leishmaniose

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
andremc
Membro Júnior
Mensagens: 15
Registado: sexta dez 12, 2003 6:57 pm

sexta dez 26, 2003 10:54 pm

Tirei esta mensagem de um fórum brasileiro. Visto que se discutiu sobre as vacinas há uns tempos, achei que devia ter interesse este post para aqui :


"O Calazar foi um tema bastante discutido (recentemente) aqui no Portal. Inicialmente trazido à discussão pelo Sr. Adriano, o assunto gerou grande interesse de todos, principalmente daqueles que habitam regiões onde a doença é endêmica, em nosso país.
Pois é, se inicialmente algumas expectativas foram geradas pela descoberta de uma vacina para prevenir a doença, nesse momento nos é revelado que a mesma não poderá ser utilizada de imediato como se esperava.
O Ministério da Saúde participou ao país que vetou o uso da vacina nos programas de saúde pública nacionais, apesar de a mesma ter sido registrada no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O Ministério da saúde exige que sejam realizados outros estudos (de maior profundidade) sobre a eficácia e o custo do medicamento(a estimativa é de que cada dose custaria cerca de R$30,00). O Ministério da Saúde, como havíamos previsto nos nossos debates, alega que não haverã como diferenciar cães contaminados de cães vacinados para efeitos de diagnóstico laboratorial, o que prejudicará a adoção de medidas sanitárias.
É o seguinte: o anticorpo detectado no animal não terá condição de diferenciação (pelas técnicas laboratoriais usuais) se a sua presença é devida à vacinação ou a infecção natural. Para tal diferenciação se necessitaria adotar outras técnicas diagnósticas populacionais, a serem ainda pesquisadas. O Ministério da Saúde salienta que estará dirigindo recursos para tais pesquisas, inclusive no tocante a aumentar a eficácia da vacina, que hoje está fixada em torno de 76% dos cães vacinados. Bem, como não há outra alternativa, que esperemos que os frutos de tais pesquisas possam ser os melhores e que sejam disponibilizados à população e seus cães o mais rápidamente possível.
Cordialmente, "
Responder

Voltar para “Cães”