Porquinho da Índia na 3ª Idade...

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
anioska
Membro Veterano
Registado: sexta fev 19, 2010 3:16 pm
Localização: Anny e Max(Cocker Spaniel Inglês), Donny e Jamaica (PDI) e Pudim (coelho anão)

quinta mai 26, 2011 10:38 am

A Sookie auto-apara-se ou apara as outras?
O Donny apara a juba do Jamaica :o

Olha, já tou chateada! E vou contar aqui mesmo, talvez seja mal comum.
Lembras-te de ter dito que ia experimentar comprar numa loja online?
Vou-te contar como está a correr:
Encomendei dia 20, paguei e enviei comprovativo para ser mais rápido o processo.
Só confirmaram dia 23 (pronto, não trabalham ao sábado).
Ontem enviaram mail a avisar do estado da encomenda:aguarda do fornecedor.

Estamos a falar de produtos tão especificos como feno, aparas e Cavia Crispy :o :?

Será justo pensar que não deveria passar mais de 1 semana?
Enviei mail, vamos a ver se tem alguém para responder, já que este foi automático.As confirmações de pagamentos é que devem ser manuais...
Pronto, já falei da minha experiência.

Aguardo desfecho :?
martaldf
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2005 10:17 pm
Contacto:

quinta mai 26, 2011 10:43 am

A Sookie tem pelo curto. Ela apara as de pelo comprido. (deve ser por despeito).
Eh comum os de pelo curto comerem o pelo dos que o tem comprido.

O que me irrita eh que se eu lhes quero tocar, fogem, a outra mastiga-lhes o pelo e elas deixam! E ela devia mascar-lhes o pelo do rabo que fica feio. Mas nao! faz as barbas e deixa-as com cortes parolos em volta da cabeca. (tipo tijela) hahaha

Acho mal, sendo loja online nao terem logo a indicacao dos stocks.
Vamos la a ver...
<p>**martaF**
as minhas porquinhas: <a href="http://piggietalk.blogspot.com">http://piggietalk.blogspot.com</a></p>
BgReflex
Membro Veterano
Registado: sábado mai 07, 2011 9:45 pm
Ratazanas;
Mandarins;
Porquinhos-da-Índia;

quinta mai 26, 2011 10:51 am

A verdade é que a idade nao perdoa. Mas o meu não sei se será idade. MAs como afectou logo os 2 olhos está agora muito dependente do olfacto. Quando lhe levo verduras ele cheira muito depressa mesmo que eu estaja noutra divisão e corre logo para vir comer.

Simplesmente nao o quero a sofrer, e um animal cego... Não é facil.
Não sei que faça á minha vida.
anioska
Membro Veterano
Localização: Anny e Max(Cocker Spaniel Inglês), Donny e Jamaica (PDI) e Pudim (coelho anão)

quinta mai 26, 2011 10:52 am

Mas tu achas que as Porquinhas são porcas?Estes animais não têm culpa da denominação que lhes deram!

Por acaso os pêlos da barba são iguais aos do rabo???
Então está explicado!
Para além de que a Sookie é concerteza haiarstilist :lol:

Mas e olha lá, para onde vão os ditos pêlos?
Eles conseguem dissolvê-los?É que nem vestígios :o
martaldf
Membro Veterano
Contacto:

quinta mai 26, 2011 11:04 am

Eles sao uns valentes!
Ja conheci um porquinho que nao tinha a locomocao das patas traseiras. Chamava-se tractor, hahahaha. Mas la conseguia fazer a sua vidinha :)

Desde que ele nao tenha dores, acho que la se ira habituar ah sua condicao de ceguinho. Mas eh bom saber que se esta a orientar bem pelo olfacto :)

Anioska: sim, as porquinhas sao porquinhas. Deram-lhes esse nome, nao foi pelo som que fazem parecerem suinos, eh porque sao mesmo badalhocas!

