ajuda por MP (estou a seguir os seus links)
Até aqui, como já referi, a opção em casa eram os cães (dogue alemão/labrador/caniche toy) mas deixei de os ter e neste momento, e porque estou habituado a ter animais e para companhia, a opção pessoal iria para um gato.
Abraço
Antes de mais, muito obrigado pelos elogios!
Eles gostam muito de tirar fotos :) o Apollo e muito fotogénico e inclusive se eu o incentivar ele vai trocando de pose! Já o Zeus, é mais calminho e mais fácil de fotografar nesse sentido, mais dificil pela cor dele... muitas fotos ele não fica bem por causa da luz!
Inclusive, tirámos ums fotos na expo da Arruda e era o fotografo que ia tirando as fotos com uma mão e lhes ia mostrando 1 brinquedo na outra, foi um fartote :lol:
Eles são muito dóceis e gostam de ser admirados, são uns vaidosos.
Já o ser filmado, mal o Zeus ouve o som da máquina fica parado a olhar, não deve achar piada.

Geralmente, eu uso um pente para a zona do colar, que desembraça e resolve os nós. Depois, uso uma cardadeira :) tambem tenho uma FURminator que é muito útil nesta altura por causa do pêlo morto e da muda. Geralmente, demoro uns 10minutos a escovar cada 1.
De tempos a tempos, se achar necessário, pode dar-lhes banho (até hoje só dei 1x) e correu muito bem: eles adoram água e graças ao tipo de pêlo rapidamente ficam secos.

E já agora, fica um video, aqui tinham uns 3/4 meses:
http://www.youtube.com/watch?v=Zc91YuoWHAU
http://www.youtube.com/watch?v=RkCADrGzir4
<p>Marisa </p>
<p>&nbsp;</p>
AnaNuno
Membro Veterano
Localização: Blue Velvet - Bosques da Noruega, Freyja - Bosques da Noruega, Vili - Bosques da Noruega, Noah - Bo

quinta mai 19, 2011 11:10 pm

Paulo... Claro que nao fico ofendida :) aliás sou apaixonada pelo Zeus e a Marisa sabe disso! Os gatos dela sao M A R A V I L H O S O S e disso não existem duvidas!

Se optar por um Bosque não acredito que se vá ficar só por um :twisted: Eu assim que a minha Sasha recuperar (pq ela tem alguns problemas de saude) faço a intençao de adquirir outro, talvez um familiar do Zeus e do Apollo ehehehhe

Paulo acredite que vai ficar apaixonado pela raça e pelas suas capacidades, que nos surpreendem a todo o instante. A nivel de espaço eles não saõ muito exigentes a minha mora num apartamento e nao tenho árvores dentro de casa como é obvio tenho sim é arranhadores de plataformas, os chamados ginásios, e creio que a Marisa tb mora num apartamento. O que faço por vezes é levar a Sasha até a um bonito jardim aqui perto e deixo-a subir e descer arvores, com a respectiva trela e arnes claro!

Alias tenho de meter aqui essas fotos
:D :D :D
AnaNuno
Membro Veterano

quinta mai 19, 2011 11:11 pm

Marisa tirar fotos a gatos pretos é uma aventura... Ainda por cima a minha adora camuflar-se no que é escuro :twisted:
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta mai 19, 2011 11:11 pm

Boa noite, PauloL, e bem-vindo ao fórum. :)

Tenho um Bosques da Noruega azul que fez o mês passado 10 anos e concordo com as opiniões que aqui deixou a MarisaV (cujos gatos conheço pessoalmente e são realmente lindíssimos).

Só queria dizer que só recentemente o meu Torrinhas, por estar com o pêlo mais fino, começou a ter de ser escovado as tais 1 ou 2 vezes por semana -- para o que talvez também contribua o facto de eu o mandar tosquiar no início do Verão, pois ele tem muito pêlo e faz-me impressão que passe calor.

No meu caso, vivo num apartamento e o Torrinhas é bastante feliz aqui. Uma vez, por ser um BN, soltei-o num quintal e ele ficou estático. Por toda a vida ter vivido dentro de casa, não só já não apreciou o ar livre e as árvores como ficou com medo de estar em espaço aberto.

