Antes de mais bem vindo a este fórum.
Em relação á sua vontade de ter gatos grandes, sei bem o que isso é porque já vai por vários anos que tenho andado a sonhar em ter um gato de raça grande e a minha opção foi sempre Bosques da Noruega ou Maine Coon.
Depois de pesquisar bastante sobre ambas as raças, ganhou o Maine coon porque é a raça mais adequada á minha falta de paciencia para escovagens diárias....

Alem de ser mesmo GRANDE , a pelagem não dá trabalho nenhum a cuidar. Basta umaa escovadela de duas em duas semanas . Não queria um gato que necessitasse de grandes escovagens, já tenho uma cadela “arraçada” de caniche, e sei o trabalho que dá manter o pelo sem nós… por isso optei pelo Maine Coon.
Quanto ás doenças, o Maine Coon é um animal bastante saudável.
Desde que o compre a um bom criador (poderá ver o site do criador onde adquiri o meu www.artsycats.com ) poderá ter a certeza que terá um animal saudavel.
Um criador que se preocupe em apurar bons exemplares da raça irá testar os seus reprodutores em relação ao Felv e Fiv, e de acordo com a idade estes animais , antes de reproduzirem farão exames médicos para o despiste da Cardiomiopatia Hipertrófica (por ecocardiograma e teste de ADN ), doença dos rins poliquísticos e displasia da anca.
Assim o gatinho da raça Maine Coon que adquirir terá tanta probabilidade de desenvolver essas doenças como qualquer outro gato com ou sem raça.
Neste momento consegui realizar o meu sonho e tenho o Ruca, que faz no dia 28 deste mês 5 meses.
É um Red tabby blotched (versão gato cor de laranja com muito branco) tem uma cauda muito grande e farfalhuda, cor de laranja que parece a de uma raposa e é um doce de gato e corresponde exactamente a tudo o que se pode esperar de um Maine coon.
É um animal muito dócil e conversador, neste momento já pesa mais de 4 kg e ainda não tem 5 meses, embora parece muito magro porque é enorme.
Tem umas patorras enormes, muito grossas, faz lembrar as patas dos cachorros serra da estrela ….

Costumo dizer que parece uma salchicha com pernas….
É muito brincalhão e traquinas - os rolos do papel higiénico não param com ele. Adora chapinhar na malga da agua e saltar para o meu colo a ronronar e a amassar...
Adora brincar com o meu outro gato Rafa (um europeu comum) , que terá aproximadamente 8-9 meses(era gato de rua ) , mas já é bem mais pequeno do que ele.
Este testamento todo, é para lhe dizer que deverá procurar informação sobre a raça que preferir, seja ele Bosques da Noruega ou Maine Conn, e ver qual a raça que se adequa melhor a si.
Uma coisa poderá ter a certeza, qualquer um deles será um companheiro fantástico.
Tudo de bom
Cristina