agressividade de cães

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

segunda mai 23, 2011 9:26 pm

Eheh pois aisd, assim é capaz de ser mais complicado!
Os meus também não são cãezinhos de colo, mas fora o Dego do avô, são todos passíveis de ser transportados em braços!...
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

segunda mai 23, 2011 9:34 pm

O pior nas lutas são as orelhas...
E quanto a não serem muito violentas...depende dos intervenientes, já vi lutas em que um dos intervenientes morreu! E tinham quase o mesmo tamanho os dois.
Incrivelmente o que ganhou era um lab, e o outro um cão rafeiro só um nadinha mais pequeno mas muitissimo forte e briguento.
marianamar
Membro Veterano

segunda mai 23, 2011 9:40 pm

O Spot, que esteve aqui em FAT, vinha cheio de feridas profundas resultantes de uma luta com outro cão de rua. Com desinfecção frequente foram fechando e ficou bom num mês. Mas sem esses cuidados podia ter apanhado uma infecção... e se o outro cão tivesse alguma coisa transmissível pela mordida?

De maneira nenhuma pensava sequer na hipótese de deixar um cão meu lutar, ainda por cima com um cão desconhecido.
survivor
Membro
Registado: domingo mai 22, 2011 10:58 am

segunda mai 23, 2011 10:06 pm

O meu também pesa uns 40 quilos, é impossível pegar-lhe ao colo mas nunca lhe largo a trela...agarro-a ainda melhor, mantenho-o junto a mim mas deixo-o encarar o outro de frente de modo que mude de ideias, resulta sempre...

Quanto a deixar lutar, no meu caso, se atacarem o meu deixo-o defender-se, já aconteceu um vir desafiar e chegar-se muito perto e o meu mordeu-o...nunca mais se aproximou...
 Nero -  23/04/2005 - 04/10/2011 Estarás sempre comigo companheiro...
Arguida
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2008 12:10 pm

terça mai 24, 2011 9:19 am

Pois ... eu como infelizmente já vivi bem de perto situações de lutas de cães, tenho pavor de que os que estão comigo sejam atacados.

O Martim como não gosta de outros canitos (agora já dá ao rabo e fica parado a olhar) por via das dúvidas, não arrisco pois se não tivesse reflexos rápidos já tinha mordido dois canitos. Vai sempre de trela e açaime pois tem imensa força e é uma forma de eu o conseguir controlar mais.

Quanto à Maria só a deixo aproximar daqueles que eu sei que são amigos. :D :D

Já tive algumas cenas com canitos soltos e ela que vai sempre com trela. Uma vez aparece uma pastora alemã completamente alucinada, numa correria desenfreada e atira-se para cima dela. A dona a uma grande distância a olhar e eu aflita para tirar a outra de cima dela e a chamá-la para vir segurar na cadela.

Se vissem o ar de parva da mulher ... a aproximar-se devagar, devagarinho e parada até eu conseguir puxar a Maria. Quando finalmente sua excelência chegou ... passei-me completamente e a fulana em vez de pedir desculpa, ainda disse que a cadela se tinha solto, o que era mentira pois nem a bicha tinha coleira e a dona também não tinha nada nas mãos. :twisted: :twisted:

Disse-lhe logo que não lhe admitia que estivesse a fazer de mim parva e que, se houvesse uma próxima situação destas ... de imediato chamaria a polícia. Aliás, o télélé anda sempre comigo quando os vou passear.

Passado uma semana sobre este acontecimento, volto a ver a "célebre" cadela no outro lado da rua ... solta e o dono no mesmo passeio em que eu e a Maria íamos. Disse-lhe logo que ou de imediato prendia a cadela (esta a começar a andar na nossa direcção) ou chamava a polícia e saquei logo do tlm.

