Alguém me explica...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

terça mai 24, 2011 11:44 am

o que é uma coleira de castigo?

Ao olhar para uma imagem, consigo imaginar para que é que sirva...mas alguém utiliza isto? e porque é que está a venda em lojas online? isto não devia de ser proibido?
Terugkeren
Membro Veterano
Registado: terça nov 30, 2010 2:58 pm

terça mai 24, 2011 12:04 pm

LFGomes Escreveu:o que é uma coleira de castigo?

Ao olhar para uma imagem, consigo imaginar para que é que sirva...mas alguém utiliza isto? e porque é que está a venda em lojas online? isto não devia de ser proibido?
Não, se for bem usado por quem saiba exactamente o que está a fazer. E não é para usar NUNCA de uma forma continuada. Apenas e unicamente em situações de treino aversivo muito concretas.
Trata-se de uma coleira estranguladora de picos (não afiados) que dá uma especie de "dentada" no pescoço ao animal quando é puxada pelo condutor.
Não gosto.
Bugoide
Membro Veterano
Registado: quinta mai 10, 2007 11:04 am

terça mai 24, 2011 12:08 pm

Embora também na altura não gostasse mesmo nada da ideia, foi o que o treinador que seguiu o meu cão me aconselhou devido ao comportamento dele na rua... epá admito que me afligia vê-lo com aquilo, mas resultou e deixou de precisar dessa maldita coleira.
Não acho que devia ser proíbida, apenas usada nas devidas circustâncias.
E na minha opinião, piores são aquelas que os estrangulam completamente.
There are no dangerous dogs until man "makes" them so.
LFGomes
Membro Veterano

terça mai 24, 2011 12:18 pm

Realmente desconheço a que tipo de situações concretas se referem, talvez em situações de comportamentos agressivos ou perigosos..mas…será que não existe alternativa para corrigir esses comportamentos? Pelo o que vi, aquilo deve doer bastante…
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

terça mai 24, 2011 12:26 pm

Omal de qualquer coleira esta em como é usada... E estranguladoras e etc só magoam se forem mal usadas... ;)
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
Chriscardio
Registado: segunda mar 03, 2008 5:03 pm

terça mai 24, 2011 2:11 pm

JoanaGoncalves Escreveu:Omal de qualquer coleira esta em como é usada... E estranguladoras e etc só magoam se forem mal usadas... ;)
Graças... alguém que sabe o que diz!!!!
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

terça mai 24, 2011 2:17 pm

Terugkeren Escreveu:
LFGomes Escreveu:o que é uma coleira de castigo?

Não, se for bem usado por quem saiba exactamente o que está a fazer. E não é para usar NUNCA de uma forma continuada. Apenas e unicamente em situações de treino aversivo muito concretas.
Trata-se de uma coleira estranguladora de picos (não afiados) que dá uma especie de "dentada" no pescoço ao animal quando é puxada pelo condutor.
Não gosto.
pois só que ela está á venda em tanto lado...
e enquanto as pessoas tiverem pouco tempo e pouca paciência, aliás cada vez menos, essas coisas vão sendo utilizadas cada vez mais.
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
LFGomes
Membro Veterano

terça mai 24, 2011 2:21 pm

Desculpem a insistência…mas….se estas coleiras só magoam se forem mal usadas, qual é o propósito das mesmas? Não sei se me faço entender…se não se pretende magoar o animal, porque motivo se utilizam estes “instrumentos”?
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

terça mai 24, 2011 2:32 pm

LFGomes Escreveu:Desculpem a insistência…mas….se estas coleiras só magoam se forem mal usadas, qual é o propósito das mesmas? Não sei se me faço entender…se não se pretende magoar o animal, porque motivo se utilizam estes “instrumentos”?
bem visto :P
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
Polainas9
Membro Veterano
Registado: quarta set 23, 2009 5:27 pm

terça mai 24, 2011 2:44 pm

Julgo ser para que o cão controle melhor a sua energia. Sendo que, para evitar que se magoe, opte por ter uma postura mais calma. Porque de parvos os cães não têm nada (quer dizer... alguns têm, mas isso é outro assunto xD)