Os pelos vao todos para a barriguinha da Sookie. Nham, nham.
Sim, ha partida nao morrem por comer os pelos, nem sufocam, nem cospem bolas de pelo como os gatos.
<p>**martaF**
as minhas porquinhas: <a href="http://piggietalk.blogspot.com">http://piggietalk.blogspot.com</a></p>
anioska
Membro Veterano

quinta mai 26, 2011 11:14 am

Desculpa Marta, mas as tuas porquinhas desmentem-te!!

Elas não são badalhocas!!!Não comem os pêlos imundos das nalgas umas das outras, só os da cabeça!
E já percebi porquê! Deve-lhes fazer confusão estarem a falar para eles (os peludos) e não lhes verem a cara!!!
:lol: :lol: :lol:

BgReflex, acho que os nossos porquinhos são mesmo os mais cotinhas cá da arca...Bem digo eu que ainda vão precisar de arrastadeira...

Mas eu quero que o meu tenha muitos anos, tenho medo é de não saber tratar dele!Meu rico porquinho!
E como vêm não há assim tantos porquinhos que cheguem a esta idade.
Metem-os na panela, é o que é! :evil:
BgReflex
Membro Veterano
Registado: sábado mai 07, 2011 9:45 pm
Ratazanas;
Mandarins;
Porquinhos-da-Índia;

quinta mai 26, 2011 11:18 am

Aqui na univ. de med animal de Coimbra tem um veterinario que tem um porquinho da india que vai fazer 6 anos.
MSSR
Membro
Registado: quinta set 30, 2010 2:37 pm

quinta mai 26, 2011 11:23 am

Anioska,

não querendo estar a dar informações falsas, penso que já ouvi falar em ração para pdi senior - não posso jurar mas acho que foi na primeira loja onde fui comprar ração para as minhas, e na altura perguntei se havia ração para pdi novinhas e eles me dizerem que não, que só havia a ração normal e uma ração para pdi mais velhos, mas assim que tiver de lá ir vou confirmar esta informação.
anioska
Membro Veterano

quinta mai 26, 2011 11:33 am

Boa MSSR, agradeço.Nunca vi nem ouvi falar, pelo menos na gama da VL.

Nem a vet me deu recomendações especificas.Presumo que seja para continuar a fazer como até aqui.
Mas pelo que já li, e até tenho vergonha de postar, não os alimento nas quantidades que recomendam :oops:
Costuma ser assim um bocadito por cima... :oops: :oops:
É que tenho medo que passem mal...
Quando leio :"Não dê uma cenoura inteira!" , "Dê-lhes pequenos pedaços disto ou daquilo", até me meto num buraquinho...
Mas não tem dado mau resultado.É melhor não mexer...
MSSR
Membro
Registado: quinta set 30, 2010 2:37 pm

quinta mai 26, 2011 1:18 pm

não era VL - eles tinham além da VL mais 2 marcas diferentes e era numa delas, mas eu não prestei atenção pq queria comida para bebes/jovens, mas da próxima vez que la for vou perguntar.

que sorte eles comerem tao bem, as minhas são umas esquisitas e não comem quase nada
anioska
Membro Veterano

quinta mai 26, 2011 1:46 pm

Porquinhos esquisitos :o :o

Credo!Eu habituei-me a dar-lhes comida assim, porque achava que nunca era suficiente!
Os meus (todos os que já tive) sempre foram umas icineradoras!!
Claro que percebi que estão o dia todo a comer e nunca param desde que haja, portanto não me interpretem tão mal, mas como já disse, dou um bocadinho mais do que a generalidade de vocês :oops:
Pronto, como já confessei, agora a ver se não me esqueço de nunca me vir aqui queixar de obesidade.

Pois, porque se calhar a partir de uma certa idade deixam de sintetizar da mesma maneira...

Se alguém me ajudasse a colocar video eu até filmava a cena do Donny a comer (tipo desenho animado).
martaldf
Membro Veterano
Contacto:

quinta mai 26, 2011 10:29 pm

Anioska, ja tenho informacoes para ti :)

Se considerarmos que a esperanca media de vida sao 6 anos, a partir dos 4 anos um porquinho entra na velhice.