Para evitar estes "stresses" passei a ir mais tarde com a Maria à rua e por via das dúvidas também já sei onde a cadela vive para qualquer eventualidade. Custa-me muito prejudicar um animal mas, ainda me custa mais que os meus ou até mesmo eu seja prejudicada. Já foram avisados 2 vezes ... à 3ª falam com a polícia. :cry: :cry:
tipets
Membro
Registado: quinta mai 19, 2011 10:37 am

terça mai 24, 2011 10:51 am

Eu também acho que os cães na rua deviam de usar sempre trela, curiosamente são mais os cães que eu vejo sem trela do que os que têm :o
Foi por esta falta de cuidado por parte dos donos que eu quando era pequena fui mordida por dois cães :|
marianamar
Membro Veterano

terça mai 24, 2011 12:46 pm

Arguida, eu não tinha tido tanta paciência, depois de um ataque, à segunda vez que visse a cadela solta chamava logo a polícia! Há donos que não sei... :/

Por acaso ultimamente tenho tido experiências positivas sobre este assunto! :D
Acabei de me mudar para uma aldeia à antiga, onde toda a gente se conhece, e onde há as seguintes maneiras de ter os cães:
- solto na rua (dois, mas já foram mais)
- preso no pátio para "dar sinal"
- solto dentro de muros, com ou sem acesso ao interior da casa
- no interior da casa mas solto quando vai passear (o pseudo criador de pinscher-chihuahua)

Há duas pessoas que têm o cão dentro de casa e passeiam à trela: eu e uma vizinha que tem um Golden Retriever. De maneira que durante os primeiros tempos, toda a gente ficava muito pasmada ao ver a minha texuga presa por uma "fitinha", como uma vizinha chamou ao espectacular avanço tecnológico que dá por nome de "trela".

A parte positiva? Essa vizinha começou a passear o seu cãozito também, que está sempre preso, apesar de usar a corrente para isso! Um primito meu começou também a passear o Bobi usando a corrente a que está normalmente preso. E ontem o meu irmão acompanhou-me no passeio da cadela, com o seu cachorrito... preso.

Devagar, devagarinho... :D
Arguida
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2008 12:10 pm

terça mai 24, 2011 1:39 pm

Exactamente ... devagar ... devagarinho as coisas vão mudando, graças a Deus. :D :D

Aqui há cerca de 2/3 meses tive também uma cena com uma fulana com 3 cães e o Martim. Dois deles íam soltos e um preso com trela. O Martim tal como já disse, vai sempre preso e com açaime.

Os dois que íam soltos começam a dirigir-se para o Martim com ar de poucos amigos e este, coitado, histérico.

Pedi educamente à fulana para segurar cães dela pois eu queria passar ao que me respondeu que passasse. Respondi-lhe que não pois tinha receio porque os animais dela estavam a avançar para nós e avisei-a de que os cães não podem andar à solta na rua.

Sabem o que é que a "gaja" disse? Que o meu é que não devia andar pois pelos vistos era perigoso. :twisted: :twisted: Lá lhe expliquei que o facto de ter açaime era não só para puxar menos como para evitar situações em que donos irresponsáveis como ela andavam com os animais à solta e os mesmos vinham perturbar os outros que estavam devidamente "acondicionados". Frisei também que, se ela não os segurava, eu ía passar com o Martim mas que não me responsabilizava por nada, pois se algum o tentasse atacar ela podia ter a certeza de que eu iria agir doutra forma sem ser pela via do diálogo.

Começou a insultar-me a dizer que ía chamar a polícia pois eu queria fazer mal aos cães dela. :D :D :D Disse-lhe logo que tinha todo o tempo do mundo e, como tal, podia esperar que ela chamasse a polícia e eles viessem e aí então íamos ver quem é que estava a infringir a lei. :D :D

Uns rapazes que íam a passar e ouviram esta "troca de galhardetes" "atiraram-se" a ela como gato ao bofe e a perguntar se ela era doida pois se chamasse a polícia como é óbvio, quem se iria "entalar" seria ela e não eu. :D :D :D

Remédio santo ... pegou nos animais, virou as costas sempre a vociferar mas fiquei com o caminho livre. :D :D :D
marianamar
Membro Veterano

terça mai 24, 2011 1:55 pm

LOL... há gente pouco esperta xD
Então ela com os cães soltos é que ia cair nas boas graças da polícia?...

Infelizmente, as pessoas ainda associam o açaime a "cão perigoso".
Tenho de confessar que não estou 100% informada a respeito da legislação no que diz respeito ao açaime. Sei que é obrigatório em transportes públicos, mas também o é na via pública?
survivor
Membro
Registado: domingo mai 22, 2011 10:58 am

terça mai 24, 2011 2:04 pm

Apenas em cães potencialmente perigosos...nestes creio que é trela e açaime obrigatório...

Nos outros é apenas trela ou açaime se forem sem trela...
 Nero -  23/04/2005 - 04/10/2011 Estarás sempre comigo companheiro...
Responder

Voltar para “Cães”