Isto dito por alguém que não sabe como usar uma coleira dessas da melhor maneira, mas pela lógica, julgo que deva ser esse o motivo.
0.1.0 - Pantherophis Guttatus Ghost
0.0.1 - Python Regius Normal
0.1.0 - Lampropeltis Triangulum Sinaloae
1.0.0 - Morelia Bredli
1.2.0 - Corallus Hortulanus
Terugkeren
Membro Veterano

terça mai 24, 2011 4:19 pm

Desculpem a insistência…mas….se estas coleiras só magoam se forem mal usadas, qual é o propósito das mesmas? Não sei se me faço entender…se não se pretende magoar o animal, porque motivo se utilizam estes “instrumentos”?
As palavras da Joana foram mal escolhidas, porque obviamente que estas coleiras magoam. Da mesma forma que magoará certamente a um filho nosso se lhe dermos um açoite quando ele faz alguma coisa que não deve. O que ela quereria eventualmente dizer é que as coleiras não FEREM o animal se forem bem usadas. Pretende-se efectivamente causar desconforto ao animal, se ele insistir no comportamento que se pretende corrigir. Na prática a coleira em posição de descanso não magoa o animal, mas se o condutor der um puxão seco a coleira “morde” o pescoço do cão. Estas coleiras possuem um limite de estrangulamento e, tendo a medida certa para o cão em questão , impede a estranguladora de avançar mais do que um certo ponto e assim o aperto e a “dentada” são controladas para não ferirem o animal.
Última edição por Terugkeren em terça mai 24, 2011 4:21 pm, editado 1 vez no total.
Terugkeren
Membro Veterano

terça mai 24, 2011 4:19 pm

Chriscardio Escreveu:
JoanaGoncalves Escreveu:Omal de qualquer coleira esta em como é usada... E estranguladoras e etc só magoam se forem mal usadas... ;)
Graças... alguém que sabe o que diz!!!!
Todas as contribuições para o tema em discussão são bem vindas. Esperamos ansiosamente pela sua.
Terugkeren
Membro Veterano

terça mai 24, 2011 4:29 pm

Se se usar uma coleira demasiado justa, o limite de aperto da estranguladora vai deixar que ela avance em demasia e os ‘dentes’ podem ferir o pescoço do cão. Se for uma coleira demasiado larga, o limite do estrangulamento não vai sequer deixar que os ”dentes” toquem no pescoço do cão, e pode até deixar a cabeça do cão sair da coleira.
Fica aqui uma foto de uma:
Imagem
Conforme podem ver, existem duas argolas. Se colocarmos o grampo da trela a apanhar as duas argolas, a coleira nem sequer vai fazer de estranguladora e os ‘dentes’ não vão apertar. Se se colocar o grampo em apenas uma das argolas, a estranguladora vai correr ‘mordendo’ o pescoço do cão. Mas, no limite, só corre até ao máximo que a parte sem picos permite.

Compreendo o seu bom uso, mas infelizmente é mais generalizado o mau uso.
LFGomes
Membro Veterano

quarta mai 25, 2011 9:29 am

ok, obrigada a todos pelos esclarecimentos :)
Bugoide
Membro Veterano
Registado: quinta mai 10, 2007 11:04 am

quarta mai 25, 2011 10:21 am

Não entendo é a ideia de comprarem uma coleira destas para os cães a terem posta com os picos para fora. O objectivo da coleira é fazê-los ser mais obedientes na rua. Não puxarem e isso, andarem sempre ao nosso lado, juntos etc. E o uso é temporário, só até o animal entender a ideia, há pessoas que usam estas coleiras para tudo, que é absurdo!
There are no dangerous dogs until man "makes" them so.
Responder

Voltar para “Cães”