Cios

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
AnaNuno
Membro Veterano
Registado: terça abr 05, 2011 10:42 pm
Localização: Blue Velvet - Bosques da Noruega, Freyja - Bosques da Noruega, Vili - Bosques da Noruega, Noah - Bo

quinta mai 19, 2011 9:57 pm

Olá boas noites e desculpem mais um tópico sobre cios.

Ora preciso aqui de um esclarecimento sobres cios, nada que me preocupe, apenas quero alem de satisfazer a curiosidade, gosto de me manter informada e aprender.
Aqui á cerca de 1 mês e meio quando fui ao Vet com a minha gata ele perguntou-me se ela não andava estranha, pq tinha as mamitas grandes o que geralmente acontece no 1º cio, sim, ela andava estranha muito miadeira, e não dormia de noite. Esta situação demorou cerca de 1 semana até passar.

Agora a questão é a seguinte...A Dona Sasha numa média de 2 dias por semana anda pela casa a miar, como se andasse á procura de algo (de macho talvez :twisted: ) estas situações em regra geral são nocturnas, salvo alguns miados mais estridentes que dá de dia sem motivo aparente. Pausa uma semana e os 2 dias dia miadeira voltam..

Disseram-me que as gatas por vezes têm cios uns atrás dos outros até serem cobertas, será isto verdade?

Bem como disse atrás apenas quero satisfazer a curiosidade, pois se isto são os cios dela, sinceramente não nos incomodam, ela tem uma timbre de miado mais para o baixo, fecho a porta do quarto e das crianças e voilá :)

Obrigado a todos
paulograve
Membro Veterano
Registado: domingo nov 08, 2009 11:05 am
Pretita;
Chico;
Sushi

sexta mai 20, 2011 7:03 pm

Não creio que isso sejam cios, os cios normalmente duram em média 1 a 2 semanas. A gata pode entrar em cio e andar 2 dias e passar-lhe, depois passado uns dias regressa em força para durar. Sim, se elas não copularem, continuam com cios uns atrás dos outros, andei com uma assim quase 7 anos, por falta de informação minha, e agradeço ao pessoal da Arca por muito que aprendi, não a esterilizei mais cedo. Agora está esterilizada e digo-lhe, foi o melhor que lhe podia ter feito, além de ela andar muito mais tranquila, nós também andamos. Ela já tinha um espessamento da parede do útero que dentro de pouco tempo teria uma infeção que poderia ter consequências muito graves, foi uma sorte ter sido esterilizada quando foi, pois apenas lhe foi detetado ao remover-lhe o útero.
Ah e para não falar que quando ela andava em cio, tínhamos que andar atrás dela a limpar a mijadas que fazia! Nunca mais aconteceu desde que foi esterilizada!

Aconselho-a vivamente a esterilizar a sua gata!!
<p><strong>&nbsp; "A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o e o seu progresso moral podem ser avaliados pelo modo como os seus animais s&atilde;o tratados." -Mahatma Gandhi </strong></p>
<p><strong>Linha de apoio a Uni&atilde;o Zoofila: </strong><strong>760 501 015 - </strong><strong>(1 chamada = 1 dose de ra&ccedil;&atilde;o)</strong></p>
<strong>
<p class="title">N&uacute;mero Solid&aacute;rio Animais de Rua: Ligue 760 300 161 (&euro; 0,60 + IVA) e ajude-nos a ajudar!</p>
</strong>
AnaNuno
Membro Veterano
Localização: Blue Velvet - Bosques da Noruega, Freyja - Bosques da Noruega, Vili - Bosques da Noruega, Noah - Bo

sexta mai 20, 2011 10:31 pm

Paulo obrigada pela sua opinião :)

Nunca foi uma hipotese posta de parte a esterilizaçao, apenas terei de esperar para o fazer, ela tem uns problemas de saude e está debilitada fisicamente. o Vet por enquanto quer evitar a cirurgia, pq apesar de ser simples não deixa de ser uma cirurgia uma anestesia e etc. mas assim que ela puder irei faze-lo pq sei que é o melhor alem de evitar futuramente a hipotese de ter cancro mamário.

Eu hj por acaso falei com o Vet por causa de saber uns resultados de analises e falei-lhe novamente, destas historias de ela andar a miar por fases e o feedback é que poderá na realidade ser cios, segundo ele á gatas assim, umas podem ter 1 a 2 semanas de cios e outras 2/3 dias. Lá está, sobre qualquer assunto á sempre opinioes diversas, que eu respeito!

Como disse seja o que for não é incomodativo era só uma tentativa de conheçer melhor os habitos da minha gata e de cios eu não entendo nada só de cadelas :wink:

Paulo obrigada pela sua opinião e simpatia
paulograve
Membro Veterano
Registado: domingo nov 08, 2009 11:05 am
Pretita;
Chico;
Sushi

sábado mai 21, 2011 10:07 am

Ao esteriliza-la não vai impedir o risco cancro mamário, vai reduzir essa probabilidade, se a tivesse esterilizado antes do 1º cio reduzia em 90%, se fosse esterilizada até 1 ano de idade sofria uma redução de até 86% nesse risco. A ovariohistectomia em gatas e cadelas após este momento (1 ano) parece já nao afetar o desenvolvimento de tumores mamários malignos, no entanto, parece haver uma redução no número de tumores mamários benignos mesmo quando a esterilização é realizada em idades mais tardias.
A ovariohistectomia vai reduzir para zero o risco de piometras (infecções do útero), e tumores do útero e ovários, pois estes orgãos já não existem.

Em relação aos cios de curta duração, se o seu veterinário diz ser normal, não deve ser motivo de preocupação.

As melhoras para a sua gatinha!
<p><strong>&nbsp; "A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o e o seu progresso moral podem ser avaliados pelo modo como os seus animais s&atilde;o tratados." -Mahatma Gandhi </strong></p>
<p><strong>Linha de apoio a Uni&atilde;o Zoofila: </strong><strong>760 501 015 - </strong><strong>(1 chamada = 1 dose de ra&ccedil;&atilde;o)</strong></p>
<strong>
<p class="title">N&uacute;mero Solid&aacute;rio Animais de Rua: Ligue 760 300 161 (&euro; 0,60 + IVA) e ajude-nos a ajudar!</p>
</strong>
AnaNuno
Membro Veterano

sábado mai 21, 2011 10:37 pm

Paulo obrigada por partilhar comigo essa informação sobre as esterilizações, por acaso o vet não me falou nisso, alias ele falou que gostaria de a operar antes do 1º cio, mas ano em explicou o motivo, talvez para eu nao ficar desiludida visto que não existia a mínima hipótese de ser operada na altura, seria um risco grade!

Mas sim a previsão é opera-la antes de ter 1 ano, ela está a melhorar a olhos vistos e talvez se posso fazer a cirurgia já em Julho.

Mais uma vez muito obrigada
Responder

Voltar para “Gatos”