Em relação à saúde, tem feito análises anuais de rotina desde os 7 anos. Estão óptimas e devo dizer que é o gato mais saudável que cá tenho em casa e o mais equilibrado em termos de peso, nem gordo nem magro.

Quanto ao feitio, é o príncipe dos gatos, um gentlecat. Nunca lhe vi um arrufo com outro gato, é muito paciente, espera que os outros comam para depois ir debicar com calma, como ele gosta.

E tem outra característica: conversa muito comigo, responde-me no mesmo tom de voz e, por vezes, parece uma rola a arrulhar. Chama-me com a patinha quando quer festas e é muito meigo, embora não seja grande apreciador de colo.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
MarisaV
Membro Veterano

quinta mai 19, 2011 11:16 pm

Tassebem Escreveu: Boa noite, PauloL, e bem-vindo ao fórum. :)

Tenho um Bosques da Noruega azul que fez o mês passado 10 anos e concordo com as opiniões que aqui deixou a MarisaV (cujos gatos conheço pessoalmente e são realmente lindíssimos).

Quanto ao feitio, é o príncipe dos gatos, um gentlecat. Nunca lhe vi um arrufo com outro gato, é muito paciente, espera que os outros comam para depois ir debicar com calma, como ele gosta.

E tem outra característica: conversa muito comigo, responde-me no mesmo tom de voz e, por vezes, parece uma rola a arrulhar. Chama-me com a patinha quando quer festas e é muito meigo, embora não seja grande apreciador de colo.
Mais 1x, obrigado!

E subscrevo totalmente :) são gatos muito calmos e pacientes, gentis e conversadores. Os meus conversam comigo e um com o outro :) conseguem fazer diversos sons/entoações consoante o que querem transmitir.
<p>Marisa </p>
<p>&nbsp;</p>
AnaNuno
Membro Veterano

quinta mai 19, 2011 11:16 pm

Arrulhar como uma rola é isso mesmo! às vezes tenho dificuldades em expressar adjectivos para caracterizarem a fala da minha gata.

Chamar-me com a patinha... bem Tassebem a minha só o faz quando me tenta a todo o custo "cravar" umas lambidelas na minha comida eheheheh
MarisaV
Membro Veterano

quinta mai 19, 2011 11:21 pm

AnaNuno Escreveu:Marisa tirar fotos a gatos pretos é uma aventura... Ainda por cima a minha adora camuflar-se no que é escuro :twisted:
Sim, como se não bastasse a luz, depois vai colocar-se nos sitios mais improvaveis e escuros :lol: fazem-se de dificeis, é o que é!
Sim, eu moro num apartamento. Actualmente, tenho 2 arranhadores pequenos e um maiorzito, mas estou a espera que chegue 1 até ao tecto que encomendei.

No site de um criador diz: "O grande contra é o facto de, provavelmente, não conseguir ter apenas um." :D e é totalmente verdade!
<p>Marisa </p>
<p>&nbsp;</p>
AnaNuno
Membro Veterano

quinta mai 19, 2011 11:25 pm

POis Marisa mas tu antecipaste-te á vontade de ter outro e trouxeste logo 2 :twisted: :twisted: :twisted:
MarisaV
Membro Veterano

quinta mai 19, 2011 11:31 pm

AnaNuno Escreveu:POis Marisa mas tu antecipaste-te á vontade de ter outro e trouxeste logo 2 :twisted: :twisted: :twisted:
É verdade! Mas não foi planeado desde inicio...
Fomos conhecer os criadores e esta criadora tinha 2 ninhadas que tinham nascido com 2 semanas de diferença, vimos ambas e gostámos mais da ninhada dos que tinham nascido há menos tempo; ja itnhamos decidido que preferiamos macho e na ninhada havia 2: o Apollo e o Zeus, escolhemos o Apollo.
Mas a cada visita que faziamos, à medida que iamos acompanhado o crescimento, o Zeus vinha sempre ter connosco, dava lambidelas, dormia nos meus braços... Entretanto, quem o tinha reservado mudou de ideias e subitamente estava disponivel... achámos que era um sinal e pronto, ficámos com os 2 :D

Foi a melhor decisão que tomámos!
Realmente, a despesa é maior até porque eles têm apetite lol), mas é o dobro da diversão, da correia e dos disparates :lol: e é fantástico ve-los crescer juntos e a forma como interagem!
<p>Marisa </p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”