Sinais de idade avancada:
- Correm menos e dormem mais. (portanto ficam ainda mais preguicosos)
- Podera haver uma perda gradual da visao e audicao.
- O pelo perde densidade (nao ficam carecas, mas o pelo pode ficar mais claro e o aspecto do pelo muda)
- Passando a comer menos, pode haver consequencia ao nivel do desgaste dos dentes, principalmente dos molares
- Perdem peso ( no entanto se o porquinho parecer saudável, comer bem e tiver fezes normais, a perda de peso é normal)

Cuidados:
Gaiola
- O porquinho devera chegar a todos os sitios sem ter necessidade de trepar ou saltar.

Alimentacao:
Necessitam de uma dieta mais rica, pois não podem absorver os nutrientes da comida como o faziam antes.
- Equilibrada, nada de guloseimas, eventualmente um suplemento vitaminico
- Um porquinho idoso não necessita de ter mais de 1 kg.

Eh importante lembrar que sao informacoes genericas. Alojamento, alimentacao, predisposição genetica, etc, tem influencia na forma como o animal envelhece.

De resto, tudo se mantem. Ao primeiro sinal de que algo nao esta bem, deve-se consultar um veterinario.

Concluindo: Pode estar a caminhar para velhote, mas para ja esta optimo! ;)
E em relacao ah dieta que lhe das, concordo contigo: se resultou ate agora nao vale a pena mudar!

Estas informacoes foram-me facultadas pelo CAPI.
<p>**martaF**
anioska
Membro Veterano

sexta mai 27, 2011 9:37 am

Obrigada pelo teu cuidado Marta :P

Para já as notícias são boas, de facto.
Ele continua vivaço, corre (que sorte ter estas condições de espaço!), alimenta-se extremamente bem, o pêlo continua lindo.Ele tem uma cor linda.É castanho mel, e a barriguinha, patinhas e à volta dos olhos vermelho ruivo.As almofadinhas das patinhas são rosadinhas.É tão lindo! :D
Quem for entendido em raças poderá confirmar-me se ele é um Tan?

Quanto ao dormir mais, preguiça, talvez esteja a acontecer.Ele está ligeiramente mais mansinho.Já vai deixando fazer festinhas, aceita melhor o colo, e um dia destes quase adormecia ao meu colo.Nunca o vi de olhos fechados, que é uma coisa que não lhe perdoo :evil:

Quanto à alimentação mais rica é que não sei em que é que isso se traduz, o que devo dar-lhe mais?
Ele é um porquinho muito rijo, nunca esteve doente, nem uma caganeirita sequer, desculpem a expressão.

Oxalá ainda vos venha contar muitas peripécias do meu Monchérri, e possamos todas festejar a longevidade dele.
martaldf
Membro Veterano
Contacto:

sexta mai 27, 2011 10:08 am

Um Tan? hahahaha, querias! hehe
Os Tan sao assim:
http://4.bp.blogspot.com/-BVXY-Dm2_e8/T ... aracao.jpg
(o da esquerda) Parece uma lontra. Tem uma marcacao ah volta dos olhos e na barriga, sao muito giros.

O teu deve ser um mix (para nao dizer rafeiro lindo)... parece ter um tom lilas (uma cor que eu gosto muito). Mas confesso que consoante as fotos ele tem uma cor diferente, por isso nao juro...

Boa questao, vou-me informar melhor sobre a alimentacao "mais rica".

Viva o teu moncherri ;)
<p>**martaF**
anioska
Membro Veterano

sexta mai 27, 2011 10:20 am

É por isto que nunca vou perceber nada de raças :?
O meu bombom encaixa na descrição do Tan, as cores é que não são as mesmas.É tal e qual igual à lontra escura. :? :?

Mas isso não interessa nada, porque o gajo é lindo de qualquer maneira.
Adoro quando o gajo se deita todo alapado no chão e fica redondo.Parece uma galinha a pôr ovos :lol: :lol: :lol:

Vê lá então se descobres alguma dieta boa, se ele gostar eu digo que foi a tia Marta que recomendou. :D
Responder

Voltar para “Exóticos”